Quer abrir uma loja virtual?

Como calcular frete na Shopify?

Imagem com plano de fundo verde escuro. No primeiro plano está uma montagem com caixas de papelão e tons de verde claro e branco, com o ícone da Shopify

A gente sabe que abrir um e-commerce nem sempre é fácil: além da parte de marketing e vendas, você também precisa ficar de olho na parte operacional, cuidando da gestão logística e do envio de produtos. É aí que vem a pergunta: afinal de contas, como calcular frete na Shopify? 

Nós, da Shopify, estamos a todo tempo buscando soluções para os problemas encontrados pelos empreendedores e empreendedoras do Brasil. E a gente sabe que a questão do frete é uma que costuma gerar dúvidas e problemas, especialmente quando chega a hora de configurar o frete e a forma de envio dos produtos.

O problema começa na hora de definir a política de frete Shopify e na hora de descobrir como calcular frete na Shopify, já que nós não temos uma transportadora nativa no Brasil.

Mas isso não quer dizer que é impossível fazer vendas online na Shopify: apenas que é necessário buscar alguns apps que possam fazer a ponte entre a sua loja e a casa dos seus clientes.


Se você está começando a configurar sua loja com a Shopify e ainda não entendeu muito bem como fazer as taxas de frete aparecerem magicamente para o consumidor, continue lendo! Preparamos um guia rápido sobre como calcular frete na Shopify com transportadoras locais, e ainda colocamos uma dica bônus sobre a política de frete Shopify.

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Como configurar frete na Shopify?

O frete é um fator que pesa (e muito) na decisão de compra dos consumidores: um frete em conta pode levar a um carrinho mais cheio e um pedido final com ticket médio elevado, mas um frete muito caro pode significar um carrinho abandonado.

Por isso mesmo, a primeira coisa a fazer não é se concentrar no micro e aprender a configurar frete Shopify, mas sim olhar para o macro e definir a estratégia de frete da loja como um todo.

Você pretende oferecer frete gratuito? Nesse caso, é bom verificar como anda o fluxo de caixa da loja. Quer ofertar dois tipos de frete diferente? Então é melhor descobrir quais são os valores de frete mais usados pela concorrência. Tem planos de oferecer frete grátis apenas acima de um certo valor? Nesse caso, é melhor configurar o banner e as imagens da loja para informar aos clientes sobre esse incentivo.

Depois que você avaliar a saúde financeira do seu negócio e decidir se as iniciativas que você quer implementar estão de acordo com a sua proposta de valor, é hora de dar um pulo no seu admin da Shopify.

Lá, você deve acessar a opção Configurações que fica no canto inferior esquerdo da tela e, em seguida, clicar na opção Frete e entrega. Você verá, então, uma página que é mais ou menos assim:

Captura de tela do admin da Shopify, mostrando onde está a seção de Frete

Guarde essa página com bastante carinho no coração e no computador, já que é nela que você vai trabalhar sempre que precisar criar, remover, ajustar, editar ou configurar frete Shopify. Essa página também permite editar outras opções de entrega e elementos da gestão logística da loja, como:

  • Entrega local, uma modalidade de entrega disponível para clientes localizados dentro de uma zona pré-determinada de entrega. Com essa modalidade de entrega, você pode definir uma taxa de entrega fixa para clientes próximos de um CEP ou local específico, como o estoque da loja ou o centro de distribuição com o qual a empresa trabalha. Ou seja: uma solução simples, prática e vantajosa para pequenos negócios que têm uma área de atuação delimitada e querem saber como calcular frete na Shopify.
  • Retirada no local, uma modalidade de entrega que ganhou força durante a pandemia. Nesse modelo, os clientes realizam a compra online e vão até o local da loja (ou algum outro ponto de coleta pré-combinado) para buscar o pedido. 
  • Guia de remessa, um elemento que não pode faltar na hora de fazer o envio de produtos via Correios ou outra transportadora brasileira. O guia de remessa é o documento que lista os produtos dentro do pacote, e você pode customizá-lo com o logotipo da marca e outros recursos de branding e identidade visual direto no admin da Shopify.

