Não sabe o que postar no Instagram? Temos 20 ideias para você

Não sabe o que postar no Instagram? Temos 20 ideias para você

Para muitos empreendedores e lojistas, não há nem o que discutir quando o assunto é Instagram: ter uma presença forte na plataforma é simplesmente essencial.

O processo é simples, basta criar uma conta e configurar um perfil. Mas aí vem a temida pergunta: 

O que postar no Instagram?

Se você também trabalha no e-commerce ou no varejo, já deve ter se deparado com essa mesma questão.

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A pressão para gerar novos conteúdos constantemente é real, até porque alguns estudos mais recentes sugerem que o ideal é uma frequência de postagem de 1,5 vezes ao dia (ou seja, três postagens ao longo de dois dias).

Por sorte, temos uma boa notícia: não há uma única estratégia para o Instagram. Na verdade, dá para contar com diversas ferramentas diferentes para deixar o seu feed sempre atualizado – e os seus seguidores, sempre engajados.

Hoje, vamos conversar sobre o que postar no Instagram, mostrar alguns exemplos concretos de bons conteúdos para quando você precisar de um pouquinho de inspiração e, por último, vamos falar sobre a importância de postar de acordo com um cronograma já definido.

Como postar no Instagram e determinar o equilíbrio certo do feed

Com uma taxa de engajamento de usuários bem maior do que a que se vê em outras plataformas sociais e um algoritmo que favorece conteúdos e interações de natureza orgânica, não há dúvidas de que o Instagram é a rede social certa para aqueles que querem criar (e consumir) conteúdos de qualidade.

Além disso, o Instagram também é uma excelente plataforma para marcas e empresas que têm como objetivo criar e cultivar uma relação mais próxima com seus clientes e públicos-alvo.

É justamente por conta dessa enorme variedade de recursos e possibilidades que você, como empreendedor ou empreendedora, precisa encontrar o equilíbrio certo entre os tipos de conteúdos que vai postar no Instagram; conteúdos que, afinal, precisam cativar clientes em diferentes estágios da jornada de compra.

Você pode, por exemplo, postar:

  • Frases inspiradoras que incentivem novos usuários a deixarem um comentário ou seguirem o perfil da loja;
  • Adesivos de compra para converter os seguidores que já estão prontos para realizar uma compra;
  • Vídeos exclusivos com um “por trás das cenas” para incentivar novas compras e dar um gostinho a mais para aqueles clientes já fidelizados.

A seguir, vamos analisar como cada uma dessas ideias de conteúdo pode contribuir para os seus objetivos a longo, médio e curto prazo.

O que postar no Instagram: 20 ideias de posts

As 20 ideias e sugestões sobre o que postar no Instagram que estão aqui embaixo podem ajudar a sua loja a atingir objetivos diversos, como mencionamos ali em cima – mas também podem fazer maravilhas para a sua taxa de engajamento, para o tráfego da loja e para o número de vendas.

Vamos começar?

1. Exiba e anuncie os seus produtos 

É claro que, se você tem uma loja virtual, grande parte do que você postar no Instagram será composto por fotos e vídeos dos seus produtos. Esses tipos de conteúdo impulsionam o número de vendas da loja e ainda ajudam a promover a marca dentro da plataforma.

Vale notar que esses posts podem conter fotos exclusivas do seu produto, ou então algumas fotos que exibam os itens da loja como elementos relevantes para um determinado estilo de vida.

Qualquer que seja o caminho escolhido, lembre-se de que o conteúdo final precisa ser criado com cuidado para evitar a sensação de que é artificial, falso ou mesmo um spam. Por isso mesmo, dê uma atenção especial às legendas das imagens e escolha com muito cuidado as hashtags que deseja utilizar.

Outra possibilidade é postar conteúdos que funcionem como uma forma de anúncio do produto, destacando os pontos principais do lançamento e, claro, da marca.

A Biossance, por exemplo, já vem empregando essa técnica com muito sucesso:

O que postar no Instagram: post da Biossance

Outra opção é criar posts que tenham, como objetivo, transmitir uma emoção ou um sentimento; algo positivo com o qual a marca possa ser associada.

2. Fidelize clientes com adesivos de compra

As tags e adesivos de compra são recursos exclusivos para posts e Stories, e têm como objetivo facilitar a experiência de compra do cliente: com eles, o processo de compra é feito todo no Instagram.

Os adesivos de compra são expandidos quando o usuário clica na imagem. Se ele clicar uma segunda vez, será redirecionado para a página da loja para concluir a compra.

Dá uma olhada neste post da Caderno Inteligente, que integra com bastante naturalidade os adesivos de compra às fotos para Instagram da loja:

O que postar no Instagram: post da Caderno Inteligente

Vale destacar que as tags e os adesivos de produto simplificam a experiência de compra em dispositivos móveis, reduzindo a probabilidade de carrinhos abandonados e potencializando o número de vendas da marca.

Além disso, as tags também podem ser especialmente úteis para anunciar promoções, ofertas ou descontos especiais. 

3. Mostre os bastidores da marca

Os usuários do Instagram adoram conteúdos exclusivos, especialmente aqueles que mostram os bastidores de uma marca, de uma campanha especial ou mesmo de um evento badalado.

Conteúdos dessa natureza colaboram para a criação de uma marca transparente, honesta e descontraída; além disso, ajudam a construir uma relação de confiança entre marca e seguidores.

A melhor parte desse tipo de conteúdo é o fato de que ele não precisa ser totalmente perfeito e estilizado, como aqueles que vão para o feed: você pode apostar no fator descontração e aproveitar o momento para criar vídeos espontâneos, que mostrem o lado humano por trás da marca.

A Ilustralle, por exemplo, criou uma seção inteira de Destaques só com cenas dos bastidores da marca:

O que postar no Instagram: post da Ilustralle

4. Não fuja das lives

As lives são excelentes recursos para marcas e perfis que querem conquistar um número maior de seguidores em pouco tempo. Como as lives dependem da interação entre você e os seguidores, o produto final é sempre um conteúdo autêntico e instantâneo.

Não sabe o que fazer numa live? Bom, você pode responder perguntas, mostrar conteúdos de bastidores e, se preferir, também pode colocar o vídeo inteiro como Stories depois de encerrá-lo.

Aqui vão algumas dicas importantes sobre como fazer uma live: 

  • Anuncie o evento com antecedência, para que os seus seguidores saibam que ele vai acontecer;
  • Crie um roteiro e pratique um pouquinho antes do grande dia;
  • Calcule um intervalo antes de começar para que todos os seus seguidores possam acessar a live (algo entre 30 segundos e 1 minuto);
  • Escolha um espaço com boa iluminação e poucos ruídos externos.

5. Publique conteúdos gerados pelos usuários

Conteúdos gerados por usuários são aliados poderosos e podem fazer maravilhas pelo seu perfil, pois mostram que você se importa com a sua comunidade de seguidores.

Uma das grandes vantagens desse tipo de conteúdo é que ele pode ser usado para promover a marca de uma maneira sutil, mas altamente eficiente. A Macchiato Papelaria, por exemplo, sempre publica imagens enviadas pelos clientes da marca:

O que postar no Instagram: post da Macchiato Papelaria

Uma boa forma de solicitar conteúdos gerados pelos usuários é deixar uma mensagem fixada no perfil (ou nos Stories) da loja e, se preferir, incluir uma hashtag exclusiva.

Encontrou um bom conteúdo? Não se esqueça de pedir permissão do usuário para publicá-lo no seu feed!

6. Mostre aqueles que fazem acontecer: os seus funcionários

Conteúdos que mostram o dia a dia dos seus funcionários na criação de produtos ou até mesmo fotos para Instagram criadas por esses próprios funcionários também são boas fontes de engajamento. Além do mais, é uma excelente forma de mostrar o lado humano da sua marca e potencializar a confiança que o cliente depositou em você.

Quer um pouquinho de inspiração? A Braveman pode te ajudar:

O que postar no Instagram: post da Braveman

Uma bela foto de altíssima qualidade que não só mostra as mãos por trás da fabricação, mas também enfatiza o aspecto manual e artesanal do produto.

Nada melhor do que comprar um produto sabendo que ele foi feito com tanto carinho e cuidado, não é?


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 7. Anuncie novos produtos ou coleções

Uma estratégia simples, mas eficiente, é postar no Instagram apenas conteúdos visualmente cativantes para anunciar novos produtos e coleções da marca.

