Quer abrir uma loja virtual?

Retrospectiva Shopify: o melhor conteúdo de 2020

Ilustração de três pessoas subindo uma montanha e caçando estrelas

Estamos nos aproximando do fim de 2020, um ano difícil e sem precedentes para toda a humanidade. Navegamos esses nove meses de pandemia atentos e cuidadosos, proporcionando toda a ajuda possível para nossos lojistas ao redor do mundo.

E por acreditarmos na potência dos pequenos negócios, caprichamos nos conteúdos que trouxemos para o blog a fim de inspirar e fortalecer a troca de ideias com os nossos leitores.

Confira a seguir uma breve retrospectiva dos artigos que fizeram sucesso em 2020.

🥇 Mais lidos do ano

1. Produtos incríveis para vender em 2020

Preparamos uma lista com 11 produtos com potencial de ser sucessos de venda em 2020. Listamos, também, algumas dicas que mostram como anunciá-los na web.

2. Como ganhar dinheiro no Instagram

Trabalhe os conceitos de alcance e influência no Instagram da sua loja virtual, seja para construir um império ou apenas ganhar um dinheiro extra e produtos gratuitos.

3. Como criar sua própria marca do zero em 7 passos

Organizamos tudo o que você precisa saber para construir uma identidade forte para sua empresa, seja para uma ideia inicial de negócio ou para uma marca já existente que você deseja aprimorar.

4. Geradores de nomes para empresas

Para ajudar você a encontrar o nome perfeito, preparamos esta lista de ferramentas para gerar nomes de empresas e garantir que a sua marca comece com o pé direito.

5. Ideias e atitudes criativas para demonstrar sua gratidão aos clientes

Por mais simples que seja, um "muito obrigado" pode render resultados poderosos e impactantes para os negócios. Explore o poder da gratidão com cinco ideias e atitudes criativas para agradecer e fidelizar clientes.

6. Manual da renda extra: como ganhar dinheiro pela internet

Montamos um guia para ajudar você a se organizar para ganhar renda extra trabalhando de casa. E já estamos de olho em 2021!

7. Como vender fotografia pela internet

Explore algumas questões importantes sobre a venda de fotografias online e os recursos necessários para tornar sua empresa de fotografia uma realidade.


Você tem uma ideia de negócios?

Comece o seu teste grátis de 14 dias da Shopify hoje mesmo, sem precisar de cartão de crédito!


 

📣 Histórias de sucesso

Em 2020, quisemos contar a história dos nossos lojistas que têm transformado a vida de muitas pessoas com seus projetos, ideias e produtos. Vamos conferir essas histórias de perto?

1. deBetti: mais que um açougue virtual, o pioneiro no Brasil

Açougue? Restaurante? Na falta de palavras, definimos a deBetti como um fenômeno gastronômico brasileiro que vem crescendo com a ajuda da tecnologia Shopify.

2. Insecta Shoes: quando ética e estética calçam a mesma causa ambiental

A Shopify tem orgulho de ser a plataforma preferida de marcas brasileiras cujo propósito é movido por valores que defendem a existência de um futuro no planeta Terra.

Venha conhecer de perto a história da Insecta Shoes, a marca de sapatos e acessórios veganos e ecológicos feitos no Brasil.

3. Pampili: dos pés ao coração das meninas

O Grupo Pampili chegou à Shopify há pouco tempo e já conquistou recordes de vendas com a ajuda do nosso ecossistema.

Venha descobrir como a Nação Rosa está se preparando para o futuro do comércio com a gente.

4. Casa do Código: livros, educação e tecnologia

Quando falamos em histórias e projetos empreendedores, geralmente pensamos em lojas e empresas que comercializam ou criam produtos palpáveis: móveis, dispositivos eletrônicos, roupas... Contudo, o empreendedorismo também pode florescer (e muito!) na área do conhecimento.

Conheça a história da Casa do Código, uma editora especializada em livros e e-books para programadores e pessoas interessadas em tecnologia.

🌟 Nossos artigos favoritos

1. Vale a pena aceitar o Pix em sua loja?

Explicamos tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento do Pix, o sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. Também listamos os benefícios que esse novo meio de pagamento pode proporcionar para seu e-commerce.

2. WhatsApp Pay: um novo recurso para receber pagamentos

O WhatsApp é o app de chat mais usado no Brasil e, em junho de 2020, ele lançou uma funcionalidade que promete facilitar a vida dos consumidores e das pequenas empresas: o WhatsApp Pay. Neste artigo, você aprenderá a usar o WhatsApp Pay em seu negócio, confira!

