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Taxa de conversão: como melhorar a conversão do e-commerce

pessoa com ímã atraindo a frase como melhorar a taxa de conversão

Sua loja virtual deve ser projetada sempre tendo seus clientes em mente. Embora conquistar novos clientes e impulsionar seu tráfego seja uma atitude capaz de gerar mais vendas, concentrar-se em transformar seu tráfego atual em clientes pagantes – ou seja, aumentar sua taxa de conversão – é uma medida igualmente importante para o seu principal objetivo: vender mais.

Em cada etapa da jornada de compra dos seus clientes, existem novas oportunidades para você tornar esse caminho mais simples e agradável para eles. Com experimentações e análises rigorosas, você pode ajustar seu site para aproximar as pessoas da concretização de uma compra. Esse processo é conhecido como Otimização da Taxa de Conversão (CRO, na sigla em inglês).


O que é taxa de conversão?

A otimização da taxa de conversão para e-commerce é uma técnica usada para aumentar a porcentagem do tráfego do seu site responsável pela realização de uma compra – ou seja, uma "conversão". Conversões são importantes: é aquele lindo momento quando um visitante casual da sua loja finalmente adquire um dos seus produtos. Na verdade, as conversões ocorrem a todo instante no seu site até a chegada desse momento ideal.

Por exemplo, uma conversão na sua página inicial pode significar o clique de um visitante em um produto. Uma conversão em uma página de produto pode ser o clique do cliente na opção “adicionar ao carrinho”. As conversões podem ser completamente dependentes do objetivo pretendido por algum setor específico do seu site.

Para otimizar sua loja virtual em relação à taxa de conversão para e-commerce, você deve testar constantemente cada aspecto do seu site.

Mulher com laptop na cama em companhia de um cachorro se perguntando será que a taxa de conversão é indicada para minha loja virtual

Será que a otimização de taxa de conversão é indicada para você?

A CRO é uma ferramenta crucial para lojistas, mas pode não ser indicada para todos. Para otimizar a taxa de conversão da sua loja com sucesso, antes você precisa gerar tráfego suficiente para realizar um teste adequado. Sem a quantidade ideal de tráfego, seus resultados não vão apresentar nenhum dado real sobre como seus clientes estão utilizando sua loja virtual.

Antes de mais nada, você precisa verificar todos os requisitos de SEO do seu site. A partir daí, com certeza você vai querer otimizar sua taxa de conversão para poder vender cada vez mais. Calma, você ainda não sabe o que é SEO? Não se preocupe: temos muitos artigos no nosso blog que podem ajudar você a entender todos os detalhes desse assunto tão amplo:

  • O que é SEO em marketing digital?
  • 6 ferramentas de SEO gratuitas para empreendedores de primeira viagem
  • Yoast SEO: o melhor plugin SEO agora na Shopify

    Checklist de SEO para ecommerce

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    Como calcular taxa de conversão

    Pronto, seguindo nossas dicas de SEO você otimizou o site da sua loja virtual para atingir um tráfego adequado. Agora, para saber qual é sua taxa de conversão, antes de mais nada você precisa ter o Google Analytics configurado na sua loja virtual. Com ele, você vai poder descobrir a taxa de conversão de partes específicas do seu site, incluindo as páginas que serão testadas. 

    O que é preciso configurar no Google Analytics para saber a taxa de conversão?

    A forma mais rápida de encontrar a taxa de conversão atual de páginas específicas do site da sua loja virtual é utilizar o relatório "Páginas de destino" no Google Analytics.

    A Página de Destino do Google Analytics é a maneira mais rápida de descobrir a taxa de conversão da sua loja virtual

    Para acessar a seção "Páginas de destino", acesse o relatório “Comportamento” e clique em “Conteúdo do Site”. Na lista suspensa, clique em "Páginas de destino" ou "Landing Pages". Certifique-se que o período analisado tem o mesmo tempo de duração do seu teste. Para esta parte do processo, verifique somente os últimos 30 dias.

    Agora, na lista de páginas de destino, selecione a página que você deseja testar. Por exemplo, se quiser testar sua página inicial, clique no endereço completo da sua loja virtual. Para descobrir a taxa de conversão de um objetivo específico nesta página, será preciso adicionar uma dimensão secundária ao seu relatório. Clique em “Dimensão secundária” e digite “Segunda página de navegação”. A dimensão “Segunda página de navegação” vai informar quais páginas os visitantes acessaram em seguida, assim como a porcentagem de visitantes da sua primeira página que seguiu para essas outras.

