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Como ganhar seguidores no Instagram

Usado corretamente, o Instagram pode ser um grande canal de publicidade visual para a sua marca. Um estudo do site Socialbakers (disponível somente em inglês) revelou que o Instagram proporciona 400% mais engajamento para as marcas e celebridades em relação às curtidas e o engajamento no Facebook. Isso significa que o Instagram é um excelente canal para desenvolver a marca da sua empresa de e-commerce.

Como qualquer outra rede social, existem formas corretas, erradas e inteligentes de usá-lo. Neste post, vamos apresentar a forma mais eficaz de aumentar o engajamento e ter mais alcance e o que fazer para conseguir seguidores rapidamente no Instagram.

Use as melhores hashtags

O seu objetivo no Instagram é interagir com o seu público atual ao mesmo tempo que tenta fazer com que mais pessoas sigam você. Postar fotos novas, interessantes e cativantes vai satisfazer o primeiro requisito, mas para começar a crescer, você vai descobrir que marcar as suas fotos com uma hashtag será um fator extremamente importante. Isso facilita para que as pessoas encontrem as suas fotos por meio dos termos específicos que estiverem pesquisando.

Como saber as melhores hashtags para Instagram? Assim como acontece no Twitter e em outras redes sociais, os usuários do Instagram usam certas hashtags em vez de outras. Se você usar as hashtags certas para as suas fotos, vai ter uma probabilidade maior de atrair novos usuários e ter seu perfil descoberto mais facilmente.

Aqui estão as 20 melhores hashtags atuais no Instagram, de acordo com o Webstagram:

  • #love (1,154,541,062)
  • #instagood (650,833,021)
  • #photooftheday (453,544,223)
  • #fashion (420,391,656)
  • #beautiful (419,721,391)
  • #happy (393,398,266)
  • #tbt (387,343,813)
  • #cute (386,241,376)
  • #like4like (362,602,217)
  • #followme (357,355,033)
  • #follow (341,819,420)
  • #picoftheday (340,728,104)
  • #me (332,676,361)
  • #summer (317,567,188)
  • #selfie (317,378,126)
  • #instadaily (293,786,525)
  • #art (288,651,961)
  • #friends (286,330,211)
  • #repost (274,760,008)
  • #girl (269,505,389)

Medium também publicou uma lista bastante completa com as melhores hashtags de 2017 em inglês por categoria, tais como natureza, clima, animais, comida, música, moda, etc.

Se você deu uma olhada na lista acima e pensou: "Mas nenhuma delas se aplica aos meus produtos ou marca!", é provável que você tenha razão.

Uma coisa é usar hashtags, já usar as tags certas é completamente diferente. É provável que as tags populares, como as listadas acima, ganhem curtidas e interações – no entanto, elas não vão aumentar seu engajamento a longo prazo, fazer você ganhar seguidores no Instagram, ou, o mais importante, gerar vendas.

Se quiser marcar as suas fotos corretamente, você precisa encontrar e usar as hashtags mais usadas no Instagram para ganhar seguidores. Isso significa fazer uma busca por palavras-chave adequadas para garantir que você está usando as hashtags mais relevantes que descrevem não só a sua marca, mas também o que as pessoas estão procurando no Instagram.

Para encontrar hashtags relevantes, você deve usar um programa online gratuito como o IconoSquare.

Abaixo, eu usei o Webstagram para encontrar hashtags relevantes, relacionadas e populares para a minha marca fictícia de acessórios masculinos, procurando por hashtags que estão rigorosamente relacionadas com a minha marca.

Como um exemplo, pesquisando a hashtag #ModaMasculina, eu pude ver a seguinte lista de hashtags de palavras-chave adicionais, juntamente com o número de vezes que elas foram usadas (popularidade), assim como sugestões de contas do Instagram relacionadas a esse tema. Você pode entrar nessas contas e dar uma olhada nas hashtags que elas estão utilizando em seus posts.

Webstagram - Shopify

Você deve fazer esse exercício experimentando diferentes palavras-chave que descrevam a sua marca e os seus produtos, construindo a sua lista de hashtags de palavras-chave à medida que vai postando.

