TikTok For Business e Shopify: saiba como vender diretamente pelo app no Brasil

Imagem mostra o logo da Shopify e o logo do TikTok For Business. À direita da imagem, há uma captura de tela da conta no TikTok da Kylie Cosmetics e de um vídeo com o rosto da Kylie Jenner.

Já está disponível no Brasil a integração entre Shopify e TikTok For Business: neste artigo, saiba como aproveitar os recursos do app para a sua loja.

Muitos lojistas da Shopify contam com plataformas digitais para vender e criar uma comunidade ao redor da marca. Atenta a essa necessidade, a Shopify anuncia hoje a expansão da parceria global com a TikTok para o Brasil.

Com a integração entre TikTok e Shopify, nossos lojistas poderão fazer anúncios no TikTok e alcançar públicos novos e altamente engajados, interagindo de forma autêntica e impactante com a comunidade TikTok.

A solução permite que nossos lojistas no Brasil criem ou conectem uma conta no TikTok Ads Manager, sincronizem o catálogo de produtos e instalem o pixel. Tudo isso em poucos cliques. Além disso, sua marca poderá criar, facilmente, anúncios diretamente na plataforma Shopify.

É só selecionar o produto que gostaria de apresentar e os anúncios em vídeo são gerados automaticamente para levar usuários do TikTok à sua loja Shopify para finalizar a compra.

Com templates pré-definidos e anúncios otimizados para vendas online, comerciantes de qualquer tamanho podem aproveitar as vantagens do canal TikTok usando imagens e vídeos para promover seus produtos.

Curtiu a ideia? Faça já o download do aplicativo TikTok e comece a explorar o potencial da plataforma.


Como funciona o TikTok For Business?

O TikTok For Business foi criado em 2020 para centralizar todo o marketing feito na rede social. Em vez de ter diversos recursos espalhados pela plataforma, o TikTok For Business reúne todas as soluções de marketing em um só lugar, facilitando a vida de empresas que querem mais do que monetização de conteúdo.

É com o TikTok For Business que você ganha acesso ao TikTok Ads Manager, a ferramenta que permite criar e gerenciar seus anúncios no TikTok. Por meio do TikTok Ads Manager, você consegue estabelecer critérios para aumentar a eficiência de suas campanhas, como a definição do seu público-alvo na rede social, além de avaliar o desempenho dos anúncios com os relatórios que a plataforma oferece.

Como anunciar no TikTok?

Agora está na hora de criar o seu primeiro anúncio no TikTok For Business.

Como criar um TikTok Ad no TikTok Ads Manager

Toda essa parte de criação de anúncios no TikTok Ads Manager ainda está disponível somente em inglês, mas a gente ajuda você a se orientar!

💡 Dica! Antes de criar seu TikTok Ad, é fundamental saber quais são os objetivos do seu negócio. Você já fez um plano de marketing, por exemplo? Por mais barato que um anúncio seja, o ideal é que o seu investimento tenha um objetivo claro por trás para que você obtenha os melhores resultados possíveis com o seu anúncio.

1. Escolha o modo do TikTok Ads Manager

Ao criar um anúncio no TikTok For Business, você tem a opção de criar um TikTok Ad no modo simplificado ou no modo customizado, onde você tem a opção de controlar cada detalhe do seu anúncio e torná-lo ainda mais eficiente. No entanto, se você ainda está começando e quer algo mais prático, você pode optar pelo modo simplificado, onde você consegue definir metas mais básicas para o seu anúncio.

Depois de clicar em “Criar anúncio” lá no seu painel de controle, você se depara com esta tela. Para o exemplo que daremos aqui, clicamos em Simplified Mode para optar pelo modo mais simplificado de TikTok Ad.

Captura de tela mostra primeiro passo para criar um anúncio no Tiktok For Business. Na tela, lê-se em inglês: "Qual modo do Ads Manager se encaixa melhor nas necessidades do seu negócio? O Ads Manager oferece duas experiências diferentes de criação e gerenciamento de campanhas: o modo simplificado e o modo customizado."

