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Como escrever uma legenda para foto no Instagram que gere mais engajamento

Pessoa navegando no Instagram pelo celular

Como proprietário de empresa, é impossível ignorar o alcance das redes sociais, principalmente do Instagram. A plataforma está crescendo mais do que nunca e, ainda em 2018, já havia batido o recorde de um bilhão de usuários ativos mensais no mundo todo. A tendência é que esse número aumente a cada dia.

Talvez você já tenha publicado fotos e vídeos incríveis no feed e no IGTV da sua marca. Entretanto, se não der atenção ao texto, principalmente às legendas para fotos, talvez perca uma oportunidade única. 

Veja como as legendas para fotos podem ajudar sua empresa:

Um visual consistente faz com que os usuários passem mais tempo olhando seu feed e suas postagens com calma, mas frases bem pensadas podem gerar resultados ainda melhores.

Índice

  1. O que é uma boa legenda do Instagram?
  2. Pense nos objetivos da sua campanha para escrever legendas para fotos
  3. Como escrever legendas incríveis para foto no Instagram?
  4. Veja um exemplo para você se inspirar
  5. Dicas para legendas do Instagram
  6. Uma observação final: atração e repulsão

O que é uma boa legenda do Instagram?

Um conteúdo convincente pode gerar mais engajamento, o que é fundamental para o algoritmo do Instagram. Frases interessantes dão vida à história e à personalidade da sua marca, fazendo com que sua empresa tenha resultados de marketing cada vez melhores. mulher segurando balão de curtida do instagram

Com as atualizações recentes do algoritmo do Instagram, seus posts terão bem mais chance de aparecer se a plataforma estiver satisfeita com suas taxas de engajamento. Essa métrica verifica se você recebe muitos comentários em um post e se responde a eles. Com essa mudança, ter um grande número de seguidores não garante que seu post vai ser visto.

No início deste ano, o Instagram explicou como funciona seu algoritmo: "O que aparece primeiro no feed é determinado pelas publicações e contas com que você interage mais, bem como outros fatores, como a relevância dos posts, a frequência com que você abre a plataforma, o número de pessoas que segue etc."

O que isso significa? Para começar, o que aparece na parte superior do feed do usuário é baseado na própria atividade dele. Por isso, como empresa, você precisa fazer com que os usuários interajam com seu post. A seguir, dois especialistas em marketing do Instagram mostram que usar legendas pode ser o caminho certo para garantir uma presença forte na plataforma.

Os especialistas: Jason Portnoy, presidente da JPORT Media, um serviço completo de marketing digital e agência de publicidade, e Ashlyn Carter, redatora e estrategista de mensagens na Ashlyn Writes e fundadora dos sites Ashlyn Writes e Ashlyn Writes Shop, este último da plataforma da Shopify.

Pense nos objetivos da sua campanha para escrever legendas para fotos

Antes de falarmos das frases para legendas, use cada um dos objetivos principais da sua estratégia para o Instagram como um guia. Os mais comuns incluem:

  • Criar uma campanha de reconhecimento para aumentar a visibilidade ou o reconhecimento da marca no geral
  • Promover uma venda ou o lançamento de um produto ou uma coleção
  • Reunir conteúdo gerado pelo usuário com hashtags da marca

Se você tem uma conta empresarial do Instagram, pode investir em posts patrocinados para garantir que suas fotos sejam vistas por um determinado público. 

É bom lembrar que existem várias CTAs predeterminados que você pode escolher. Elas incluem frases como: Entre em contato conosco, Saiba mais, Reserve já e Faça download. Além disso, com a guia Loja do Instagram e o recurso de marcação de produtos, os comerciantes da Shopify podem usar a conta do Instagram para mostrar aos usuários informações sobre os itens e direcioná-los para a loja da Shopify, tudo na própria plataforma.

Se a sua campanha for puramente orgânica, sem investimento em anúncios, vai ter dois os objetivos principais para a CTA:

  • Fazer com que seguidores e potenciais seguidores leiam seu conteúdo, acessem seu perfil e cliquem no link na bio
  • Estimular os seguidores a curtir, comentar ou compartilhar o post (marcando outras pessoas)

Lembre-se de que não é possível incluir links clicáveis em publicações orgânicas: os usuários precisam clicar no link na bio do Instagram para acessar seu site próprio.

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Como escrever legendas incríveis para foto no Instagram?

1. Aproveite ao máximo a primeira frase

O Instagram oculta o texto após três ou quatro linhas, por isso, inclua as informações importantes no início. Levando isso em conta, a primeira frase deve ser convincente ou fazer uma pergunta. Não coloque o CTA no fim.

