A empreendedora famosa do Instagram mostrou nos Stories o novo equipamento de vídeo que ela comprou para a empresa. No grupo do WhatsApp, os mentores só falam do TikTok Shop. Seu melhor amigo acabou de expandir sua linha de produtos fazendo um pedido enorme para o fornecedor.
Então será que você deve comprar uma câmera, investir em tráfego pago ou aumentar seu estoque? Na verdade, antes de tomar qualquer decisão, você deve montar um bom planejamento.
Para investir no seu negócio, você precisa saber quando e como. As respostas certas só vêm depois de uma avaliação minuciosa para garantir que está tomando a decisão mais vantajosa para a sua empresa.
Considere três fatores importantes antes de decidir se está pronto para fazer investimentos com o intuito de desenvolver e escalar sua empresa:
- As finanças de sua empresa
- Suas finanças pessoais
- Seus objetivos
Quando você tiver uma compreensão sólida de todos os fatores acima, terá melhores condições de tomar a decisão certa sobre como investir no seu negócio.
Compreenda as finanças da sua empresa
Antes de decidir investir dinheiro em melhorias e oportunidades de negócios, você precisa entender os conceitos básicos das finanças de sua empresa. Em particular, vale a pena:
- ter uma boa noção da quantia que pode ser investida
- fazer uma estimativa cuidadosa de como será o desempenho da empresa no ano fiscal
- ter uma compreensão básica do seu fluxo de caixa
Contadores e planejadores financeiros costumam dar orientações valiosas para ajudar você a encontrar seu rumo, mas, no final das contas, cabe a você tomar as decisões financeiras mais acertadas para o seu negócio.
Quanto dinheiro você pode investir?
Esta é uma pergunta complicada, porque a resposta depende de muitos fatores.
Se você ainda não está pronto para solicitar um empréstimo para pequenas empresas, convencer investidores em seu círculo ou abordar empresas de capital de risco sobre captação de recursos, abrir mão da sua própria remuneração é uma solução simples para autofinanciar seu negócio, apesar de dolorosa.
Infelizmente, não tirar dinheiro da empresa para pagar o próprio salário é uma opção que nem todo mundo pode fazer. Ainda assim, o dinheiro para investir em sua empresa tem que vir de algum lugar.
Uma das abordagens mais acessíveis para gerenciar as finanças de sua empresa e descobrir de onde virá esse dinheiro é chamada de Profit First ("Lucro Primeiro"). É um sistema simples descrito no livro homônimo de Mike Michalowicz.
O autor divide as receitas totais de seu negócio em quatro categorias:
- Remuneração do proprietário
- Despesas operacionais
- Impostos
- Lucro
O valor de sua receita para cada categoria depende do ramo do negócio e do tamanho de sua empresa. No livro, Michalowicz sugere algumas fórmulas fáceis de seguir.
Digamos que sua empresa fature R$ 10.000 por mês em vendas; essa é a receita total.
- Remuneração do proprietário: 40%
- Despesas operacionais: 40%
- Impostos: 15%
- Lucro: 5%
Isso significa que, todos os meses, os saldos ficariam assim:
- Remuneração do proprietário: R$ 4.000 (o próprio salário)
- Despesas operacionais: R$ 4.000
- Impostos: R$ 1.500
- Lucro: R$ 500
O valor que você destina para cada categoria é variável e vai depender dos objetivos de seu negócio. Faça esse levantamento com base no seu histórico, assim você terá uma visão bastante clara de onde o dinheiro está sendo usado, e em qual categoria você poderia economizar, ou mesmo redirecionar os recursos, para investir no seu negócio.
No exemplo acima, caso suas despesas operacionais sejam suficientes apenas para cobrir o custo dos produtos vendidos e suas despesas mensais, você não poderá retirar dinheiro para investir na sua empresa. Na prática, existem duas opções: reduzir sua remuneração ou não obter lucros com seu negócio. Ambas as opções são viáveis, mas só você é capaz de decidir qual é a melhor para você neste momento.
E sim, o dinheiro que você reserva para impostos está sempre fora de cogitação. Suas obrigações fiscais devem estar em dia para poupar dores de cabeça maiores que a impossibilidade de investir nesse momento.
Qual é a sua estimativa anual de ganhos?
Talvez, neste momento, seu negócio seja novo e esteja crescendo a um ritmo acelerado, ou esteja sujeito a oscilações sazonais. Em qualquer um desses casos, talvez uma visão do desempenho mensal de sua empresa não forneça informações suficientes para você tomar decisões mais definitivas em relação a investimentos.