2. Escolha o objetivo do seu TikTok Ad

O que você quer que os usuários façam quando virem seu anúncio? Entrar no seu site? Conhecer a sua marca? Ou melhor, que objetivo você quer atingir? Atrair mais clientes? Aumentar as conversões?

Dentro do TikTok Ads Manager, você tem a opção de escolher quatro objetivos gerais:

  1. Criar engajamento: se você quiser aumentar a interação dos usuários com sua marca no TikTok, você pode selecionar Connect with Customers;
  2. Atrair tráfego: se você quiser gerar mais tráfego e levar mais visitantes para seu site, você pode escolher Get Website Visits;
  3. Aumentar os leads: se o seu objetivo é gerar mais leads e coletar dados sobre os clientes em potencial, com formulários nos seus anúncios, então você pode optar por Generate Customer Leads;
  4. Aumentar as conversões: agora, para dar aquela guinada nas suas conversões, o TikTok For Business recomenda mudar do modo simplificado para o modo customizado, de modo a obter os melhores resultados. Ao clicar em Drive conversions, a página vai redirecionar você para o Custom Mode.
Captura de tela mostra segunda etapa de criação de anúncio no TikTok For Business. Na tela, lê-se em inglês: "Qual é o objetivo do seu anúncio". As opções são: "Conectar-se com clientes, receber visitas em seu website, gerar leads ou aumentar as conversões".

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3. Especifique seu público-alvo

Na etapa seguinte, você define qual vai ser o público-alvo do seu TikTok Ad. Você tem as opções de especificar o seu público ou deixar o próprio algoritmo do TikTok For Business escolher para quem o anúncio vai ser exibido.

É claro que, se você tiver dados sobre o público que você quer atingir, customizar essa segmentação vai tornar seu anúncio mais eficaz. Para você escolher os parâmetros de segmentação, é só clicar em Select Audience.

Captura de tela mostra terceira etapa para criar um anúncio no TikTok For Business. Na tela, lê-se em inglês: "Quem deve ver seus anúncios? Audiência automática ou selecionar audiência".

Assim como na maioria dos recursos de marketing em redes sociais, seu público pode ser definido com base em dados demográficos dos usuários (idade, localização e idioma, por exemplo), além de dados comportamentais (interesses, curtidas, etc.) e do dispositivo usado para acessar o TikTok.

3. Estabeleça um orçamento para seu TikTok Ad

Quanto você quer gastar com o seu anúncio TikTok Ad? É aqui que você determina o orçamento a ser usado para veicular seu anúncio e, é claro, controlar seus gastos.

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O orçamento pode ser definido para uma campanha ou para um anúncio, e você pode escolher entre um orçamento diário e um vitalício:

  • Orçamento diário do TikTok Ad: determina o máximo que você quer gastar por dia em um anúncio ou campanha. Para estabelecer um orçamento diário, selecione Daily Budget;
  • Orçamento vitalício do TikTok Ad: calma que o orçamento vitalício não é para o resto da sua vida! Com um orçamento vitalício, você especifica o valor máximo a ser gasto em uma campanha ou em um anúncio durante o período em que estiver no ar. Dessa forma, o orçamento não é distribuído igualmente por dia; a alocação do orçamento é feita de forma mais irregular ao longo do período de vinculação. Para determinar um orçamento vitalício, selecione Lifetime Budget.

Captura de tela mostra a etapa de orçamento da criação de um anúncio no TikTok For Business. Na tela, lê-se em inglês: "Defina um orçamento com base nos seus objetivos" e "Defina o calendário da sua campanha de anúncio".

Na hora de definir o orçamento do seu anúncio, é importante saber quanto do seu capital você pode investir no seu negócio e quanto investimento cada área do seu negócio precisa.

⚠️ Atenção!

