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Um guia para turbinar sua estratégia de Insta Story

Com um plano de fundo amarelo, um homem negro vestindo uma jaqueta laranja segura um imenso ícone, que representa uma curtida no feed do Instagram ou do Insta Story.

Insta Story: o recurso de adicionar fotos e vídeos em um outro espaço que não o feed principal do Instagram foi lançado lá em 2016 e já se tornou uma parte importantíssima da rede social. Mas você sabe como otimizar os Instagram Stories para turbinar a presença da sua marca na rede social?

O Instagram Stories revolucionou a forma como pessoas e empresas usam o Instagram, pois transformou a plataforma em muito mais do que um simples repositório de fotos.

Lançado inicialmente como uma resposta direta a um recurso similar que o Snapchat havia explorado com sucesso, o Insta Story acabou se transformando em um canal incontornável para marcas que querem ampliar o alcance orgânico nas redes sociais. Os lojistas da Shopify, por exemplo, podem tirar proveito do potencial dos posts compráveis e do canal de vendas Instagram, que possibilita toda a jornada de compra direto na rede social — uma excelente solução para quem quer otimizar a experiência do usuário no e-commerce.

Além disso, o Insta Story também é um recurso valioso para conquistar, fidelizar e interagir com o público da loja, já que é um canal importante para ganhar seguidores.

Mas… Como se destacar no meio da multidão? E como garantir que os Instagram Stories ajudem a sua loja a gerar vendas online?

É justamente sobre isso que vamos conversar. Continue a leitura para saber mais!


O que é o Insta Story e por que ele é tão importante?

Uma mulher jovem, sentada de pernas cruzadas no chão, segura um smartphone com as duas mãos. Na tela do smartphone, há ícones de redes sociais, como o Instagram.

Começando pelo início: o Instagram Stories (ou Insta Story, para os íntimos) é um recurso para publicação de fotos e vídeos no Instagram. Os conteúdos publicados nos Stories ficam disponíveis por apenas 24 horas e são exibidos na parte superior do app, antes do feed.

O fato de que o Insta Story aparece logo no topo app é relevante, até porque o comportamento de um número considerável de usuários é começar a assistir a fileira de Instagram Stories e só então passar para o feed.

Além disso, precisamos levar em conta alguns outros fatores que contribuem para fazer do Insta Story uma excelente ferramenta para o marketing de conteúdo no Instagram:

  • É o espaço perfeito para conteúdos imperfeitos: postar uma foto ou vídeo no feed é coisa séria, mas o Instagram Stories não pede nada muito sério como iluminação certa, ângulos que só favorecem e nem hashtags perfeitas — basta aquele lampejo de ideia.
  • É um laboratório de ideias: um Insta Story só tem 24 horas de vida, e você pode usar isso a seu favor para testar ideias novas de conteúdo, de produto ou de interação com os clientes. Se o público reagir bem ao Story, considere publicar o conteúdo mais uma vez como uma foto permanente no Instagram ou adaptá-lo para publicar em outro canal, como o seu canal de vendas YouTube ou então sua página do Facebook.
  • É uma forma de redirecionar e gerar tráfego online: você pode incluir links no Instagram Stories e incentivar seus seguidores a acessarem uma página específica do seu site, como páginas de produtos ou links de cadastro em uma newsletter. Assim como na bio para Instagram, a inserção de links no Insta Story precisa ser cirúrgica.

🛍️E por falar em páginas específicas do site: você já otimizou as suas descrições de produto?

O que postar no Instagram Stories?

Planejamento é bom e, no caso de marcas e negócios que vendem nas redes, é necessário — não à toa, a recomendação básica para quem quer começar a trilhar esse caminho é criar um calendário de conteúdo para redes sociais.

Mas a gente sabe que boas ideias não brotam do nada, e que às vezes pode ser uma dor de cabeça danada definir o que postar no Instagram. Por isso mesmo, listamos algumas ideias de conteúdo para te ajudar a dar aquele gás na sua estratégia de Instagram Stories.

1. Repostar conteúdos no Insta Story

Conteúdo gerado pelo usuário é um tesouro valioso nas redes — e, se usado da forma certa, pode trazer bons resultados para a sua loja.

Incentive seus seguidores a postarem fotos, vídeos ou Instagram Stories em que eles aparecem com seus produtos para que você possa compartilhar esses registros, marcando o perfil dos seguidores como forma de agradecimento.

⚠️Atenção: peça para eles marcarem o perfil da loja ou usarem uma hashtag exclusiva nesses conteúdos, para que você consiga localizá-los com mais praticidade. Você pode seguir o exemplo da Ekomat abaixo:

Captura de imagem de um Insta Story da Ekomat. O plano de fundo é verde claro e em primeiro plano há uma mensagem da marca.