É aí que entra a estimativa anual. Este modelo de previsão é criado para empresas sazonais, como lojas de decoração para festas ou empresas de eventos de formatura, e pode também ajudar você a fazer um mapeamento para o ano inteiro. Além disso, essa previsão pode ajudar a equilibrar suas despesas ao longo do ano. Se você quiser investir em um redesign de site na baixa temporada, não tem problema, desde que você faça isso no contexto anual e não fique no vermelho no final do ano por causa disso.
Como é o seu fluxo de caixa?
Para tomar qualquer decisão sobre o direcionamento dos seus investimentos, é necessário ter controle do seu fluxo de caixa. Se a conta não fechar e você ficar devendo em alguma categoria da sua receita, isso não é investimento. Sua decisão final deve ser boa o suficiente para cobrir seu próximo pedido de estoque, suas despesas operacionais, seus impostos e quaisquer gastos prioritários.
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Compreenda as suas finanças pessoais
Você provavelmente está pensando: "Espera aí, este artigo não é sobre o meu negócio? Por que falar das minhas finanças pessoais?"
A questão é que a sua empresa online existe para fazer dinheiro, e talvez você dependa de parte do lucro gerado por ela para se sustentar. No entanto, mesmo que você não dependa da renda do seu negócio em um nível pessoal, esse é um bom parâmetro a ser analisado antes de tomar decisões importantes em relação ao fluxo de vendas da sua empresa.
Sua empresa é a sua principal fonte de renda?
Se não for, e se você tiver outras fontes de renda, terá mais flexibilidade em termos de como se sustentar. Essa é uma das vantagens de usar seu trabalho fixo para dar suporte às suas atividades paralelas: você não está apenas minimizando o risco de realizar investimento, mas também pode receber um "salário" mais baixo proveniente da renda da empresa e investir o restante desse dinheiro em novas oportunidades de crescimento.
Caso seu negócio seja sua principal fonte de renda, nem tudo está perdido. Significa apenas que você precisa prestar mais atenção às suas finanças pessoais, para que você possa tomar as melhores decisões para você e para a sua empresa, sem comprometer seu sucesso.
Como definir um salário razoável para si mesmo
Ao contrário de quando você está em um ambiente de trabalho tradicional, ao desempenhar o papel de empresário, você paga salários e recebe salário, simultaneamente. A quantia a ser paga como sua própria remuneração depende de você, e esta decisão terá um impacto sobre quanto da receita poderá ser reinvestida em seu negócio.
É por isso que estar a par de suas finanças pessoais é uma parte do processo que você não pode ignorar. Se você sabe de quanto precisa para viver, não será necessário alocar mais do que essa quantia para a sua remuneração; se você conseguir reduzir significativamente seus gastos pessoais, mais dinheiro será disponibilizado para ser reinvestido no negócio.
Aqui estão algumas maneiras de descobrir o quanto seu estilo de vida realmente custa.
1. Use um aplicativo de gestão de despesas
Comece a usar um aplicativo para monitorar seus ganhos e gastos, por exemplo, o Organizze e o Mobills. Conecte-os às suas contas bancárias e cartões de crédito para visualizar de forma clara o quanto você realmente gasta em itens diferentes.
2. Monitore suas contas
Revise seus extratos bancários do último semestre. Pode parecer um pouco desconfortável, mas não olhar seu extrato não fará você gastar menos, e o importante aqui é ser realista. Examine seus padrões de gasto e veja o que é essencial e qual o volume de supérfluos. Se você optar por descobrir essas informações agora, e não daqui a alguns meses, poderá evitar surpresas desagradáveis.
Crie um plano de gastos mensal que seja claro e objetivo. Você pode tentar fazer mudanças radicais, por exemplo, cortar todos os gastos em delivery; mas atenção: seja honesto consigo mesmo e defina um plano que você consiga cumprir.
3. Considere gastos incomuns
Não se esqueça de levar em consideração despesas irregulares (impostos anuais, entre outros) e gastos com imprevistos e emergências também. A maioria dos profissionais em finanças recomenda que, como empresário, você deve reservar uma quantia que corresponda ao salário de três a seis meses, por garantia.
Depois de saber o quanto você precisa em um mês para manter o estilo de vida que deseja, esse número pode ajudar a definir o salário que você pode pagar a si próprio.
Afinal de contas, todas as suas decisões financeiras são prioritárias, mas não estamos aqui para definir suas prioridades. Depois de ter uma compreensão clara de suas finanças pessoais e de sua empresa, você poderá tomar decisões mais embasadas sobre como deseja usar seu dinheiro para atingir seus objetivos. Essa é a parte divertida do processo!
Compreenda os objetivos do seu negócio
Agora que você já tem uma boa noção a respeito dos números, é hora de pensar sobre o que realmente motiva você, ou seja, os seus objetivos.
