Se você já trabalha com e-commerce, é bem provável que conheça o termo descrição de produto: um texto que descreve e explica os benefícios dos itens, contendo palavras-chave relevantes para SEO e o tom de voz da marca.
Descrições de produtos bem elaboradas podem aumentar significativamente a taxa de conversão da sua loja e elevar o valor percebido dos seus produtos. As palavras certas podem até mesmo fazer com que os clientes fiquem felizes em pagar mais.
Neste post, você vai encontrar tudo sobre como escrever e elaborar uma descrição de produtos capaz de converter como um vendedor em pessoa.
O que é uma descrição de produto?
Uma descrição de produto é um texto de marketing, ou copywriting, que informa às pessoas o que é um produto e por que vale a pena comprá-lo. Além de uma lista de detalhes e recursos do item, uma boa descrição conta uma história sobre o que torna aquele produto especial, com o objetivo de persuadir os clientes a fazer uma compra.
As descrições de produtos podem variar em comprimento, estilo e formato. Se você estabeleceu uma voz de marca forte, manter a consistência escrevendo suas descrições de produtos nesse tom é essencial também para seu branding.
O que faz uma boa descrição de produto?
Uma descrição de produto bem elaborada pode impactar significativamente as vendas, a satisfação do cliente e a reputação da marca ao desempenhar um duplo propósito:
- Informa os clientes sobre detalhes do produto, como recursos, usos e benefícios. Isso ajuda as pessoas a entender o que é o produto e como ele funciona.
- Convence os clientes do valor do produto. É aqui que entra o poder persuasivo de uma descrição de produto. Ela responde perguntas como "Que problema o produto resolve?" e "O que o torna melhor que a concorrência?"
Ao abordar esses pontos, uma boa descrição de produtos pinta um quadro claro da proposta de valor embutida e guia o consumidor pelo funil de vendas. Ela destaca os benefícios e vantagens que diferenciam um produto e faz valer o clique no botão “Comprar”.
Como escrever uma boa descrição de produtos em 9 passos
Muitas lojas online listam os recursos de seus produtos e consideram o trabalho feito. Embora informações claras sejam importantes, você também precisa dizer às pessoas como um produto pode ajudá-las, apresentando soluções e resultados.
Veja como você pode criar descrições que capturam o valor do seu produto:
- Mantenha o foco nos clientes certos
- Destaque benefícios, não apenas recursos
- Evite frases genéricas
- Apoie superlativos com fatos
- Alimente a imaginação e os sentidos
- Conte uma história
- Inclua prova social
- Facilite a leitura
- Defina e meça KPIs
1. Mantenha o foco nos clientes certos
Quando as descrições de produtos são escritas com um público amplo em mente, elas podem se tornar vagas e falhar na missão de ressoar na mente da audiência.
Dá uma olhadinha nas descrições da Mobly que, além de elaborar um texto curto e com as palavras-chave relevantes para a marca, também consegue destacar os benefícios e vantagens do produto de forma bem orgânica:

Para tornar suas descrições envolventes, fale direta e pessoalmente com seu público-alvo. Antecipe e responda perguntas relacionadas ao produto como se estivesse tendo uma conversa. Que tipo de tom ele aprecia? Que vocabulário ele conhece? Há certas palavras que ele não gosta? Que perguntas ele pode ter?
Use linguagem e terminologias que façam sentido para seu cliente ideal. Isso inclui usar a palavra "você". Um outro detalhe especial é o quadro de especificações técnicas, que também complementa a descrição do produto e antecipa possíveis questões sobre espaço no elevador ou composição de materiais e ingredientes, por exemplo.
Incorporando essa linguagem ao seu e-commerce, isso pode ajudar você a criar uma conversa online que conecta a marca mais profundamente com seus clientes, fazendo com que eles se sintam compreendidos.
2. Destaque benefícios, não apenas recursos
É bem provável que, como lojista, você tenha um conhecimento técnico bem completo, porém os compradores em potencial estão mais interessados em como o produto irá beneficiá-los. Eles querem entender como ele pode resolver seus problemas ou melhorar suas vidas.
Escrever uma descrição de produto eficaz, portanto, requer destacar as vantagens da compra: o que eles ganham com aquela aquisição? Será que o produto vai resolver uma demanda ainda não atendida?
É por isso que a descrição do produto é onde você deve inserir conteúdos relevantes. Veja como a loja Sallve descreve um de seus séruns:

