Quer abrir uma loja virtual?

Lar, novo lar: saiba tudo sobre migração de e-commerce com a história da Traxart

Imagem mostra os dizeres: Migração de e-commerce, exemplo da Traxart. Abaixo do texto, há o logo da Shopify. No lado direito da imagem, há uma captura de tela mostrando o site da Traxart de exemplo de como migrar loja virtual.

Se você tem sua loja virtual e está pensando em mudar de plataforma, você não pode deixar de conhecer as vantagens de migrar para a Shopify. E nada melhor do que saber a opinião de quem já passou pelo processo de migração de e-commerce, não é mesmo? Acompanhe a seguir como foi para a Traxart migrar para Shopify com a ajuda da Samurai Experts.


Dizer que a Traxart vende patins não chega nem perto de descrever o trabalho incrível que a marca faz. Criada em 1990 com a ideia de expandir a patinação no Brasil, a Traxart oferece hoje uma série de artigos relacionados a patins, skates e longboards. Com mais de 50 modelos, a empresa apresenta uma variedade de produtos para atender idades, modalidades e níveis de experiência diferentes.

Achou pouco? Calma porque tem mais: a Traxart também oferece toda uma parte de lifestyle, que inclui vestuário e acessórios, além de incentivar a prática do esporte, por meio de consultorias, organizações de eventos e muito mais. Inclusive, o e-commerce da Traxart conta com um mapa que mostra onde encontrar grupos de patinação em todo o Brasil!

Captura de tela mostra como, após migrar para Shopify, a Traxart conseguiu implementar um mapa que mostra os grupos de patinação pelo Brasil. À esquerda, lê-se Grupos de patinação do Brasil. À direita, há um campo acima de um mapa do Brasil, onde se lê Escreva o nome de sua cidade e encontre um grupo de patinação próximo de você.

Apesar de ter nascido e crescido no varejo físico, a Traxart sentia que ainda tinha muito mais a oferecer, antes mesmo de a pandemia do coronavírus virar o comércio de cabeça para baixo. Confira a seguir a história da Traxart sobre a migração de e-commerce e também aprenda como migrar loja virtual!

A pandemia e a migração de e-commerce

Em meio à pandemia da covid-19, muitas empresas foram atrás de como abrir um e-commerce, já que, com as medidas de distanciamento social, tiveram que fechar as portas das lojas físicas.

A Traxart já tinha o seu próprio e-commerce, porém, grande parte de seu faturamento era obtido através das vendas feitas em lojas físicas. No momento em que foi impedida de atuar dessa forma, a empresa viu a necessidade de mudar seu percurso.

“Encontramos a Shopify antes da pandemia. Até então não tínhamos foco no e-commerce, mas nos últimos anos vimos que era uma necessidade,” relata a Traxart. A partir daí, a empresa foi em busca de uma plataforma de e-commerce onde pudesse criar um site mais minimalista e que, além de ser voltado para vendas online, servisse também como site institucional.

Não demorou muito para a Traxart encontrar a Shopify em meio às melhores plataformas de e-commerce do mundo.

Mesmo com a alta do dólar, a Shopify tem um ótimo custo-benefício, considerando a robustez e a estabilidade da plataforma.

Traxart

No início, a Traxart teve receio de migrar para Shopify. Como a Shopify é originalmente canadense, a marca temia que a plataforma fosse muito engessada e que não desse certo no Brasil. Entretanto, depois de contratar uma agência especialista em Shopify, a empresa descobriu que, sim, a Shopify funciona muito bem no país.

Como a Samurai Experts ajudou na migração de plataforma

Em busca de uma plataforma preparada para oferecer mais usabilidade, desempenho e autonomia, a Traxart realizou a migração de e-commerce para a Shopify, tudo com a ajuda da Samurai Experts.

O processo de migração começou em abril de 2020 e levou um total de três meses. Três meses pode parecer muito tempo, mas a ideia não era só migrar de plataforma; a Traxart aproveitou para também montar uma loja virtual totalmente nova e condizente com os planos da empresa para o futuro.

A experiência dos desenvolvedores da Samurai Experts junto à capacidade da Shopify como plataforma de e-commerce permitiram à Traxart criar uma loja virtual direcionada para o varejo, projetada para apresentar a variedade de produtos e serviços que a marca oferece.

Toda a configuração da loja virtual ficou a cargo da Samurai Experts, desde o design do e-commerce até a instalação dos apps necessários e do checkout transparente. Já que a loja estava sendo reconstruída, a Traxart optou por recadastrar todos os produtos, com descrições de produtos mais atualizadas e cativantes.

Segundo a Traxart, ter a assistência da Samurai Experts foi essencial para agilizar o processo de migração de e-commerce. “Mesmo que a plataforma nos dê toda a autonomia, é bom ter uma agência que conheça o sistema e saiba o que outros lojistas estão fazendo,” explica a marca.