Assim que você estiver pronto para investir, o próximo grande desafio é planejar onde o dinheiro vai ser investido. Você vai investir em mais estoque? Uma nova câmera cheia de recursos para tirar fotos melhores? Talvez você queira trabalhar com um Shopify Expert para elevar o nível do marketing da sua loja?
Seja qual for seu objetivo (talvez seja montar uma loja pop-up para seu e-commerce, por exemplo), existem alguns critérios que podem ser úteis para amadurecer a ideia de investir dinheiro em seu negócio.
Qual é a sua ideia?
Os investimentos em sua empresa devem, idealmente, começar com uma hipótese clara. Embora isso possa partir de uma intuição pessoal, deve haver dados reais para construir conexão entre a atividade da empresa e o valor comercial resultante do investimento. Mesmo que seu investimento potencial não esteja diretamente relacionado às vendas, garanta que ele esteja baseado em uma lógica clara.
Digamos que você vende um produto complexo, cujo conteúdo educacional pode gerar valor agregado. Ou, quem sabe, você vende cosméticos de luxo e realmente acredita que os influenciadores são a maneira ideal de entrar no mercado.
Em ambos os exemplos acima, ao ter a visão do negócio em mente e vincular o investimento ao valor criado para o negócio, você faz com que a hipótese seja melhor do que um palpite aleatório ou uma cópia de táticas da concorrência.
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Quais são seus principais indicadores de desempenho?
É seguro afirmar que você quer conquistar algum tipo de resultado ao investir no seu negócio. Qual área você deseja impactar positivamente a partir desse investimento? Quais números você pode rastrear acompanhar o desenvolvimento da sua estratégia?
Rastrear suas métricas pode significar configurar um relatório personalizado do Google Analytics ou monitorar o desempenho de seus e-mails promocionais e de vendas. Independentemente da sua estratégia, procure garantir que os indicadores-chave de desempenho (KPIs) sejam medidos com antecedência e que os valores de referência sejam registrados antes de você começar a investir dinheiro.
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Quais as metas de retorno sobre o investimento?
Decidir sobre qualquer coisa pode ser uma tarefa muito desafiadora, especialmente quando há dinheiro envolvido. Se você tem investido em anúncios no Facebook, provavelmente significa que está deixando de fazer outros investimentos possíveis em sua empresa.
Você terá de ignorar dezenas de boas oportunidades para se comprometer completamente com sua melhor opção que traga um real retorno sobre investimento. Para manter-se no caminho certo, você pode definir metas e estabelecer um prazo para reavaliar sua decisão.
Por exemplo, se sua meta é ganhar três vezes o valor do investimento, precisará acompanhar os números. Caso o retorno seja menor que o esperado, dentro do prazo determinado de três meses, então será hora de reavaliar e considerar outro investimento.
💡ROAS: como calcular e otimizar seus investimentos
É hora de investir?
Com todos esses aspectos a se considerar, não há uma resposta exata sobre o momento certo para investir no seu negócio, ou sobre o melhor investimento para sua empresa. Tudo dependerá das finanças da sua empresa, das suas finanças pessoais, dos seus objetivos e de você.
Se você está satisfeito com o desempenho do seu negócio e não está particularmente interessado em escalar agora, tudo bem. Nem toda empresa precisa crescer e escalar, e você não deve deixar o FOMO (medo de ficar de fora) convencê-lo do contrário.
Se, por outro lado, você estiver realmente interessado em expandir seu negócio e tem dinheiro suficiente para investir, aproveite que agora você tem as informações de que precisa para tomar decisões embasadas que vão beneficiar a sua empresa.
Ilustração por Gracia Lam
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Perguntas frequentes sobre investir no seu negócio
Posso investir na minha própria empresa?
Sim. Você pode investir na sua empresa usando recursos pessoais, reinvestindo lucros ou comprando participação acionária. Esse investimento é totalmente legal e pode ser uma boa estratégia para impulsionar o crescimento. Só é importante definir a melhor forma de fazer isso com o apoio de um contador ou consultor financeiro.
Como saber quando investir no meu pequeno negócio?
O momento certo para investir no seu negócio é quando você tem clareza sobre as finanças do negócio, estabilidade nas suas finanças pessoais e metas bem definidas. Analise se há potencial de retorno e se o investimento ajudará a atingir objetivos concretos, como expandir a marca, aumentar o estoque ou melhorar a estrutura da loja virtual. No final das contas, depende apenas de você como fundador.
Qual valor devo investir no meu próprio negócio?
Não existe um valor fixo para investir no seu negócio. O ideal é calcular com base nas despesas operacionais, margem de lucro e metas de crescimento. Se o caixa estiver apertado, pode ser melhor aguardar, reduzir sua retirada de salário temporariamente ou reinvestir parte da receita até que o negócio se fortaleça financeiramente.


