Quer abrir uma loja virtual?

8 páginas de produtos incríveis para o seu próximo e-commerce (2022)

Mesa apresenta produtos variados, numa metáfora para uma página de produtos.

Quando uma pessoa começa a criar um site de e-commerce ou uma loja virtual, o foco está quase sempre na página inicial: afinal, ela é a primeira coisa que os clientes encontrarão. No entanto, muitos se esquecem de que o objetivo real de um site dessa natureza é vender – algo que só será possível com uma página de produto inesquecível.

O fato é que uma boa página de produto precisa transmitir o valor do produto que ela anuncia. Ao abrir uma página desse tipo, o seu cliente precisa ver o produto; entender as descrições a ponto de poder imaginar o produto bem na sua frente; e acreditar, sem sombras de dúvidas, que ele precisa comprar esse item imediatamente.

Uma das grandes maravilhas das páginas de produto é que elas podem exibir inúmeros recursos e modelos, o que confere uma liberdade cada vez maior a empreendedores e lojistas como você. Neste post, mostrarei alguns exemplos que eu, pessoalmente, adoro; espero que eles possam servir de inspiração para o seu próximo e-commerce!

Se você ficar morrendo de vontade de comprar um dos produtos abaixo, a culpa não é minha; é apenas mais uma prova de como essas páginas são eficientes.

1. Página de produto: Camisetas da Chico Rei

Página de produto: Camisetas da Chico Rei

Feitas de maneira artesanal, as camisetas da Chico Rei são divertidas, alegres e descontraídas: algumas fazem referência a ícones da cultura pop, outras a grandes artistas brasileiros e internacionais, e por aí vai. Com designs exclusivamente criados para a loja, você ainda ajuda artistas independentes quando compra uma camiseta dessas. Não é legal?

As páginas de produto do site ainda possuem uma tabela de medidas para os modelos masculino e feminino, bem como produtos relacionados que tenham a mesma estampa: capinhas de celular, almofadas, cadernos... ou seja, o pacote completo.

    

2. Página de produto: PooPourri, da Tomorrows Designs

 

Página de produto: PooPourri, da Tomorrows Designs

Mesmo em inglês, esse exemplo é bom demais e merece ser listado aqui. Afinal, como não dar pelo menos algumas risadas com um produto que fala de maneira tão honesta sobre algo que até hoje é tabu na nossa sociedade?

A página de produto traz mensagens como “Torne-se um mestre dos disfarces com o Potty Potion. Afinal de contas... cheirar também é acreditar”. Para quem não sabe, o PooPourri é um spray que pode ser aplicado no banheiro antes de você utilizá-lo para aquela outra função corporal que não o xixi. Ele mascara o cheiro desagradável, de modo que é ideal para quem precisa utilizar o banheiro do escritório ou de algum local público.

3. Página de produto: Batons e cosméticos da Quem disse, Berenice?

Página de produto: Batons da Quem disse, Berenice?

Uma das marcas de maquiagem mais queridas das brasileiras, a Quem Disse, Berenice? ficou famosa por seus preços acessíveis e produtos impecáveis. A loja virtual, portanto, nada mais é do que uma extensão dessa identidade.

Assim que a cliente escolhe um produto que possui mais de uma cor, como um batom ou uma sombra, ela vê a página reproduzida acima – na qual é possível escolher a tonalidade desejada. Se ela ainda assim estiver em dúvida, pode clicar no botão “Ver mais detalhes”, que a redirecionará para a página de produto, com detalhes e avaliações de clientes:

Página de produto: Avaliação de clientes da Quem disse, Berenice?

O que é particularmente interessante nas avaliações das clientes é o modo como elas são exibidas: por tom de pele, faixa etária e tipo de pele (normal ou oleosa). Isso não só mostra que a marca é inclusiva, como também ajuda possíveis compradoras e descobrirem se mulheres parecidas com elas gostaram – ou não – do produto. Além disso, a descrição do produto e o modo de usar são sempre divertidíssimas e descontraídas. Veja esta, para uma máscara de cílios:

“use como quiser a máscara para cílios. lembre que quanto mais camadas passar, mais escandalosos seus cílios vão ficar! existem várias formas de passar, e dá para passar nos cílios de baixo e de cima. é muito fácil, descubra a melhor forma pra você, e se joga! quanto mais vezes aplicar a máscara para cílios, maior será o efeito nos cílios! experimente passar a máscara de baixo pra cima, fazendo um “zigue-zague”, você vai ver que os cílios ficam separadinhos e sem gruminhos. na hora de tirar a máscara pra cílios vale experimentar assim: segure o algodão molhado de demaquilante em cima do olho fechado e vá abrindo o olho devagar, várias vezes. assim os cílios vão “se limpando” sem precisar esfregar o algodão e você não perde seus preciosos cílios no dia a dia!”

4. Página de produto: Estantes e outros da Meu Móvel de Madeira

Página de produto: Estantes e outros da Meu Móvel de Madeira

Comprar um móvel pela Internet pode ser complicado: é um item grande, pesado e com um preço um pouco mais elevado do que aquela blusinha de 20 reais. É por isso que o Meu Móvel de Madeira coloca todas as informações possíveis nas suas páginas de produto – desde fotos como a que mostrei acima, na qual todos os cantos do móvel possuem indicações de acabamento ou de cor, até a altura, a profundidade e o peso do item em questão.

Além disso, o Meu Móvel de Madeira também faz questão de incluir um número bastante alto de imagens do produto, mostrando o móvel selecionado nos mais diversos ambientes e sob as mais diversas iluminações. Se o cliente ainda estiver em dúvida, ele pode ver as fotos do móvel na casa de outros clientes: a loja coloca, em cada página de produto, miniaturas de fotos do Instagram que usam a hashtag #meumoveldemadeira.

Outro ponto positivo da página de produto do site está nas informações de montagem, que listam o número de pessoas necessárias para montar o móvel, o tempo, o nível de dificuldade (isso mesmo!) e as ferramentas necessárias. Para o móvel que vimos acima, você só precisa de uma Chave Philips e um martelo de borracha.

Página de produto: Descrição de produto da Meu Móvel de Madeira


 

5. Página de produto: Sapatos artesanais da Caíques

Página de produto: Sapatos artesanais da Caíques

Os sapatos da Caíques não são apenas bonitos e confortáveis: são ecologicamente sustentáveis e feitos de maneira artesanal. Por mais que essa mensagem seja o suficiente para convencer alguns compradores a pagarem o preço estipulado pelo produto – que é um pouquinho mais caro do que vemos por aí – a marca tem uma página Sobre Nós incrível, que conta toda a história, os sonhos e o objetivo do fundador.

Página de produto: Sobre Nós da Caíques

O site aposta em uma mensagem intimista, transformando o cliente em amigo e colaborador. Como a única loja física está situada na serra do Rio de Janeiro, a loja virtual precisa dar conta de atingir os clientes localizados em todas as outras cidades – algo que ela faz com sucesso.

As páginas de produto, por exemplo, incluem em detalhes os produtos utilizados na confecção de cada sapato. Não é legal saber que você está comprando uma botinha com um solado de pneu de avião?

 

Página de produto: Descrição de Sapatos artesanais da Caíques

6. Página de produto: Produtos da Perfumaria Phebo

Página de produto: Produtos da Perfumaria Phebo

Marca tradicionalíssima brasileira, a Phebo hoje faz parte da Granado – outra empresa especializada em sabonetes e perfumes. Conhecidas primariamente por suas lojas físicas ou apenas por seus produtos, que podiam ser encontrados em qualquer farmácia ou armazém, a Phebo e a Granado estão investindo pesado em novas formas de e-commerce.

Na loja virtual, o cliente recebe a mensagem acima cada vez que inclui um novo produto no carrinho (e um pequeno lembrete de quanto falta para que ele consiga o frete grátis). Se optar por finalizar o pedido, é possível ainda escolher se o produto será entregue em casa ou se você deseja retirá-lo em uma das lojas físicas. Dessa forma, a Phebo consegue atribuir um toque pessoal às compras virtuais.

Página de produto: Produtos com Retirada em Loja da Perfumaria Phebo

7. Página de produto: Sandálias e sapatos da Arezzo

Página de produto: Banner de Sandálias e sapatos da Arezzo

A Arezzo é o tipo de marca que possui loja física em praticamente todos os shoppings e cidades do Brasil. É bem possível que você já tenha passado em frente a uma delas mil vezes – ou que seja uma cliente assídua. Com uma marca física tão bem estabelecida, pode ser um desafio criar uma loja virtual de sucesso. Mas a Arezzo conseguiu.

A página inicial da loja virtual apresenta o banner acima, o que nos indica duas coisas: a primeira, que é possível classificar os produtos em três categorias de preço; a segunda, que há sete categorias possíveis de busca: categoria, tamanho, salto, preço, cor, materiais e tendências.

Pode parecer assustador, mas na verdade é incrivelmente útil. Veja como esse painel é exibido no modo expandido:

Página de produto: Filtro de Busca de Sandálias e sapatos da Arezzo

Quando você eventualmente encontrar o sapato que está procurando – tarefa que fica incrivelmente mais fácil com todas essas categorias – verá uma página de produto esteticamente agradável, como esta aqui em baixo.

Página de produto: Descrição de Sandálias e sapatos da Arezzo

8. Página de produto: Growlers da Bodebrown

Aproveitando a onda (que até agora dá sinais de que veio para ficar) das cervejas artesanais, a Bodebrown decidiu investir não só no comércio de cervejas, mas também no comércio de growlers, garrafas de vidro especiais para o consumo de bebidas alcoólicas:

Página de produto: Growlers da Bodebrown

Por se tratar de um produto ainda pouco conhecido, as páginas de produto da loja contêm informações valiosíssimas sobre o que é um growler – uma maneira de atiçar a curiosidade do cliente logo de cara.

No entanto, o grande diferencial da loja está nos growlers personalizados. Ao comprar um desses, você não só pode colocar o seu nome (ou o nome de alguém especial) como também sabe que estará apoiando a construção da nova fábrica da loja, que produz cervejas artesanais. E o melhor dessa história? Descobrimos isso tudo na página de produto.

 

Página de produto: Descrição de um Growler da Bodebrown

Você sabe de mais alguma página de produto que merece destaque? Nós queremos saber!

 

Perguntas frequentes sobre página de produto

O que é uma página de produto?

A página de produto é aquela onde o usuário tem acesso a todas as informações sobre um produto e pode adicioná-lo ao carrinho. Em um e-commerce, cada produto tem uma página dedicada a ele, com descrições detalhadas do produto, imagens, avaliações e por aí vai.

O que tem que ter em uma página de produto?

Em uma boa página de produto, o valor do produto que você está vendendo deve ficar evidente. Sua página de produto deve ajudar o usuário a visualizar o produto, entender as especificidades do item e convencê-lo de que o produto vai atender às necessidades dele.

Como fazer uma página de produto?

Uma boa página de produto deve ter imagens de altíssima qualidade, para que o usuário possa visualizar bem o item; descrições de produtos detalhadas, porém nada complicadas, pois você quer convencer o usuário, não confundi-lo; informações pertinentes para a compra, como preço e disponibilidade; e também avaliações de clientes.

Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Courtney Symons

Tradução e localização: Marcela Lanius

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Entre em contato a nossa Central de ajuda

Tópicos:

Quer abrir uma loja virtual?