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Como vender nas redes sociais: passo a passo completo (2022)

Como vender nas redes sociais: passo a passo completo (2022)

As redes sociais vieram para ficar e podem ser grandes aliadas para empresas. Não sabe ainda como vender nas redes sociais? Lendo este artigo, não restarão dúvidas.

Vender pelas redes sociais não é só sobre divulgação de produtos. Vender nas redes sociais é também uma ótima forma de sua marca alcançar cada vez mais consumidores, manter um contato mais próximo com os clientes e alavancar as vendas.

Há diferentes plataformas para quem quer aprender como vender nas redes sociais e todas podem fazer parte da sua estratégia de marketing digital. Aqui, falaremos sobre como cada rede social funciona para vendas, além de oferecer dicas infalíveis de como vender mais pelas redes sociais.


Qual a melhor rede social para vendas?

Se você quer saber como vender nas redes sociais, deve estar se perguntando qual é a melhor rede social para vender mais. Facebook, Instagram, TikTok, YouTube… Por que escolher apenas uma?

O importante no tema “como vender nas redes sociais” é identificar o que faz sentido para o seu e-commerce e definir estratégias para cada rede social de acordo com a relevância para o seu negócio. Para te ajudar a entender ao que se dedicar em cada rede social, preparamos um guia de canais das redes sociais.

📢 Há estratégias de marketing digital voltadas especificamente para vender pelas redes sociais. Para saber mais, não deixe de conferir nosso artigo sobre estratégias de marketing nas redes sociais.

Como vender nas redes sociais

Antes de falarmos sobre como cada rede social pode ser usada para vendas, é importante falarmos de algumas dicas gerais sobre como vender pelas redes sociais de maneira geral.

As redes sociais estão em constante mudança, com cada vez mais lançamentos e ferramentas que podem ser úteis para uma empresa. Por isso, empreendedores que querem saber como vender mais pelas redes sociais devem avaliar atentamente quais estratégias estão funcionando e vão continuar sendo implementadas e quais precisam ser reformuladas para obter mais sucesso.

📢 Para cada dica a seguir que você incluir no seu plano de marketing, não se esqueça de monitorar os resultados! Que tal aprender um pouco mais sobre modelos de atribuição de marketing para vender mais pelas redes sociais?

Conheça seu público-alvo para vender nas redes sociais

É importante estar onde seus clientes em potencial estão. Por isso, ter uma presença marcante nas redes sociais é crucial para quem quer vender mais pelas redes sociais. No entanto, não basta estar em todas as redes sociais: é preciso também saber usar as mídias sociais a seu favor.

Qualquer marca deve se dedicar a conhecer seu público-alvo nas redes sociais, analisando dados demográficos (como faixa etária, localização geográfica etc.) e padrões de comportamento que guiem a construção de uma imagem mental do seu cliente ideal. Com esses dados em mãos, você pode detalhar o perfil desse cliente, criando o que chamamos de buyer persona.

É este perfil que irá informar o tom do discurso na sua produção de conteúdo para redes sociais e de toda a comunicação entre sua empresa e os clientes.

Como vender nas redes sociais: foco no conteúdo

Um erro comum cometido por quem quer saber como vender nas redes sociais é apostar no exato mesmo conteúdo para cada rede social em que a empresa atua. Produzir os mesmos conteúdos para todas as redes sociais faz com que os consumidores não sintam necessidade de acompanhar sua marca em todas elas, apenas uma.

Além disso, cada rede social tem usuários com perfis diferentes, ou seja, seu público-alvo para cada rede social irá variar. Se é um público distinto em cada rede social, para gerar leads com conteúdo e vender mais pelas redes sociais, esse conteúdo também deve ser distinto.

Aqui vão algumas dicas de passos importantes para seu e-commerce tirar o melhor proveito possível na produção de conteúdos para vender nas redes sociais:

📢 Dica de ouro: produzir conteúdo para redes sociais fica muito mais fácil com algumas ferramentas gratuitas de produção de conteúdo para gerar mais engajamento!

  • Tenha uma identidade consistente. É importante manter uma identidade consistente que torne sua marca facilmente reconhecível pelos clientes. Se você tem uma loja virtual, você provavelmente já tem um logotipo. Para vender mais pelas redes sociais, é preciso manter uma identidade visual para além do logotipo, isto é, ter um estilo próprio para todos os tipos de postagem. Essa consistência vai além da identidade visual: vale também, é claro, para o uso da linguagem.

📢 Você sabia que o storytelling é uma ótima forma de se aproximar de seus clientes e vender mais pelas redes sociais?

📢 Quer saber como vender nas redes sociais com ajuda do SEO? Venha assistir ao nosso vídeo de SEO para iniciantes no canal da Shopify!