Lembre-se que o Instagram permite um máximo de 30 hashtags por post. Mas isso não quer dizer que você precisa usar tantas hashtags assim em cada post. Você pode acabar poluindo sua publicação e irritando quem está lendo.

Além disso, palavras populares vão mudando ao longo do tempo, por isso reavalie a sua lista uma vez a cada três meses para garantir que você está usando os melhores termos possíveis.


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Dica profissional nº 1

Este é um truque que você pode usar na sua empresa de e-commerce. Para cada produto e categoria de produto da sua loja virtual, faça a pesquisa por palavras-chave para ver quais são as hashtags mais usadas do Instagram em relação a categorias de produtos. Eu descobri de 15 a 20 hashtags populares para cada categoria fictícia de produtos da minha loja, bem como 5 a 10 tags mais populares que descrevem a minha marca e a oferta de produtos em geral. No final, também criei uma lista de hashtags específicas de locais populares que têm relação com a minha marca.

Por exemplo, eu usaria essas hashtags se eu tivesse uma marca de pulseiras e acessórios masculinos em Brasília:

1. Hashtags de palavras-chave da marca

#modamasculina #mensfashion #mensaccessories #fashion #mensstyle #instafashion #menswear #homemoderno #modaparahomens #acessoriomasculino #acessoriosmasculinos

2. Hashtags de palavras-chave da categoria de produtos

#pulseiramasculina #pulseirismo #pulseira #pulseiras

3. Hashtags de palavras-chave de local específico

#Brasilia #Brasiliamoda #Brasiliafashion #modabrasilia #prontaentrega

Posteriormente, salvei todos estes grupos de hashtags em uma página no Evernote. Isso faz com que seja mais fácil e eficiente postar uma nova imagem no Instagram quando estiver fora de casa, por exemplo, assim já posso postar a foto otimizada com hashtags para chuva de seguidores. Posso facilmente abrir o meu Evernote no celular e copiar as minhas hashtags padrão específicas da minha marca, produto e local para postar em cada foto.

Comece fazendo o trabalho de pesquisa das hashtags. Depois organize e salve suas hashtags mais populares e aplicáveis por categoria. Assim, você vai economizar muito tempo daí para a frente, aumentar seu engajamento e ganhar seguidores reais grátis.

Dica profissional nº 2

Se você já vem postando no Instagram há algum tempo e sente que perdeu todas essas oportunidades de construir o seu público usando hashtags de palavras-chave, não se preocupe. Você ainda pode voltar atrás e deixar um comentário com as suas novas listas de hashtags com palavras-chave. Não se preocupe, você vai ganhar mais curtidas e seguidores no Instagram.

Use os filtros certos

As hashtags de palavras-chave não são o único quesito que você deve prestar atenção. A comunidade do Instagram responde de forma mais favorável a certos filtros de fotos em relação a outros. Usar esses filtros preferidos pode ter um impacto no seu engajamento, acredite.

Vejamos a seguir os 10 filtros mais populares do Instagram no Brasil, de acordo com a TecMundo:

1. Ludwig

2. Amaro

3. Crema

4. Valencia

5. X-Pro II

Já o Canva diz, em um artigo disponível somente em inglês, que os 3 filtros do Instagram mais usados no Brasil são os seguintes:

1. Clarendon - é o favorito em 118 países além do Brasil

2. Valencia - é o segundo favorito em 28 países além do Brasil

3. Juno

Porém, segundo o HopperHQ, o filtro que mais ganha curtidas e comentários é o Gingham. Por isso, os filtros mais usados não são necessariamente os que atraem mais curtidas no Instagram. 

Mais importante do que os filtros favoritos das comunidades gerais do Instagram são os filtros favoritos do seu público-alvo. O Canva, por exemplo, cita o filtro Kelvin como o mais popular para fotos de moda, e o Skyline para fotos de comida.

Que tal entrar nas contas do Instagram da sua concorrência e ter uma ideia dos filtros que eles estão usando? Você pode usar o IconoSquare para avaliar o desempenho da sua própria conta e entender o que está e o que não está funcionando atualmente no seu perfil do Instagram.