3. Viralize! Como criar estratégias de marketing para o TikTok

Se você quer ver sua loja viralizar, confira neste artigo como usar o TikTok para divulgar sua marca e se aproximar de seu público-alvo.

4. Como o trabalho remoto pode ajudar o meio ambiente?

Embora motivada pela segurança dos funcionários, a decisão da Shopify de ser uma empresa digital trouxe um questionamento: de que forma a adoção do trabalho remoto afetará as emissões de carbono da empresa?

Venha refletir conosco sobre sustentabilidade, trabalho remoto e impacto ambiental neste artigo.

5. Posso ajudar? Dicas para um atendimento ao cliente de qualidade na Black Friday

Preparamos uma lista de itens para ajudar você a oferecer atendimento ao público de excelência durante a pandemia, de modo a garantir a seus clientes uma experiência de compra memorável.

6. Black Friday 2020: lojistas da Shopify contam suas estratégias de vendas

Fizemos uma pesquisa com cinco lojistas da Shopify no Brasil, com perguntas relativas à BFCM de 2019 e às expectativas para 2020. Neste artigo, compartilhamos os resultados da sondagem e algumas ideias inspiradoras.

7. Comportamento do consumidor: dados e desafios durante a pandemia

Confira alguns dados sobre o comportamento do consumidor com o isolamento social imposto pela covid-19, fique por dentro dos desafios que os lojistas enfrentarão em um mundo pós-pandemia e das soluções para se preparar para as mudanças (que não param!).

8. Estratégias incríveis para fazer marketing de conteúdo no Instagram

O marketing no Instagram é importante para a divulgação de uma marca e o aumento das vendas. Aprenda a usar os recursos que o Instagram oferece, como fazer lives e Stories, para produzir conteúdo e atrair público.

9. Lojista de primeira viagem? Veja como montar uma loja virtual na Shopify

Preparamos para você um passo a passo de como montar uma loja virtual na Shopify. Seguindo este guia, em poucos minutos você poderá criar uma loja virtual e começar a vender produtos na internet.

10. Carrinho abandonado: traga clientes de volta para sua loja

Confira nesse artigo alguns fatores que influenciam o abandono de carrinho, e fique por dentro de estratégias para resgatar carrinhos abandonados e convertê-los em vendas.

11. Tudo o que você precisa saber sobre formas de pagamento

Conheça as diferentes formas de pagamento e entenda como funciona cada um dos provedores de pagamento do mercado (gateways, adquirentes e subadquirentes).

12. Guia rápido de CRO: venda mais com a otimização de conversão

Confira como estratégias de otimização de taxa de conversão (CRO) podem facilitar a trajetória de seu cliente pelo funil de vendas.

13. Comércio conversacional: use apps de chat para vender

Descubra o que é comércio conversacional, conheça os benefícios dessa nova tendência e entenda como ferramentas como o Shopify Ping e o Shopify Chat podem ajudar a sua loja.

14. Ferramentas de videoconferência para atrair clientes e gerenciar seu negócio

O isolamento social decorrente da crise mundial da covid-19 forçou muitas pessoas a reinventarem a forma como trabalham e levam o dia a dia de seu negócio. Com isso, as ferramentas de videoconferência entraram no cotidiano da vida pessoal e profissional de inúmeros empreendedores.

Aprenda nesse artigo a viabilizar reuniões online com essas ferramentas, que podem fazer seu negócio crescer e se destacar no mercado.

15. Unboxing: abrir uma embalagem pode ser inesquecível

A simples ação de abrir uma embalagem e registrar o processo em fotos ou vídeos é chamada de unboxing experience, ou apenas unboxing.

Descubra o potencial dessa tendência para divulgar sua marca e desenvolver um relacionamento mais próximo com seus clientes.

Nos vemos em 2021

Vamos entrar em recesso para curtir o Natal e a virada do Ano Novo menos aglomerados do que gostaríamos, mas certos de que isso também vai passar.

Estaremos de volta em janeiro com conteúdos inéditos e úteis sobre e-commerce, empreendedorismo e muito mais.

Agradecemos mais uma vez pela leitura e que 2021 chegue repleto de saúde, paz, prosperidade – e vacina para todos!

E lembrem-se: fiquem em casa 🏡, usem máscara 😷 e caprichem no álcool gel e na limpeza das mãos👋🏼!


Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora e intérprete de conferências e, em parceria com a Shopify, faz a curadoria e a localização de conteúdo para o blog da Shopify em português do Brasil.

Tópicos: