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Como vender maquiagem pelo Instagram: o guia completo

Batons de cores diversas

O Instagram é a rede social queridinha das marcas: praticamente todas as empresas de sucesso têm um perfil comercial por lá, e a plataforma não decepciona quando se trata de oferecer recursos para quem deseja investir em presença online. Se você tem uma marca de maquiagem, sabe que o Instagram tem tudo a ver com seu mercado. Mas você sabe mesmo como vender maquiagem pelo Instagram? Neste guia completo, mostramos para você o caminho das pedras.


Crie um perfil comercial

O primeiríssimo passo para saber como vender maquiagem pelo Instagram é criar um perfil comercial. Já tem um perfil pessoal? Ótimo! Agora é só acessar Configurações > Conta > Mudar para conta profissional.

Passo a passo de como configurar uma conta profissional no InstagramComo vender maquiagem pelo Instagram: crie uma conta profissional

É importante lembrar que você também precisa ter uma página do Facebook para criar um perfil comercial no Instagram. 

Agora, você já está pronto para usar todos os recursos que esse tipo de conta tem a oferecer e aprofundar seus conhecimentos em como vender maquiagem pelo Instagram.

Com um perfil comercial, é possível conhecer melhor o perfil dos seus clientes com as informações analíticas que o Instagram oferece pelos Insights do Instagram. Também pode ver métricas, visualizações de perfil e engajamento, entre outros. Só vantagens!

Ative o Instagram Shopping

Agora começa a parte divertida: deixar seu perfil comercial com jeito de loja profissional. Quando pensamos em como vender maquiagem pelo Instagram, logo vêm à mente os famosos posts compráveis do Instagram. 

Para começar, é preciso ter uma loja configurada no Gerenciador de Negócios ou em uma plataforma aceita, como a Shopify

Depois, basta configurar os itens à venda e criar posts mostrando toda a beleza e o diferencial dos seus produtos, assim como fez a IÚ Cosmetics:

Posts compráveis da IÚ CosmeticsComo vender maquiagem pelo Instagram: posts compráveis

Ao clicar em um produto do post, o cliente é encaminhado para a loja no Instagram:

Loja do Instagram da IÚ CosmeticsComo vender maquiagem pelo Instagram: loja no Instagram

Ao selecionar o item, o cliente é encaminhado para a loja virtual para concluir a compra. Legal, né? Mas, para que essa estratégia dê certo, é preciso conhecer uma etapa muito importante de como vender maquiagem pelo Instagram: ter ótimas fotos. 

Invista em fotos atraentes

Agora que você já ativou o Instagram Shopping e sabe como vender maquiagem pelo Instagram com os posts compráveis, é preciso chamar a atenção dos clientes com boas fotos de produto, que mostrem o diferencial da sua marca. 

Isso é especialmente importante no caso das maquiagens, pois o usuário precisa ter uma boa ideia de como o produto fica quando aplicado na pele. Esse é o tipo de informação decisiva para o consumidor fechar a compra ou abandonar um carrinho, caso fique na dúvida.

Falando nisso, um ponto essencial aqui é investir em diversidade. Lembre-se: você terá clientes das mais diversas etnias, gêneros, faixas etárias e estilos. 

Veja o exemplo da Blum!, que arrasa quando se trata de valorizar a beleza individual de cada cliente: o mesmo produto, aplicado em diversos tipos de pele e com estilos levemente diferentes:

Post da marca de maquiagem Blum!, com o texto "Make para todes" e modelos diversosComo vender maquiagem pelo Instagram: invista em fotos profissionais que mostrem a diversidade dos seus produtos

Além de impulsionar sua marca, esse tipo de conteúdo também pode ajudar a reduzir o índice de devoluções, já que o cliente consegue visualizar melhor a aplicação do produto em diferentes tipos de pele.