2. Postar um “por trás das cenas” para gerar hype

O pré-venda é um aliado poderoso de quem quer gerar mais vendas, e o Insta Story é o lugar perfeito para capitalizar em cima de um lançamento, uma promoção ou uma parceria exclusiva da marca.

Aproveite para postar vídeos que mostram a fabricação do produto, caso você trabalhe com mercadorias do tipo artesanal ou “faça você mesmo”, ou então para mostrar a chegada da coleção nova ao estoque da loja. A ideia é criar conteúdos com uma espécie de contagem regressiva e que deixe os clientes ligados nos perfis da marca.

3. Conversar no Instagram Stories com caixas de perguntas e respostas

As caixas de perguntas e respostas são ferramentas poderosas para qualquer loja que quer transformar o Insta Story em um espaço de conversa e troca com o público. 

Além de criarem um espaço bem descontraído, essas caixinhas também podem ser úteis para tirar dúvidas sobre algum produto, explicar algum ponto sobre a experiência de compra (como frete e forma de envio das mercadorias) ou compartilhar alguma novidade fresquinha sobre a loja.

4. Enquetes no Insta Story para trazer mais engajamento

Assim como as caixas de perguntas e respostas, as enquetes são interativas por natureza e podem ajudar você a cultivar laços mais próximos com seus clientes e visitantes.

Você pode usar enquetes sempre que quiser incentivar o engajamento do público, então vale pedir a opinião, aproveitar um assunto do momento, perguntar sobre coisas mais gerais ou então perguntar se eles querem saber alguma coisa sobre a marca.

Dá uma olhada no que a Insecta fez em seu Insta Story por ocasião do Dia Nacional dos Animais:

Captura de tela de um Insta Story da Insecta. A foto mostra um cachorro e um gato pegando sol em uma janela, e há uma enquete perguntando: "Você tem um bichinho emn casa?"

🚀 Dica exclusiva para Instagram Stories

Se você conseguir controlar bem as interações dos clientes e seguidores com a marca, pode até aproveitar o espaço do Insta Story para lançar o storytelling da loja, como a Peita:

Captura de tela de um Insta Story da Peita. A foto, em preto e branco, traz cinco mulheres com cartazes que contêm mensagens feministas.

🎁 E por falar em vínculos com clientes: você já sabe como agradecer clientes?

5. Filtros ou memes para ser descontraído no seu Insta Story

Apostar em filtros que estejam em alta ou então surfar na onda de um meme de sucesso também são recursos bem interessantes para uma estratégia de Instagram Stories, sobretudo se você estiver querendo atrair clientes.

Só não se esqueça de fazer isso com bastante cuidado e parcimônia: não adianta nada apostar em um meme que simplesmente não está circulando entre o seu público ou que não tenha nenhuma repercussão entre os seus seguidores. 

❇️Já que estamos falando de memes, vale a pena ficar de olho no TikTok e avaliar se não vale a pena migrar para a nova rede. Ainda há espaço de sobra para criar estratégias de marketing com potencial de viralizar no app.

6. Aproveite os links no Instagram Stories para vender

Até pouco tempo atrás, apenas contas verificadas podiam postar links no Instagram Stories — algo que assustava marcas pequenas e independentes, que não tinham os recursos para atingir o número de seguidores necessário para a verificação.

No entanto, o Instagram finalmente voltou atrás nesse assunto e decidiu liberar a inclusão de links para todos os tipos de conta: uma excelente notícia para lojas que querem usar o Instagram para vender na internet. Você pode linkar direto para uma página de produto ou para um evento promocional, e complementar o Insta Story com descrições de produto que só aumentam a vontade de comprar.

Captura de tela de um Insta Story da Ginger, que contém uma descrição de produto, uma imagem promocional e um link.

Insta Story e hashtags: dá certo?

As hashtags são bem importantes para postagens que vão para o feed, já que ajudam a aumentar a exposição do conteúdo e o alcance do perfil. No entanto, o mesmo não é necessariamente verdade para o Insta Story, pois podem acabar redirecionando leads e seguidores para publicações de outros perfis que não o seu.

Por isso mesmo, recomendamos a utilização de hashtags apenas quando elas forem autorais, ou seja: criadas por você ou por alguém da sua equipe de marketing para Instagram Stories. Isso pode ser feito em ofertas e descontos de tempo limitado com código promocional exclusivo, ou mesmo em ações de publicidade na qual os clientes devem enviar uma foto deles com o produto da loja.

Como criar publicidade no Insta Story

Além de investir em publicações orgânicas, vale a pena dar uma olhada no fluxo de caixa da loja e avaliar se não dá para investir em anúncios pagos.