🔎 Não se esqueça de conferir também as nossas páginas de ajuda sobre como configurar taxas de frete e retirada de pedidos online.

Criar e configurar frete Shopify

Agora que já vimos os recursos de gestão logística disponíveis na página Frete e entrega do admin, está na hora de descobrir como configurar frete Shopify. 

Lojistas da Shopify contam com duas taxas diferentes de frete: as taxas de frete gerais e as taxas de frete personalizadas. A taxa de frete geral é uma tarifa-padrão de taxa única que já vem configurada na loja; a única coisa que você precisa fazer é ajustar o valor da tarifa e definir a transportadora que se responsabilizará pelo transporte.

Nós vamos mostrar como escolher a transportadora no próximo tópico; por ora, vale a pena conferir apenas como funciona a parte de configuração de frete dentro do admin:

Content made on Kapwing

A taxa personalizada, no entanto, envolve a criação de um novo perfil de frete. Ela foi projetada para a inclusão de tarifas personalizadas ou para o envio de produtos específicos e que requerem um processamento diferenciado, e pode ser uma boa alternativa para quem quer vender arte na internet ou então está pensando em negociar produtos mais delicados ou de grande porte.

Veja o vídeo abaixo para mais informações sobre como configurar frete Shopify na modalidade de frete personalizado:

Se você está querendo mesmo é saber como calcular frete na Shopify, calma: a gente já vai chegar lá!

Como calcular frete na Shopify com transportadoras locais?

Como mencionamos lá no início, a Shopify Brasil não conta com transportadoras nativas, de modo que não é possível enviar produtos via uma transportadora ou solução logística exclusiva da Shopify. É por isso que contamos com a ajuda de nossos parceiros para desenvolver soluções de envio, frete e processamento para nossos lojistas.

Isso significa que, para configurar frete Shopify com transportadoras locais em sua loja virtual, é necessário selecionar e baixar um app de frete e entrega na nossa App Store.

Esses apps funcionam como uma integração entre o lojista e o meio de transporte escolhido — seja os Correios, uma transportadora privada ou até um motoboy próprio. Ao criar uma conta com um de nossos parceiros, você tem a possibilidade de oferecer uma solução de frete mais robusta, com opções mais específicas e prazos competitivos; além disso, também pode criar uma relação de confiança mais sólida e concreta com seus clientes, graças às soluções de checkout transparente da Shopify.

Para os planos Shopify, Shopify Basic ou inferior, é necessário mudar o faturamento da loja de mensal para anual: com isso, você poderá solicitar que o recurso seja adicionado gratuitamente à loja.

Como calcular frete na Shopify com uma transportadora de terceiros (CCS)?

O CCS é um acrônimo usado para se referir às taxas de frete que são calculadas por transportadoras de terceiros. Por meio desse recurso, é possível exibir no checkout da loja as taxas de frete negociadas diretamente com uma transportadora.

No admin da Shopify, o CCS pode ser ativado e editado na opção “Contas de transportadoras” da seção “Frete e entrega”. Se você está no plano Basic da Shopify, provavelmente vai ver a mensagem abaixo no seu admin:

Captura de tela do admin da Shopify com o CCS desabilitado

Embora seja possível atualizar o plano da Shopify para habilitar esse recurso, vale lembrar que no Brasil o CCS só funciona se você for trabalhar com os apps de frete e transporte da Fedex e da UPS, que são os únicos que de fato necessitam desse recurso habilitado.

Isso significa que, se você não pretende trabalhar com a Fedex e nem com a UPS, o seu cálculo de frete da Shopify vai acontecer direto no seu perfil de frete com a ajuda do seu app de transportadora local:

Captura de tela do admin da Shopify, onde é possível editar o valor de frete em um perfil de frete

Agora que já falamos sobre como calcular frete na Shopify, é hora de conversarmos sobre outros temas relevantes à gestão logística de uma loja hospedada na nossa plataforma: a opção de frete calculado no checkout e a política de frete Shopify.

Como tirar frete calculado no checkout Shopify?

O recurso de “frete calculado no checkout” costuma aparecer por padrão nas páginas de produto de uma loja, pois muitas vezes já vem ativo em alguns temas da nossa Loja de temas.

No entanto, essa opção não costuma ser viável para lojistas que trabalham com apps de dropshipping e, portanto, já lidam com taxas de frete fixas definidas em parceria com o fornecedor.

Por sorte, o processo para removê-lo é bem parecido com o ajuste para ativar a retirada sem contato físico na loja, e envolve uma pequena edição no próprio tema da loja. No seu admin da Shopify, clique em Loja virtual > Tema atual > Personalizar.

Na tela seguinte, você deverá clicar nos três pontos situados no canto superior esquerdo da tela e selecionar a opção Editar idiomas.

Captura de tela do admin da Shopify mostrando como tirar o frete calculado

Em seguida, é só filtrar por Frete calculado e apagar o texto em português:

Captura de tela do admin da Shopify, mostrando a remoção do código de frete calculado

🔎 Simples, prático e rápido: mas, se você preferir, temos um tutorial completo sobre o tema na nossa Comunidade Shopify.

Gerador de política de frete Shopify: um aliado importante

A política de frete é uma peça essencial para o bom funcionamento de uma loja, pois ajuda a definir as expectativas do seu público-alvo e a explicar de que forma as taxas de frete são calculadas e negociadas pela sua loja.

Para otimizar a navegação dos clientes e visitantes, vale a pena criar uma página dedicada no site só para a política de frete Shopify e, se possível, replicá-la como um pop-up ou bloco de texto nas páginas de produto. Dessa forma, o consumidor poderá fazer a compra ciente dos tempos de processamento de cada produto.

Guia interativo: 7 passos para abrir sua loja Shopify no Brasil

Aprenda a criar do zero sua loja virtual na Shopify e comece a vender pela internet.

Para criar uma política de frete Shopify, acesse o seu admin e vá até a opção Configurações no canto inferior esquerdo. Em seguida, clique na opção Políticas ao fim da página e edite o texto da política de frete.

Desvendando o como calcular frete na Shopify

É isso! Com essas informações, esperamos que você tenha aprendido como configurar frete Shopify com transportadoras locais.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre frete ou sobre outras configurações de sua loja, não deixe de consultar nossos outros artigos; você também pode entrar em contato com a nossa Central de ajuda.

Para conferir mais informações sobre como configurar frete Shopify, veja o vídeo abaixo:

Perguntas frequentes sobre como configurar frete na Shopify para transportadoras locais

Como colocar o cálculo do frete com transportadoras locais no meu site na Shopify?

Os lojistas da Shopify precisam baixar um app de logística na nossa app store para fazer a integração entre a loja e a transportadora local.

Como baixar app para configurar frete na Shopify com transportadora local?

Na app store da Shopify, selecione o filtro “Pedidos e frete” para visualizar as opções de aplicativos disponíveis para nossos lojistas.

Quanto custa o envio de produtos na Shopify por transportadoras locais?

A integração com a transportadora pode ser feita de forma gratuita, baixando um app grátis em nossa app store. Apps como Kangu, Correios ‑ SEDEX ‑ PAC e Frenet oferecem planos grátis para pequenos lojistas, que precisam pagar apenas a tarifa de envio da transportadora. Um contrato com a transportadora deve ser feito à parte.

Por que adicionar o cálculo de frete ao checkout da minha loja?

Adicionar o cálculo de frete ao checkout torna todo o processo de compra mais transparente, o que evita que seus clientes abandonem o carrinho antes de finalizar a compra.

Quer saber mais?


Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Saburi é copywriter, escritora e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

Atualização: Marcela Lanius

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