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Black Friday 2021: confira 7 estratégias de vendas vencedoras dos lojistas da Shopify

Ilustração mostra, ao centro, uma mão segurando um foguete amarelo e branco que está prestes a decolar. No fundo azul claro, há diversos ícones interligados por linhas em rede: pessoas, gráficos, um relógio, um computador e uma lâmpada.

Vai chegando novembro, e os lojistas já ficam na ansiedade pela Black Friday 2021. Muitos já começam o esquenta Black Friday com meses de antecedência. Mas e os lojistas da Shopify? Como eles se preparam para a Black Friday Brasil?

Para matar sua curiosidade, conversamos com alguns lojistas da Shopify para saber quais são as estratégias de vendas usadas por eles para garantir o sucesso da Black Friday 2021.


O esquenta Black Friday dos lojistas da Shopify

Se alguém ainda duvidava da força da Black Friday Brasil, os resultados do ano passado serviram para eliminar quaisquer receios: a Black Friday 2020 trouxe mais de R$4 bilhões em vendas no e-commerce — um crescimento de 25,1% em relação a 2019.

E você não quer ficar de fora dessa, não é? Então confira o que lojas virtuais que são Shopify fizeram para se preparar em edições anteriores da Black Friday Brasil e descubra como você pode usar essas estratégias para garantir o sucesso da sua Black Friday 2021.

1. Divulgação da Black Friday 2021 nas redes sociais

Para a Black Friday 2021, considere usar as mídias sociais para criar aquela expectativa no público-alvo em relação às ofertas, principalmente se sua marca já é bastante ativa nas redes.

No ano passado, vários lojistas da Shopify contaram com as redes sociais para fazer a divulgação do evento.

A Dr. JONES, por exemplo, começou o esquenta Black Friday no Instagram duas semanas antes da data.

Captura de tela mostra publicação da Dr. JONES no Instagram. A imagem publicada mostra uma lâmina de barbear, com os dizeres "Podem até clonar o nosso preço, mas não vão clonar o nosso cabo". No canto inferior direito da imagem, está escrito "Dr. Jones Friday".

É comum marcas darem um nome para a campanha Black Friday Brasil. Enquanto a Dr. JONES teve uma abordagem mais direta e a chamou de “Dr. JONES Friday”, a loja Pantys reformulou o conceito de Black Friday para se conectar melhor com o público da marca, chamando-a de “semana consciente”.

2. E-mail marketing para a Black Friday 2021

O e-mail marketing vai ser outro aliado das lojas Shopify durante o esquenta Black Friday 2021.

Alessandra Alves, gerente de e-commerce da Camys, contou para a gente a estratégia da marca para o evento.

O warm-up começa nas redes sociais com uma semana de antecedência, e os e-mails com countdown um dia antes da Black Friday em si, com repique no decorrer da ação.

Alessandra Alves, gerente de e-commerce da Camys

Este ano, você pode criar campanhas de e-mail marketing incríveis para criar expectativas em relação às ofertas e ainda lembrar os clientes da duração da Black Friday 2021.

Outra opção é oferecer promoções exclusivas para os assinantes, como a casaquetem fez em sua campanha de e-mail marketing para a Black Friday Brasil do ano passado. A loja de presentes e decoração deu início ao esquenta Black Friday duas semanas antes do evento.

Captura de tela mostra um e-mail enviado pela marca casaquetem, com os dizeres: "Liquida Black casaquetem, 15% off no site e na loja. Use o cupom liquidablack15."

3. Landing page para a Black Friday 2021

Ilustração mostra um escritório com janelas ao fundo. Ao centro, há três funcionários que aparentam discutir planos e estratégias. À esquerda, há um foguete branco e vermelho em cima de uma pilha de moedas douradas.

Que tal criar uma landing page para a Black Friday 2021?

A vantagem da landing page é que você pode direcionar o público diretamente para ela, já criando aquela expectativa para a Black Friday 2021 antes mesmo de o evento começar. Seu público pode chegar até a landing page através de anúncios nas redes sociais, banners ou e-mail marketing.

Criar uma landing page com uma certa antecedência pode ajudar você a mensurar o hype da sua campanha e se preparar melhor para a Black Friday 2021.

Pantys e Camys são algumas das lojas Shopify que usam a landing page como estratégia. Alessandra explica que, a cada Black Friday Brasil, a Camys procura criar uma landing page específica para coleção com os produtos remarcados, e a partir daí todos os anúncios são direcionados para essa landing page.

🛬 Para sua landing page arrasar, saiba mais sobre como criar uma vitrine virtual.

4. Análise do estoque

Ilustração mostra dcinco armazéns na cor azul, espalhados em um fundo branco, e entre eles há dois caminhões de distribuição, duas empilhadeiras e uma van, também na cor azul.

Diversos lojistas da Shopify recomendam fazer uma análise do estoque bem antes da Black Friday Brasil. O ideal é separar os items que serão remarcados ou então se programar para aumentar o estoque.

Marcas que são nativas digitais se preocupam muito com a experiência do consumidor. É por isso que a Pantys não poupa esforços para tornar a Black Friday Brasil incrível para o público, investindo sempre no aumento de estoque para o período.

Guia Black Friday: 8 estratégias de venda para sua loja + Checklist

Já traçou suas estratégias de vendas para a Black Friday? Confira nossas 8 táticas para esse grande evento de vendas e uma checklist para não esquecer de nenhum detalhe. Bom planejamento!

Outra loja que segue essa estratégia é a Universo Maschio, que costuma aumentar o estoque em 30% para o esquenta Black Friday.