Depois que você publicar seu TikTok Ad, não tem volta no orçamento escolhido. O TikTok For Business não permite trocar o tipo de orçamento depois que a campanha ou o anúncio já estiver no ar.

4. Crie seu anúncio no TikTok For Business

Já chegamos na última etapa para criar um anúncio no TikTok For Business. Agora, você precisa escolher a mídia a ser usada no seu anúncio. Você tem a opção de selecionar vídeos que já foram publicados no TikTok, fazer o upload de vídeos ou imagens, ou ainda fazer seu vídeo do zero, usando os recursos do TikTok.

Captura de tela mostra a última etapa de criação de um anúncio no TikTok For Business. Na tela, lê-se em inglês duas opções: "Use vídeo já existente do TikTok" ou "Faça upload de vídeo ou imagem". No lado direito da imagem, há uma tela de pré-visualização do anúncio.

Tipos de anúncios no TikTok

O TikTok For Business dispõe de cinco formatos de anúncios diferentes, e cabe a você avaliar qual se enquadra melhor na sua estratégia de marketing digital e no seu orçamento.

A seguir, vamos apresentar cada uma das modalidades para ajudar você a acertar na sua escolha.

Foto mostra quatro pessoas, vestindo roupas casuais, dançando de frente para um celular em um tripé. O celular está com a câmera ligada e mostra a imagem que está sendo filmada para o TikTok Business

1. TopView Ads

Os TopView Ads são os anúncios que aparecem no topo do feed do usuário. No formato TopView, seu anúncio pode ter até 60 segundos de vídeo, no modo full screen, com reprodução automática e som.

De acordo com estatísticas do próprio TikTok, os TopView Ads são 67% mais eficazes em termos de vendas quando comparado com outras modalidades de anúncios pagos na plataforma. Também é o formato que mais gera engajamento dos usuários.

🎯 Se você quer acertar na mosca no TikTok e em outras plataformas, confira nossas dicas e ferramentas para criar a sua própria estratégia de marketing para as redes sociais.

2. Brand takeover

O brand takeover tem uma proposta parecida com a dos TopView Ads: chamar a atenção do usuário assim que ele abre o aplicativo. A diferença é que o brand takeover corresponde a anúncios mais curtinhos, com imagens estáticas de três segundos ou então vídeos de até cinco segundos.

Essa modalidade de TikTok Ad costuma ser usada para levar o usuário para uma landing page ou um desafio desenvolvido pela marca.

3. TikTok Ad: In-feed videos

Os anúncios in-feed são os que aparecem enquanto o usuário navega pela aba “Para você” da plataforma. Seu público vai poder curtir, comentar, compartilhar, seguir você e ainda fazer os próprios vídeos usando o som original do seu vídeo, incentivando a criação de conteúdo gerado pelo usuário.

Essa modalidade de anúncio do TikTok For Business atende a diversos objetivos, como aumento de tráfego e seguidores, pois conta com um botão com call-to-action.

4. Branded hashtag challenge

Foto mostra quatro amigos ao redor de uma mesa retangular. Sobre a mesa, há quatro copos plásticos na cor vermelha. Três dos amigos estão jogando um jogo com os copos, enquanto a quarta pessoa segura um celular e filma a interação.

Esse formato de anúncio do TikTok For Business é provavelmente o mais famoso — ou, pelo menos, é o que tornou o TikTok tão cobiçado pelas marcas. É um tipo de anúncio que se encaixa perfeitamente na proposta do TikTok, que é de incentivar o conteúdo gerado pelo usuário.

Os branded hashtag challenges criam uma conexão única com o seu público, pois os usuários sentem uma vontade genuína de participar da “brincadeira”. Com isso, sua marca ganha exposição e reconhecimento, além de deixar sua taxa de engajamento nas alturas.

Seu hashtag challenge pode aparecer tanto no feed quanto em banners na aba “Descobrir” do TikTok. Com os banners, os usuários são redirecionados para o hub do Hashtag Challenge, onde podem encontrar a sua hashtag e todos os vídeos feitos com ela.

