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Black Friday 2020: lojistas da Shopify contam suas estratégias de vendas

estratégias de vendas Black Friday 2020

Você, como lojista, já sabe que a Black Friday de 2020 será diferente. Assim como aconteceu com outros eventos no calendário de compras dos brasileiros este ano, a Black Friday também já está sendo impactada pela pandemia do coronavírus.

Em 2019, as vendas online na quinta-feira e na sexta-feira da Black Friday alcançaram o impressionante patamar de 3,2 bilhões de reais. A importância do evento para o varejo brasileiro vinha se mostrando cada vez mais consolidada.

A Black Friday este ano acontece no dia 27 de novembro, mas o clima é de insegurança. As compras em lojas físicas foram afetadas, tanto pelas restrições trazidas pela pandemia quanto pelo comportamento dos consumidores, que mudaram o jeito de comprar diante da crise.

Os lojistas tiveram que se adaptar, bolando novas estratégias de vendas e investindo em um trabalho de divulgação online maciço para atrair novos clientes. E essa adaptação passa também pelos preparativos para a Black Friday/Cyber Monday de 2020.

Com essa preocupação em mente, realizamos uma pesquisa com cinco lojistas da Shopify no Brasil, com perguntas relativas à BFCM de 2019 e às expectativas para 2020.

Queremos compartilhar com você, lojista, os resultados dessa pesquisa, para que você saiba o que outros lojistas estão fazendo para se preparar para a Black Friday/Cyber Monday. Com este artigo, você terá acesso a algumas ideias de como aproveitar melhor esse evento, sem perder de vista a crise.


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Como foi a Black Friday 2019 para lojistas da Shopify

Segundo os dados coletados pela nossa pesquisa, os lojistas da Shopify relataram um aumento médio de 108% nas vendas durante a BFCM de 2019 em relação a outros fins de semana normais.

Perguntamos aos lojistas como costumam se preparar para a BFCM, e 60% dos respondentes indicaram que, em geral, usam as redes sociais para divulgação do evento.

Diego Guimarães, sócio da SS Beachwear, relatou que a loja investe em divulgação do evento no Facebook e no Instagram. Já Alessandra Alves, gerente de e-commerce da Camys, explicou que o aquecimento começa nas redes sociais com uma semana de antecedência e, um dia antes da Black Friday, os clientes recebem e-mails com contagem regressiva para o evento.

60% dos lojistas consultados afirmaram ainda que costumam fazer análise do estoque, separando itens a serem remarcados ou aumentando o estoque.

Giuliano Iarussi, proprietário da Universo Maschio, indicou que costuma aumentar o estoque em 30% para a BFCM. Já Alessandra Alves explicou que, em setembro, a Camys realiza a seleção dos produtos para remarcação e, dependendo da disponibilidade, separa a quantidade de peças estimada para venda no período.

A atualização da landing page também foi mencionada por 40% dos respondentes. Sobre a landing page, Alessandra informou que a Camys procura criar uma landing page específica para coleção com os produtos remarcados, e todos os anúncios são direcionados para essa landing page.

Expectativas para a BFCM de 2020

Em nosso questionário, perguntamos a lojistas da Shopify quais são as preocupações e as expectativas quanto à Black Friday/Cyber Monday de 2020.

O estoque e a instabilidade do site estão entre as principais apreensões dos lojistas em relação aos preparativos para a BFCM deste ano; 80% afirmaram que estão preocupados com o estoque, enquanto 60% indicaram que temem a instabilidade da plataforma, especialmente no momento do checkout.

Emily Ewell, CEO da Pantys, apontou também que a loja tem receios quanto à capacidade de operação durante o fim de semana da Black Friday, especificamente das equipes de atendimento e faturamento. Alessandra Alves, da Camys, reforça o coro, explicando que a preocupação em atender a demanda logística se deve ao fato de a loja ainda contar com uma equipe enxuta.

Apesar das preocupações, a maioria dos lojistas da Shopify entrevistados estão otimistas em relação aos resultados da Black Friday/Cyber Monday deste ano.

80% dos lojistas da Shopify que responderam ao questionário acreditam que este ano vão superar o volume de vendas da BFCM de 2019.

Além disso, 60% dos respondentes afirmaram terem expectativas altas em relação ao evento, enquanto 40% indicaram que estão com expectativas moderadas.

Para os lojistas que responderam à pesquisa, as principais preocupações quanto aos resultados da Black Friday deste ano são a margem de lucro, o volume de vendas e a experiência do consumidor.

Como vender mais na Black Friday 2020

Estratégias de vendas para a Black Friday de 2020

Com um cenário totalmente distinto dos anos anteriores, os lojistas tiveram que se adaptar para garantir que a BFCM de 2020 seja um sucesso. Perguntamos aos lojistas o que estão fazendo de diferente este ano para se preparar para o evento, e e as estratégias de vendas relatadas são variadas.

Tanto a Pantys quanto a Camys contratarão mais funcionários para dar conta da demanda. A Pantys ainda A Camys ainda testará uma nova opção de checkout, para se antecipar a possíveis problemas que possam ocorrer durante o fim de semana da Black Friday/Cyber Monday.

A Universo Maschio, por sua vez, deu início aos preparativos para a BFCM dois meses antes do que no ano passado.

Já a SS Beachwear optou por investir mais em marketing, em um trabalho de divulgação online, além de explorar como os aplicativos da Shopify podem ajudar a marca.

A Shopify acrescenta ainda uma dica: invista em fotos de seus produtos. Muitas pessoas este ano vão realizar suas compras de Black Friday online, inclusive pessoas que não estão acostumadas a comprar na internet. Fotos de excelente qualidade e que realcem as características dos produtos podem incentivar os visitantes de sua loja a concluir a compra.

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Sua Black Friday pode ser um sucesso

A ideia por trás da pesquisa que conduzimos é reunir a experiência de nossos lojistas para ajudar você e sua loja a ter resultados satisfatórios durante o fim de semana da Black Friday/Cyber Monday. As estratégias de vendas adotadas por esses lojistas podem servir de inspiração para que você avalie como enfrentar esse desafio diante do cenário da pandemia.

Caso queira explorar mais alternativas para sua loja, você pode também conferir estes artigos:

Agora que você sabe como alguns de nossos lojistas estão se preparando para a Black Friday, conte para nós como estão sendo os seus preparativos! Sua experiência também é muito valiosa e pode ajudar outros lojistas a enfrentarem esta crise.


Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Saburi é copywriter e escritora. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

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