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Por dentro do algoritmo do Instagram: 10 dicas para impulsionar o perfil da loja

Por dentro do algoritmo do Instagram: 10 dicas para impulsionar o perfil da loja

Você pode até não saber o que são os algoritmos das redes sociais, mas já deve ter lido por aí que eles são os responsáveis por determinar o alcance do conteúdo da sua marca e o sucesso da sua estratégia de SEO.

Contudo, esses algoritmos não possuem uma única configuração e muito menos uma configuração imutável, o que significa que até mesmo as estratégias de marketing mais recentes podem ficar à mercê de novas atualizações e diretrizes de funcionamento.

Para conseguir um bom número de seguidores no Instagram, por exemplo, não basta postar regularmente e utilizar as melhores hashtags para a sua marca; é necessário levar o algoritmo da plataforma em conta e reestruturar a estratégia de marketing.

No post de hoje, vamos mostrar como funciona o algoritmo do Instagram – e o que você pode fazer para garantir bons resultados dentro da plataforma.

Leitura recomendada: Como ganhar dinheiro no Instagram (seja com mil ou 100 mil seguidores)

Como funciona o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram é o responsável por determinar a ordem das publicações nos feeds de todos os usuários.

Isso significa que a principal função desse algoritmo é elencar os posts por ordem de relevância, colocando alguns conteúdos nas posições de destaque e deixando conteúdos não tão relevantes lá para o final do feed.

Atualmente, sabemos mais ou menos como funciona o processo de ranqueamento que é utilizado pelo algoritmo do Instagram – e, por mais que esse mesmo recurso possa ser alterado no futuro, é possível delimitar ao menos três fatores importantes para usuários e marcas que desejam tornar seus conteúdos mais relevantes:

  • O relacionamento entre usuário e perfil: se um determinado seguidor interagiu continuamente com os conteúdos que a marca publicou, é provável que ele esteja disposto a visualizar novos conteúdos desse perfil. Lembre-se de que cultivar uma relação duradoura e engajada é um elemento importante para construir um grupo fiel de seguidores.
  • O interesse demonstrado pelo usuário: um seguidor interessado é um seguidor que interage com conteúdos e perfis similares aos seus – um usuário, portanto, que está disposto a visualizar os conteúdos que você postar.
  • A data e o horário de publicação: é verdade que o feed por ordem cronológica ficou no passado, mas isso não significa que o horário de publicação perdeu totalmente a importância. Posts mais recentes, por exemplo, têm prioridade se comparados com posts mais antigos.

Vejamos outras informações importantes compartilhadas pelo Instagram ao longo dos últimos anos:

  • Se o seu público-alvo é constituído por usuários que seguem muitos perfis, prepare-se para criar conteúdos capazes de conquistar uma posição de destaque no feed.
  • A chance de se conquistar uma posição de destaque é bastante pequena se você estiver focando seus esforços em usuários que não são muito ativos no Instagram.
  • Em termos de alcance, é importante lembrar que os perfis comerciais do Instagram competem de igual para igual com os perfis pessoais.

Tudo isso parece muito interessante, mas talvez você esteja se perguntando: “E o que isso significa para a minha estratégia de marketing?”

Bom, pode significar muita coisa – ainda mais se você souber adaptar a sua estratégia para que ela leve em conta a atividade do algoritmo do Instagram.

A seguir, vamos ver como o algoritmo do Instagram avalia e analisa os Stories, os Reels e os conteúdos do IGTV.

Algoritmo do Instagram e Stories

Os Stories são exibidos tomando como base os perfis com os quais o usuário mais interage – e essa interação é medida de acordo com comentários, curtidas, mensagens via Direct, reação a outros Stories e mais.

Além disso, muitos usuários recebem Stories de acordo com a localização: quanto mais próximo você estiver do usuário, geograficamente falando, maiores as chances de que ele veja os seus Stories assim que eles forem postados.

Story da Illustrale

Dica exclusiva: quanto maior for o engajamento que você conseguir pelos Stories, maiores são as chances de que os seus seguidores vejam e interajam com os seus novos posts.

Por isso mesmo, é importante definir um calendário de postagens e tentar publicar novos conteúdos toda semana. A ideia é aumentar as chances de que os Stories da sua loja sejam os primeiros que os clientes vejam sempre que abrirem o Instagram.

Algoritmo do Instagram, Reels e IGTV

O algoritmo do Instagram avalia os Reels e o IGTV de uma forma bem similar à que é utilizada no feed. Ou seja: o conteúdo é exibido com prioridade para aqueles usuários que mais interagem com a sua conta.

