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Checkout transparente na Shopify: tudo o que você precisa saber

Foto sobre checkout transparente mostra uma mulher sentada à uma mesa, diante de um laptop aberto e com um smartphone em sua mão esquerda.

Já tem checkout transparente na sua loja Shopify? Preparamos um guia para você entender o que é checkout transparente, por que esse tipo de checkout é tão importante e também conhecer nossos parceiros que já oferecem esse recurso.

🛒 O guia do checkout transparente na Shopify


O que é checkout transparente?

Chamamos de checkout transparente quando todo o processo de pagamento acontece dentro do ambiente do e-commerce, sem que o usuário seja redirecionado a outro site para concluir a compra.

Até recentemente, o lojista tinha apenas a opção de oferecer um checkout padrão, que é quando o consumidor é levado para fora do ambiente da loja para concluir o pagamento, seja em outra aba ou por uma janela pop-up. Apesar de esse ambiente externo também ser seguro para seu cliente, muita gente fica receosa ao ser redirecionada a outro site na hora do pagamento.

Já com o checkout transparente, toda a transmissão de dados entre a loja virtual e o provedor de pagamento acontece nos bastidores, mas o usuário apenas vê a transação ser processada dentro do site da loja.

Vantagens do checkout transparente para seu e-commerce

Se você ainda não sabe muito bem o que seu e-commerce ganha com a transparência no checkout, listamos abaixo os principais benefícios.

1. Melhora a experiência de compra

Sabe quando você está fazendo uma compra na internet e o e-commerce começa a pedir informações pessoais, criação de cadastro, etc.? Quando você cria muitos obstáculos na etapa de finalização do pedido, a experiência de compra é prejudicada.

Nesse mesmo balaio, entra a experiência do usuário: a praticidade do processo de compra influencia diretamente a impressão que os visitantes têm de sua loja virtual. Problemas em qualquer área do site devem ser evitados, é claro, mas a experiência do usuário precisa ser impecável no momento do pagamento — e o checkout transparente é fundamental para garantir essa tranquilidade para o cliente.

2. Diminui o abandono de carrinho

Se sua loja virtual tem muito carrinho abandonado, pode ser um sinal de que há problemas durante o processo de checkout da loja.

Existem diversos fatores que podem levar os consumidores a desistirem da compra, e a complexidade do processo de compra é um deles. O checkout transparente torna a etapa de conclusão da compra muito mais rápida e suave, dando menos “motivos” para o consumidor para desistir no meio do caminho.

Outro benefício desse tipo de checkout é que a efetuação do pagamento em um mesmo ambiente passa ao comprador uma sensação de segurança maior. Por mais que o público esteja familiarizado com o serviço de subadquirentes, o checkout padrão pode gerar no consumidor uma certa desconfiança quanto à legitimidade de sua loja virtual. 

3. Aumenta a taxa de conversão

Todo lojista quer aumentar a taxa de conversão, não é mesmo? Esse benefício, na verdade, é um compilado de tudo que o checkout transparente pode trazer.

Ao implementar um checkout transparente em sua loja virtual, você passa mais credibilidade para o cliente, que se sente mais tranquilo para finalizar a compra. Além disso, você elimina etapas no processo de checkout, tornando-o mais ágil e diminuindo o abandono de carrinho.

O checkout transparente, no fim das contas, é uma forma de dar aquele empurrãozinho para mais clientes concluírem a compra, o que ajuda a otimizar a taxa de conversão de seu e-commerce.

Como configurar seu checkout transparente na Shopify

A demanda do consumidor por mais segurança está levando diversos parceiros nossos a desenvolverem soluções de checkout para os lojistas brasileiros. Separamos abaixo algumas informações para ajudar você a configurar o checkout transparente em sua loja na Shopify.

💳 Ainda sem saber como receber pagamentos no seu e-commerce? Confira nosso guia sobre formas de pagamento online!

Mercado Pago: checkout transparente com Pix

Quem é Shopify e é cliente do Mercado Pago também pode oferecer um checkout transparente. E a novidade é que, além de incluir formas de pagamento mais comuns como cartões de crédito e boleto, agora você pode aceitar Pix sem que o cliente precise sair do seu site.

No início de 2022, a solução de checkout transparente do Mercado Pago passou por uma reformulação para trazer ainda mais melhorias. O visual do checkout é coerente com o site, e a integração é feita naturalmente.

