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Ideias e atitudes criativas para demonstrar sua gratidão aos clientes

Demonstrar gratidão pela preferência é uma das maneiras mais fáceis de estreitar relações. Mesmo sendo uma atitude simples, pouquíssimas empresas dedicam-se a fazer um agradecimento ao cliente pela parceria e confiança depositada.

Empresas de e-commerce não podem desperdiçar oportunidades para se destacar da concorrência, e nem sempre concorrer em termos de preço ou eficiência é o mais viável. Entretanto, lojas novas e em desenvolvimento devem investir em diferenciais como produto, marca e atendimento ao cliente.

Frases de agradecimento objetivas e pessoais mostram o lado humano da marca.

Empresas que buscam criar boas experiências para deixar o cliente ainda mais satisfeito podem apostar na lealdade e nas indicações para superar os gigantes do mercado e conquistar seu lugar ao sol. Nessa jornada, enviar mensagens de agradecimento ao cliente pode render resultados surpreendentes. Segundo uma pesquisa de relacionamento, 87% dos consumidores pararam de comprar de uma marca após um atendimento ruim, por exemplo.

Agradecer a confiança do cliente pode ser uma ferramenta de reforço ao bom atendimento, portanto, não desperdice sua chance. Escrever frases de agradecimento objetivas e pessoais ajuda a mostrar o lado humano da marca, desenvolver novos relacionamentos e fidelizar o cliente.

Como criar mensagens de agradecimento aos clientes

Um bom agradecimento não precisa ser complicado. Não existe uma forma perfeita de fazer um agradecimento aos clientes, e eles não têm altas expectativas quanto a isso. Entretanto, você pode adequar sua mensagem a diferentes situações.

Agradeça sem a expectativa de receber algo em troca. Não tente empurrar novos produtos nem pedir que o cliente compartilhe sua atitude nas redes sociais. O foco é apenas dizer “obrigado”. Use frases simples, pessoais e diretas, demonstrando que você está feliz pela confiança depositada. Isso é mais que suficiente para estreitar o relacionamento com o cliente.

1. A quem você deve agradecer?

Agradecer a cada cliente pela confiança pode ser exaustivo e até parecer forçado. Além disso, à medida que sua empresa crescer, será preciso aumentar a sua equipe para dar conta dessa tarefa. Portanto, talvez seja interessante segmentar os clientes em grupos e definir prioridades.

Distribuir brindes a cada pedido detonará seu orçamento em pouco tempo. Entretanto, segmentar clientes importantes e enviar um bilhete manuscrito com um presente sofisticado pode fortalecer essa relação de confiança. Veja algumas formas de segmentar seus clientes:

  • Todo cliente que já fez uma compra;
  • Todo cliente que já fez mais de uma compra;
  • Qualquer pessoa que buscou atendimento;
  • Aniversariantes de determinado período;
  • Clientes importantes (como você define importante?);
  • Clientes variados em momentos aleatórios;
  • Cartões em datas comemorativas.

2. Defina o orçamento adequado

O orçamento do seu plano de agradecimento deve estar vinculado ao número de clientes que você pretende alcançar. Mesmo que você queira dizer “obrigado” a cada um deles, não é preciso gastar muito para agradar.

O que faz esses esforços serem especiais e surpreendentes não é o dinheiro, mas o cuidado e a criatividade dedicados. Atitudes comedidas costumam ser eficazes para estreitar a relação com o cliente e gerar mais confiança. Confira exemplos de agradecimentos simples e econômicos.

3. Crie um processo repetível

Não importa se você pretende agradecer a preferência em cada pedido ou em determinadas situações. Seja qual for a decisão, crie um processo repetível para que seu “obrigado” chegue até o cliente. Seu processo não precisa necessariamente ser automatizado, mas procure estruturá-lo de alguma forma.

Se você tiver uma equipe, pense em um jeito simples de envolvê-la nesse trabalho. Vocês podem usar planilhas compartilhadas online ou fazer uma reunião especial para escrever as frases em cartões manuscritos. Reunir toda a equipe nesses momentos criará uma cultura de gratidão na empresa.

 


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Cinco modos de fazer um agradecimento ao cliente

Fazer um agradecimento ao cliente.

O planejamento criativo e a tomada de decisões são essenciais para proporcionar momentos agradáveis ao cliente, mas será preciso fundamentar suas ações em algumas ideias simples.