  • Exiba fotos e vídeos de qualidade. Para vender mais pelas redes sociais, considere que cada rede social da sua marca é uma vitrine virtual. Por isso, dê atenção especial às fotos e vídeos que irá exibir dos produtos ou serviços ofertados pela sua empresa.

📢 Quer aprender como tirar fotos de produtos para vender nas redes sociais? Não deixe de conferir nosso guia!

Analise a concorrência para vender mais pelas redes sociais

Por melhor que seja sua estratégia de marketing de como vender nas redes sociais, certamente seus concorrentes também têm estratégias de vendas nos mesmos canais.

O que fazer para brilhar na multidão? Comece avaliando o que seus concorrentes estão fazendo e, aí, aproveite o que parece estar funcionando e aprenda com os erros deles para acertar no seu negócio! Fazer uma análise da concorrência é um passo crucial para conquistar clientes em um mercado competitivo e vender mais pelas redes sociais.

Como vender mais pelas redes sociais oferecendo vantagens exclusivas

Ao desenvolver sua estratégia de marketing digital para como vender nas redes sociais, não deixe de pensar em vantagens exclusivas para esses canais. O objetivo é criar um senso de comunidade entre sua loja virtual e seus seguidores para transformá-los em clientes e, com o tempo, fidelizá-los.

📢 Venha ler nosso artigo que ensina maneiras de usar ofertas e promoções para aumentar a receita e fidelizar clientes!

Além das ofertas e promoções, há outras ações para redes sociais que qualquer empresa pode realizar se quer descobrir como vender nas redes sociais. Você pode, por exemplo, implementar campanhas que envolvam conteúdo gerado pelo usuário — uma ótima forma de gerar engajamento, divulgar sua marca e se aproximar de seus clientes. Só não se esqueça de pedir permissão para utilizar conteúdo gerado pelo usuário quando quiser aproveitar algo que não foi feito com esse objetivo.

Bom relacionamento com clientes para vender mais pelas redes sociais

Não tem como vender nas redes sociais sem manter um bom relacionamento com seus clientes. Realizar um bom atendimento ao cliente na hora da compra é essencial, mas não é o suficiente.

Mantenha em mente que vender pelas redes sociais não se resume ao momento da compra e venda. Vender pelas redes sociais é sobre cultivar uma relação entre sua empresa e o público.

Para vender mais pelas redes sociais, é preciso manter seus clientes satisfeitos durante todo o processo, antes mesmo da primeira compra. Por isso, jamais deixe uma dúvida sem resposta e sempre interaja com comentários feitos nas postagens. Outros usuários irão ver que a marca é atenciosa e se sentirão motivados a interagir também, o que irá aumentar seu engajamento e trará mais chances de vender mais pelas redes sociais.

📢 Hoje em dia, é cada vez mais comum que consumidores entrem em contato com as marcas usando as redes sociais. Confira nossas dicas sobre como oferecer suporte nas redes sociais e deixar seus clientes satisfeitos!

Como vender no Instagram

O Instagram é uma ótima aposta para quem quer descobrir como vender mais pelas redes sociais

Se você quer aprender como usar o Instagram para vender pela internet, o primeiro passo é criar uma conta comercial. Tendo uma, você pode usar o Instagram Shopping, recurso que permite a criação de uma vitrine virtual de onde os usuários podem efetuar compras sem sair do Instagram. 

Para usar esse recurso, é preciso integrar sua loja do Facebook com a sua conta do Instagram. Com o Instagram Shopping, as empresas também podem marcar os produtos nas postagens no feed e essas marcações irão direcionar consumidores interessados para a área de vendas.

Viu como vender nas redes sociais fica muito mais fácil?

📢 Aqui na Shopify, já conversamos sobre as vantagens dessa ferramenta do Instagram. Venha ler nosso artigo sobre como vender mais com o recurso Compras no Instagram!

Ideias para vendas no Instagram

Além das dicas gerais que já listamos sobre como vender nas redes sociais, há algumas dicas específicas de marketing para o Instagram.

  • Atenção à bio. Ao entrar no seu perfil da sua marca, a bio é o que irá informar aos visitantes sobre o que aquela conta se trata. A bio perfeita para o Instagram é uma frase curta que deve deixar claro para o público o que a sua empresa faz e como seus produtos e serviços irão ajudá-los. Você também pode informar e-mail para contato e o site da sua loja.

📢 Outra informação a ser incluída na sua bio é o link para o WhatsApp da sua loja. Você já conhece o WhatsApp Business? Agora você também pode usar o WhatsApp para fazer negócios e conta com o WhatsApp Pay para receber pagamentos!