Milhares de lojistas da Shopify já estão usando a solução de checkout transparente do Mercado Pago. Confira como ficou o checkout da Overcome, que têm parceria com o Mercado Pago:

Captura de tela mostra o checkout transparente no site da Overcome.

A instalação do checkout transparente em sua loja é feita em dois passos: primeiro, você instala o Checkout Pro, o gateway de pagamento do Mercado Pago, e depois baixa o app Checkout Transparente MP.

Se você já usa o checkout transparente do Mercado Pago (versão de 2021), não se preocupe: você poderá utilizar o novo checkout com todas as melhorias apenas seguindo os dois passos simples de integração. Mas não se esqueça: você precisa desinstalar a versão antiga para começar a usar a nova.

Moip

Quem tem parceria com o Moip também poderá dar adeus ao checkout padrão. Com o app Moip, disponível para os lojistas da Shopify, você poderá oferecer um checkout transparente e também receber pagamentos em cartão de crédito e boleto bancário.

Para ter o checkout transparente do Moip na sua loja Shopify, basta entrar em contato com a equipe comercial do Moip. Depois de instalar o gateway e baixar o app, você terá o checkout transparente prontinho em sua loja.

PagBrasil

Os lojistas da Shopify que têm acordo com a PagBrasil também podem oferecer um checkout transparente.

Com a PagBrasil, também é fácil configurar descontos percentuais em compras realizadas com métodos de pagamento específicos. Com isso, você consegue otimizar sua estratégia de preço e checkout, agindo de maneira protagonista ao definir o melhor share de método de pagamento da sua loja.

A loja Pampili, por exemplo, que possui parceria com a PagBrasil, já pôde reduzir as etapas no processo de pagamento ao implementar o checkout transparente:

 

Captura de tela mostra checkout transparente no e-commerce da Pampilli.

A funcionalidade pode ser habilitada em pagamentos com Pix e com os exclusivos Boletos Flash® – o único que confirma o pagamento menos de uma hora, ou instantaneamente, quando pago com Pix – e PEC Flash®, opção que permite que o consumidor efetue o pagamento em dinheiro nas lotéricas.

O checkout transparente da PagBrasil está disponível para lojistas Shopify com faturamento bruto mensal acima de R$ 50 mil no e-commerce.

💬 As soluções do Mercado Pago, do Moip e da PagBrasil contam com a funcionalidade autocomplete para endereços de entrega ao inserir o CEP, e também com campos adicionais para facilitar a integração com alguns ERPs.

Stripe

Que tal ter um checkout transparente em sua loja virtual com a ajuda da Stripe? Ao contratar a Stripe como gateway de pagamento, sua loja Shopify já terá uma experiência transparente no checkout, sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo.

A solução de pagamentos da Stripe funciona para todos os tipos de varejista, inclusive para empresas que vendem produtos por assinatura. Até o momento, a Stripe não oferece opções de pagamento parcelado, por boleto ou por Pix.

Para ter o checkout transparente da Stripe em seu e-commerce, basta entrar em contato com a equipe de vendas da Stripe e firmar sua parceria.

A Shopify continua trazendo novidades para você

O checkout transparente veio para ficar, e a Shopify sabe disso. Estamos trabalhando junto a nossos parceiros para oferecer os melhores recursos e soluções a todos os nossos lojistas.

Manteremos este artigo atualizado para que você fique sabendo das últimas novidades e lançamentos de nossos parceiros em relação a checkout transparente.

Boas vendas!

Perguntas frequentes sobre checkout transparente

O que é checkout transparente?

É quando a finalização do pagamento acontece dentro do ambiente da loja virtual, sem que o cliente seja redirecionado a outra página para concluir o pagamento.

Como funciona o checkout transparente?

Diferentemente do checkout padrão, toda a transmissão de dados entre a loja virtual e o provedor de pagamento acontece por trás, no back-end do site, mas o usuário apenas vê a transação ser processada dentro do ambiente da loja.

Quais as vantagens do checkout transparente?

O checkout transparente melhora a experiência de compra do usuário e diminui a taxa de abandono de carrinho, aumentando assim a taxa de conversão.

Como colocar checkout transparente na Shopify?

Até o momento, os parceiros Mercado Pago, PagBrasil, Moip e BrasPag oferecem esse recurso para os lojistas brasileiros da Shopify. Confira o site de cada parceiro para verificar como implementar essa modalidade de checkout.

Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Freitas é copywriter, escritora e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

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