Para aumentar a visibilidade dos Reels, você pode publicá-los primeiro no feed e incluir algumas hashtags exclusivas na legenda. Já com os conteúdos do IGTV, vale a pena compartilhar uma preview no feed para aumentar a exposição do vídeo.

Algoritmo do Instagram: Biossance

Dica exclusiva: Como o Instagram tende a priorizar a exibição de novos recursos e ferramentas da plataforma, vale a pena tentar potencializar o uso dos Reels o mais rápido possível. Isso vai ajudar a garantir que o perfil da loja ganhe mais visibilidade.

Como usar o algoritmo do Instagram: 10 dicas práticas

Agora que já discutimos o básico sobre como funciona o algoritmo do Instagram, está na hora de conversarmos um pouco sobre como utilizá-lo para favorecer e impulsionar as suas campanhas de marketing dentro da plataforma.

1. Construa uma relação verdadeira com os seguidores

O maior segredo para conquistar uma posição de destaque nos feeds dos seus seguidores é estabelecer uma relação especial com eles. Nesse sentido, o foco é conquistar a confiança dos seus seguidores – e não apenas conquistar novos seguidores.

Veja abaixo algumas formas de estabelecer essa relação de confiança:

  • Publique nos seus Stories conteúdos gerados pelos usuários. Uma excelente forma de mostrar para o seu público-alvo e para os seus clientes que você se importa com eles é repostar conteúdos que eles tenham postado – especialmente, claro, se esses conteúdos estiverem falando de algum produto da loja. Além disso, essa estratégia também pode fazer maravilhas para aumentar a popularidade da loja nas redes sociais, já que pode gerar mais visualizações e visitas.
  • Compartilhe Reels. Os Reels são vídeos curtos, de até 15 segundos de duração, que podem incluir efeitos especiais como músicas e edições de imagem. Eles também podem ser altamente divertidos e descontraídos, gerando um alto potencial de engajamento para o perfil. Se você compartilhar um Reel no feed, esse conteúdo também será exibido na guia Explorar.
  • Crie conteúdo para o IGTV. O IGTV é um espaço exclusivo para vídeos de longa duração e caráter mais imersivo, uma vez que são exibidos na tela inteira do smartphone. Os conteúdos do IGTV costumam ser exibidos na guia Explorar, então vale a pena caprichar naqueles primeiros segundos do vídeo para garantir as visualizações dos seguidores e outros usuários interessados.

Atenção: se o seu objetivo principal é apenas conseguir mais seguidores, será preciso repensar os conteúdos que está publicando. O Instagram, afinal, é uma rede social.

Do mesmo modo, um número extremamente alto de seguidores nem sempre é sinônimo de um alto número de vendas. Parte do sucesso de muitas lojas de pequeno e médio porte está no fato de que há uma conexão humana e genuína entre as pessoas por trás da marca e as pessoas que seguem aquela marca nas redes sociais.

2. Comente em postagens de usuários e de marcas conhecidas

Uma excelente estratégia para conquistar e fidelizar seguidores é pensar para além do perfil da marca: comente em publicações dos seus seguidores, curta os comentários e mostre que você está realmente envolvido com eles.

O mesmo vale para influenciadores e influenciadoras com os quais você deseja trabalhar, e para lojas com nichos similares aos seus.

Além disso, é importante lembrar que deixar comentários em perfis conhecidos – e que, portanto, possuem milhares de seguidores – também é uma excelente maneira de aumentar a visibilidade da marca. Busque os perfis mais populares entre o seu público-alvo, comece a segui-los e deixe comentários sempre que possível.

Mas, atenção: toda e qualquer interação desse tipo deve não só ser genuína, mas também agregar valor aos envolvidos. Por isso mesmo, de nada adianta deixar comentários genéricos ou comentar em perfis de grandes lojas que não têm muito a ver com o seu nicho. Esta, afinal, é a sua chance de mostrar a personalidade da marca e conquistar novos seguidores e clientes.

3. Publique fotos e conteúdos em horários de grande atividade

Como já afirmamos lá em cima, um dos fatores que são analisados pelo algoritmo do Instagram é a data e o horário de publicação daquele conteúdo; por isso mesmo, é importante usar essa informação a seu favor. Se as suas fotos, vídeos e Stories receberem muitas curtidas, comentários e reações logo nos primeiros minutos, então o Instagram certamente colocará essas postagens em local de destaque.

Uma das melhores maneiras de maximizar o potencial das suas postagens, então, é tentar publicá-las em horários nos quais os seus seguidores estejam ativos na plataforma.

É claro que vai demorar um pouquinho até você encontrar o horário certo – mas, por sorte, já podemos contar com os relatórios do Instagram Analytics, disponíveis para todos os perfis que possuem uma conta do Instagram para Empresas.