5. TikTok Ad: Branded effects

Com os branded effects que o TikTok For Business oferece, sua marca tem a opção de criar filtros, efeitos e stickers que o público vai usar e compartilhar.

Assim como os branded hashtag challenges, os branded effects são bem mais que um anúncio — são uma oportunidade de o público interagir com a sua marca de forma autêntica e imersiva.

Você pode usar um branded effect de maneira isolada ou então junto a um branded hashtag challenge, por exemplo.

Como avaliar o desempenho dos seus anúncios no TikTok

Foto mostra uma pessoa sentada, com as pernas cruzadas, usando uma roupa social e segurando um tablet, onde é possível ver uma série de gráficos. A foto foi tirada de trás da pessoa.

A beleza do TikTok For Business é que a plataforma dispõe de ferramentas que permitem a você analisar as métricas de cada campanha. No TikTok Ads Manager, existem duas maneiras de conferir como seus anúncios estão se saindo.

No seu painel, é possível visualizar os dados de todas as campanhas que você criou de maneira mais resumida. É um bom jeito de ficar a par do desempenho, dos gastos e do status das suas campanhas.

Para ver resultados mais detalhados, basta você ir à página “Campanha”. Nessa seção da plataforma, você consegue customizar a forma como vê os resultados, filtrando-os de acordo com os objetivos do seu e-commerce.

TikTok: a rede social para viralizar seu e-commerce

O TikTok For Business veio para dar asas à sua criatividade. Independentemente do tipo de TikTok Ad que você escolher, o importante é seu anúncio mostrar toda a personalidade de sua marca e ser cativante o suficiente para se conectar com seu público.

E com a integração com a Shopify, ficou ainda mais fácil vender seus produtos para os milhões de usuários da plataforma. Se você ainda não tem uma loja na Shopify, que tal montar sua loja virtual e experimentar a nossa plataforma por 14 dias?

 

TikTok For Business: resumo

A Shopify agora tem integração com o TikTok For Business, para que os lojistas possam vender produtos para os usuários direto do perfil da marca no TikTok.

Com o TikTok For Business, você ganha acesso ao TikTok Ads Manager, a ferramenta que você vai usar para criar e gerenciar anúncios no TikTok.

Para criar uma conta do TikTok For Business, você vai precisar vinculá-la ao seu e-mail, número de telefone ou então a uma conta do TikTok já existente.

Depois de criar sua conta, você já pode dar início ao seu primeiro TikTok Ad. Você vai precisar escolher o modo (simplificado ou customizado), além de definir o objetivo, o público-alvo e o orçamento do seu anúncio.

O TikTok For Business oferece cinco formatos de anúncios: o TopView ads, o brand takeover, os in-feed ads, os branded hashtag challenges e os branded effects.

Agora, é possível integrar sua loja Shopify com a rede social, possibilitando as vendas dentro do TikTok. Confira nossa App Store para fazer a integração.

Quer saber mais?

Perguntas frequentes sobre TikTok For Business

Qual o melhor horário para postar no TikTok?

Um estudo do Influencer Marketing Hub descobriu que os melhores horários são de manhã (no início do horário comercial), na hora do almoço e no início da noite. Usuários com uma conta Pro também conseguem visualizar o horário em que os seguidores estão mais ativos no aplicativo.

Quanto custa para anunciar no TikTok?

O valor diário mínimo de uma campanha é US$50, mas, como o TikTok ainda está crescendo no meio do marketing digital, anúncios no TikTok Brasil podem valer mais a pena do que em outras redes sociais que estão nessa há mais tempo porque a competitividade entre marcas é menor.

Quais empresas anunciam no TikTok?

Por ser uma plataforma ainda nova, o TikTok oferece uma exposição privilegiada dos vídeos tanto para marcas de grande porte, como o Magazine Luiza e a Bauducco, como para pequenas e médias empresas.

Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Saburi é copywriter e escritora. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

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