Poste nos dias e nas horas certas

Além de adicionar as hashtags adequadas e usar os melhores filtros, você também deve pensar bem no horário dos seus posts.

Analise o que tem e o que não tem funcionado bem na sua conta em posts anteriores. Na seção de otimização do IconoSquare, você pode obter uma análise detalhada do seu histórico de posts vs. interação. Este relatório também destaca os melhores horários para postar no Instagram.

Os círculos pretos indicam quando você costuma postar fotos e vídeos. Os pequenos círculos cinza mostram quando a sua comunidade tem interagido. Os círculos cinzas maiores representam os melhores momentos para você postar.

Considere usar um programa de agendamento para programar os seus posts. Para isso, você pode usar um programa (pago) como o ScheduGram.

Roube os seguidores dos seus concorrentes

Uma das melhores formas de encontrar e ganhar seguidores no Instagram é procurar as contas dos seus concorrentes mais próximos e interagir com os seguidores deles. É uma questão de lógica: essas pessoas já mostraram algum nível de interesse nos produtos que você vende simplesmente por seguir as contas dos seus concorrentes.

Então como é que você faz isso de forma eficaz?

Você pode roubar os seguidores dos seus concorrentes mais próximos interagindo com eles. Como interagir com os seguidores? Existem várias formas de interagir com os usuários do Instagram e, de modo previsível, quanto mais dedicação você tiver, mais seguidores e atenção você vai conquistar.

Os três tipos de interação no Instagram são:

  • Seguir um usuário
  • Curtir uma foto
  • Comentar em uma foto

Eu fiz um teste informal com a minha conta comercial para saber como os seguidores dos meus concorrentes responderiam aos meus avanços de marketing. Selecionei os seguidores de um concorrente local. Como sei que muitos dos seguidores dele seriam locais, adicionei minha cidade ao meu perfil para criar uma maior sensação de familiaridade com a minha marca e com os meus futuros seguidores no Instagram.

Comecei simplesmente seguindo 100 seguidores do meu concorrente. Depois, segui mais 100 seguidores dele, mas também tive a preocupação de curtir uma das suas fotos. Por último, eu segui outros 100 seguidores do meu concorrente e curti e comentei em uma foto de cada um deles.

Esses foram os resultados:

  • Seguir: 14% seguiram de volta
  • Seguir + Curtida: 22% seguiram de volta
  • Seguir + Curtida + Comentário: 34% seguiram de volta

Embora existam muitas variáveis e o teste esteve longe de ser científico, os resultados foram claros. Quanto mais você se dedicar e se envolver com as pessoas, mais vai ganhar seguidores no Instagram.

Esse vídeo também vai fazer você descobrir novas estratégias de marketing:


Posts patrocinados e críticas de produtos

Todos esses posts otimizados na sua conta são bons, mas se você realmente quiser causar um impacto para ter mais impacto e visibilidade, precisa postar em outras contas maiores no seu nicho, expondo sua marca a um público maior.

Como ter mais alcance no Instagram? Em primeiro lugar, ao contrário das táticas acima para fazer a sua conta crescer, esta tática não é gratuita. No entanto, realizada corretamente, tem um bom valor agregado.

Para começar, você precisa fazer uma lista das grandes contas dentro do seu nicho. Por exemplo, se você vende produtos de beleza, tente encontrar grandes contas de blogueiros e youtubers que falam sobre isso.

Pode ser que você já esteja seguindo essas contas – caso contrário, vai ser preciso encontrá-las. Uma das melhores formas de fazer isso é usar o Webstagram e pesquisar algumas hashtags mais próximas das palavras-chave que você descobriu no início desse post. Quando fizer uma pesquisa por palavras-chave, além de fornecer os termos relacionados, ela também vai mostrar as melhores contas do Instagram relacionadas a elas.