Vá testando os horários que julgar mais adequados, mas tenha em mente que tudo vai depender da faixa etária do seu público-alvo, do tipo de produto que você vende e da natureza do conteúdo que você posta.

4. Não demore demais para responder os comentários

Se você já andou conferindo os perfis dos seus concorrentes, provavelmente deve ter reparado que muitos costumam responder os comentários dos seguidores o mais rápido possível.

Mas por que é tão importante responder esses comentários? E por que isso precisa ser feito com tanta rapidez?

Bom, porque essas respostas acabam gerando provas sociais para o seu conteúdo, o que não só amplia o número de comentários em uma publicação, mas também incentiva novos comentários de outros usuários.

Responder um comentário também pode gerar uma nova réplica por parte daquele usuário que havia feito o primeiro comentário, mesmo que seja apenas um “obrigado” ou um emoji. Além disso, muitas interações dessa natureza podem iniciar uma conversa direta entre o cliente e a marca:

Algoritmo do Instagram: feed da Pantys

5. Use hashtags que são populares entre os usuários

Já sabemos que as hashtags existem para que o seu conteúdo seja exibido em buscas específicas e para determinados seguidores.

No entanto, para que esse método seja realmente eficaz e traga bons resultados dentro do algoritmo do Instagram, é necessário escolher com cuidado as hashtags – e adotar apenas aquelas que estão sendo utilizadas pelos seus seguidores.

Nesse sentido, vale destacar que as hashtags criadas pelos usuários costumam ser bem populares, e, por mais que não tenham um número de postagens tão alto como hashtags criadas por marcas ou por influenciadores, elas geralmente circulam muito bem entre pequenos grupos de seguidores.

Como funciona o algoritmo do Instagram? Feed da Yes, We Grow

Não tenha medo de adotar esta estratégia; afinal, é com essas hashtags que você conseguirá as curtidas e os novos seguidores que está procurando!

É verdade que hashtags desse tipo costumam variar muito dependendo do setor ou do nicho de mercado, mas elas também costumam ser facilmente identificadas – primeiro porque descrevem com precisão os clientes, e segundo porque sempre são exibidas em publicações novas que tratam de um mesmo tema:

  • Uma loja que vende malas personalizadas e outros artigos de viagem provavelmente usará hashtags como #welltravelled ou #viajantesolo;
  • Lojas que vendem óleos para barba, por exemplo, usariam hashtags como #vidadebarbudo ou #vidadebarbeiro;
  • Por último, marcas e perfis que vendem produtos voltados para uma alimentação natural podem usar hashtags como #veganosbrasil ou #docesveganos.

ATENÇÃO: isso não quer dizer que basta incluir hashtags como essas nas suas publicações! Em vez disso, acesse as publicações que usam essas hashtags e tente estabelecer algum tipo de relação com aquele perfil: afinal, uma curtida ou um comentário podem ser o suficiente para conquistar um novo seguidor.

6. Republique conteúdos antigos e crie novas oportunidades

É provável que, atualmente, uma das maiores dificuldades da sua marca seja a criação de conteúdos – problema que costuma ser recorrente entre pequenos lojistas que ainda estão tentando firmar um bom número de seguidores no Instagram. Às vezes você acerta com o conteúdo publicado, às vezes não...

Então por que não republicar aquelas postagens que deram certo?

A estratégia, que é bastante simples, envolve uma reformulação daquilo que estava escrito na postagem original – e pode ser uma excelente ferramenta para perfis e marcas que estão começando a angariar um número considerável de seguidores. Nesse sentido, lembramos que talvez não seja uma boa ideia apenas republicar conteúdos antigos sem alterar ou modificar nada, pois ações desse tipo podem ter um impacto negativo na identidade pública da loja.

Além disso, a republicação de conteúdos antigos também faz com que as melhores postagens do perfil fiquem novamente em foco, visíveis para seguidores que ainda não tinham visto aquela foto ou aquele vídeo.

Vejamos, então, algumas estratégias para republicar conteúdos e otimizar o alcance dessas postagens dentro do algoritmo do Instagram:

  • Incluir duas ou mais fotos (de diferentes publicações) em uma única postagem ou em um vídeo;
  • Criar uma nova legenda;
  • Introduzir novos efeitos ou elementos de design ao conteúdo (algo relativamente fácil de fazer no Instagram);
  • Usar hashtags como #tbt para compartilhar conteúdos antigos.

O grande ponto positivo da republicação de conteúdos é o fato de que é uma estratégia que poupa tempo; contudo, é importante não fazer disso algo recorrente no perfil, já que pode impactar negativamente a percepção dos seus seguidores. A última coisa que você quer, afinal, é um seguidor que diga: “Mas essa marca posta sempre a mesma coisa...”

