Se criar uma empresa viável já é uma guerra, ter um ótimo nome de empresa é metade da batalha. O Google seria o site mais visitado do mundo se ele tivesse o nome de Encontre Coisas?
E se o Facebook fosse chamado Diretório de Amigos?
É extremamente importante encontrar o nome certo para a sua loja online para ajudá-lo a se destacar da multidão – tanto de uma perspectiva de marca quanto de SEO. Aqui estão seis indicadores sobre como encontrar aquele nome perfeito:
1. Curto e SimplesTer um nome curto e simples é ótimo por vários motivos. É fácil de lembrar, fácil de pronunciar e cabe no título da página inicial da sua loja com pouca dificuldade. Porém, encontrar um é um pouco mais difícil. Aqui estão algumas estratégias diferentes que você pode tentar:
- Experimente diferentes combinações de palavras curtas. Duas palavras pequenas que rimem podem ficar na memória.
- Invente uma palavra ou ajuste uma existente. Marcas cibernéticas como Google, eBay e Skype têm nomes que são reconhecidos instantaneamente, mesmo que não sejam palavras reais.
- Use uma palavra com significado pessoal. Pode ser um apelido que você deu para a sua amada, o nome do seu animal de estimação (uma ideia inteligente se a sua loja tem a ver com amigos peludos) ou até mesmo use o seu próprio nome na sua loja. Usar um nome pessoal facilita com que as pessoas se identifiquem com a sua loja a um nível pessoal.
2. Seja Diferente
Faça uma pesquisa de Mercado para descobrir os nomes que estão sendo usados pelos seus concorrentes diretos e tente criar algo completamente diferente. O desafio aqui é inventar um nome que reflita o seu nicho e o tipo de produtos que você está vendendo, sem que o nome da sua empresa seja muito semelhante aos seus concorrentes. Por exemplo, caso esteja vendendo eletrônicos e produtos tecnológicos, você pode ter concorrentes que usem palavras como “eletrônicos”, “tecnologia” e “futuro” nos nomes. Não use palavras parecidas. Pense de forma diferente e se destaque.
3. Considere a sua Presença na InternetAssim que você tiver uma lista de opções para o nome da sua loja, descubra se o domínio escolhido .com está disponível para elas. Isso pode ser difícil, dado que .com é, de longe, o domínio de alto nível (TLD, do inglês Top-Level Domain) mais popular e tem sido por muito tempo. Eu discuti anteriormente o valor de ter um domínio personalizado para a sua loja e essa é uma consideração importante ao escolher um nome para o seu negócio de comércio eletrônico.
4. Faça uma Pesquisa no GoogleVá ao Google e veja se os nomes na sua lista aparecem. Você conseguiria chegar ao topo da primeira página? Caso escolha um nome genérico, é bem provável que você não fique em uma posição muito boa. Além disso, é importante verificar se esses nomes estão disponíveis no Twitter, Facebook e outros sites de redes sociais que você quiser usar.
5. Não Descarte TLDs ChiquesSe o .com para o seu nome escolhido não estiver disponível, considere um TLD (domínio de alto nível) diferente. A loja do Shopify Tattly decidiu usar um domínio .ly, tornando-a www.tatt.ly, que é bem legal. O criador de sites About me deixou o seu domínio como www.about.me, que também é genial. Vários analistas de SEO dirão que o Google não beneficia tanto estes domínios menos conhecidos, mas a verdade é que nada ainda foi comprovado. Se você fizer tudo certo, você ainda pode ficar em uma classificação tão alta quanto um .com. Sem falar que escolher um domínio chique é muito mais singular.
6. Não Seja ProcessadoPor favor, não seja processado… ou vá para a cadeia… ou nada parecido. Garanta que você esteja legalmente autorizado a usar o nome de empresa que você inventou.
Precisa de ajuda para criar bons nomes de lojas virtuais? Experimente o nosso gerador de nomes para empresas gratuito.
Perguntas frequentes sobre nomes para loja virtual
Como criar um nome para loja virtual?
- Escolha um nome curto e simples;
- Crie um nome memorável que reflita sua identidade;
- Pesquise a concorrência e procure nomes que diferenciem sua loja;
- Verifique se o domínio está disponível;
- Veja se o nome está disponível nas redes sociais;
- Tenha ideias com um gerador de nomes para empresas.
Como ter ideias para nome de loja virtual?
- Faça uma lista de palavras que refletem a identidade da loja;
- Invente uma palavra ou modifique uma existente;
- Escolha uma palavra com significado pessoal;
- Faça um brainstorming com amigos;
- Use um gerador de nomes para empresas para se inspirar.
Como ter ideias de nomes para loja de roupas?
- Selecione palavras que refletem a identidade da loja;
- Pesquise a concorrência para não escolher um nome parecido;
- Escolha um nome fácil de lembrar e de pronunciar;
- Verifique se o nome está disponível para domínio e redes sociais;
- Use um gerador de nomes para empresas para se inspirar.
Como saber se um nome para loja virtual já existe?
Como dar um nome criativo para minha loja?
- Faça uma lista de palavras que você associa à marca;
- Liste palavras relacionadas ao segmento de atuação;
- Invente uma palavra ou uma variação de palavra já existente;
- Faça um brainstorming com parceiros e amigos;
- Crie siglas com significados irreverentes;
- Busque ideias em um gerador de nomes para empresas.