    Na página Dimensão secundária do Google Analytics você pode descobrir a taxa de conversão de um objetivo específico da sua loja virtual

    Por exemplo, digamos que você queira testar o número de pessoas que acessa a página de produtos da sua loja virtual a partir da sua página inicial. Para encontrar a taxa de conversão atual desta ação, basta escolher sua página inicial como sua primeira página e, então, analisar sua página de produtos na seção “Segunda página de navegação” do seu relatório. A porcentagem na área “Sessões”, será o valor da taxa de conversão dessa ação.

    O que é um teste A/B?

    Um dos elementos fundamentais da CRO consiste em uma forma de experimentação conhecida como teste A/B (ou teste split). Trata-se de uma comparação entre duas versões da mesma página para verificar qual delas produz melhores resultados. No teste A/B, duas versões diferentes de uma página são exibidas para dois grupos similares de visitantes ao mesmo tempo. A versão que obtiver melhor desempenho e produzir mais conversões será declarada vencedora.

    Mas lembre-se: antes de realizar um teste A/B, seu site precisa ter tráfego suficiente para produzir resultados estatisticamente significativos. Se sua amostra for muito reduzida, você não vai conseguir absorver nada dos seus resultados.

    Se você acha que tráfego não é um problema e quer calcular a amplitude do tamanho da amostra necessário para realizar um teste A/B, basta inserir nesta calculadora a taxa de conversão atual da página que você quer testar. No entanto, se o tráfego recebido pela página for menor do que o tamanho da amostra necessário para o teste, concentre-se em primeiramente levar mais tráfego ao seu site. 

    Experimentos de otimização de taxa de conversão e-commerce

    Se o site do seu e-commerce tem tráfego suficiente para você poder realizar um teste A/B bem-sucedido, você pode começar a fazer experimentos na sua loja virtual.

    Optimizely um site para você realizar um teste AB e verificar a taxa de conversão da sua loja virtual

    Para realizar um teste A/B, você pode utilizar ferramentas como o Optimizely, o Convert ou o Adobe Target, além de definir metas para sua loja virtual com o Google Analytics. Crie uma meta individual para cada ação que você pretende testar no seu site.

    No Google Analytics, as metas são uma forma de mensurar como seu site leva os visitantes a concluir uma tarefa ou objetivo específicos. Elas são bem variadas: desde a compra de um produto até uma assinatura de newsletter ou uma simples navegação. Definindo metas para seu teste, você pode monitorar e analisar os dados por trás das decisões tomadas por seus clientes, conforme eles navegam pelo seu site.

    Existem cinco tipos de metas no Google Analytics: destino, duração, páginas por sessão, evento e metas inteligentes. Para o objetivo da otimização da taxa de conversão, concentre-se nas metas de destino e evento.

    Metas de destino

    As metas de destino são usadas para rastrear o carregamento de páginas específicas, além de rastrear pageviews como conversões. Você pode utilizar as metas de destino para rastrear aspectos como compras ou navegação.

    Se quiser rastrear uma compra, basta definir a página de agradecimento ou confirmação do pedido como destino – uma conversão será rastreada toda vez que um cliente concluir um pedido e for redirecionado para a página de agradecimento. Para rastrear metas de navegação (como o acesso de alguém a uma coleção a partir da sua página inicial), defina o destino como sua página de coleção.

    Metas de evento

    As metas de evento podem ser utilizadas para rastrear ações no seu site que não necessariamente levem alguém a uma página de destino. Por exemplo, se você quiser rastrear a inscrição de uma pessoa na sua newsletter ou a inclusão de um item ao carrinho de compras, você pode definir como evento a ação do clique de uma pessoa em um botão específico do seu site.

    mesa de trabalho com computador e pessoa trabalhando com otimização de taxa de conversão do seu site

    Experimentos de otimização da taxa de conversão para você começar

    Otimizar a taxa de conversão da sua loja virtual não é uma solução permanente para seu e-commerce – é um processo contínuo que vai ajudar você a aprender mais sobre seu público-alvo e como é possível oferecer um bom atendimento. Qual é a taxa de conversão global para e-commerce? Não existe uma meta específica, por isso é algo que você precisa continuar aperfeiçoando sempre.