Já a Camys realiza a seleção dos produtos para remarcação em setembro e, dependendo da disponibilidade, separa a quantidade de peças estimada para venda no período.

“Nossa produção é enxuta, e tenho receio do estoque das peças mais relevantes não dar conta nem da sexta-feira em si”, conta Alessandra.

Para a Black Friday 2021, avalie com cautela os itens que serão oferecidos a um preço mais baixo e faça uma estimativa de demanda para o período.

Por mais que a escassez seja um recurso válido para promover as vendas online, você não quer que seus clientes saiam da Black Friday Brasil frustrados por não terem conseguido comprar nada em sua loja, não é mesmo?

📦 Se você quer saber mais sobre estoque, conheça nossas técnicas de controle de estoque e vire o jogo.

5. Equipe temporária para a Black Friday 2021

 Ilustração mostra equipe de oito funcionários debruçados sobre uma mesa branca, segurando tablets, laptops e cadernos, fazendo um planejamento.

Com o pico no volume de vendas, é difícil dar conta de tanta demanda com a mesma equipe que você mantém ao longo do ano. Por isso, é comum as empresas contratarem funcionários temporários para dar aquela mãozinha no fim de ano.

Emily Ewell, CEO da Pantys, revela que a marca se preocupa especialmente com a capacidade de operação das equipes de atendimento e faturamento.

Mas seu planejamento deve ir além do fim de semana da Black Friday 2021. Sua equipe de atendimento ao cliente também deve ser reforçada para dar conta do alto volume de contatos, dúvidas e reclamações que vêm antes, durante e após a Black Friday Brasil.

6. Preparo do site e do checkout

É o terror de todo lojista: você se prepara para um evento importante como a Black Friday Brasil, e o site cai. Aí vem a chuva de reclamações de clientes que tiveram problemas no checkout, que não sabem se a compra foi concluída, que nem conseguiram abrir o site para conferir as ofertas… 😩

Para evitar essa dor de cabeça, é fundamental verificar se a hospedagem do site vai dar conta do aumento do tráfego. Ferramentas como a k6 (em inglês) podem ajudar você a testar a capacidade do servidor.

A gerente de e-commerce da Camys também recomenda testar outra opção de checkout, para se antecipar a possíveis problemas que possam ocorrer durante a Black Friday 2021.

Vale também testar a velocidade de seu site antes da Black Friday 2021, para que os clientes não desistam da compra antes mesmo de chegar no checkout. Se sua loja é Shopify, você pode conferir essa informação com o relatório de velocidade da loja virtual.

💳 Que tal oferecer um checkout transparente para seus clientes e aumentar as conversões?

7. Apps da Shopify

Quando perguntamos à SS Beachwear o que a marca faz durante o esquenta Black Friday Brasil, sabe o que eles responderam? Que eles exploram novos apps da Shopify para antecipar e solucionar problemas.

Na App Store da Shopify, você encontra diversos recursos que podem tornar sua Black Friday 2021 um sucesso. Um deles é o Inventory Planner Forecasting, uma ferramenta de previsão que ajuda você a estimar o volume de vendas e garantir o estoque para a Black Friday 2021.

Veja abaixo quais apps da Shopify a Insecta Shoes recomenda para fazer promoções:

https://www.youtube.com/watch?v=sRXdrXtrzmg

Tudo pronto para a Black Friday 2021?

É claro que esta não é uma lista completa — cada loja atua em um nicho diferente, atende um público-alvo diferente e tem suas particularidades.

Mas todas as estratégias que mencionamos aqui valem ser consideradas para a Black Friday 2021, pois foram tiradas da experiência de lojistas da Shopify que já têm certa experiência. Por que não aprender com eles, não é mesmo?

Nós, da Shopify, esperamos que este artigo ajude você nesse período de esquenta Black Friday.

Que sua Black Friday 2021 seja um sucesso de vendas!

Estratégias de lojistas Shopify para a Black Friday 2021: resumo

Reunimos 7 estratégias usadas por lojistas da Shopify no esquenta Black Friday Brasil:

  • Divulgue sua campanha Black Friday 2021 nas redes sociais com pelo menos alguns dias de antecedência;
  • Use o e-mail marketing para fazer uma contagem regressiva para a Black Friday 2021, ou ainda para oferecer descontos exclusivos para seus clientes;
  • Crie uma landing page específica para a Black Friday 2021 e redirecione o tráfego de anúncios e redes sociais para lá;
  • Faça uma análise cuidadosa do estoque para garantir que seus produtos não vão esgotar rápido demais durante a Black Friday 2021;
  • Avalie a necessidade de contratar funcionários temporários para dar conta da demanda da Black Friday Brasil;
  • Certifique-se de que seu site, principalmente o checkout, darão conta do volume de acessos durante a Black Friday Brasil;
  • Confira a App Store da Shopify na hora de procurar soluções e se antecipar a problemas que possam rolar durante a Black Friday 2021.

Perguntas frequentes sobre a Black Friday 2021

Quando começar a divulgar Black Friday 2021?

Em média, os lojistas Shopify começam a divulgar as promoções de Black Friday de uma a duas semanas antes do evento.

Onde divulgar a Black Friday 2021 da minha loja?

Algumas opções para divulgar suas ofertas para a Black Friday Brasil: redes sociais, banners e campanhas de e-mail marketing.

Como fazer um esquenta Black Friday 2021 de sucesso?

Divulgue sua Black Friday 2021 nas redes sociais e em e-mail marketing, crie landing pages específicas para a Black Friday Brasil, analise o estoque, contrate temporários, confira a estabilidade da plataforma e procure soluções na App Store da Shopify.

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Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Saburi é copywriter e escritora. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

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