Quer abrir uma loja virtual?

Ei! Já sabe como fazer um Instagram comercial?

Ei! Já sabe como fazer um Instagram comercial?

Quando falamos de canais de marketing nas redes sociais, é impossível não mencionar uma das grandes potências do jogo: o Instagram. 

Por ser uma plataforma visual, o Instagram tornou-se também um dos melhores canais para e-commerces que querem não só expandir o alcance da marca, mas interagir com o público-alvo.

Mas nem todo mundo que gerencia uma loja virtual sabe do potencial de uma conta comercial no Instagram – e hoje a gente vai falar exatamente sobre isso.

Instagram comercial? Como isso vai me ajudar a vender?

O Instagram tornou-se parte essencial de toda e qualquer estratégia de marketing de muitos e-commerces pelo mundo afora – e por uma boa razão: a plataforma conta com um grande número de usuários dispostos a conversar e criar novas relações com marcas, o que gera uma taxa de envolvimento bastante elevada.

Esses benefícios já foram assinalados por diversas pesquisas e estudos de caso, mas vale lembrar que eles não são apenas pontos positivos; são dados que podem resultar em novas vendas e novos clientes em potencial.

Além disso, o cenário acima também indica que a maioria das pessoas não se incomoda de seguir o perfil de uma loja no Instagram, da mesma maneira que não se incomoda de descobrir e mesmo comprar novos produtos por meio da plataforma. 

O que significa, então, que se você já tem uma loja virtual, o próximo passo para gerar tráfego e garantir o movimento na loja pode ser a criação de uma conta comercial no Instagram.

Outro elemento importante está na própria receptividade do Instagram, que vem fazendo esforços contínuos para integrar a realidade do e-commerce (e as demandas de uma conta comercial) à plataforma. E, de fato, os anúncios pagos do Instagram têm gerado resultados excelentes, além de altíssimas taxas de envolvimento. 

O botão “Comprar Agora” simplificou o processo de vendas pelo Instagram, possibilitando uma nova forma de anunciar e comprar, mais rápida e eficiente. E também não podemos esquecer do “Ver mais”, recurso liberado apenas para perfis com mais de 10 mil seguidores que permite redirecionar visitantes para o site oficial da loja ou qualquer outro link (algo que, até então, era quase impossível de ser feito na plataforma).

Os recursos e lançamentos listados acima são provas de que o Instagram está em constante evolução, transformando-se em uma plataforma cada vez mais valiosa para os empreendedores e para as marcas do e-commerce que possuem produtos com forte apelo visual.

Como criar uma conta comercial no Instagram

É moleza: Basta acessar seu perfil pessoal, selecionar a opção Editar perfil e clicar em “Mudar para conta profissional”.

Outro caminho é clicar em “Configurações” > “Conta” > “Mudar para conta profissional.

O processo para transformar sua conta pessoal em um perfil comercial (ou criar uma conta comercial no Instagram do zero) é simples, descomplicado e bem rápido: você só vai precisar fazer alguns ajustes e compartilhar algumas informações adicionais, como o nicho com o qual trabalha.

Como criar uma conta comercial no Instagram

Uma dica importante: você também pode aproveitar o embalo e configurar o seu canal de vendas Facebook, que possui integração com o Instagram. Dá uma conferida no vídeo abaixo, que mostra como fazer isso:

Como otimizar seu perfil comercial do Instagram

A maioria dos lojistas já sabe o básico na hora de criar um perfil comercial da marca em uma rede social: informações para contato, descrição com palavras-chave importantes e uma foto de perfil que seja facilmente identificável. 

Pode ser pouco, mas já é um ótimo começo.

No entanto, nem todo mundo sabe que a plataforma do Instagram realizou algumas mudanças que afetam especialmente aqueles que possuem uma conta comercial no Instagram. Para otimizar ao máximo o restrito espaço de um perfil comercial, você pode utilizar os recursos abaixo:

  • Hashtags clicáveis. Essas hashtags podem ser incluídas na bio da loja; basta inserir o # e digitar a frase que quiser, tal como se estivesse criando uma hashtag em um post.
  • Links clicáveis na bio. Se você ainda não alcançou a marca de 10 mil seguidores, deve saber que o único espaço disponível para a inclusão de links é o espaço da bio. Pode parecer pouco, mas a verdade é que você pode fazer muito mesmo dentro de um espaço tão restrito, especialmente se estiver lidando com um Instagram comercial: é possível promover concursos, divulgar hashtags exclusivas, inserir uma CTA poderosa e muito mais.
  • Destaques do perfil. Com os Destaques, você pode publicar Stories que já “expiraram” (ou seja, que já ultrapassaram a marca das 24 horas) em pequenos grupos temáticos que são exibidos em seu perfil comercial no Instagram.