A loja compartilha logo de cara informações que vão além da descrição técnica:
- Comprovação científica: reforça a eficácia.
- Antecipação de dores: menciona os tipos de olheiras que o produto resolve.
- Diferenciação: uma lista dos resultados esperados.
Com base em informações práticas e relevantes, o cliente poderá entender de que maneira o produto contribuirá para sua rotina de cuidados pessoais. Além de tudo isso, logo abaixo do botão comprar, há mais informações sobre composição, modo de uso e dados de estudos clínicos. Para reforçar caso ainda restem dúvidas para quem está considerando a compra.
Ao escrever descrições de produtos, considere os benefícios acima de tudo. Como seu produto pode tornar a vida dos seus clientes melhor, mais fácil ou mais agradável? Quais problemas seu produto resolve? Lembre-se: você não está vendendo um produto; você está vendendo uma experiência.
3. Evite frases genéricas
Quando você não tem certeza do que dizer sobre um produto, escrever pode se tornar desafiador. Ou pior, saírem frases previsíveis como "nossa loja vende produtos de alta qualidade".
Clichês e obviedade não impressionam ninguém. Todo mundo já ouviu afirmações como essa antes, e levam os consumidores a pensar que sua marca é como todas as outras.
Para evitar banalidades, seja o mais específico possível em seu texto, fornecendo informações exclusivas e persuasivas sobre o seu produto.
Um bom exemplo de descrição de produtos que foge do óbvio é este, da Pantynova:

A descrição, feita para encantar o público com este lançamento de produto, apresenta as funcionalidades de uma forma irreverente e sincera, com um tom que já é a marca registrada da Pantynova.
Ainda tem mais: quem rolar a página encontra descrições de casos de uso para estimular a imaginação do cliente e trazer os diferenciais que tornam este sex toy único e exclusivo no mercado.

4. Apoie superlativos com fatos
Superlativos podem soar exageros ou falsos em descrições de produtos, a menos que sejam fundamentados com evidências claras. Se você afirma que seu produto é o melhor, o mais fácil ou o mais avançado, você precisa fornecer razões específicas do porquê.
Se seu produto realmente é o melhor em sua categoria, forneça provas. Caso contrário, modere seu texto, ou cite um depoimento de cliente que possa fornecer uma opinião positiva.
O colchão Emma foi eleito o melhor do Brasil, e a marca reforça isso em sua descrição de produto:

Observe que, além de constatar no texto, a marca teve o cuidado de colocar o selo da premiação na imagem do produto e, na nota de rodapé, estão os links para os prêmios nacionais e internacionais dos seus produtos.
Ter provas, estudos e especialistas que reforçam seus argumentos é essencial para tornar os superlativos uma fortaleza, não um ponto fraco que descredibilize seu negócio.
5. Alimente a imaginação e os sentidos
No comércio eletrônico, uma pessoa não consegue experimentar ou tocar um produto da mesma forma que o faria em uma loja física, embora já existam algumas tecnologias como a realidade aumentada, que tem benefícios para o varejo digital.
Então, como você pode recriar esse efeito online? Fotografias de produto de alta qualidade e vídeos podem ajudar, mas também existe uma técnica poderosa de copywriting para e-commerce para aumentar o desejo: deixe seu leitor imaginar como seria possuir seu produto.
A Cau Chocolates trabalha todo o poder dos seus ingredientes e das associações de sabor para dar água na boca apenas com palavras:

“Primeiro a gente faz uma pipoca com milho mais fresquinho! Depois de estourada, misturamos com chocolate ao leite e ainda adicionamos pedaços de ‘caramelo puxa’ para fechar com chave sua pipoca com chocolate.” Não é de salivar?
O segredo é o uso de palavras relacionadas ao paladar (pipoca, chocolate, caramelo), e a adoção de adjetivos agradáveis (fresquinho, puxa) que contribuem para uma incrível experiência sensorial.
Claro que o chocolate facilita, mas há táticas. Para praticar essa técnica, comece um parágrafo com a palavra "Imagine" e termine explicando como seus leitores se sentirão quando possuírem seu produto. Em seguida, use o que você gerou para escrever um slogan aspiracional na voz da sua marca.
Seja com a categoria que for, se você conseguir colocar seu potencial cliente na mesma cena que seu produto e ele estiver feliz nesse cenário, suas chances de venda aumentam.
6. Conte uma história
Uma maneira eficaz de criar descrições de produtos envolventes é contar a história do seu produto. Não é apenas palavra-chave e SEO. A narrativa que você constrói também edifica uma ponte mais sólida entre o público da loja e a marca.
O storytelling bem elaborado pode tornar seu produto mais relacionável e memorável, ajudando a se destacar em um mercado cheio de estímulos. Contar a história da empresa, dos fundadores e do desenvolvimento do produto que está sendo anunciado funciona como um incentivo extra para a compra.
Uma forma de levar isso para as descrições de produto é utilizar esse próprio espaço das páginas do site para contar histórias, algo que a Korui faz muito bem, mostrando propósito e impacto positivo:

Ao elaborar a história de um produto, considere o seguinte:
- O que motivou a criação do produto?
- Quais foram os obstáculos que a loja precisou enfrentar na hora de fabricar esse produto?
- Como o produto reflete os valores da sua marca ou missão?
- Que impacto o produto teve na vida dos clientes?
Lembre-se: quanto mais envolvente a história, maior o impulso de compra.
7. Inclua prova social
Consumidores estão sempre atrás de recomendações sobre produtos. E isso vale até mesmo para aquelas situações em que eles já estão nas páginas de produto, decidindo se aquele item vai para o carrinho ou não.
Embora você possa dar certa tranquilidade através de descrições de produtos de alta qualidade e outras, a marca nunca é considerada a parte neutra. É aqui que entram as avaliações de clientes e depoimentos da indústria.
Prova social é a ideia de que as pessoas são influenciadas pelas ações ou opiniões de outros.
A Zerezes dedica um espaço especial para a prova social com as avaliações de clientes. A seção permite incluir uma nota de 1 a 5 estrela, comentário e fotos:

Pedir que os clientes avaliem características específicas do produto é uma maneira simples e eficaz de mostrar que você entende o que os seus clientes valorizam.
Se você não tem clientes suficientes para criar uma seção de avaliações, considere alocar parte do seu orçamento de marketing para conteúdo patrocinado sobre seu produto em um canal relevante.
No mínimo, você pode incluir imagens de pessoas usando seus produtos para criar a impressão de que ele é popular e confiável. Ver outras pessoas usando e curtindo um produto pode tranquilizar potenciais clientes de que estão fazendo uma boa escolha.
8. Facilite a leitura
O design do seu site encoraja os visitantes a ler suas descrições de produtos?
O apelo visual de uma descrição de produtos deve ir além do uso de boas fotografias. Dê uma olhadinha no site da loja e avalie as descrições de produtos que estão lá: os dados estão bem organizados? A aparência da página é agradável? Os blocos de texto são bem divididos? É fácil navegar e clicar nas janelas e dropdowns?
Um bom exemplo de distribuição visual inteligente, com ícones e subseções é a Ollie:

A página traz uma série de dados relevantes, como descrição do produto, listagem dos ingredientes e composição, tipos de pele, selos de qualidade e até mesmo vídeos mostrando o item.
Mesmo com tantas informações, a disposição visual bem distribuída da descrição do produto não sobrecarrega os visitantes da loja.
Aqui estão algumas ideias para facilitar a leitura das suas descrições:
- Use títulos: chame a atenção do seu visitante com títulos atraentes e curtos.
- Use marcadores: divida as informações em seções fáceis de ler, com caixas, linhas e ícones.
- Deixe respiros: Não tenha medo de espaços em branco, eles podem facilitar a assimilação do seu conteúdo.
- Use um tamanho de fonte legível: usar letras maiores pode melhorar a legibilidade.
- Use imagens de produtos de alta qualidade: fotos bonitas e bem posicionadas podem transmitir muitas informações rapidamente.
Manter suas descrições de produtos claras e fáceis de escanear as torna mais amigáveis ao leitor e atraentes para clientes em potencial.
9. Defina e meça KPIs
O objetivo de uma descrição de produto é convencer um comprador a comprar. Mas como você pode saber se suas descrições estão fazendo seu trabalho?
Aqui estão alguns indicadores-chave de desempenho comuns para monitorar em suas páginas de produto. Eles podem indicar se suas descrições estão funcionando:
- Taxa de conversão informa quantos visitantes da página você converteu em leads ou clientes.
- Taxa de abandono de carrinho mostra quantos compradores colocaram um item no carrinho mas saíram sem comprar. Todas as lojas lidam com abandono de carrinho, mas se esse KPI estiver ruim, suas descrições de produtos e processo de checkout podem precisar de uma revisão.
- Taxa de devolução destaca quantos produtos estão sendo devolvidos. Se estiver alta, pode significar que suas descrições de produtos ou imagens não estão representando seus itens com precisão.
- Tickets de suporte. Se você está recebendo muitas perguntas sobre um produto por e-mail ou chat ao vivo, pode significar que a descrição do produto não está clara o suficiente.
- Rankings orgânicos nos mecanismos de busca correlacionam diretamente com a quantidade de tráfego de visitantes. Boas escolhas de palavras-chave fazem seus produtos aparecerem nos resultados de pesquisa, levando a mais acessos e vendas.
Modelo de descrição de produto
Mesmo se estiver usando IA para escrever ótimas descrições de produtos, você precisa considerar os recursos e benefícios de cada produto individualmente. Cada item atende necessidades diferentes, e cada conjunto de clientes em potencial tem gatilhos de compra distintos.
Dito isso, é possível adotar uma abordagem similar para escrever descrições de produtos em toda sua loja, desenvolvendo um template, ou seja, um modelo contendo prompts abertos.
Brainstorm de descrição de produto
Responda essas perguntas para cada um dos seus produtos para desenvolver descrições únicas e relevantes:
- Quem é o cliente ideal para este produto? Saber para quem ele foi feito é fundamental para escrever uma boa descrição.
- Quais são os recursos básicos do produto? Colete dimensões, materiais, funções, instruções de cuidado e outros detalhes sobre o item.
- Quando o produto deve ser usado? Liste os casos de uso pretendidos. Destaque os cenários ideais para quando um cliente deve usar seu produto.
- O que torna o produto especial? Pense nos benefícios únicos do seu produto e por que é melhor que ofertas similares dos concorrentes.
Rascunho de descrição de produto
Uma vez que você coletou as informações do seu produto em um documento, use o seguinte template para rascunhar sua descrição de produto:
- Escreva um título que chame atenção: Mantenha seu texto curto e simples enquanto comunica uma aplicação ou benefício do produto.
- Elabore um parágrafo curto: Transforme as informações em uma descrição envolvente que conta uma história.
- Crie uma lista com marcadores: Adicione uma seção que apresente recursos e materiais.
- Inclua prova social: Implemente um aplicativo de avaliações de produtos para capturar depoimentos reais de clientes na sua página de produto.
Investir em descrição de produtos vale a pena
Escrever descrições de produtos para sua loja online não é sobre listar recursos. É uma chance de se conectar com seus clientes e mostrar a eles exatamente como um produto se encaixa em suas vidas.
Encante os clientes com detalhes relevantes não apenas do produto, mas do processo criativo. Use palavras agradáveis, estimule boas experiências sensoriais e cuide da aparência das informações na página.
Dedicar tempo para compartilhar seu entusiasmo sobre a história de um produto e detalhes de design e apresentação demonstra paixão, tornando mais provável que seus clientes também fiquem empolgados.
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Perguntas frequentes sobre descrição de produtos
Como escrever uma descrição de produtos que vende?
Para escrever uma descrição de produto eficaz, siga estes passos:
- Conheça seu público: Entenda quem é seu cliente ideal e o que eles valorizam.
- Destaque benefícios, não recursos: Explique como seu produto pode resolver um problema ou melhorar a vida do cliente.
- Use linguagem direta e estimule os sentidos: Descreva toque, cheiro, sabor, textura e aparência para ajudar os clientes a imaginar como ele funciona.
- Conte uma história: Compartilhe a inspiração por trás do produto ou seu impacto nos clientes para torná-lo mais relacionável e memorável.
- Evite clichês: Seja específico e evite frases genéricas.
- Inclua prova social: Adicione avaliações de clientes ou depoimentos para construir confiança e credibilidade.
- Facilite a leitura: Use marcadores, subtítulos e espaços em branco para tornar a descrição fácil de ler.
- Inclua uma chamada para ação: Encoraje os clientes a fazer uma compra ou dar o próximo passo.
Qual é o propósito de uma descrição de produto?
Descrições de produtos têm dois propósitos: informar e persuadir clientes em potencial. Descrições de produtos detalham os recursos de um produto, demonstram casos de uso e agregam valor mostrando os benefícios e soluções oferecidas.
Como usar prova social em minhas descrições de produto?
A prova social pode vir na forma de avaliações diretas de clientes que já compraram aquele item e, para conseguir esse tipo de feedback, o ideal é configurar um e-mail promocional que seja enviado alguns dias após o pedido ser entregue. Esse tipo de feedback é bastante poderoso, pois permite que consumidores indecisos ou clientes que ainda não realizaram nenhuma compra na loja possam entrar em contato direto com as avaliações deixadas por outros consumidores.