    Qual é a taxa de conversão ideal para otimizar seu site? Isso também depende. Táticas que funcionam muito bem com uma loja podem ser nulas em outra. Por isso, é importante que você comece a fazer experimentos hoje mesmo, só assim você pode avaliar seus resultados e descobrir como eles podem ajudar a ampliar o sucesso da sua loja virtual.

    design da sua loja virtual é muito importante para essa otimização. Já que as pessoas não podem interagir fisicamente com os produtos, a forma de visualizá-los tem grande influência na decisão de compra, assim como o estilo identificado ao longo de toda a experiência no site. Veja aqui alguns aspectos fundamentais do design de uma loja virtual: 

     

    Para otimizar a taxa de conversão do seu site, o ideal é fazer uma lista com todos os experimentos que você planeja executar, para nunca ficar sem ideias a serem exploradas. Para começar, vamos conferir algumas sugestões de elementos diferentes que podem ser testados na sua loja virtual.

    Página inicial

    Considere sua página inicial como uma vitrine virtual. Ela é a fachada da sua loja: chama atenção, desperta curiosidade e atrai as pessoas para dentro.

    Sua página inicial deve ser convidativa e facilitar o acesso e a navegação das pessoas em sua loja. Ela deve proporcionar uma experiência visualmente atrativa e consistente, para alcançar um único objetivo: levar as pessoas para dentro da sua loja, para que elas consigam encontrar os produtos que desejam comprar.

    Simplifique a experiência

    Quando falamos em criar uma página inicial eficiente, simplicidade é o segredo do sucesso. Uma pesquisa realizada pela Shopify em 2020 apontou que a primeira impressão da página inicial é determinante para uma marca ganhar a confiança do cliente. Evite sobrecarregar seus clientes com imagens e textos em excesso. Ao invés disso, comunique sua marca e mensagem através de um design para e-commerce simples e visualmente atraente.

    Fazenda Futuro Home Page o seu design é responsável por uma alta taxa de conversão

    Veja o site da Fazenda Futuro. Para a página inicial, eles utilizaram uma imagem principal grande que ocupa a maior parte do espaço da tela. O conteúdo é simples e direto ao ponto, mostrando a embalagem do produto principal, além de contar com uma chamada para ação clara que leva os visitantes diretamente para o site.

    Se você não tem certeza sobre o que exibir como imagem principal, escolha um dos seus produtos mais vendidos ou apresente coleções (com novos produtos) ou as promoções atuais. Ao abrir seu e-commerce, os usuários costumam ficar ou fechar a janela em questão de segundos. Se muita gente sai de seu site sem passar da página inicial, pode ser um indicativo de que há alguma coisa errada e afetar sua taxa de conversão.

    Ofereça códigos de descontos, compras em tempo real e mais

    Assim que seus clientes acessam sua página inicial, você tem a oportunidade de começar a gerar entusiasmo e a levá-los rumo aos seus produtos. Caso sua meta seja obter mais tráfego para suas páginas de produtos, existem diversos apps para lojistas do Shopify que podem ajudar a produzir demanda e incentivar aquisições. São ferramentas para anunciar ofertas e descontos:

    • Barras de boas-vindas: apps como 20+ Promotional Sales Tools, e Quick Announcement Bar permitem que você compartilhe ofertas, códigos de cupom e promoções com seus clientes no momento em que eles chegam no seu site. Esses apps adicionam uma barra flutuante não invasiva ao topo da sua página inicial para chamar a atenção dos visitantes e levá-los exatamente à página que você deseja. A Ekomat ofereceu um cupom de desconto no período do carnaval usando barras no design do site.
    Veja o exemplo do site da Ekomat com um cupom de desconto de carnaval para aumentar sua taxa de conversão
    • Pop-ups: janelas pop-up e pop-under são ótimas para aumentar sua lista de e-mails. Experimente utilizar um app como o Privy ou Pop up para adicionar à sua página inicial um pop-up oferecendo um código de desconto em troca da assinatura da sua newsletter ou qualquer outro método de conquistar clientes, vender mais e aumentar sua taxa de conversão. Acredite, o e-mail marketing é incrivelmente eficaz: 84% dos profissionais de marketing acreditam que o e-mail é importante ou crítico para a fidelização do cliente.
    • Compras em tempo real: apps como Bizzy, ActionFeed Sales Popup e Fomo adicionam uma pequena notificação, no canto inferior da sua loja, que exibe compras realizadas por outros clientes em tempo real. 

     

    A página inicial da Yes We Grow tem anúncios na barra superior e em janelas pop-up para ajudar no aumento da taxa de conversão do site.

    O site da Yes We Grow usa barra superior para comunicar que parcela o pagamento e oferece frete grátis acima de R$ 189,90 e o pop-up no canto inferior esquerdo oferece um cupom de desconto na primeira compra. 

    Adicione depoimentos para gerar confiança

    Sua marca já foi destaque em alguma revista ou publicação? Seus produtos são utilizados por grandes influenciadores? Use essas informações a seu favor: destaque depoimentos, avaliações e distintivos em sua página inicial, em meio ao conteúdo principal, para gerar confiança, projetar credibilidade e, adivinhe: aumentar sua taxa de conversão. 

    Na página inicial da Sallve temos exemplos de matérias publicadas na imprensa e vídeos no Instagram - tudo isso pensando na taxa de conversão do site.

    A Sallve é uma marca que trabalha constantemente com influenciadores no Instagram, que demonstram na prática como seus produtos funcionam para todos os tipos de pele. Na sua página inicial, além dessas publicações específicas, a loja destaca links que saíram sobre a marca na imprensa para demonstrar credibilidade para os seus produtos cosméticos.

    Esses depoimentos provocam um senso de urgência e oferecem aos clientes uma prova social de que outras pessoas estão comprando seus produtos naquele momento. A prova social é o que nos faz procurar, ler e comentar aquele post que está quase viralizando ou que já se tornou viral. É ela, também, que nos incentiva a comprar um produto de uma marca desconhecida, apenas porque já escutamos coisas boas a respeito da loja.

    Descoberta de produtos

    Quando os clientes estiverem no seu site, faça com que eles consigam encontrar os produtos desejados e descobrir novos produtos pelos quais possam se interessar. Seus visitantes devem conseguir navegar pelo seu site usando uma função de busca bem pensada. Se sua loja ainda tiver um design inteligente de categorias e meios visuais interessantes para eles conhecerem os produtos, melhor ainda.

    A B.O.B., uma loja Shopify que vende xampus e condicionadores em barra, usa uma estratégia interessante para aumentar sua taxa de conversão nas páginas de produtos. Ela oferece, além dos produtos individuais, kits de dois produtos, o que por si só já é uma tática interessante. Além disso, ao final da página de um kit, ela apresenta uma opção de comparar produtos semelhantes. É uma ótima maneira de apresentar um novo produto a um visitante que ainda não conhece a marca bem, por exemplo.

    A comparação de produtos no site da B.O.B. impacta a taxa de conversão dessa loja virtual

    Utilize a busca inteligente

    Caso seus clientes estejam buscando um produto em seu site, é provável que eles não saibam onde encontrá-lo. As lojas virtuais costumam investir muito dinheiro em anúncios e no design das páginas, mas costumam se esquecer da experiência do usuário.

    Se a sua loja tem uma grande quantidade de produtos, coloque em destaque na página inicial sua barra de busca, oferecendo aos clientes a oportunidade de acessar diretamente a página onde desejam estar, sem ter que explorar todas as categorias. Veja o site da marca Caderno Inteligente, que está sempre com vários lançamentos. Os clientes encontram o modelo que estão buscando com facilidade, pois a busca apresenta as fotos dos produtos.

    A barra de pesquisa do site da Caderno Inteligente impacta a taxa de conversão da marca de forma positiva

    Com apps como Findify e Instant Search+, você pode potencializar sua barra de busca através de resultados preditivos que ajudam seus clientes a encontrar o que procuram. Barras de busca inteligentes sugerem resultados e produtos conforme os usuários digitam, levando em consideração erros de grafia e nomes alternativos de produtos. Este é um ótimo modo de afetar sua taxa de conversão positivamente.

    Organize suas categorias com eficiência

    Para seus clientes, navegar pelo site da sua loja virtual deve ser algo fácil, simples e – acima de tudo – óbvio. Procure evitar separar seus produtos em muitas categorias diferentes. Ao invés disso, prefira listar de quatro a seis categorias genéricas que contenham subcategorias mais específicas em forma de lista suspensa. Organize suas categorias na barra de navegação com base na popularidade delas, destacando aquelas mais populares à frente.

    O menu suspenso de produtos do site da Maria Tangerina impacta a taxa de conversão da loja positivamente

    Veja o exemplo da loja Maria Tangerina, cujo produto principal são bolsas. O menu suspenso dessa categoria lista o nome dos modelos de bolsa, mas também apresenta uma divisão por cores, que pode ser uma característica interessante para determinada cliente. Isso com certeza é um fator determinante para a taxa de conversão da marca.