Se precisar de inspiração, listamos abaixo cinco modos de demonstrar gratidão e incluímos exemplos de empresas que buscam fortalecer a relação com seu cliente.

  1. Elabore frases de agradecimento manuscritas;
  2. Inclua itens adicionais nas entregas;
  3. Envie brindes ou amostras;
  4. Ofereça descontos nas compras;
  5. Destaque seu cliente.

1. Elabore frases de agradecimento manuscritas

Eis uma forma comprovadamente bem-sucedida de demonstrar gratidão ao cliente: personalizar suas notas, mostrando o lado humano da empresa. Frases de agradecimento manuscritas geram resultados eficazes porque representam um hábito que já se perdeu. Qual foi a última vez que você enviou uma carta, em vez de mandar um e-mail ou uma mensagem pelas redes sociais?

Cada vez mais, as tecnologias oferecem meios incríveis e ágeis de enviar mensagens, mas um cartão com frases manuscritas supera a natureza efêmera da web, criando um relacionamento tangível e significativo e deixando os clientes satisfeitos com a dedicação no atendimento.

Ao escrever sua nota de agradecimento ao cliente, lembre-se destas cinco dicas:

  1. Use cartões exclusivos e de boa qualidade que representem sua marca;
  2. É importante usar (e personalizar!) o nome do cliente (“Olá, Marina. Agradeço por nos escolher novamente.”, “Oi, Ricardo. Obrigado pela confiança. Conte sempre conosco”);
  3. Crie frases de agradecimento personalizadas, evite generalizar demais (“Obrigado por confiar em nós, esperamos que você aproveite seu cachecol”);
  4. Cite uma interação específica, mostrando que a nota se aplica a uma situação vivida com o cliente (“Obrigado por compartilhar seu feedback. Desejamos que sua família também goste da surpresa.”);
  5. Finalize com uma saudação calorosa, mas profissional (“Agradecemos pela parceria e pela preferência!”, “Obrigado por ser nosso cliente”, “É um privilégio atender à sua empresa”, “É um prazer fazer parte da sua jornada” etc.).

    Mochissimo

    A Mochissimo se descreve como uma empresa criada para encantar o paladar brasileiro, mas acabou encantando também com o capricho dos cartões com frases de agradecimento manuscritas. Além de garantir a satisfação com seus sabores de sorvete, a marca acertou em cheio ao agradar o cliente com seu recado especial.

    Cat Club

    Enviar uma mensagem de agradecimento ao cliente pode gerar resultados ainda melhores em casos de problemas durante a compra. Com um cartão personalizado, a Cat Club garantiu a satisfação da cliente e ainda conquistou uma avaliação superpositiva do atendimento nas redes sociais.

    Escrever e enviar uma mensagem com frases manuscritas para cada pedido nem sempre é viável, mas você pode estabelecer uma meta pessoal ou para seus funcionários. Trabalhar com toda a equipe em iniciativas desse tipo ajudará a criar uma cultura de gratidão na empresa.

    Aliás, seus cartões não precisam sempre ser enviados com o produto. Você pode enviá-los em outros momentos, como ao esclarecer a dúvida de um cliente, agradecer pela preferência em um pedido grande, em épocas festivas, por e-mail ou até pessoalmente.

    2. Inclua itens adicionais nas entregas

    Incluir pequenos itens nos pedidos é uma ótima forma de fazer um agradecimento ao cliente pela preferência e pela confiança. Já que você pagou pelo frete e pela embalagem, enviar um agrado talvez não custe tão caro.

    A ideia aqui é superar a expectativa do cliente. Abrir um pacote já é uma experiência e tanto, pois o cliente aguarda ansiosamente para receber seu novo produto. Em um momento tão especial, receber uma lembrancinha extra reforça ainda mais a experiência positiva. Além disso, você ganha uma oportunidade de agregar valor ao pedido.

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    O Instagram da ANDY Papelaria & Presentes tem um destaque dedicado a depoimentos de clientes satisfeitos com os produtos e mimos recebidos, entre eles, bilhetinhos com frases manuscritas. Os brindes são pequenos, mas despertam sensações positivas de afeto e alegria.

    story nota manuscrita e brinde

    Decida se os itens enviados serão segmentados ou abrangentes. Seja qual for sua decisão, garanta que os empacotadores conheçam suas orientações e distribuam os itens igualmente nos pedidos.