Carter comenta que “o texto deve seguir no Instagram a mesma regra que em outras mídias: começar com um gancho. Quando coloco o texto importante antes da quebra de linha (aquela opção “Mais” em que o usuário clica para continuar lendo o texto), consigo um engajamento melhor”.

2. Inclua CTAs ou faça uma pergunta

Cada post deve ter um objetivo, que deve servir como orientação para sua CTA. O que você quer que os seguidores façam?

  • Visitem seu site?
  • Comprem um determinado produto?
  • Compartilhem o post com amigos?
  • Aproveitem uma promoção?
  • Publiquem fotos com uma hashtag específica? (Ótimo para reunir conteúdo gerado pelo usuário.)

O caminho ideal é estimular o engajamento para gerar conversas. Também é uma forma de contornar o algoritmo do Instagram, que usa o engajamento como métrica para exibir posts. Isso também vai aumentar sua chance de aparecer como “conta recomendada” para os usuários.

Veja algumas ações para incluir no texto:

  • Clicar no link da bio
  • Deixar um comentário, normalmente uma resposta à sua pergunta
  • Marcar um amigo (ótimo para aumentar o alcance)
  • Compartilhar uma foto com hashtag da marca

    3. Seja relevante

    Portnoy recomenda “mostrar informações úteis que aumentem o valor agregado do post”. Um conteúdo relevante ajuda os usuários e aumenta as chances de que eles queiram compartilhar o post ou marcá-lo como favorito.

    Saiba mais: Motivos para usar o Instagram Stories na sua estratégia de marketing

    4. Escreva como um humano (não como um robô)

    Não escreva como um robô no InstagramAutenticidade é fundamental. Não tenha medo de ser você mesmo ao escrever seu conteúdo. Afinal de contas, ninguém conhece sua marca tão bem quanto você. É importante ser estratégico, mas as frases precisam soar naturais e amigáveis.

    5. Deixe frases prontas em outra plataforma

    Escreva as legendas em outra plataforma. Assim, vai ficar mais fácil ser estratégico e trabalhar com calma sem se distrair. Carter comenta: “Consigo pensar melhor criando conteúdo fora do celular. Uso o Plann para desktop. Nele, tenho liberdade para escrever várias frases, volto, edito e agendo a postagem. Assim, não me deixo levar pelas notificações e comparações. Escrevo de um jeito racional e pensando em cada um dos meus objetivos de marketing”.

    Lembre-se: ao criar rascunhos de legendas, as metas da campanha e de engajamento devem ser o foco principal. Tente criar várias ideias, pois a primeira nem sempre será a melhor. Deixe a criatividade fluir e se divirta nessa etapa.

    6. Use storytelling

    Dê personalidade ao seu texto. Carter comenta: “sempre tento usar palavras sensoriais ou histórias que deem vida ao produto. Descreva o toque, o gosto, o som, a emoção e as sensações. Seja específico. Não diga apenas “comida baiana”, diga “acarajé bem temperado com vatapá cremoso e com o gostinho da Bahia”.

    7. Use emojis e divirta-se com eles 🤩🎉✌️

    Use emojis para dar um toque a mais às suas legendas. No fim das frases ou dos parágrafos, os emojis podem servir como encerramento e respiro estético para textos longos.

    Eles também são ótimos para orientar os usuários a fazerem o que você quer, como compartilhar o post. Mas lembre-se: os emojis devem combinar com o tom de voz da marca. 

    Se estiver trabalhando na identidade e no tom de voz da marca ou terceirizando a criação do texto para um freelancer, escolha alguns emojis com antecedência para uniformizar os posts.

    Quer um pouco de inspiração? Veja alguns emojis incríveis para incluir no link da bio ou chamar a atenção para um texto importante:

    👉 👆 💥 🔗 🎯 📌 📍

    8. Considere o tamanho do texto

      Como em qualquer estratégia de marketing, priorize qualidade a quantidade nas legendas do Instagram. O texto pode ser bem curto e direto, ou mais longo e aprofundado.

      De acordo com Portnoy, não existe um tamanho certo: “Se o seu post for relevante e interessante, as pessoas vão ler. Mas, se estiver na dúvida se um post é longo demais, é melhor encurtar”.

      9. Use #hashtags

      As hashtags são ótimas para que os usuários consigam achar seus posts, por isso, aproveite-as da melhor forma. Elas funcionam como palavras-chave, pois funcionam para fazer buscas.