Crie prova social

Uma das principais dúvidas que lojistas iniciantes têm quando pensam em como vender maquiagem pelo Instagram é como gerar prova social. Você já deve estar ciente do poder das avaliações dos clientes e da prova social: afinal, 63% dos visitantes de um site se mostram mais dispostos a fazer uma compra quando avaliações de clientes são exibidas na loja virtual. Não é diferente com o setor de cosméticos, beleza e maquiagem.

O bom e velho boca a boca ainda surte um efeito estrondoso, e pode assumir a forma de avaliações tradicionais (por apps como o Yotpo) ou de uma tendência gerada pelos clientes.

Mas como incluir essa tática em sua estratégia de como vender maquiagem pelo Instagram? Bom, você pode contar com a ajuda de influenciadores de beleza (vamos falar deles logo em seguida) ou de conteúdo gerado pelo usuário

Para India Daykin, fundadora da India Rose Cosmeticary, o conteúdo gerado pelo usuário é uma ferramenta bastante eficaz para a captação de novos clientes.

“O Instagram é uma mão na roda para o setor de cosméticos, já que os próprios clientes podem fazer o marketing da loja. É claro que eu publico fotos dos nossos produtos para vender e das produções que eu monto – e é claro que isso ajuda os clientes a decidirem se querem ou não o meu produto – mas o Instagram também registra a experiência de compra do cliente. Eu vejo fotos deles com os produtos, selfies com os batons da minha marca e vídeos da experiência de unboxing. As campanhas de marketing de maior sucesso são aquelas centradas no envolvimento com o cliente – e não uma promoção qualquer.”

– India Daykin, da India Rose Cosmeticary

Página do Instagram da India Rose CosmeticaryComo vender maquiagem pelo Instagram: invista em prova social

O Instagram também registra a experiência de compra do cliente. Eu vejo fotos deles com os produtos, selfies com os batons da minha marca e vídeos da experiência de unboxing.

Aumente seu alcance com influenciadoras de beleza

O número de canais do YouTube dedicados a tutoriais de maquiagem não para de crescer, com um público cada vez maior: só o canal da influenciadora Bianca Andrade, que tem sua própria linha de cosméticos, conta com 5,73 milhões de inscritos.

E, por conta da própria natureza do produto cosmético, criou-se uma nova etapa no processo de compra: os clientes tendem a comprar aqueles produtos que as influenciadoras mais famosas estão recomendando.

É indiscutível que as youtubers de beleza tenham atingido um status de celebridade. Algumas até aproveitam esse sucesso para lançar marcas próprias.

Por isso, colaborar com influenciadoras digitais é uma das ações de maior potencial deste guia de como vender maquiagem pelo Instagram, já que elas são um canal aberto para novos clientes.

A Simple Organic, por exemplo, apostou na colaboração com Karen Bachini para divulgar seu balm de olhos. A Karen é influenciadora de maquiagem e gamer, e seu perfil tem tudo a ver com a proposta da marca.

Story de Karen Bachini divulgando produto da Simple OrganicComo vender maquiagem pelo Instagram: aposte na parceria com influenciadoras

💡 Dica: ao pensar em sua estratégia de como vender maquiagem pelo Instagram, procure influenciadoras emergentes e com o mesmo perfil que o seu público-alvo, pois elas costumam ter fãs altamente engajados. Além disso, talvez seja possível trocar um vídeo por um dos seus produtos, de modo que você não precise gastar tanto.

Crie conteúdo pensando na persona

O mercado de cosméticos está sempre em alta no Brasil e, por isso, não são poucas as empresas que apostam nele. Só no site da Sephora, podemos encontrar mais de 70 marcas de maquiagem à venda. Pensando nisso, é fundamental encontrar seu público-alvo.

Além do mais, levando em conta a questão específica de como vender maquiagem pelo Instagram, é importante que todo o seu conteúdo seja relevante para as pessoas com quem você quer iniciar uma conversa.

