Quer abrir uma loja virtual?

Logo de loja grátis: como criar o seu no Hatchful da Shopify

designer em processo de criação de logo de loja grátis

Quem tem uma loja virtual sabe como é importante ter o reconhecimento dos clientes. E nada melhor que um bom logo de loja com todos os elementos visuais necessários para apostar em uma estratégia de sucesso. Quer fazer com que seus clientes identifiquem logo seus produtos e serviços em meio a tantos outros na concorrência? Invista no seu logo de loja virtual e deixe sua marca registrada no mercado! 

Confira este artigo para saber o que é e a importância de um logo de loja, além de mostrar que é possível criar um logotipo do zero sem precisar gastar dinheiro com o Hatchful, o criador de logos personalizados da Shopify. Confira! 

 


 

O que é logo de loja?

Logo de loja é a identificação visual da sua loja virtual, com a finalidade de criar uma lembrança na mente dos clientes sobre os produtos que você oferece ou os serviços prestados pela sua empresa. 

E não é só isso. Um logo de loja diz muito também sobre o que a marca pensa sobre o mercado e o que quer entregar para o consumidor. Além de ser um símbolo, o logotipo também traduz o que a sua empresa pretende vender para as pessoas.

Logo de loja ou logotipo também pode ser caracterizado por um signo de identificação pelo qual o consumidor vai identificar seus produtos ou serviços entre a concorrência e, por isso, exige muita pesquisa, trabalho de desenvolvimento teórico de design e psicologia que envolve semiótica, cor, conceito, entre outros detalhes muito importantes para a criação do logotipo.

homem de negócios em frente a quadro brando tendo ideias para criar logo de loja

 Qual a importância do logo de loja virtual?

O logo de loja virtual é considerado o rosto de uma marca, é uma declaração visual dos valores de uma empresa e pode ser usado no ambiente digital e no mundo real para anunciar e promover os produtos, serviços e ideais da loja virtual de forma única e exclusiva.

A ideia do logo de loja é ressaltar a personalidade da empresa e a essência do negócio por meio da divulgação visual e criar consciência da marca em uma representação visual que chame a atenção por ser bonita e funcional, além de fazer com que a empresa se destaque dos concorrentes aos olhos dos consumidores.

Um logotipo faz parte da construção visual de uma empresa, e é de suma importância para criar um bom relacionamento entre ela e os clientes. Por isso, ter um logo de loja profissional e que se relacione ao segmento do seu negócio é fundamental para consolidar sua empresa no mercado e na internet. 

Logotipos são cartões de visita que deixam impressões positivas ou negativas. E como já diz o famoso ditado, a primeira impressão é a que fica. Criar um logo de loja de qualidade e que marque presença é fundamental para o sucesso da sua empresa.

mulher designer sobre livros buscando inspiração para criar logo de loja virtual 

Regras básicas sobre como criar um logo de loja 

A DesignBuddy, empresa norte-americana especializada na criação de logotipos e identidades visuais, fez um pequeno levantamento de dados para analisar quais eram as semelhanças e diferenças entre alguns dos logotipos mais famosos do mundo. Veja abaixo alguns dos resultados encontrados e tente aplicar essas informações ao seu logo de loja:

  • 95% dos logotipos mais famosos do mundo usam apenas uma ou duas cores;
  • 41% dessas marcas utilizam logotipos estilizados;
  • 93% desses logotipos são tão simples e diretos que podem ser facilmente reconhecidos independentemente do tamanho.

Abaixo, algumas dicas e práticas recomendadas para a criação do logo de loja:

O logo de loja deve ser simples

Um design simples e elegante faz com que um logotipo seja memorável e facilmente reconhecível. Um bom logotipo traz algo de inesperado e único, mas sem exagerar.

O logotipo deve ser inesquecível

Como falamos anteriormente, o logo de loja virtual deve ter um design simples e adequado aos valores e ideais da marca. Isso fará com que o logotipo seja facilmente registrado por todos os seus clientes.

O logo de loja precisa ser duradouro

Um bom logotipo é resistente ao tempo, e precisa durar dez, 20 ou até mais de 50 anos.

O logotipo deve ser versátil

Um ótimo logo de loja precisa funcionar em diversas plataformas, redes sociais, meios e canais.

Faça uma pesquisa completa por logotipos

Além de fazer uma análise de concorrência, pesquise por outros logotipos já existentes. Quem sabe essa busca não traz alguma inspiração para você? E saiba também quais são as tendências, embora o logo de loja virtual deve ser duradoura, tem tendência que veio para ficar.