Pense nos detalhes a seguir em relação aos resultados dos perfis:

  • Muitos seguidores – no Brasil, mais de 200 mil pessoas
  • Um endereço de e-mail no perfil
  • Procure posts nessas contas com a hashtag #publi

Se houver um endereço de e-mail no perfil, isso normalmente significa que eles estão abertos a publicar posts patrocinados. Envie um e-mail e pergunte os preços por post patrocinado. O valor por post patrocinado depende de quantos seguidores a conta tiver. Entretanto, caso esteja vendendo um produto exclusivo e original, considere enviá-lo para eles analisarem e postarem. Quanto mais natural for a foto e quanto menos parecer com um anúncio, maior será o engajamento e a resposta.

Esse é um ótimo post patrocinado do Hugo Gloss, influenciador do Instagram. O post dele no Rock in Rio recebeu mais de 129 mil curtidas usando a hashtag #publi! Repare que ele aproveitou a popularidade das hashtags #RockInRio e #RiR:

Hugo Gloss Instagram

Outro exemplo é a startup de moda e acessórios masculinos, Bachelr, que usou essa abordagem de modo notório. Eles pagaram cerca de 50 dólares por imagem para postar fotos de bom gosto que destacavam alguns dos seus produtos em grandes contas do Instagram:

Os resultados da promoção de posts patrocinados no Instagram foi uma chuva de seguidores para a conta do Instagram e uma enchente de tráfego para o site deles, supostamente afetando até o servidor do site.

Ferramentas para o Instagram

Existem centenas de ferramentas que podem ajudar você na sua estratégia para o Instagram. Neste post eu mencionei as três ferramentas principais para ajudar você a construir o seu público e interagir com seus seguidores.

  • Schedugram – Programe a sua postagem no Instagram para os momentos de melhor engajamento;
  • IconoSquare – Informações, análises e percepções sobre a sua conta e seguidores;
  • Webstagram – Encontre as melhores hashtags para os seus posts e as maiores contas do Instagram para os seus posts patrocinados.

Conclusão

Neste post, falamos sobre as formas mais eficazes de ganhar seguidores no Instagram, mas nem sempre isso tem a ver com números. Como acontece com qualquer rede social, a estratégia mais bem-sucedida no geral é ser autêntico e sociável para, desse modo, ganhar mais seguidores.

Se usado corretamente, o Instagram pode ser um canal de publicidade visual fantástico para os seus produtos e a sua marca – o que pode levar a um aumento do lucro da sua empresa de e-commerce.

📚Não perca:

Como ganhar dinheiro no Instagram 

Como usar o Instagram para vender na internet 

Como usar o Instagram Stories em estratégias de marketing


Perguntas frequentes sobre ganhar seguidores no Instagram

Como conseguir seguidores no Instagram?

Crie conteúdo de valor para seu público, use as hashtags certas para seu nicho, poste em horários e dias variados para alcançar mais pessoas. Interaja com outros usuários, comentando em posts e respondendo stories, faça parcerias com perfis relevantes de seu nicho.

Como ter muitos seguidores no Instagram?

O melhor caminho é: crie conteúdo de valor para seu público. Mas lembre-se de que, no Instagram, qualidade é melhor que quantidade. Em termos de desempenho, é melhor ter poucos seguidores bastante engajados do que ter milhares que nunca interagem com seu perfil.


Como ganhar seguidores no Instagram com hashtags?

Faça uma pesquisa no Instagram com palavras-chave relacionadas à sua publicação. Compile uma lista de até 30 hashtags (limite do Instagram), misturando hashtags mais populares e outras menos usadas. Inclua hashtags tanto em publicações no feed quanto nos Stories.


Como ganhar curtidas no Instagram?

Crie conteúdo de valor voltado especificamente para seu público. Há muito conteúdo no Instagram, então suas publicações precisam se destacar. Fale de questões que realmente criam uma conexão com seu público. Posts que são claramente promocionais são menos bem recebidos.


Vale a pena impulsionar publicações para ganhar seguidores no Instagram?

Sua publicação será vista por mais pessoas, mas não necessariamente pessoas que consomem seus produtos. Se sua empresa está começando, você pode contar com hashtags e parcerias para aumentar o alcance sem precisar investir em impulsionar suas publicações.

Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Richard Lazazzera
Atualização: Marina Borges

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