Leitura recomendada: Não sabe o que postar no Instagram? Temos 20 ideias para você

7. Não se esqueça do Instagram Stories

Os Stories podem ser valiosos para lojas e marcas que querem manter um diálogo honesto e direto com seus seguidores, o que implica numa taxa ainda mais alta de fidelização de clientes.

Para potencializar os seus Stories, você pode:

  • Criar adesivos de hashtags com o nome da marca: um adesivo desse tipo faz com que os seguidores sejam redirecionados para um feed especial, feito apenas com publicações que possuem essa hashtag – publicações da própria marca, dos seguidores e de influenciadores.
  • Compartilhar Stories de outros usuários: o Instagram não só emite uma notificação sempre que alguém marca ou menciona o seu perfil em um Story, mas também permite que todos os usuários compartilhem Stories de outros perfis.
  • Usar os adesivos interativos para incentivar respostas: adesivos, enquetes, gifs, emojis, perguntas... Todos esses recursos estão lá para serem usados. Crie conteúdos que incentivem reações e respostas dos seus seguidores – e aproveite a oportunidade para descobrir mais sobre eles!

Dicas para otimizar o algoritmo do Instagram: Stories da Ekomat

Você sabia que também pode compartilhar as publicações fixas do seu perfil diretamente nos Stories?

É só clicar no botão do Direct que sempre aparece nas publicações e selecionar a opção “Adicionar publicação ao seu Story”. Se preferir, você ainda pode redimensionar a imagem e incluir adesivos, gifs e emojis antes de publicá-la.

A republicação de conteúdos na forma de Stories é uma excelente oportunidade para garantir que uma postagem importante seja visualizada por um número ainda maior de seguidores (e uma boa estratégia para otimizar o algoritmo do Instagram).

8. Não fuja das mensagens enviadas pelo Direct

O envio de mensagens privadas é um recurso extremamente popular dentro do Instagram – e, cada vez mais, seguidores e clientes têm usado esse recurso para entrar em contato com marcas e perfis comerciais.

O diferencial do Direct é o fato de que ele permite uma conversa mais longa, o que não costuma acontecer nos comentários. Além disso, é um excelente canal para mostrar o lado humano da sua marca e causar uma boa impressão.

Você também pode usar o Direct para entrar em contato com influenciadores, possíveis parceiros comerciais ou qualquer outro perfil com o qual você deseja firmar uma parceria.

O único problema é que esse não é o tipo de estratégia que pode ser usado em grande escala – por isso mesmo, escolha muito bem os perfis com os quais deseja interagir por Direct. Tente priorizar influenciadores importantes, clientes que precisam de alguma orientação específica e marcas que têm muito em comum com a sua. Evite respostas genéricas e mostre-se sempre disponível.

9. Invista parte dos seus lucros em anúncios e no marketing de influência

A solução mais rápida para resolver problemas como poucos seguidores e baixo alcance das publicações costuma ser simples, mas pode ter um preço um pouquinho salgado. No entanto, se você souber como e onde investir, seu perfil certamente se beneficiará dessa estratégia.

Atualmente, contamos com duas opções extremamente positivas: a publicidade paga no Instagram e o marketing de influência.

É verdade que os anúncios pagos do Instagram possuem um valor um pouco elevado, o que pode acabar gerando prejuízos a longo prazo, especialmente para lojistas que ainda estão começando. No entanto, são excelentes para perfis que querem conquistar (o mais rápido possível) um determinado número de seguidores. Se você optar por adotar essa estratégia, lembre-se de delimitar um orçamento máximo e evite gastar mais do que o permitido.

10. Acompanhe os resultados

Se você já tem uma conta no Instagram para Empresas, fique de olho nos dados e análises que a plataforma está gerando. É com o auxílio dessas informações que você poderá verificar quais são as estratégias que estão dando certo – e quais precisam ser abandonadas ou modificadas

Algoritmo do Instagram: um possível aliado, e não mais inimigo

Algoritmo do Instagram: um possível aliado, e não mais inimigo

Se você usa o Instagram como um canal primário para a divulgação da sua marca ou loja, então já sabe que não basta apenas publicar conteúdos três, quatro ou cinco vezes por semana. Pelo contrário: o seu foco deve estar nos clientes e seguidores, e na relação que você está estabelecendo com essas pessoas.

A verdade é que algoritmos e tendências tecnológicas são passageiras e estão sempre em constante mudança. Porém, se você estiver disposto a acompanhar essas reviravoltas, encontrará novas formas de interagir com seus seguidores.


Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Fran Saraco

Tradução e localização: Marcela Lanius

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