 

Ainda não se convenceu da importância das cores do logotipo? Dê uma olhadinha na imagem abaixo, publicada pela Hype Science. Vale a pena levar esse amplo espectro de cores em consideração quando for criar o seu logo de loja:

espectro de cores de logotipos

O que evitar na criação do logo de loja virtual

Não existe uma fórmula para criar o logo de loja perfeito, então é normal que você acabe cometendo alguns erros ao longo do caminho.

Existem, no entanto, três regras de ouro:

designer criando logo de loja no computador do home office

Como criar um logo de loja grátis no Hatchful da Shopify?

Talvez você esteja se perguntando como fazer para criar um logotipo de sucesso para sua loja virtual e pensando nos custos que isso pode ter para contratar os serviços de um designer profissional. Pois fique sabendo que ferramentas e criadores de logotipo online podem ser recursos importantes na hora de elaborar e criar um logo de loja virtual.

Embora existam centenas de geradores de logo de loja virtual, hoje vamos apresentar a você o Hatchful, o gerador de logotipos da Shopify. Além de ser gratuito, o Hatchful tem uma interface descomplicada e bem intuitiva, projetada para ajudar empreendedores como você, que querem deixar a marca de sua loja virtual registrada no mercado.

página inicial do criador de logo de loja grátis da shopify hatchful

O Hatchful é um app disponível para iOS e Android, criado para ajudar lojistas e empreendedores a construírem a identidade visual de um e-commerce ou loja virtual de maneira descomplicada. Ele também está disponível na versão para navegador e pode ser usado em desktops e notebooks.

Antes de começar a usar o app, você precisará responder algumas perguntas sobre a sua loja virtual ou empresa. Ao clicar em “Começar”, você será direcionado para a página de espaço de negócio, onde poderá escolher entre diversos setores. Basta escolher o setor no qual sua loja virtual está inserida. Entre eles, você vai encontrar, moda, saúde e beleza, comida e bebida, animais de estimação, tecnologia, infantil etc.

página do espaço de negócio do Hatchful criador de logo de loja grátis  da Shopify

Se o seu setor for, por exemplo, moda, você será redirecionado para uma página com opções de estilo visual. Ali, o Hatchful oferece opções, como ousado, clássico, criativo, elegante, moderno, vintage etc., e até a opção “nenhuma das anteriores”, se você quiser personalizar ainda mais seu logo de loja grátis.

página do estilo visual do Hatchful criador de logo de loja grátis da Shopify

Logo depois de escolher o estilo visual, você será levado a uma página para inserir o nome e o slogan (opcional) de sua empresa. Esses dados podem ser alterados depois. Em seguida, o Hatchful perguntará onde o logo de loja será usado. 

página de uso do logo de loja grátis do Hatchful criador de logotipo da Shopify

E, baseado nas informações que você forneceu anteriormente, graças à inteligência artificial, o aplicativo irá sugerir uma série de logotipos para você escolher um e começar a usar ou até mesmo editar. Quando encontrar um que realmente comunique os valores de sua marca, as opções de edição são: voltar a mexer no nome e slogan, alterar fontes e cores, trocar itens do logotipo e, inclusive, editar o layout. Na imagem abaixo, você pode ver um exemplo de logo de loja virtual no segmento moda e beleza feminina.

página de edição de logo de loja grátis do Hatchful criador de logotipo da Shopify

A etapa final é baixar os logotipos gratuitos, que são compatíveis com todas as plataformas do mercado e redes sociais. Ah, não se esqueça que, para baixar as imagens, você precisará fazer um cadastro dentro do Hatchful. Sugerimos que você utilize o mesmo e-mail usado para registrar a sua loja virtual na Shopify.

Vale destacar que o Hatchful é gratuito não só para os lojistas da Shopify, mas para qualquer um que queira utilizá-lo. Contudo, alguns templates e imagens classificados como premium possuem um pequeno valor fixo.

✏️ Dicas para quando usar o Hatchful, o criador de logo de loja grátis da Shopify

Como a experiência de criação do Hatchful depende inteiramente das respostas que você fornecer para a ferramenta, é importante que você tente ser o mais específico possível. Se o nicho da loja não estiver contemplado dentro dos 12 nichos apresentados pela ferramenta, não hesite em selecionar a 13ª opção: "Nenhuma das anteriores".

Na hora de selecionar o estilo visual, leve em conta a estratégia de branding da marca e o tipo de conteúdo que você publica (ou pretende publicar) nas redes sociais e no site da loja. Um logotipo muito futurista, por exemplo, não vai cair bem numa loja de antiguidades.