      Talvez você já tenha visto algumas marcas agrupando hashtags no fim das legendas ou abaixo do marcador “Mais” para deixar o texto mais harmônico. É possível fazer isso, mas também é interessante incluir hashtags na parte do conteúdo.

      Tente combinar hashtags da marca (uma hashtag de assinatura que você criou), da comunidade (usadas pelas pessoas do seu setor ou influenciadores), do produto e outras hashtags relevantes. Observe o que seus concorrentes, seu público, os influenciadores e os líderes do setor usam.

      Veja um exemplo para você se inspirar

      As legendas curtas e cativantes da Sallve

      Legendas curtas são úteis quando a foto diz tudo. Neste exemplo da Sallve, uma empresa de produtos de beleza para a pele, o destaque está nas cores vibrantes e na diversidade da família de produtos.

       

      O que tem de especial nessa legenda da Sallve?

      • Com um texto curto e uma foto profissional, fica mais fácil estimular as pessoas a marcarem amigos e comentarem
      • Tão descontraídas quanto o tom de voz da marca, os emojis ajudam a complementar a mensagem do texto

        Dicas para legendas do Instagram

        Antes de usar sua criatividade, veja essas dicas para se sair ainda melhor e atingir os objetivos da sua campanha.

        Como incluir espaços

        O jeito mais fácil de incluir espaços é usar símbolos. Isso é útil principalmente para que as hashtags fiquem abaixo do marcador “Mais”. Siga estas etapas para incluir espaços:

        1. Escreva o texto na área correspondente no Instagram
        2. Toque nas teclas Enter ou Return
        3. Adicione um símbolo na linha seguinte. As pessoas costumam usar ponto (.) ou hífen (-)
        4. Toque em Enter ou Return novamente e digite o novo parágrafo
        5. Para adicionar mais espaços entre os parágrafos, repita essas etapas

          Qual é o tamanho máximo das legendas?

          As legendas do Instagram podem ter até 2.200 caracteres e 30 hashtags. Para escrever legendas cativantes, confira nossas práticas recomendadas. Para incluir mais informações ou hashtags, use os comentários para adicionar 2.200 caracteres e até 30 hashtags.

          Uma checklist para postar suas fotos

          Antes de publicar sua legenda, pense nas perguntas a seguir. Você pode favoritar este artigo para tê-las sempre à mão:

          • A mensagem é informativa? Mostra detalhes sobre seu produto, uma promoção ou a empresa?
          • Ela combina com o tom de voz da marca?
          • Está incentivando uma ação? O CTA está claro?
          • A legenda está harmoniosa? É esteticamente agradável ou tem elementos em excesso?
          • Ela é inspiradora ou agrega valor? O conteúdo adiciona algo à vida de quem lê? Evite postar sem um objetivo. O usuário pode parar de seguir sua conta caso ache que as postagens não agregam valor.

            Uma observação final: atração e repulsão

            Quando se trata de branding, um princípio útil é o da atração e repulsão, popularizado pela fotógrafa e estrategista Jasmine Star. Basicamente, ter a identidade de sua marca bem definida guiará as palavras e o tom preciso a ser usado. E, como não se pode agradar a todos, sua marca provavelmente atrairá os clientes certos e afastará os errados. Assim, concentre-se no perfil que você quer e em como atraí-lo.

            Ser estratégico é fundamental, mas essa também é uma oportunidade de mostrar a alma da sua marca. Portanto, não deixe de combinar seu diferencial com o tom leve do Instagram, e a liberdade para ser flexível que a plataforma oferece. Afinal, o meio é a mensagem.

            Perguntas frequentes sobre legendas para fotos no Instagram

            Como as legendas podem ajudar a melhorar o engajamento?

            Com o novo algoritmo do Instagram, é importante que suas publicações gerem engajamento para ficarem mais visíveis. Use legendas que ajudem a estimular a interação com os usuários, como fazer uma pergunta ou incluir uma CTA.

            Qual é o tamanho máximo das legendas?

            As legendas do Instagram podem ter até 2.200 caracteres e 30 hashtags. Para incluir mais informações ou hashtags, use os comentários para adicionar 2.200 caracteres e até 30 hashtags.

            Como incluir espaços nas legendas?

            1) Escreva o texto na área correspondente no Instagram; 2) Toque nas teclas Enter ou Return; 3) Adicione um símbolo na linha seguinte. As pessoas costumam usar ponto (.) ou hífen (-); 4) Toque em Enter ou Return novamente e digite o novo parágrafo

            Which method is right for you?Sobre a autora

            Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

            Post original em inglês: Karin Eldor

            Tradução e localização: Natália Mazzilli

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