Que nome dar à sua loja virtual?

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Se criar uma empresa viável é uma guerra, ter um nome impactante é metade da batalha. O Google seria o site mais visitado do mundo se ele se chamasse “Encontre Coisas”? E se o Facebook se chamasse “Diretório de Amigos”, teria o mesmo sucesso?

É extremamente importante encontrar o nome certo para a sua loja virtual para, desse modo, ela se destacar da multidão – tanto de uma perspectiva da própria marca como em relação a questões de SEO. Aqui estão seis indicadores sobre como inventar um nome de loja:

1. Pense em algo curto e simples


Ter um nome curto e simples é ótimo por vários motivos. Fica fácil de lembrar, fácil de pronunciar e cabe no título da página inicial da sua loja virtual sem muita dificuldade. Porém, encontrar um nome assim é um pouco mais difícil. Aqui estão algumas estratégias diferentes que você pode tentar:

  • Experimente diferentes combinações de palavras curtas. Duas palavras pequenas que rimem são mais fáceis de ficar na memória das pessoas.
  • Invente uma palavra ou ajuste uma existente. Marcas cibernéticas como Google, eBay e Skype têm nomes que são reconhecidos instantaneamente, mesmo que não sejam palavras reais.
  • Use uma palavra com significado pessoal. Pode ser um apelido que você deu para o seu amor, o nome do seu animal de estimação (uma boa ideia caso sua loja tenha a ver com amigos peludos) ou até mesmo o seu próprio nome. Usar um nome pessoal faz com que as pessoas se identifiquem com a sua loja em um nível pessoal.

2. Seja diferente


Faça uma pesquisa de mercado para descobrir os nomes que estão sendo usados pelos seus concorrentes diretos e tente criar algo completamente diferente. O desafio aqui é inventar um nome que reflita o seu nicho e os tipos de produtos que você está vendendo, sem que o nome da sua empresa seja muito semelhante aos dos seus concorrentes.

Por exemplo, caso esteja vendendo eletrônicos e produtos tecnológicos, você pode ter concorrentes que usem palavras como “eletrônicos”, “tecnologia” e “futuro” nos nomes. Não use palavras parecidas. Pense de forma diferente e se destaque. Veja mais inspirações para a sua marca no nosso canal:



3. Considere sua presença on-line

    Assim que tiver uma lista de ideias para nome de empresa, descubra se o domínio escolhido “.com” está disponível. Isso pode ser difícil, já que “ponto com” é, de longe, o domínio de alto nível (TLD, do inglês Top-Level Domain) mais popular, há muito tempo. Já falei anteriormente sobre o valor de se ter um domínio personalizado para a sua loja virtual. Essa é uma consideração importante ao escolher um nome para a sua loja virtual.


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    4. Pesquise no Google

      Vá ao Google e veja se os nomes da sua lista de ideias criativas para nome de loja virtual aparecem lá. Você conseguiria chegar ao topo da primeira página? Caso escolha um nome genérico, é bem provável que sua marca não fique em uma posição muito boa. Além disso, é importante verificar se esses nomes estão disponíveis no Twitter, Facebook e outros sites de redes sociais que você quiser usar. Assim você não vai ter surpresas na hora de escolher seu domínio.

      5. Não descarte TLDs chiques

        Se o “.com” para o seu nome escolhido não estiver disponível, considere um TLD (domínio de alto nível) diferente. A loja Shopify Tattly, por exemplo, decidiu usar um domínio “.ly”, usando o domínio www.tatt.ly – que ficou bem legal, não é mesmo?

        O site “About Me”, por sua vez, deixou o endereço do seu domínio como www.about.me, que também é genial. Vários analistas de SEO vão defender que o Google não beneficia tanto estes domínios menos conhecidos na indexação, mas a verdade é que nada ainda foi comprovado. Se você fizer tudo certo, ainda pode ficar em uma classificação tão alta quanto um “.com”, mesmo com um domínio exótico. Sem falar que escolher um domínio chique é muito mais original.

        6. Não leve um processinho

        processinho meme

          Por favor, não seja processado, nem vá para a cadeia ou coisa parecida. Certifique-se que você tem autorização legal para usar o nome de empresa que você inventou. Acredite, não vale a pena ter que lidar com todos os problemas que envolvem um processo judicial – é bem mais fácil e barato escolher um nome inédito.

          Como elaborar um nome para empresa? Leia nosso artigo sobre 10 exemplos de geradores de nomes para empresas ou experimente o nosso gerador de nomes para empresas gratuito.

          Perguntas frequentes sobre nomes para loja virtual

          Como inventar um nome para loja?

          Escolha um nome curto e simples. Crie um nome memorável que reflita sua identidade. Pesquise a concorrência e procure nomes que diferenciem sua loja. Verifique se o domínio está disponível e veja se o nome está disponível nas redes sociais. Busque ideias com um gerador de nomes para empresas, por exemplo.

            Como ter ideias de nome de loja virtual?

            Faça uma lista de palavras que refletem a identidade da loja. Invente uma palavra ou modifique uma existente. Escolha uma palavra com significado pessoal. Faça um brainstorming com amigos para ter ideias de nomes para empresas. Use um gerador de nomes para empresas para se inspirar.

              Como criar um nome impactante?

              Selecione palavras que refletem a identidade da sua loja virtual. Pesquise a concorrência para não escolher um nome parecido. Escolha um nome fácil de lembrar e de pronunciar. Verifique se o nome está disponível para domínio e nas redes sociais. Use uma ferramenta de gerador de nomes para empresas para se inspirar.

                Como saber se um nome para loja virtual já existe?

                Primeiro, faça uma pesquisa no Google e nas redes sociais para ver se o nome já existe. Confira também em sites de domínios se o nome escolhido está disponível. Por fim, consulte o nome no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e registre sua marca.

                Como dar um nome criativo para minha loja?

                Existem diversas ferramentas: faça uma lista de palavras que você associa à marca, liste palavras relacionadas ao seu segmento de atuação, invente uma palavra ou uma variação de palavra já existente, faça um brainstorming com parceiros e amigos, crie siglas com significados irreverentes e busque ideias em um gerador de nomes para empresas.

                  Which method is right for you?Sobre a autora

                  Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

                  Atualização: Marina Borges

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