    Corrija links quebrados

    Links quebrados geram erros 404, que são ruins para a experiência do usuário e a otimização do mecanismo de pesquisa. Quanto mais rápido puder identificar e corrigir links quebrados usando sua ferramenta de análise, melhor. No Google Analytics, por exemplo, você pode encontrar links quebrados no relatório disponível em Comportamento > Conteúdo do site > Todas as páginas.

    Faça integração com o Instagram

    O Instagram é um meio muito popular para descobrir novos produtos. Ativar o Instagram Shopping na sua loja virtual é uma ótima oportunidade para inspirar seus fãs com lindas fotos e exibir seus produtos em um cenário diferente do seu site.

    Além disso, ter um perfil comercial para vender no Instagram vai ajudar a sua loja a contar com diferentes meios de divulgação, como vídeos, stories, IGTV e a contar com conteúdo gerado pelos usuários, ou seja, seus clientes. O Instagram é agora um grande marketplace do e-commerce, e vale a pena investir sobretudo nos Instagram Stories.

    Com mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente, é uma das redes sociais que mais cresce, conectando consumidores, influenciadores e marcas. Se você tirar as fotos certas, está no caminho certo para ganhar seguidores no Instagram interessados nos seus produtos. O segredo para dominar sua presença orgânica no Instagram é interagir com seus usuários.

    Você também pode incorporar seu feed do Instagram (e do conteúdo gerado pelos usuários da sua marca) na sua loja virtual com apps como Foursixty, Like2Have.it, SocialPhotos e Showcase. Assim, você pode promover seus principais produtos e fazer links diretos para as páginas deles no seu site, oferecendo uma forma visual interessante para encontrar novos produtos. Desse modo, você vai vender mais e melhorar sua taxa de conversão.

    lavanda em loja de produtos naturais

    Páginas de produto

    Cada uma das páginas de produto do seu site deve ser construída em torno de uma comunicação clara sobre o valor dos seus produtos para os clientes. Você deve criar experiências imersivas capazes de abranger todos os aspectos dos seus produtos e remover qualquer dúvida ou frustração.

    Use imagens de alta qualidade

    Fotos de produtos de alta qualidade são a parte mais importante de uma página de produto eficiente. A maioria dos consumidores afirma que fotos de produto de alta qualidade são uma parte muito importante do processo de compra – muitas vezes até mais importante do que as informações ou avaliações dos produtos.

    Como bônus, inclua um vídeo ou tutorial que demonstre seu produto em ação. Veja o exemplo do site da Weasy, loja Shopify que vende banheiros para cães e gatos. Na página de produto, eles explicam em detalhes como o produto funciona, mostrando cada etapa.

    Na página da Weasy há um passo a passo sobre como usar o banheiro para gatos que eles vendem. É uma ferramenta interessante para aprimorar a taxa de conversão dessa loja virtual.

     

    Não oculte informações negativas

    A pior coisa que você pode fazer é iludir seus clientes: não tenha medo de informá-los com sinceridade sobre aspectos como preços, prazo de entrega e estoque. Se você espera que os clientes queiram fazer novas compras e indicar a sua loja para outros consumidores, é preciso deixá-los com uma impressão ótima da sua marca: é aí que os pequenos gestos fazem toda a diferença. Você pode até ter algumas ideias, mas talvez seja difícil decidir por onde começar.

    Para fidelizar clientes, antes de mais nada você deve demonstrar que os valoriza. Afinal de contas, se a sua loja é um sucesso de vendas, você deve isso aos seus clientes. Invista em agradecimentos interessantes para garantir a satisfação e a fidelização dos consumidores, e sua demonstração de gratidão deve ir além de um simples e-mail dizendo “obrigado”. Você vai ver a diferença que pequenos gestos fazem na sua taxa de conversão.

    Destaque as avaliações dos seus produtos

    As avaliações de produtos são uma ótima maneira de diminuir as dúvidas dos compradores hesitantes e oferecer aos seus clientes a prova social de que precisam para clicar no botão “adicionar ao carrinho”. Na era digital atual, 95% dos consumidores tomam decisões sobre o que comprar com base em avaliações online

    Avaliações positivas podem fazer toda a diferença para convencer os compradores de que um produto realmente funciona e que vale a pena comprá-lo, além de ajudá-los a tomar decisões mais fundamentadas a respeito de tamanho, cor e outros aspectos. Os lojistas da Shopify podem utilizar o app Yotpo para incorporar avaliações dos clientes diretamente nas suas páginas de produto.

    As avaliações de produtos podem ser especialmente úteis para empresas de beleza e cuidados com a pele. A Biossance, por exemplo, exibe avaliações em todas as suas páginas de produto, sejam elas positivas ou não.

     

    A página de produto da Biossance apresenta avaliações positivas e negativas. Esse índice impacta em sua taxa de conversão.
    A página de avaliação da Biossance é um dos aspectos que mais impactam a taxa de conversão dessa marca.
    Biossance página de avaliação

    Experiência no checkout

    A experiência no checkout é uma das etapas finais do processo de compra de todo cliente. Portanto, ela deve ser extremamente suave e impecável, para evitar que clientes frustrados deixem para trás um carrinho abandonado no último minuto. As chances de o usuário abandonar o carrinho de compras são maiores se o checkout tem muitas etapas, não é claro nem objetivo, ou não oferece formas de pagamento variadas.

    Qualquer obstáculo no percurso do usuário até a finalização da compra pode levar ele ou ela a repensar a necessidade da compra. Quanto mais curta for a jornada do usuário, maior será a taxa de conversão e maior será a satisfação de seu cliente. Você já conhece o checkout transparente da Shopify? Ele pode ajudar nesse sentido.

    Preencha os dados do seu cliente automaticamente

    Você pode facilitar ainda mais a conclusão de novas compras com o preenchimento automático dos dados de envio e cobrança dos seus clientes. Quanto menos informações eles precisarem inserir, melhor. Estudos indicam que as conversões aumentam 200% quando as empresas permitem que os clientes preencham automaticamente as informações usando suas redes sociais.

    O checkout dinâmico é um dos novos recursos da Shopify para simplificar as vendas online. Ele é realizado em um único passo, personalizando a experiência de compra do cliente e aumentando a taxa de conversão da sua loja.

    Envie e-mails sobre carrinhos abandonados

    Um carrinho abandonado não significa que a venda está perdida. Existem estratégias importantes que sua loja pode adotar para convencer o usuário a voltar para seu site e concluir a compra. Uma delas é enviar um e-mail de abandono de carrinho, para relembrar esses clientes sobre os itens pelos quais eles já demonstraram interesse e oferecer um empurrãozinho para que voltem à sua loja e concluam a compra.


  • Esse tipo de e-mail pode ser criado na seção “Configurações” da sua área administrativa da Shopify. Acesse “Checkout” e role a barra para baixo até a opção “Carrinhos abandonados”. Você pode escolher enviar e-mails sobre carrinhos abandonados 1, 6, 10 ou 24 horas após o abandono do carrinho. Também é possível personalizar seus e-mails sobre carrinhos abandonados para que eles tenham a imagem e o tom da sua marca.

    Tela da plataforma da Shopify onde você pode configurar e-mails de carrinhos abandonados e melhorar sua taxa de conversão

    Otimize seus e-mails

    Na seção “Notificações” da sua área administrativa da Shopify, também é possível personalizar seus e-mails de confirmação de pedido – e de diversos outros tipos de situação, como pedido cancelado, fatura, reembolso e muito mais.

    Você pode usar nossos modelos pré-definidos personalizando com seu logo e cores da marca para conduzir seu cliente de volta ao seu site e otimizar seu funil de vendas. No e-mail de confirmação de pedido você pode incentivar seu cliente a se cadastrar na sua newsletter, fazer um link para algum conteúdo do seu blog ou oferecer descontos e promoções exclusivas em futuras compras, como sinal de consideração.

    produto sendo colocado dentro de uma embalagem

    Envios e devoluções

    Seu cliente já concluiu todo o processo de checkout? Calma, ainda não acabou. Você agora precisa lembrá-lo de que a compra não está finalizada até que o produto chegue até ele ou ela. Pense nessa forma de administrar os processos de envio e devoluções como uma oportunidade de encantar seus clientes e transformar todos aqueles compradores ocasionais em clientes duradouros.

    Você deve fazer tudo o que for possível para transformar o envio e as devoluções em algo agradável para seu público e, assim, afetar sua taxa de conversão e o atendimento ao cliente. Veja algumas dicas a seguir.

    Ofereça frete grátis

    Valores altos de frete são um aspecto negativo para muitos clientes e podem impedi-los de concluir uma compra. Especialmente para quem mora fora do eixo Rio-São Paulo. Experimente oferecer frete grátis para incentivar seus clientes a fazer pedidos, independentemente da distância da entrega.

    Não está podendo arcar com esse custo no momento? Não se preocupe. Uma política de frete bem explicada e com opções diversas não só estabelece expectativas realistas sobre custos e prazos, como também vira um recurso que pode ser usado toda vez que um cliente apresentar questionamentos em relação ao seu pedido.