A grande vantagem de fazer publicidade no Insta Story é o fato de que, diferente dos anúncios que aparecem no feed, os anúncios dos Instagram Stories têm uma cara quase que idêntica às publicações comuns, o que garante um tempo de visualização maior por parte dos usuários — e, quanto maior o tempo de visualização, maiores as chances de que eles realizem compras no site da loja ou virem fãs da marca.

Para criar um anúncio pago de Instagram Stories, você precisa acessar o Gerenciador de Anúncios do Meta e clicar em “Criar nova campanha”. Depois disso, você verá a página de criação de anúncios: é só selecionar a conta do Instagram que ficará vinculada ao anúncio e começar a editar a parte visual.

Lembre-se de escolher um objetivo concreto para a sua campanha, ok? Assim que o visual do anúncio estiver pronto, você terá que definir o orçamento da campanha e agendar a publicação e o alcance.

💲 Que tal aproveitar o embalo e começar a explorar os recursos do Facebook pixel e Facebook retargeting

Instagram Stories: 2 questões de ordem prática

Antes de fechar esta página para atualizar seus Instagram Stories e ganhar dinheiro no Instagram, vale a pena conferir algumas questões de ordem prática para garantir que os seus conteúdos fiquem prontos para brilhar, né?

Então vamos lá:

Qual é a ordem de visualização do Insta Story?

O algoritmo do Instagram pode fazer maravilhas para uma loja, mas vale a pena lembrar que nós não sabemos realmente como é que ele funciona. 

A verdade é que a plataforma não conta com apenas um algoritmo, mas sim com várias frentes que regem diferentes áreas e aspectos da rede social — e o Insta Story não é nenhuma exceção.

As informações mais recentes são de que o algoritmo para Instagram Stories considera fatores como visitas ao perfil, curtidas e comentários na hora de definir a ordem na qual o Story será exibido para seguidores. De modo geral, a regra é: quanto mais uma pessoa interagir com o seu perfil, maiores as chances de que os seus Stories sejam exibidos entre as primeiras posições no perfil dela.

E tem mais: fique de olho na ordem das pessoas que visualizaram seus Instagram Stories, pois isso indica quem está mais interessado no seu conteúdo. Esses dados podem ser valiosos na hora de montar campanhas no Facebook Ads.

Qual o tamanho da foto do Insta Story?

O tamanho é o mesmo para fotos e vídeos de um Insta Story: 1.080 px por 1.920 px. Essa medida equivale à proporção de 9:16 e é importante mantê-la, até para garantir a qualidade dos seus conteúdos.

Também vale a pena lembrar algumas outras especificações técnicas:

  • Para vídeos, o formato recomendado é .mp4 ou .mov, com arquivos de até 4 GB.
  • Para fotos, vale .jpg ou .png, e arquivos de até 30 MG.

Por último: divirta-se!

O Insta Story é um recurso valioso para marcas que vendem produtos na internet, mas não precisa ser uma obrigação extra para os seus ombros. 

Aproveite o espaço para brincar, para mostrar um lado mais descontraído da sua loja e para gerar engajamento de qualidade — e não se esqueça de que a Shopify estará aqui para oferecer recursos de ponta ao longo dessa jornada.

Perguntas frequentes sobre Insta Story

O que significa encaminhar no Stories do Instagram?

Encaminhar um Insta Story não é a mesma coisa que compartilhar um Story. Compartilhar é quando uma pessoa envia o Story da marca para uma outra pessoa; o encaminhamento, no entanto, diz respeito a uma métrica específica presente na plataforma.

O encaminhamento nada mais é do que o número de toques que a pessoa deu na tela para ver o próximo Story, mesmo antes do Story que ela estava assistindo ser concluído. Quanto maior o número de encaminhamento, menor o engajamento do Story e o tempo de visualização dele.

Qual o melhor horário para postar Stories no Instagram?

O melhor horário para postar um Insta Story é na parte da manhã, especialmente entre 11h e 12h. Contudo, a métrica que vale para o Instagram Stories é a do engajamento, ou seja: quanto maior for o engajamento (o tempo de visualização, o número de vezes que os usuários voltaram os Stories para rever o conteúdo e mais), melhor.

Quanto tempo dura um Stories no Instagram?

Um Insta Story dura, no máximo, 24 horas. Depois disso, ele é automaticamente apagado da plataforma. Você pode salvar seus Stories como Destaques, que são exibidos permanentemente logo acima do feed principal do perfil.

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Marcela Lanius Redatora ShopifySobre a autora

Marcela Lanius é tradutora, revisora e às vezes também veste a roupa de pesquisadora. Se pudesse, largava tudo para passar os dias só com gatos e livros.

Texto original de Braveen Kumar.

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