Por fim, vale a pena baixar o logotipo para os diferentes formatos listados pelo Hatchful, já que idealmente o logo de uma loja precisa estar presente em todos os tipos de comunicação e publicação da marca. Isso inclui, além dos posts nas redes sociais, newsletters, páginas de produto do site e notificações de compra.

No vídeo abaixo (em inglês), você pode ver um tutorial sobre como criar um logo de loja virtual no Hatchful da Shopify.

Ideias de logo para loja virtual

Selecionamos alguns segmentos do mercado para mostrar ideias de logo de loja de parceiras da Shopify para você se inspirar. Veja a seguir os logotipos das lojas e como se relacionam com os produtos e serviços que oferecem:

Logo de loja de roupas - Basico.com

 página inicial da loja parceira da Shopify basico.com com destaque para o logo de loja de roupas

 Logo de loja feminina - Scarf Me

página inicial da loja parceira da Shopify scarf me com destaque para o logo de loja de roupas

Logo de loja roupas masculinas - Retta Skate
página inicial da loja parceira da Shopify retta skate com destaque para o logo de loja de roupas
 

 Logo de loja infantil - Nosh
página inicial da loja parceira da Shopify nosh com destaque para o logo de loja de roupas

 Logo para loja de acessórios - Insecta Shoes

página inicial da loja parceira da Shopify insecta com destaque para o logo de loja de acessórios

 

Logo para loja de maquiagem - Adversa

página inicial da loja parceira da Adversa com destaque para o logo de loja de maquiagem

 

 

Tudo pronto para criar seu logo de loja virtual

Agora que você já tem o passo a passo para criar um logo de loja virtual e ainda usar o aplicativo Hatchful da Shopify, está na hora de colocar a mão na massa! Lembre-se: o logotipo é parte essencial da sua empresa. Além de registrar sua marca, será o seu diferencial na concorrência. Por isso, certifique-se de que o logo de loja reflita corretamente os valores e os ideais da sua loja virtual. Crie agora mesmo o seu logotipo!

designer criando logo de loja usando aplicativo no celular

 

Perguntas frequentes sobre logo de loja

O que é logo de loja?

Logo de loja é a identificação visual de uma loja virtual, com a finalidade de criar uma lembrança na mente dos clientes sobre os produtos que você oferece ou os serviços prestados pela sua empresa. Além disso, o logo de loja diz muito também sobre o que a marca pensa sobre o mercado e o que quer entregar para o consumidor. Além de ser um símbolo, o logotipo também traduz o que a sua empresa pretende vender para as pessoas.

Qual a importância do logo de loja?

O logo de loja é considerado o rosto de uma marca, é uma declaração visual dos valores de uma empresa e pode ser usado no ambiente digital e no mundo real para anunciar e promover os produtos, serviços e ideais da loja virtual de forma única e exclusiva. A ideia do logo de loja é ressaltar a personalidade da empresa e a essência do negócio por meio da divulgação visual e criar consciência da marca em uma representação visual que chame a atenção por ser bonita e funcional, além de fazer com que a empresa se destaque dos concorrentes aos olhos dos consumidores.

Quais as regras básicas sobre como criar um logo de loja?

O logo de loja deve ser simples, inesquecível, duradouro e versátil. Além disso, é importante que uma pesquisa completa sobre logotipos já existentes e de empresas concorrentes seja realizada.

Como criar um logo de loja grátis no Hatchful da Shopify?

Acesse o Hatchful pelo app disponível para iOS e Android, ou na versão para navegador. Antes de usar o app, responda algumas perguntas sobre a sua loja virtual. Ao clicar em “Começar”, você será direcionado para a página de espaço de negócio, onde poderá escolher entre diversos setores do mercado. Escolha um deles e, depois, você será direcionado para uma página com opções de estilo visual, na qual o Hatchful oferecerá opções de design. Em seguida, você acessará uma página para inserir o nome e o slogan de sua empresa. Depois, o Hatchful perguntará onde o logo de loja será usado. Com esses dados, a inteligência artificial do app trabalhará para criar seu logo de loja e mostrará diversas opções de logotipo. A próxima etapa é escolher o que mais tem a ver com sua marca e editá-lo. Quando terminar, basta fazer download das imagens.

 

Quer saber mais?

 


Which method is right for you?Sobre a autora

Ingrid Varella é jornalista, atua como tradutora e redatora, e é cantora nas horas vagas. Está sempre em busca de conhecimento, com uma xícara de café de um lado e sua gata do outro.

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Fale com a nossa Central de ajuda

Tópicos:

Quer abrir uma loja virtual?