Aprenda como configurar frete na Shopify e incluir tarifas de transportadoras locais

Um carro antigo está carregado de pacotes

Nós, da Shopify, estamos a todo tempo buscando soluções para os problemas encontrados por nossos lojistas brasileiros. Apesar de não contar com uma transportadora nativa no Brasil, a Shopify oferece opções para facilitar a vida dos lojistas na hora de calcular as taxas de frete com transportadoras locais e integrar esse cálculo ao checkout.

E a gente bem sabe como é importante informar ao cliente o valor exato que vai ser cobrado pelo envio antes da finalização da compra. Afinal, as taxas de frete “surpresas” podem contribuir para o abandono de carrinho.

Se você não trabalha com dropshipping, está começando a configurar sua loja com a Shopify e ainda não entendeu muito bem como fazer as taxas de frete aparecerem magicamente para o consumidor, continue lendo! Preparamos para você um guia rápido sobre configurações de frete na Shopify com transportadoras locais.


Você tem uma ideia de negócios?

Comece o seu teste grátis de 14 dias da Shopify hoje mesmo, sem precisar de cartão de crédito!

Inclua o cálculo de frete de transportadoras locais em sua loja

No ambiente da Shopify, é possível fazer os ajustes de frete; lojistas podem configurar tarifas manuais por peso e preço, assim como tarifas gratuitas. No entanto, essas configurações não incluem tarifas de transportadoras locais. Por isso, contamos com a ajuda de nossos parceiros para desenvolver ainda mais soluções de envio e frete para nossos lojistas.

Para configurar taxas de frete de transportadoras locais em sua loja virtual, é necessário selecionar e baixar um app de logística em nossa AppStore.

apps de logística da Shopify app store

Esses apps funcionam como uma integração entre o lojista e o meio de transporte escolhido — seja os Correios, uma transportadora privada ou até um motoboy próprio. Ao criar uma conta com um de nossos parceiros, você tem a possibilidade de criar suas regras para cálculo de taxas de frete como, por exemplo, restrição de entrega por região.

Para que você entenda um pouco melhor como funciona esse recurso, destacamos aqui dois apps que estão disponíveis para todos os planos da Shopify. Você pode baixar ambos os apps gratuitamente, e os dois oferecem a opção de plano grátis, que tem como objetivo dar suporte ao lojista que está começando sua jornada no e-commerce.

Correios ‑ SEDEX ‑ PAC

Esse aplicativo habilita o cálculo automático de frete no momento do checkout, com base nas taxas e nos prazos dos Correios. O cálculo inclui o envio por SEDEX, PAC, e-SEDEX, SEDEX 10 e SEDEX Hoje.

Dentro do plano gratuito, você pode incluir o cálculo básico de envio via Correios no checkout de sua loja virtual, mesmo se você não tiver contrato com os Correios.

Existem mais opções de planos para os lojistas que já firmaram contrato com os Correios. O frete por meio de algumas transportadoras, como Jadlog e Total Express, está disponível apenas na versão paga.

Frenet

A Frenet oferece a liberdade de se conectar com qualquer serviço de transporte, seja uma transportadora, um motoboy ou os Correios. Não existe limitação de transportadora; até o momento, a Frenet já integrou lojistas a mais de 300 transportadoras diferentes.

Também existe um plano grátis da Frenet, com zero de mensalidade e sem volume mínimo, ideal para quem acabou de abrir sua loja virtual.

Antes de iniciar sua integração com a Frenet, é preciso fechar um plano com a transportadora de sua escolha. Se você não sabe qual transportadora escolher, não tem problema: em sua conta na Frenet, você pode preencher um questionário e descobrir qual transportadora atende melhor ao seu perfil.

Você pode baixar o app e nele criar sua conta nova e selecionar seu plano. No entanto, será necessário fazer a ativação dos serviços e as configurações mais avançadas no seu computador.

Outros apps de logística

Os apps Correios ‑ SEDEX ‑ PAC e Frenet não são os únicos disponíveis em nossa app store. A diferença é que, para usar outro aplicativo, você precisa estar inscrito no plano Advanced Shopify.

Se você não tiver interesse em fazer o upgrade para o plano Advanced Shopify, você tem outras duas opções:

  • Entre em contato com a nossa Central de ajuda e solicite que sua conta com a transportadora seja integrada ao seu plano por uma taxa adicional de US$20,00 mensais;
  • Altere o faturamento do seu plano de mensal para anual e solicite que o recurso de integração de transportadoras locais seja adicionado ao seu plano gratuitamente.

Tudo certo para começar a vender?

É isso! Com essas informações, esperamos que você tenha aprendido como configurar frete na Shopify com transportadoras locais.

Caso você ainda tenha alguma dúvida que não foi respondida por este artigo, ou qualquer outra dúvida sobre as configurações de sua loja, não deixe de consultar nossos artigos abaixo, ou então entre em contato com a nossa Central de ajuda.

Guia de frete e processamento de pedidos

Conheça as opções de frete, embalagem e envios para fechar a etapa final da jornada de compra do seu cliente com chave de ouro.

Perguntas frequentes sobre como configurar frete na Shopify para transportadoras locais

Como colocar o cálculo do frete com transportadoras locais no meu site na Shopify?

Os lojistas da Shopify precisam baixar um app de logística na nossa app store para fazer a integração entre a loja e a transportadora local.

Como baixar app para configurar frete na Shopify com transportadora local?

Na app store da Shopify, selecione o filtro “Pedidos e frete” para visualizar as opções de aplicativos disponíveis para nossos lojistas.

Quanto custa o envio de produtos na Shopify por transportadoras locais?

A integração com a transportadora pode ser feita de forma gratuita, baixando um app grátis em nossa app store. Apps como Correios ‑ SEDEX ‑ PAC e Frenet oferecem planos grátis para pequenos lojistas, que precisam pagar apenas a tarifa de envio da transportadora. Um contrato com a transportadora deve ser feito à parte.

Por que adicionar o cálculo de frete ao checkout da minha loja?

Adicionar o cálculo de frete ao checkout torna todo o processo de compra mais transparente, o que evita que seus clientes abandonem o carrinho antes de finalizar a compra.

Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Saburi é copywriter e escritora. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Entre em contato a nossa Central de ajuda