Para facilitar a tarefa, recomendamos criar uma persona: um personagem fictício que mostra como é seu cliente ideal. Os profissionais de marketing e vendas usam esse recurso para compreender melhor como o seu mercado e nicho funcionam.

Mulher de boina vermelha aplicando batom vermelhoComo vender maquiagem pelo Instagram: imagine seu cliente ideal | Imagem: Freepik

Quer saber mais sobre como vender maquiagem pelo Instagram criando personas? Aprofunde-se no post do blog da Shopify sobre buyer persona ou crie sua persona no Gerador de Personas. 

Escreva uma bio de arrasar

Já falamos da importância das fotos e da criação de uma persona para mostrar ao público a que você veio e deixar a identidade visual da marca clara no processo de como vender maquiagem pelo Instagram. Para reforçar essa estratégia, a bio não pode ficar de fora.

Mas o que é a bio para Instagram? Bem, é aquele texto de até 150 caracteres que fica abaixo do nome de usuário e da foto de perfil. Como o espaço é limitado, é preciso usá-lo com sabedoria. Veja algumas dicas para usar a bio ao colocar em prática sua estratégia de como vender maquiagem pelo Instagram: 

  • Diga quem é você, o que faz e qual é a missão da empresa
  • Inclua o link para o seu site
  • Divulgue sua promoção mais recente com uma hashtag ou cupom de desconto
  • Inclua emojis para deixar tudo mais divertido 💅

 A Blum!, por exemplo, marca praticamente todas as caixinhas de como vender maquiagem pelo Instagram usando a bio, deixando bem claro a proposta de diversidade e sustentabilidade da empresa

Bio do Instagram da marca Blum!Como vender maquiagem pelo Instagram: crie uma bio que seja a cara da sua marca

Linda, né? Agora é só se inspirar e fazer a sua!  

Manual de copywriting para lojas virtuais

Aprenda a comunicar o valor da sua marca para conquistar clientes fiéis e vender mais.

Pense em ofertas, cupons e descontos exclusivos para seguidores

Desconto é bom e todo mundo gosta! Quando for pensar em como vender maquiagem pelo Instagram, não se esqueça dessa ferramenta essencial para fidelizar os clientes e fazer com que mais pessoas conheçam seus produtos.

Por exemplo, a Putz! Que legal criou uma promoção para o dia dos solteiros que tem tudo a ver com a proposta irreverente da marca. Além de ter produtos com valor promocional em comemoração à data, a empresa fez uma parceria com uma balada para distribuir um kit de batons para as 20 primeiras solteiras que chegassem ao local.

Post com promoção do dia dos solteiros da Putz! Que legalComo vender maquiagem pelo Instagram: pense em promoções com a cara da sua marca

Viu só? Agora é só colocar sua criatividade em prática, já que certamente seu produto tem potencial para virar objeto de desejo entre os seguidores e fazer com que sua marca arrase na estratégia de como vender maquiagem pelo Instagram.

Aproveite os stories

Nessa jornada para compreender como vender maquiagem pelo Instagram, não poderíamos deixar de fora um dos recursos mais úteis que a rede social tem a oferecer: o Instagram Stories.

Mas por que o Instagram Stories é tão fantástico? De acordo com a própria plataforma, os Stories fazem com que os usuários permaneçam mais tempo no Instagram e visitem seu perfil com mais frequência

Além disso, é uma excelente oportunidade para humanizar a marca e criar um relacionamento mais informal com o público.

💡 Algumas ideias para você pensar em como vender maquiagem pelo Instagram usando os Stories:

  • Crie enquetes para saber a opinião dos consumidores sobre um determinado produto
  • Divulgue promoções relâmpago
  • Reposte stories dos clientes recebendo ou usando seus produtos
  • Mostre os posts, reels e vídeos novos do seu perfil
  • Organize os stories em destaques categorizados, que podem servir como um guia para o usuário achar o conteúdo

Só para dar um exemplo, confira este story da CARE Natural Beauty que, além de engajar com uma pergunta, oferece um conteúdo relevante para o consumidor que está pensando em adquirir um produto de cuidado com os lábios:

Story com enquete da CARE Natural BeautyComo vender maquiagem pelo Instagram: crie stories envolventes que estimulem a interação e sejam relevantes para o público

Tutoriais, tutoriais, tutoriais

Pensou em maquiagem e Internet, pensou em tutorial de maquiagem! Aliás, é possível afirmar que a moda dos tutoriais tenha sido uma das causas do boom mais recente de produtos de maquiagem.