Fotos e vídeos promocionais não só aumentam a quantidade de conteúdos postados na plataforma como também incentivam os usuários a seguirem o perfil de volta – afinal, quem é que não quer ficar por dentro de todas as novidades de uma marca que gosta?

A Insecta Shoes tem o costume de postar conteúdos com uma estética bem agradável e bonita, que sempre se comunica não só com o produto em si, mas também com a própria identidade da marca:

O que postar no Instagram: post da Insecta Shoes

Uma outra opção é compartilhar fatos e acontecimentos relevantes para a marca, como a milésima venda, o aniversário da loja e assim por diante.

8. Organize um concurso ou sorteio

Se o objetivo é gerar altos níveis de engajamento e uma boa dose de expectativa entre os clientes, por que não investir nos concursos e sorteios virtuais? Eventos desse tipo ajudam a aumentar o alcance da marca e a captar uma boa quantidade de conteúdos gerados pelos usuários.

Para otimizar os seus resultados, ofereça um prêmio que seja relevante para o seu público-alvo, mesmo que não seja um item comum ou tradicional.

O motivo? Qualquer pessoa vai querer participar se o prêmio for um iPhone, por exemplo, e no final do dia você não terá conquistado níveis orgânicos de engajamento: apenas conteúdos gerados por gente que talvez nem se encaixe dentro do seu público-alvo.

Se estiver precisando de inspiração, dá uma olhada no post da Pantynova, que fez um sorteio de Natal:

O que postar no Instagram: post da Pantynova

9. Aproveite as datas comemorativas e outros feriados

Quem é que não gosta de comemorar feriados e celebrar datas importantes? E olha que vale tudo: do Natal até aqueles que nem são tão oficiais, como o Dia do Amigo ou o Dia dos Cães.

Você pode aproveitar o embalo e a expectativa gerada por essas datas para criar fotos para Instagram e outros conteúdos específicos sobre o tema. Em termos de tópicos e assuntos, vale tudo: anunciar produtos, criar memes, compartilhar histórias relevantes...

A Clo, por exemplo, aproveitou o Halloween para postar uma foto descontraída – mas que ainda assim está conectada aos produtos da loja:

O que postar no Instagram: post da Clo

Se você optar por usar hashtags em conteúdos como este, atenção: elas precisam ser relevantes e seguir a tendência das hashtags que estão em alta; caso contrário, as chances de que o conteúdo seja encontrado podem diminuir drasticamente.

10. Incentive os seus seguidores a marcarem um amigo

Pedir para que os seus seguidores marquem um amigo é uma das estratégias mais antigas do marketing no Instagram, mas também é uma das mais eficientes.

Muitas vezes utilizada em conjunto com um concurso ou sorteio, esta estratégia tem como objetivo principal incentivar os clientes a marcarem um amigo ou conhecido que gostaria do produto ou do conteúdo anunciado no post.

Por mais que seja uma excelente estratégia para gerar uma boa prova social e possivelmente conquistar novos seguidores, é importante lembrar que ela deve ser utilizada com bastante cuidado para não parecer que você está apenas gerando conteúdos genéricos com o objetivo de ganhar mais seguidores.

11. Compartilhe frases e mensagens relevantes

Não sabe o que postar no Instagram? Uma boa solução são as frases e mensagens inspiradoras. Afinal, tem tanta coisa ruim espalhada pela internet que às vezes é bom encontrar uma mensagem legal e motivadora.

Além disso, conteúdos desse tipo também podem beneficiar (e muito) a relação da marca com os seguidores. Dá uma olhada no exemplo da Utopiar, que vem fazendo uma integração bem legal entre Instagram e blog:

O que postar no Instagram: post da Utopiar

12. Crie vídeos originais

Não há mais como negar que o vídeo tem se tornado um canal extremamente relevante dentro das redes sociais. Além de ser um meio interativo, ele permite a criação de conteúdos promocionais, vlogs, sessões de perguntas e respostas e muito mais.

Desde o lançamento do IGTV, o Instagram tem se transformado em uma plataforma cada vez mais compatível com interesses comerciais; por isso mesmo, vale a pena mergulhar no tema.

Quer conhecer o potencial de conteúdos em vídeo? Nós temos um post inteiro só sobre o tema.

13. Lute por uma causa social

Uma das formas mais eficientes de demonstrar seu compromisso com o mundo é mostrar que você não está trabalhando no e-commerce apenas pelo lucro.

É importante que você, enquanto lojista e empreendedor, envolva-se ativamente em alguma causa social – uma que tenha atuação local, regional ou mesmo internacional.

A Sobrebarba, por exemplo, sempre compartilha o trabalho em parceria e/ou o contato da loja com iniciativas sociais:

O que postar no Instagram: post da Sobrebarba

14. Faça a cobertura de um evento

O Instagram é uma excelente plataforma para compartilhar qualquer tipo de acontecimento; por isso, que tal postar sobre um evento específico ou sobre um do qual a sua loja tenha participado?

Você pode criar uma estratégia específica e postar conteúdos antes, depois e durante o evento em questão, gerando expectativa e envolvimento por parte dos seguidores.

15. Crie conteúdos com influenciadores

Está querendo saber o que postar no Instagram para impulsionar o alcance da loja e conquistar mais seguidores? Bom, uma das soluções é postar conteúdos em parcerias com influenciadores digitais.

Contudo, é importante lembrar que o marketing de influência não é feito apenas por influenciadores com milhares de seguidores; na verdade, uma marca pode ter um sucesso considerável mesmo com microinfluenciadores.

Apesar de terem menos seguidores, os microinfluenciadores geralmente estão mais abertos a trabalharem com pequenas empresas e possuem tarifas menores – além disso, é bom não subestimar o valor que esse número reduzido de seguidores pode ter.

16. Faça parcerias com outras marcas

Uma parceria com outra marca pode fazer parte de uma estratégia longa e duradoura, mas também pode ficar restrita a um pequeno comentário e alguns conteúdos exclusivos. O importante é criar vínculos relevantes e mostrar aos seguidores que a sua marca não está trabalhando sozinha.

Idealmente, você deve procurar marcas e lojas que tenham alguma ligação direta com os seus produtos: se você vende tapetes de yoga, por exemplo, pode firmar uma boa parceria com uma loja que vende roupas voltadas para a prática da yoga e assim por diante.

A Ekomat, exemplo, divulgou sua parceria com duas empreendedoras que produzem itens naturais e desenvolveram um kit exclusivo para a marca:

O que postar no Instagram: post da Ekomat

17. Faça perguntas e forneça respostas

Um excelente tipo de conteúdo para postar no Instagram é um que seja interativo por natureza, como as sessões de perguntas e respostas ou as enquetes dos Stories.

A grande vantagem desses conteúdos é que eles incentivam um envolvimento ativo dos seguidores e geram expectativa, já que sempre há a possibilidade de que você responda todas as perguntas.

O Instagram da Pantys, por exemplo, tem um Destaque só com perguntas frequentes:

O que postar no Instagram: post da Pantys

Se você optar for fazer uma sessão de perguntas e respostas, a melhor forma de transmiti-la é ao vivo, como uma live.

18. Solicite comentários e conteúdos dos seguidores

Nós já falamos da importância de conteúdos gerados pelo usuário; agora, está na hora de ver como você pode solicitar e incentivar a criação desses conteúdos para postar no Instagram.

A estratégia mais recomendada é criar um post projetado especificamente para isso: em outras palavras, um conteúdo que motive os clientes a compartilharem conteúdos próprios e a deixarem suas opiniões registradas no perfil da marca.

Para que isso dê certo, você pode ou compartilhar uma história e pedir que os outros deixem suas próprias histórias nos comentários, ou então postar uma pergunta e pedir as respostas, como a Zissou fez:

O que postar no Instagram: post da Zissou

19. Crie tutoriais em vídeo

Conteúdos em vídeo são extremamente valiosos, pois serão consumidos pelos seus seguidores num piscar de olhos.

Invista na criação de vídeos no estilo tutorial, no qual você mostra como usar ou configurar o produto que está sendo vendido na loja. Além de ser um conteúdo relevante para quem já fez a compra, você pode acabar angariando novas vendas se souber mostrar os pontos fortes do item em questão.

20. Invista na criação de conteúdos no formato carrossel

O formato carrossel nada mais é do que um recurso do Instagram que, desde 2017, permite a publicação de várias imagens (e mesmo vídeos) em um único post.

Para lojistas e empreendedores, o carrossel permite:

  • Anunciar um produto a partir de diversos ângulos;
  • Promover produtos relacionados e incluir o adesivo de compra;
  • Publicar uma série exclusiva de imagens capturadas em um evento;
  • Compartilhar um tutorial de produto.

Na imagem abaixo, a parte sinalizada em branco indica o início do post carrossel da Men's Market:

Post de Instagram da Men's Maket

Como criar um calendário de publicação de conteúdos

Eu sei, nós mostramos 20 tipos de conteúdo para postar no Instagram. É muita coisa!

O importante, no entanto, é que você saiba que, mesmo diversificando os posts da marca, dá para manter um perfil bem divertido e com um bom número de seguidores.

Só que ficar com isso tudo em dia pode ser um pouquinho complicado, especialmente se você estiver fazendo tudo por conta própria. Por isso, recomendamos a criação de um calendário para monitorar e acompanhar os posts da marca – de preferência um que tenha um software de agendamento.

Com ele, você pode:

  • Postar no Instagram mesmo no computador (o que facilita o processo de criação, edição e gerenciamento);
  • Agendar posts com antecedência;
  • Organizar os conteúdos que precisam ser postados e armazenar aqueles que já foram publicados.

Later é apenas um exemplo desses softwares de agendamento, mas é um dos melhores. Com uma interface intuitiva e o recurso arrastar e soltar para mover conteúdos, o Later pode ser um aliado poderoso para a sua marca (só não se esqueça que ele ainda está disponível apenas em inglês).

Outra solução bem interessante é o Hootsuite, disponível em português. A plataforma também permite o agendamento de conteúdos nas redes sociais.

 

Quer saber mais sobre como expandir a sua presença no Instagram? Então dá uma olhada no nosso post com 7 estratégias para fazer marketing de conteúdo na plataforma.

Consistência e diversidade andam de mãos dadas

Agora que você já viu algumas das opções de conteúdos disponíveis, está na hora de avaliar com calma aquelas que podem funcionar para a sua marca. Não tenha medo de deixar a criatividade correr solta e misturar algumas das estratégias que a gente mencionou, viu?

A ideia, ao final do dia, é criar uma marca consistente e instantaneamente reconhecida, mas que tenha posts diversificados e que saiba brincar com os recursos da plataforma.

Boa sorte!

O que postar no Instagram: Perguntas Frequentes

Qual é o melhor horário para postar no Instagram?

De acordo com um levantamento realizado pela Later, o melhor horário para postar no Instagram é entre 11h da manhã e 13h da tarde (horário de Brasília). Contudo, esse horário pode variar dependendo dos seus seguidores e do tipo de relação que eles têm com a marca.

Contas de empresa e de lojas: o que não fazer?

1. Não exagere nas hashtags (e não as utilize incorretamente)
2. Não publique imagens encontradas via busca no Google
3. Não publique conteúdos entediantes ou repetitivos
4. Não publique muitas imagens similares de uma vez só
5. Não publique conteúdos falsos ou chamativos para atrair cliques e engajamento
6. Não roube conteúdos publicados em outras contas
7. Não publique conteúdos sem legendas

O que postar nos Stories do Instagram?

Os Stories são imensamente versáteis, e você pode usar esse espaço para publicar conteúdos diversos. Por exemplo:
Promoções: avisar sobre novos produtos, promoções temáticas e descontos para feriados e outros eventos
Conteúdo de engajamento: interagir com os seguidores via enquetes, lives, caixas de pergunta e muito mais
Conteúdo dos “bastidores”: mostrar o que acontece por trás das cenas, como os produtos são feitos, como as campanhas de publicidade são gravadas e por aí vai

O que postar no Instagram para conseguir seguidores?

1. Fotos de produtos
2. Conteúdos de “bastidores” ou “por trás das cenas”
3. Instagram Reels
4. Conteúdo gerado por seguidores da marca
5. Sorteios e concursos
6. Tutoriais em vídeo
7. Conteúdo feito em parceria com influenciadores e influenciadoras
8. Anúncios e lançamentos
9. Frases inspiradoras

Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Fran Saraco

Tradução e localização: Marcela Lanius

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