    Ah, e não se esqueça de conversar com os parceiros de frete da Shopify, como o app Kangu, para ver os tipos de prazos que podem ser ofertados.

    Tenha uma política de reembolso clara

    Não é nenhuma surpresa o fato de que alguns clientes ainda hesitam em fazer compras online. Quando falamos de adquirir itens como roupas, pode ser difícil saber exatamente como será o caimento de uma peça, por exemplo. Para ajudar a amenizar as preocupações dos seus clientes, certifique-se de que seu negócio tem uma política clara de reembolso, trocas e devolução, para que eles saibam exatamente o que pode ser feito no caso de insatisfação com um pedido.

    Você pode usar o Gerador de Política de Reembolso do Shopify para criar uma política de reembolso para sua loja.

    papel pardo café e flores

    Informações adicionais

    Otimizar elementos como sua página inicial e as páginas de produto é crucial para levar seus clientes mais adiante no funil de conversão do seu site. Mas você também precisa garantir que sua loja tenha informações adicionais, como dados de contato e uma seção “Sobre”.

    Conte uma história em sua página “Sobre”

    Sua página “Sobre” ou "Quem Somos" deve ser muito mais do que apenas um resumo da sua loja. Ela deve vender a história da marca para os seus clientes. Os consumidores querem ver uma página "Sobre Nós" e aprender mais sobre a marca e as pessoas por trás dos produtos. Uma página desse tipo deve oferecer respostas às perguntas que atiçam a curiosidade dos clientes.

    Muitos clientes estão interessados na missão e no objetivo do seu negócio e em saber se eles compartilham dos valores da sua empresa (por exemplo, sua posição sobre sustentabilidade). Eles vão visitar sua página "Quem Somos" para saber mais sobre de quem estão comprando e, no caso de clientes com maior consciência social, para saber como o negócio é conduzido.

    Crie uma página de contato detalhada

    Caso seus clientes queiram entrar em contato com você, eles devem conseguir fazer isso com facilidade. Uma página de contato também é uma forma de reafirmar aos clientes que há uma pessoa ouvindo reclamações e feedbacks. Facilitar a forma como os clientes entram em contato com você caso tenham algum problema pode salvar uma venda e impactar sua taxa de conversão.

    Para os clientes, não conseguir compartilhar suas impressões e opiniões – sejam elas positivas ou negativas – é uma experiência completamente frustrante. Sua página de contato deve incluir formas para seus clientes entrarem em contato com você quando tiverem um problema, além de ser uma oportunidade para que eles engajem com a sua marca de uma forma divertida e estimulante.

    Veja um breve checklist de todos os itens que sua página de contato deve incluir:

    • E-mail ou formulário de contato
    • Sua localização física, junto a um mapa e direções
    • Horário de funcionamento
    • Links para seus perfis nas redes sociais
    • Opções de contato para suporte, incluindo telefone ou e-mail
    Um carro esportivo vermelho representa velocidade - um aspecto importante que seu site deve apresentar para ter uma alta taxa de conversão de vendas.

    Velocidade e desempenho do site

    O desempenho do seu site está intimamente ligado ao sucesso do seu negócio. Estudos afirmam que, caso o carregamento de um website leve mais do que três segundos, 40% dos visitantes vão sair do site imediatamente. É uma enorme quantidade de tráfego que você pode estar negligenciando sem nem perceber – isso impacta e muito sua taxa de conversão.

    É como se você tivesse que esperar do lado de fora de uma loja e precisasse aguardar até que o dono viesse abrir a porta para você poder entrar. Um ou dois segundos até que a gente podia esperar, mas quinze? Trinta? Experimente contar em voz alta para você entender o  que seus clientes estão sentindo.

    Tenha um site responsivo

    Tornar seu site responsivo para o ambiente mobile deve ser uma prioridade para a sua empresa. Felizmente, caso você tenha uma loja no Shopify, todos os temas da plataforma são automaticamente otimizados para oferecer uma exibição adequada em qualquer tipo de dispositivo, móvel ou não.

    Otimize o tempo de carregamento do seu site

    A forma mais fácil para verificar o tempo de carregamento da sua loja online é utilizar a ferramenta Pagespeed Insights do Google. Ela vai apresentar um relatório detalhado sobre a velocidade de carregamento do seu site, além de indicar qualquer problema que você precise resolver para aprimorá-la.