Vejamos um exemplo do Instagram comercial da Insecta Shoes, que mostra muito bem como dá para combinar todos os elementos acima:

 perfil comercial da Insecta Shoes no Instagram

Percebeu também como o perfil da marca no Instagram possui um botão “Ver loja”? Então, essa é uma das vantagens mais poderosas de ter um Instagram comercial – a possibilidade de criar uma conexão direta entre os visitantes do perfil e os produtos da loja.

Outro recurso bem legal que está disponível para uma conta comercial no Instagram é a possibilidade de incluir informações de contato.

Viu que a Insecta Shoes tem um botão de mensagem e outro de e-mail? Isso facilita o contato com clientes.

Que tipos de conteúdo geram mais movimento em um Instagram comercial?

Para conseguir resultados concretos com um Instagram comercial, você precisa primeiro saber quais são os conteúdos mais populares na plataforma.

E, quando a pergunta é “qual é o tipo de publicação que meus seguidores querem ver no Instagram?”, a resposta geralmente é bastante abrangente.

A maioria dos usuários do Instagram não se incomoda de encontrar posts pagos, frases motivacionais, imagens de produto, conteúdos em vídeo ou publicidade com conteúdo gerado por outros seguidores. No entanto, muitos se incomodam se receberem sempre o mesmo tipo de publicidade. O segredo, portanto, é diversificar.

É verdade que os vídeos são mais dinâmicos e possuem um grande potencial para o compartilhamento de ideias e informações, mas algumas pesquisas já indicam que as fotos alcançam uma taxa de envolvimento significativamente mais alta. 

Se você mesmo assim quiser fazer vídeos e publicá-los no Instagram, lembre-se de criar conteúdos rápidos e pequenos. A maioria dos usuários da plataforma costuma acessar esses conteúdos pelo celular, o que implica também pouca disponibilidade para visualizar algo que tenha mais de quinze segundos.

Qualquer que seja a forma do conteúdo que você deseja criar para o seu Instagram comercial, tenha em mente que, além da mensagem, o mais importante é o visual: o elemento estético daquilo que você vai publicar. O Instagram é, afinal de contas, uma plataforma visual.


    Como utilizar hashtags em um perfil comercial no Instagram?

    As hashtags nasceram no Twitter, mas se tornaram uma marca registrada do Instagram (e aliadas poderosas para o marketing na plataforma). 

    Parte do sucesso vem da simplicidade: basta inserir uma # e digitar o que quiser. O resultado vira uma hashtag e, instantaneamente, um tópico que pode ser clicado e acessado na rede social.

    O mais interessante é que, agora, os usuários do Instagram também podem seguir as hashtags da mesma forma que seguem os perfis. Isso amplia significativamente a quantidade de conteúdos aos quais essas pessoas são expostas, criando uma excelente oportunidade para marcas que desejam ampliar seu alcance orgânico.

    4 tipos de hashtags para usar em uma conta comercial

    Se você quiser expandir sua marca com um Instagram comercial, conquistar mais seguidores e alcançar bons resultados com o marketing no Instagram, precisa saber usar os tipos certos de hashtag.

    Atualmente, contamos com seis grupos diferentes de hashtags, primordiais para e-commerces que estão construindo novas estratégias de marketing na rede social.

    Hashtags de marca: marcas de e-commerce que estão no Instagram comercial podem (e devem) construir uma hashtag exclusiva da loja. Essa hashtag costuma ser incluída nas postagens da marca, na bio e pode até mesmo funcionar como um canal de comunicação entre os seguidores e a loja, permitindo o compartilhamento de conteúdos gerados pelos seguidores. 

    Hashtags de apelo geral: algumas hashtags são utilizadas por praticamente todos os usuários do Instagram e podem ser bastante úteis para marcas que desejam alcançar um novo público-alvo. Alguns exemplos são #adoromeutrabalho e #sextou.

    Hashtags de nicho: é inevitável que os nichos construam hashtags relevantes apenas para seus públicos-alvo. Essas hashtags podem até não apresentar o mesmo alcance que as hashtags de apelo geral, mas certamente são importantes na construção de um tráfego de qualidade. Se você está vendendo cosméticos veganos, por exemplo, pode incluir a hashtag de nicho #vegano em suas publicações.

    Hashtags temáticas ou sazonais: eventos temáticos, feriados ou assuntos que estão na moda podem render uma excelente hashtag e, é claro, impulsionar ainda mais as vendas da loja. Muita gente acaba procurando hashtags que sejam relevantes naquele momento, então pode ser uma boa investir no #carnaval nas semanas antes da folia, no #natal em dezembro e assim por diante.

    Hashtags divertidas: por último, as hashtags que certamente não serão úteis para impulsionar suas publicações e muito menos para gerar tráfego de qualidade, mas que certamente ajudarão a criar uma identidade divertida e engraçada para sua loja. O objetivo de hashtags como #seinemoquedizer, #queriadizer, #vish é justamente criar um efeito cômico e, se você preferir, pode criar frases com mais de uma hashtag: #seinemoquedizer, #masvoudizermesmoassim.

    Para otimizar os resultados, pesquise bem as hashtags que deseja utilizar em seu Instagram comercial e tente criar diferentes combinações em cada nova publicação. Isso não só ajuda a consolidar sua marca dentro do Instagram como também amplia o alcance do perfil.

    Como potencializar uma hashtag de marca, produto ou serviço

    Como potencializar uma hashtag de marca, produto ou serviço

    A utilização de hashtags é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um perfil do Instagram e, por sorte, é extremamente simples. Com as práticas recomendadas que listamos abaixo, você terá as dicas certas para maximizar o alcance de sua marca e conquistar mais público:

    • Utilize a hashtag da marca no perfil e nas publicações;
    • Coloque as hashtags divertidas logo no início da lista de hashtags de uma publicação, para aumentar as chances de que sejam lidas;
    • Use muitas hashtags em todas as publicações, para que o Instagram veja esses conteúdos. O limite estabelecido é de 30 hashtags por post, mas alguns estudos já indicam que o número ideal é entre 8 e 11 delas.
    • Diversifique: não utilize sempre as mesmas hashtags. Isso vai aumentar a visibilidade do perfil entre diferentes públicos, e também pode ajudar a evitar que ele seja sinalizado como spam pelo aplicativo. Se necessário, crie pequenas listas com hashtags semelhantes para fazer uma espécie de rodízio todos os dias.

    Instagram Stories em uma conta comercial do Instagram

    Instagram Stories em uma conta comercial do Instagram

    Você com certeza já sabe que os Stories são uma parte essencial do Instagram. Antes apenas mais uma maneira de compartilhar conteúdo, eles se transformaram em um canal de publicidade dentro da rede social e, agora, na forma dos Destaques, podem ser acessados sempre que necessário – tal como as fotos do feed.

    Vejamos, então, como utilizar esse recurso tão poderoso.

    5 maneiras de utilizar os Stories em um perfil comercial

    1. Repostar conteúdo gerado por usuários em sua conta comercial

    Se você está buscando uma estratégia certeira, por que não investe na publicação de conteúdos gerados por usuários

    Os seguidores da marca vão adorar saber que você se importa com o que eles estão postando ao ponto de republicar isso nos Stories da loja, o que é ótimo para os níveis de engajamento da loja.

    2. Criar novos conteúdos moldados pela opinião dos seguidores

    Os Stories também podem ajudar você a descobrir um pouco mais sobre as opiniões de seus clientes e seguidores. Além de atuarem como um excelente canal para a obtenção de novos conteúdos gerados por seguidores, os Stories também são um espaço para feedbacks imediatos: é só usar os adesivos de enquete (que, aliás, também ajudam a gerar prova social para a loja).

    Criar novos conteúdos moldados pela opinião dos seguidores

    3. Mostrar momentos especiais de um evento

    Os Stories são um bom lugar para promover um evento e registrar os momentos mais importantes do dia. Com esse tipo de publicação, você pode abrir um canal mais direto de comunicação com os seguidores (ainda mais se registrar tudo por vídeo) e aumentar o número de visualizações dos Stories.

    4. Autenticidade acima de tudo

    Dada sua própria natureza efêmera, os Stories costumam ser mais divertidos e descontraídos do que as publicações oficiais do feed. Por isso mesmo, sinta-se à vontade para mostrar os bastidores da loja e criar conteúdos mais relaxados.

    5. Fazer uma transmissão ao vivo (live) na conta comercial

    A transmissão ao vivo permite a gravação e a transmissão imediata de vídeos gravados pelo celular e gera um canal de interação direto com os seguidores. 

    Em uma live, você pode fazer uma sessão de perguntas e respostas, falar sobre um tema específico, entrevistar um convidado e muito mais. Vale lembrar ainda que, depois de encerrada, a live pode ser armazenada dentro dos Stories.

    Comprar no Instagram: como utilizar as tags de produto em uma conta comercial

    Recentemente, o Instagram liberou as tags e adesivos de produto para perfis comerciais. Com essas tags e adesivos, os seguidores de uma loja podem simplesmente tocar na foto do feed ou dos Stories para saber um pouco mais sobre os itens em questão. É possível até mesmo redirecioná-los para o site da loja, eliminando assim algumas etapas do processo de compra.

    A Shopify também oferece aos seus parceiros e lojistas um canal de vendas exclusivo no Instagram. Com ele, os seguidores de uma marca podem realizar as compras diretamente pelo app do Instagram, sem precisarem acessar o link da loja (que, normalmente, está presente apenas na bio).

    Além de facilitar o processo de compra para os usuários e, portanto, aumentar as chances de que eles se tornem clientes fidelizados da marca, os adesivos de compra também conseguiram solucionar um dos maiores desafios enfrentados por uma conta comercial do Instagram: a impossibilidade de incluir links em publicações.

    A melhor parte é que o canal de vendas da Shopify possui uma instalação extremamente fácil. Se quiser começar a vender ainda hoje, é só clicar aqui para saber mais.

    Que tipos de métricas e insights posso ganhar ao criar uma conta comercial?

    O Instagram conta com uma plataforma própria e extremamente detalhada para a análise de dados, exclusiva para perfis comerciais.

    Para utilizar essa plataforma, basta acessar seu perfil e clicar no pequeno símbolo de gráfico que é exibido no canto superior direito da tela. Lá, você poderá ver dados como:

    • O número total de visitas que o perfil da loja recebeu (ou seja, quantas pessoas visitaram o perfil);
    • O número total de cliques que o site da loja recebeu;
    • Alcance total do perfil na rede social (número de perfis privados que visitaram o perfil da loja);
    • Número total de impressões (número de vezes que suas publicações foram visualizadas; pode ser um bom indicador na hora de averiguar qual é o conteúdo relevante da marca);
    • O desempenho de cada postagem na rede social, incluindo taxas de envolvimento e impressões;
    • Número total de visualizações dos Stories.

    Você também pode acessar algumas informações sobre seu público-alvo na rede social, como:

    • Número de seguidores e tendências recentes de crescimento;
    • Detalhamento por idade e sexo;
    • Localização geográfica;
    • Atividade dos seguidores, filtrada por dias e horários (o que pode ser útil na hora de determinar os melhores horários do dia para novas postagens).

    É verdade que a análise de dados do Instagram não é tão detalhada quanto o Audience Insights do Facebook; contudo, ainda é um recurso que pode auxiliar o progresso de uma marca dentro da plataforma. Com ele, é possível acessar informações relevantes para o planejamento estratégico de crescimento da marca.

    Por último: hora de mudar para conta comercial!

    Hora de criar um Instagram comercial: pessoa curtindo um post

    Agora que já conversamos sobre o básico do Instagram comercial, está na hora de você se aventurar e criar uma conta dentro desses moldes (ou então selecionar a opção “mudar para conta profissional” que exploramos lá em cima).

    Lembre-se: o Instagram é uma plataforma com muito potencial para e-commerces e lojas virtuais dos mais diversos nichos. Aproveite para explorar os recursos, ferramentas e possibilidades presentes na plataforma – e use-os para criar novos conteúdos e descobrir novos clientes!

    Quer saber mais sobre como aumentar seu público no Instagram, cativar a audiência com uma conta empresarial e otimizar seus anúncios na plataforma? Confira os posts abaixo:

    Perguntas frequentes sobre Instagram comercial

    Preciso pagar para criar um perfil comercial no Instagram?

    Não: você não precisa pagar nada para ter um perfil comercial no Instagram. A mudança é gratuita e pode ser realizada em poucos minutos, direto no aplicativo da rede social.

    Qual é a diferença entre uma conta pessoal e uma conta comercial?

    Uma conta comercial tem acesso a métricas exclusivas e a insights detalhados sobre a audiência do perfil, e também pode ser integrada ao canal de vendas Facebook. Além disso, contas comerciais podem utilizar os botões de compra, que facilitam a integração entre rede social e site da loja.

    Como posso usar um perfil comercial para melhorar meus anúncios no Instagram?

    Como você terá acesso a detalhes do seu público, poderá calibrar melhor seus anúncios e fotos para garantir mais cliques, mais vendas e, claro, mais lucro.

    Which method is right for you?Sobre a autora

    Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

    Post original em inglês: Ana Gotter

    Tradução e localização: Marcela Lanius

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