  • Aposte em parcerias. Você já deve ter ouvido falar de marketing de influência. Hoje em dia, há muitas pessoas que vivem como influenciadores digitais. Seja atuando para um nicho específico, seja apenas compartilhando suas rotinas, o fato é que essas pessoas têm uma plataforma que permite contato com milhares de usuários das mídias sociais. Conhecendo seu público alvo, vale pesquisar quem são os influenciadores no Instagram que poderiam ajudar na divulgação da sua marca e motivariam outras pessoas a se tornarem seus clientes. Não deixe de conferir nosso guia de publicidade com influenciadores digitais para colocar essa estratégia em prática agora mesmo e vender mais pelas redes sociais!
  • Diversifique os tipos de conteúdo. Já se foi o tempo em que o Instagram era uma rede social de fotos. Atualmente, a plataforma não só permite, como incentiva o usuário a produzir conteúdos de formatos diversos. Você pode investir em vídeos no Instagram, que podem ser mais curtos (criando Stories e Reels) ou mais longos (IGTV), dependendo do seu objetivo; e também investir em postagens para o Feed. Não se esqueça de que todos os conteúdos podem ser organizados em Guias do Instagram, o que facilitará ainda mais o acesso dos clientes aos produtos ofertados.

📢 O que não falta são motivos para usar o Instagram Stories na sua estratégia de marketing!

  • Acompanhe o funcionamento do algoritmo. Às vezes um post tem um alcance enorme e outro, ao qual você se dedicou igualmente, tem um alcance muito baixo. Para entender que tipos de post o Instagram prioriza e em quais contextos, e também como valorizar cada postagem da sua página, é importante ficar por dentro do algoritmo do Instagram. Não se esqueça de monitorar os resultados e acompanhar as mudanças para incluir no seu plano de marketing.
  • Faça bom uso das hashtags. Muitos usuários das redes sociais chegam a páginas que não conheciam por meio das hashtags, e parte essencial de vender mais pelas redes sociais é atingir mais pessoas para expandir seu número de potenciais clientes. Por isso, é sempre bom incluir hashtags nas postagens para chegar ao público que você quer atingir. Tenha cuidado para não utilizar hashtags muito genéricas, que farão suas postagem se perder em um milhão de outras, mas também não use nada que seja tão específico que pouquíssimas pessoas utilizariam para buscar ou seguir. Para te ajudar, preparamos um guia sobre como encontrar hashtags e conquistar seguidores no Instagram.
  • Invista em posts patrocinados. O algoritmo do Instagram não exibe posts em ordem cronológica, mas sim de acordo com a relevância de cada post. Quanto mais acertado for seu conteúdo para seu público, maiores serão as chances de ele aparecer no topo e ter mais visualizações. O bom do Instagram Ads é que você pode pensar em conteúdos em formatos variados: posts de imagem única, carrossel, vídeo, stories etc. Que tal conferir nosso guia de publicidade para Instagram para começar a criar anúncios e vender mais pelas redes sociais?

📢 Ok, você já se convenceu que, para vender mais pelas redes sociais, o Instagram é um ótimo aliado, mas ainda não sabe o que postar no Instagram? Não se preocupe: reunimos dicas infalíveis de marketing de conteúdo para Instagram!

Como vender no Facebook

Quem quer saber como vender nas redes sociais já sabe que apostar no Facebook é fundamental. As estatísticas do Facebook não mentem: essa rede social é tão valiosa quanto o Instagram, e o que muda é apenas o público e o propósito — e, consequentemente, sua abordagem na estratégia de marketing digital.

Como fazer uma página de vendas no Facebook

Para criar sua página de vendas no Facebook, basta alguns passos simples. Você deve acessar a área de criação de loja no Gerenciador de Comércio do Facebook. Lá, você poderá escolher o método de finalização da compra (seu próprio site, mensagem direta etc.) e definir o catálogo de produtos que irá anunciar.

O catálogo não precisa ser adicionado na hora da criação da página; ele pode ser configurado posteriormente dentro do Gerenciador de Comércio do Facebook. Você pode inserir fotos e descrições de produtos manualmente e ocultar do catálogo um produto que estiver indisponível.

📢 Utilizar o Facebook para vendas não para por aí: aprenda a configurar o Facebook em sua loja Shopify assistindo ao vídeo disponível no canal da Shopify!

Facebook Marketplace

O Facebook Marketplace é uma plataforma de e-commerce dentro do próprio Facebook. Ela possibilita a compra e venda de produtos sem que o usuário tenha que sair da rede social e acessar outro site. Para quem quer vender mais pelas redes sociais, é uma ótima ideia utilizar uma plataforma que encurta o percurso da compra para os clientes: a tomada de decisão de compra é mais fácil quando há menos etapas.