    Se precisar de ajuda para enviar os pedidos, confira dicas sobre embalagem, serviços de entrega, rastreamento e aplicativos úteis no Guia sobre transporte e processamento em e-commerce.

    3. Envie brindes ou amostras

    Nada agrada mais um cliente do que receber amostras grátis. Enviar uma pequena amostra ou brinde com o pedido é ótimo para demonstrar que você está satisfeito com a parceria.

    Além de serem uma estratégia incrível para surpreender, as amostras proporcionam uma experiência nova para o cliente. Se ele gostar, talvez compre o produto no próximo pedido. Combine a amostra com o perfil do cliente para não haver restrições de uso.

    O Pão

    Você não precisa depender dos correios para fazer seus brindes chegarem ao cliente. Por exemplo, a padaria O Pão distribuiu saquinhos de pão como brindes aos homenageados de um evento.

    Se quiser inovar ainda mais, grave um vídeo para agradecer o cliente por fazer parte de sua jornada e pela confiança. A grande vantagem dos vídeos é que eles mostram sua autenticidade, e o cliente verá que você dedicou tempo e esforço para dizer “obrigado” de um jeito criativo e sincero.

    4. Ofereça descontos nas compras

    Recompensar um cliente fiel com descontos e cupons é ótimo para estreitar laços e reconhecer a confiança depositada na sua empresa. Os descontos devem ser usados com moderação (você não quer clientes barganhando sempre), mas são uma ferramenta de atração e fidelização econômica que aumenta as chances de compras futuras.

    Loja Bricco

    A Loja Bricco aproveitou o Dia das Mães para oferecer 10% de desconto nas compras e uma sessão de massagem gratuita. 

     Lembre-se: o foco não está em forçar mais vendas. Elabore propostas criativas, individualmente ou com parceiros, e promova a exclusividade das oportunidades que você pretende oferecer.

    Seus descontos e agradecimentos também podem ser enviados como folhetos nos pedidos ou por e-mail. Se decidir criar descontos, faça um controle eficiente dos códigos para acompanhar a eficácia da iniciativa.

    5. Destaque seu cliente

    Destacar o cliente é uma ideia maravilhosa para dizer “obrigado” e mostrar o quanto a confiança dele é importante. O conteúdo gerado pelo usuário (ou CGU, também conhecido como UGC, de User-Generated Content) é um recurso importantíssimo principalmente em setores que envolvem criatividade, já que dependem de exposição para aumentar o alcance de suas ações.

    Por exemplo, cabeleireiros e maquiadores adoram fazer divulgação pelo Instagram, enquanto pequenas empresas costumam investir em interações pelo Twitter ou em blogs. Dar visibilidade a esse perfil de cliente pode ajudá-lo a ganhar credibilidade e a conquistar mais público (além de fortalecer o vínculo entre vocês, é claro).

    So Cute

    A página oficial da So Cute no Instagram decidiu destacar uma cliente em um momento especial: o uso de um modelo de vestido pela primeira vez. Além de divulgar a loja e o produto, a marca demonstra que investe de verdade em cultivar relações positivas com as clientes.

    Escola Madre

    Uma parceira da Escola Madre decidiu compartilhar a demonstração de carinho e gratidão que recebeu. Além de mostrar a satisfação com o serviço prestado, a publicação destaca a importância do conhecimento adquirido na escola.

    Para aumentar as chances de gerar conteúdo criado por clientes e parceiros, pense em hashtags para eles usarem nos próprios posts. Além disso, peça autorização antes de compartilhar conteúdo de outras pessoas.

    O poder do “muito obrigado”

    Há várias maneiras de dizer ao cliente “obrigado pela confiança” e proporcionar momentos felizes depois da compra. Seja qual for o caminho escolhido, o segredo é sempre demonstrar autenticidade, dedicação e sinceridade. As pessoas adoram um agradecimento sincero, mas reconhecem facilmente tentativas forçadas de aproximação.

    Demonstrar gratidão do jeito certo estreitará o relacionamento com o cliente de maneira natural, e saber cultivar essas relações positivas será um diferencial inigualável da sua empresa para estar sempre renovando essa parceria.



    Which method is right for you?Sobre a autora

    Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

    Post original em inglês: Sarah Chambers

    Tradução e localização: Natália Mazzilli

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