Por mais que você possa fazer sozinho, vale muito a pena procurar uma agência para fazer a configuração correta para você.

Traxart

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Aumento das vendas e outros benefícios de migrar para Shopify

Depois de três meses de trabalho em parceria com a Samurai Experts, a loja virtual da Traxart foi ao ar em agosto de 2020. E os resultados vieram logo!

A marca, que sempre foi muito forte no meio offline, passou a marcar presença no online também. Em um período de um ano e meio após a migração, a loja viu suas vendas no e-commerce multiplicarem. Impressionante, né?

Foto que ilustra artigo sobre migração de e-commerce mostra uma pessoa fazendo manobras com patins da Traxart. A pessoa está em uma quadra ao ar livre, usando um capacete e patins cor de rosa.

É claro que o principal objetivo de todo lojista é vender mais. Mas também é bom ter menos trabalho com as tarefas do dia a dia, não é mesmo? Esse é outro dos benefícios que a migração de e-commerce trouxe para a Traxart.

Integração com o Google

Segundo a marca, a integração dos produtos com sites de busca dava “muita dor de cabeça na plataforma anterior”, mas agora, com a Shopify, o processo ficou muito mais fácil.

“Todo lojista que trabalha com D2C quer aparecer nas buscas do Google, mas mais do que isso, o importante para nós é listar produtos no Google Shopping. Essa era uma dificuldade muito grande que a gente tinha com a plataforma anterior, e, com a Shopify, isso foi resolvido em um clique.”

Agora, a equipe da Traxart não precisa se preocupar, pois todas as atualizações de preços e produtos são levadas para o Google de forma automatizada.

E falando em ferramentas de busca, a Traxart também apontou que o SEO do e-commerce funciona muito bem com a Shopify.

🔎Ao fazer sua migração de e-commerce, será que dá para manter o SEO intacto? Confira nosso artigo para saber a resposta!

Integração com Facebook

A migração de plataforma também trouxe diversas facilidades no que se refere à integração com redes sociais.

Com a Shopify, os anúncios de catálogos para o Facebook são automatizados. Na plataforma de e-commerce que a Traxart usava, o pixel do Meta (antigo pixel do Facebook) não enviava as informações corretas para o Facebook, e a configuração levava muitos passos, o que dava muita margem para erro.

Após a migração de e-commerce, a Traxart não teve mais problemas em relação a isso, pois a Shopify possibilita essa integração de forma bem mais simples e automatizada. 

Mais autonomia e estabilidade

Um ponto que trouxe bastante alívio para a Traxart foi a possibilidade de mexer na plataforma sem depender de assistência externa.

Enquanto a migração de e-commerce estava em andamento, a Samurai Experts esteve à frente de todo o processo de configuração. Mas agora, quase dois anos depois, a empresa tem toda a autonomia para fazer ajustes na loja virtual.

Ainda segundo a Traxart, a Shopify é uma plataforma de e-commerce que oferece muita estabilidade, o que contribui para aprimorar a experiência do usuário.

Uma plataforma de e-commerce sempre à frente

A vantagem da Shopify é que ela está sempre à frente, antenada com o que está acontecendo no e-commerce lá fora.

Traxart

A Traxart aponta como exemplo do vanguardismo da Shopify a integração com o TikTok For Business, que permite aos lojistas da Shopify venderem seus produtos na rede social do momento.

Passo a passo de como migrar loja virtual

Em busca de robustez, melhor usabilidade e autonomia para o seu negócio, a Traxart enxergou na Shopify o destino ideal para seu e-commerce. Como a equipe da Samurai Experts conduziu essa mudança, pedimos a eles uma explicação tintim por tintim de como migrar loja virtual, usando o exemplo da Traxart. 

Fase 1 - Estudo do cliente 

Uma equipe de especialistas fez uma análise do histórico da Traxart para mapear as necessidades do cliente e criar o planejamento do projeto.

Fase 2 - Design UX

Nesta etapa, foi apresentada uma proposta de layout, seguindo as referências trazidas pelo cliente e as dores identificadas previamente. Houve maior interação com time técnico para criar e desenhar telas da loja online, com o intuito de obter a aprovação do cliente antes de iniciar o desenvolvimento.

Fase 3 - Front-end

Aqui começaram a surgir os primeiros passos do novo e-commerce da Traxart! A equipe da Samurai Experts levou para a plataforma Shopify o que foi desenhado na etapa anterior, além de incluir os ajustes solicitados pelo cliente.

Fase 4 - Integrações

Esta fase é uma das mais delicadas, pois é aqui que são implementadas as customizações pré-estabelecidas junto ao cliente no escopo de trabalho. Essas customizações podem corresponder a uma integração nativa ou então ser feitas com parceiros.