Não deixe de usá-los a seu favor na hora de pensar em como vender maquiagem pelo Instagram: eles são uma ótima oportunidade para mostrar como usar os diversos produtos que você vende juntos, explicar a aplicação correta dos itens, divulgar lançamentos e mostrar o resultado final em cada tipo de pele. 

A Best Bronze se valeu desse recurso para explicar como o protetor da marca funciona como corretivo, base ou contorno. E ainda contou com a autoridade de um especialista no assunto para gerar prova social:

Tutorial da Best Bronze mostrando a aplicação do produtoComo vender maquiagem pelo Instagram: crie tutoriais explicando como seus produtos funcionam

Crie um filtro exclusivo de maquiagem

O Instagram é uma rede social extremamente visual, portanto, tem ferramentas perfeitas para seu negócio de maquiagem. Uma das mais divertidas delas são os filtros. Os usuários podem usá-los nos stories e compartilhá-los com os amigos, aumentando ainda mais seu engajamento (prova social, lembra?) e criando desejo pelos seus produtos.

Essa ideia talvez seja um pouco mais cara, pois exige a contratação de um especialista. No entanto, pode ser um passo decisivo para fazer de sua estratégia de como vender maquiagem pelo Instagram um sucesso, já que funciona praticamente como um mostruário online.

 Olha só o filtro que o Boticário criou para divulgar um de seus batons:

Filtro do Instagram mostrando batom aplicadoComo vender maquiagem pelo Instagram: que tal criar um filtro para o cliente testar o produto ao vivo e a cores?

Conclusão: coloque em prática as dicas de como vender maquiagem pelo Instagram

Ufa, chegamos ao fim do nosso guia. Já sabe tudo sobre como vender maquiagem pelo Instagram? São muitas informações e o caminho é longo mas, com um pouquinho de tempo e paciência, sua loja de maquiagem tem tudo para ser um sucesso. Não esqueça: assim como seus produtos, sua marca é única. Use isso a seu favor para brilhar no Instagram. 🌟

Você já vende maquiagem pelo Instagram? Nós queremos ouvir a sua história nos comentários! 💬

Perguntas frequentes sobre como vender maquiagem pelo Instagram

Qual é o primeiro passo da estratégia de como vender maquiagem pelo Instagram?

Antes de tudo, você precisa transformar seu perfil pessoal em um perfil comercial. Para isso, basta acessar Configurações > Conta > Mudar para conta profissional. Também é necessário ter uma página do Facebook.

Quais são as principais vantagens do Instagram para vender maquiagem online?

Se você tem uma loja virtual, é bem importante saber como vender maquiagem pelo Instagram, já que essa rede social é essencialmente visual. Com ela, você consegue ter um contato mais imediato com seus clientes, alcançar usuários que não conhecem a sua marca e mostrar as características de seus produtos em uma plataforma já incorporada ao dia a dia dos usuários.

Em minha estratégia de como vender maquiagem pelo Instagram, qual é o papel da prova social?

A prova social é muito importante para que o cliente confie na sua marca e tome a decisão de realmente comprar os produtos. Você pode gerar prova social por meio de influenciadoras de beleza ou de conteúdo gerado pelo usuário.

📚Quer saber mais? 


Which method is right for you?Sobre a autora

  • Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

    Post original em inglês: Dayna Winter

    Tradução e localização: Marcela Lanius

    Atualização: Natália Mazzilli

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