📢 Antes de começar a anunciar, que tal conhecer alguns erros comuns em anúncios de Facebook e aprender a evitá-los?

Facebook Ads

É impossível falar de vender mais pelas redes sociais sem falar do Facebook Ads, a ferramenta para criar anúncios para o Facebook e também para o Instagram. Esse recurso permite customizar e, claro, acompanhar o desempenho dos anúncios, que podem falar sobre promoções, eventos, produtos específicos, o catálogo inteiro da sua loja e mais. É possível criar públicos personalizados para cada tipo de anúncio e o Facebook Ads irá exibi-lo no feed dos usuários de acordo com essas informações.

📢 Quer conquistar clientes antes mesmo da primeira compra? Não deixe de conhecer os recursos do Facebook Retargeting!

Como vender no TikTok

O TikTok Brasil está em crescimento constante e não pode ficar de fora do seu plano de marketing para vender mais pelas redes sociais.

Assim como no Instagram, o algoritmo do TikTok é descoberto por meio de tentativa e erro, ou seja, testando diferentes táticas e acompanhando os resultados. No entanto, considera-se bem mais fácil viralizar no TikTok do que no Instagram, pois, mesmo com poucos seguidores, é possível alcançar muitas visualizações. Você pode investir em estratégias de marketing orgânico de modo geral e também focar em algumas estratégias de marketing para TikTok que já reunimos.

📢 Agora ficou muito mais fácil para quem quer aprender como vender nas redes sociais: já está disponível no Brasil a integração da Shopify com o TikTok! Preparamos um guia completo para você usar todos os recursos do TikTok for Business e criar anúncios por lá.

Como vender no YouTube

Diferente do Facebook, o YouTube não tem uma ferramenta própria para vendas dentro da plataforma. Ainda assim, é mais uma das mídias sociais que podem te ajudar a alavancar suas vendas — e é perfeitamente possível ganhar dinheiro no YouTube sem ter milhões de seguidores.

O primeiro dos passos aqui é criar o seu canal de vendas no YouTube. Basta estar conectado à sua conta Google e clicar em “criar um canal”. Em seguida, você irá incluir foto de perfil, capa, entre outras informações da sua loja. Todo o passo a passo é muito intuitivo e fácil de ser realizado.

A melhor forma de uma marca ganhar dinheiro com o YouTube é produzir conteúdo de valor para o público. As vendas não serão realizadas dentro do YouTube, mas seu canal será uma forma de atingir seu público. Sempre tenha em mente ao pensar em como vender nas redes sociais que antes de falar em comprar, você pode ensinar, tirar dúvidas, conscientizar sobre a importância do produto e serviço e criar um relacionamento com clientes e potenciais clientes. O Youtube é uma plataforma excelente para isso!

Para garantir que seus conteúdos estão chegando às pessoas certas, você pode contar com a ajuda de ferramentas de SEO gratuitas para otimizá-los. Fique por dentro do funcionamento do algoritmo do YouTube e acompanhe os resultados para ir ajustando suas estratégias.

Comece agora mesmo a vender mais pelas redes sociais

Viu como vender nas redes sociais é simples e vantajoso? Esperamos que nosso passo a passo de cada rede social e nossas dicas de como vender mais pelas redes sociais tragam muito sucesso e lucro para sua empresa!

Perguntas frequentes sobre como vender nas redes sociais

Como vender nas redes sociais?

Para vender nas redes sociais, sua loja deve ter uma conta comercial nas redes sociais em que deseja atuar, cumprir os requisitos de cada uma e investir em uma estratégia de marketing voltada para cada rede social.

Como vender mais pelas redes sociais?

Vender mais pelas redes sociais começa em um bom relacionamento com seguidores, isto é, clientes em potencial e clientes já existentes que podem ser fidelizados. Invista em conteúdo de qualidade, que gere engajamento, com planejamento focado, otimização SEO e identidade consistente. Além disso, se atente para sempre responder comentários e prepare vantagens exclusivas para vendas pelas redes sociais.

Qual é a melhor rede social para vender?

Qualquer rede social pode te trazer sucesso nas vendas se você conhecer seu público alvo e desenvolver uma estratégia de marketing voltada para ele. Defina seu cliente ideal, analise a concorrência e comece a implementar um plano de marketing para cada rede social. Vá analisando os resultados e, com isso, irá descobrir, para sua loja, qual é a melhor rede social para vender.

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Which method is right for you?Sobre a autora

Laura Pires é escritora, professora, mãe de pet e entusiasta de queijos. Passa seus dias fazendo o próprio pão, montando quebra-cabeças e adora ler um bom thriller.

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