Fase 5 - Testes e controle de qualidade

Antes do lançamento, testes, testes e mais testes! Por ser um processo que gerou grande expectativa, a migração de plataforma veio acompanhada de uma série de testes da equipe responsável. Checar o bom desempenho das páginas foi fundamental para que a entrega se encaminhasse para a fase de conclusão.

Fase 6 - Treinamento

Antes do lançamento, o treinamento da equipe da Traxart fechou a entrega da migração de e-commerce. Nesta fase, as etapas de cadastro de produtos, campanhas, gestão de loja e conhecimento do novo layout foram repassados para o time de colaboradores.

Fase 7 - Go live!

Com tudo prontinho, chegou a hora mais esperada: o lançamento da loja online! Após testes, alinhamentos e aprovação do cliente, o e-commerce foi colocado no ar em agosto de 2020.

🤔 Enquanto a agência ajuda você a migrar para Shopify, você tem tempo de pensar além! Confira nosso guia sobre como fazer sua primeira venda.

3 dicas para quem quer fazer migração de e-commerce

Já está pensando em migrar para Shopify? Tenha calma, porque a Traxart tem ainda três dicas para que sua migração de e-commerce seja um sucesso.

1. Liste suas prioridades

Esta dica é valiosíssima para quem está começando na Shopify. Na fase de design e criação do seu e-commerce, é normal sentir que você não faz ideia do que fazer, mesmo com a assistência de uma agência como a Samurai Experts.

Por isso, é fundamental listar o que é mais importante para você antes de escolher o tema perfeito para sua loja virtual. “Tem muita opção, então você tem que aprender a priorizar,” explica a Traxart.

2. Acompanhe outros e-commerces brasileiros

Na hora de fazer a customização do seu e-commerce, que tal se inspirar em outras lojas virtuais que já são Shopify?

Sua inspiração não precisa nem vir de uma marca do seu nicho de mercado. A ideia aqui é observar como essas lojas brasileiras estão aproveitando os recursos que a Shopify oferece para se destacarem no Brasil.

Captura de tela para artigo sobre migração de e-commerce mostra uma página de produto do site da Traxart. À esquerda, há fotos de um skate, visto de cima e de baixo. À direita, há o nome do produto: Longboard Traxart Fishtail 33 polegadas com simulador de surf.

3. Calcule bem os benefícios de cada plano da Shopify

A escolha do plano ideal vai muito além dos preços de cada plano. Qual é o tamanho da sua loja online? Quanto você pode investir no seu negócio neste momento? Essas são perguntas importantes de responder antes de você escolher seu plano.

Por isso, a dica da Traxart é: faça as contas direitinho para avaliar qual plano oferece o melhor custo-benefício. Com o plano certo, você pode acabar pagando menos e ainda ter mais ferramentas à sua disposição.

Migração de e-commerce: conclusão

Pode ser que sua plataforma de e-commerce atual não atenda mais às necessidades do seu negócio. Pode ser que só de pensar em migração de e-commerce você já fique com aquela exaustão, imaginando a trabalheira que está por vir.

Mas não se preocupe! Shopify é uma plataforma voltada para todo mundo que quer trabalhar com vendas online, seja você um microempreendedor ou uma grande empresa. Isso significa que você pode, sim, fazer sua migração de e-commerce por conta própria, mas a Shopify também conta com diversos parceiros como a Samurai Experts que podem ajudar você a mudar de plataforma com ainda mais tranquilidade.

Ah, e caso você ainda não tenha certeza de que a Shopify é para você, preparamos também um artigo com perguntas frequentes sobre a Shopify no Brasil. 😉

Colaboração: Marina Barrios, equipe Samurai Experts.

Perguntas frequentes sobre migração de e-commerce

O que é migração de e-commerce?

Chamamos de migração de e-commerce quando uma loja virtual, que foi colocada no ar por meio de uma plataforma de e-commerce, é transferida para outra plataforma. Na migração de plataforma, o domínio é mantido, e toda a estrutura básica da loja virtual pode ser preservada também.

Como migrar loja virtual?

O processo de migração de e-commerce depende da plataforma escolhida. Em plataformas mais user-friendly, como a Shopify, é possível fazer a migração apenas com uma equipe interna. No entanto, migrações mais robustas, mesmo para a Shopify, podem exigir a ajuda de uma agência desenvolvedora.

Como migrar para Shopify?

Primeiro, faça uma pesquisa entre parceiros da Shopify para avaliar se é vantajoso para você contratar a ajuda de uma agência desenvolvedora. Com a ajuda dessa agência, você vai traçar toda a estratégia do seu novo e-commerce, e o parceiro vai fazer toda a configuração inicial da loja virtual, com design, integrações e testes.

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Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Freitas é copywriter, escritora e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

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