    Embora otimizar a velocidade do site da sua loja virtual possa ser um processo complicado, existem alguns aspectos que você deve ter sempre em mente considerando sua taxa de conversão de vendas. O tamanho das imagens pode ter um impacto significativo na rapidez do carregamento do seu website. Experimente comprimir e otimizar cada imagem usando uma ferramenta como o ImageOptim, por exemplo. Esse programa remove todos os dados necessários de cada arquivo de imagem, criando tamanhos de arquivo muitos menores – sem diferenças visuais perceptíveis.

    Além disso, os lojistas do Shopify podem tentar desinstalar apps que não estejam mais usando, pois eles podem afetar o tempo de carregamento do seu site, mesmo quando estão desativados.

    PageFly Homepage

    Dicas e insights da PageFly para lojistas brasileiros 

    Você já conhece a PageFly? Ela é uma parceira da Shopify criada em 2017 e que já ajudou milhares de lojistas do mundo todo a criar suas lojas virtuais, com ferramentas eficientes para conversão de vendas e web design focado na experiência do usuário. São lojistas dos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, Brasil e muitos outros.

    Na App Store da Shopify, a PageFly tem uma nota 4,9/5,0, com mais de cinco mil avaliações de nota máxima. Com certeza, é o page builder mais amado da nossa plataforma, estando em primeiro lugar na categoria Design da loja e entre os cinco primeiros na categoria Conversão.

    📣 A PageFly realizou uma pesquisa recente com lojistas Shopify de todo o mundo que apresentou alguns dados bem interessantes. Conversamos com eles sobre isso:

    Quantas lojas da Shopify foram desenvolvidas com a ajuda da PageFly?

    Mais de 120 mil em todo o mundo. Ajudamos os lojistas a entender a definição de funis de vendas e porque eles precisam ter um ou mais funis em sua loja. É preciso também criar lead magnets, landing pages para coletar leads e fazer vendas – explicamos tudo isso sem complicações. 

    Qual a impressão dos lojistas em relação à conversão de cada tipo de página?

    Para 26,7% dos entrevistados, as páginas regulares de suas lojas são aquelas que têm a maior taxa de conversão, em segundo lugar estão as Páginas Iniciais ou Home Pages. As páginas regulares são a categoria mais criada pelos usuários da PageFly, são mais de 500 mil páginas, o que representa 48,90%.

    Outros tipos de páginas têm mais conversão que outras? Existe algum tipo de "macete" para isso?

    Fizemos um estudo detalhado com as 23 lojas de melhor desempenho que criamos e chegamos a alguns números interessantes. 61% delas têm uma Página de introdução (com ou sem botão de CTA ou banners no topo). 57% das lojas têm páginas específicas sobre informações de produtos, já 52% têm páginas com sugestões de produtos. Pouco mais da metade, 52%, têm páginas de história da marca e 35% têm selos de confiança e inscrição para newsletters. São alguns detalhes que fazem a diferença na hora de converter leads e fazer vendas.   

    Mãos à obra!

    Agora que você já tem uma lista de ideias, chegou a hora de começar a otimizar sua loja virtual! Faça experimentos e descubra formas de aumentar suas conversões para assim vender mais.

    Lembre-se: precisamos fazer testes regularmente. Só assim saberemos que direção tomar para continuar vendendo bem e constantemente. 

    Perguntas frequentes sobre taxa de conversão

    O que é taxa de conversão?

    É transformar o tráfego da sua loja virtual em clientes pagantes. As conversões ocorrem a todo instante, até a chegada desse momento ideal, a concretização da venda.

    Como calcular taxa de conversão?

    Para saber sua taxa de conversão atual, você precisa ter o Google Analytics configurado na sua loja virtual. Com ele, você vai poder descobrir a taxa de conversão de partes específicas do seu site.

    O que é uma boa taxa de conversão?

    Táticas que funcionam muito bem com uma loja podem ser nulas em outra. Por isso, é importante que você comece a fazer experimentos hoje mesmo, só assim você pode avaliar seus resultados e descobrir como eles podem ajudar a ampliar o sucesso da sua loja virtual.

    Qual a taxa de conversão do marketing digital?

    Não existe uma meta específica, por isso é algo que você precisa continuar aperfeiçoando sempre usando ferramentas de otimização da taxa de conversão.

    Quer saber mais?



    Marina Borges Redatora ShopifySobre a autora

    Marina Borges é tradutora. Mãe de pets e plantas, é apaixonada por carnaval e música das antigas.

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