Sua marca já tem uma biografia personalizada no Instagram?

Sua marca já tem uma biografia personalizada Instagram?

Instagram não é só foto, viu? Existem outros campos e recursos que precisam de atenção.

A biografia para Instagram é aquele campo bem pequenininho que nem sempre recebe a devida atenção, sendo preenchido às pressas assim que uma conta é criada.

Mas você sabia que a bio no Instagram é uma parte muito importante da presença da sua loja na rede social? É ela que dá as boas-vindas aos usuários que encontram o perfil da loja, sintetiza as principais informações sobre seu negócio e converte visitas em vendas e seguidores.

Pois é!

Hoje você vai descobrir como uma biografia para Instagram pode ser um recurso importante para o sucesso da sua conta na plataforma. 

Nesse post, vamos compartilhar algumas dicas e ideias importantes para que você consiga chamar a atenção dos clientes, impulsionar o número de vendas da loja e aumentar o alcance orgânico da marca tudo só com o poder desse campo de descrição da conta do Instagram, que tradicionalmente costuma ser tão desmerecido.

Quer vender mais pelas redes sociais e bombar sua loja? Faça nosso curso de Marketing Digital. É grátis!

Biografia para Instagram: o que é e como você pode utilizá-la?

Em primeiro lugar, precisamos lembrar que a bio, também chamada de biografia do Instagram, é um campo editável no qual você pode escrever uma breve descrição sobre o perfil criado na rede social.

Esse campo é exibido logo abaixo do nome de usuário e da foto de perfil, e é bem restrito: tem apenas 150 caracteres e pode incluir só um link externo. No entanto, você pode inserir nesse espaço figuras de emoji, o endereço físico da marca e muito mais.

Ah, e não se esqueça do nome de usuário, viu? O ideal é que ele contenha o nome da marca, para que o perfil seja encontrado com mais facilidade.

7 passos para construir uma biografia do Instagram imbatível

Raio-X de uma boa bio Instagram: smartphone em cima de um notebook

Pode parecer que não, mas na verdade dá para fazer muita coisa com apenas 150 caracteres. Vejamos, então, como criar uma biografia para Instagram de cair o queixo em apenas 7 passos.

1. Diga quem é você e sinalize o nome de usuário

A primeira coisa que sua biografia deve fazer é explicar o que o seu negócio oferece, e para quem.

Isso é extremamente importante, pois você precisa fornecer informações relevantes para novos visitantes que estão acessando o perfil da loja virtual pela primeira vez. Você não terá a atenção deles por muito tempo, então é importante caprichar com um texto conciso e objetivo (sem perder a personalidade, claro).

E também vale lembrar que uma biografia para Instagram de qualidade não precisa usar somente palavras. Você pode se destacar com:

  • fontes personalizadas que combinam com as fotos e com a estética da marca (digite o texto no LingoJam; depois, é só copiar e colar o texto estilizado na bio Instagram) 
  • ☕️ emojis e símbolos divertidos, que acrescentam um toque de personalidade ao perfil
  • 👇👇 caracteres direcionais que chamam a atenção para determinadas partes da bio

O perfil da Panólatras, por exemplo, vem recheado com informações relevantes e emojis complementares:

Perfil do Instagram da Panólatras

 

2. Use tags clicáveis para promover hashtags

 link na biografia do Instagram não é o único elemento no qual seus visitantes podem clicar para saber mais sobre você.

Se você tem uma hashtag própria, não deixe ela de fora da biografia; ela pode te ajudar a atrair cliques e direcionar visitantes interessados para um feed de conteúdos customizados, gerados pelo seu perfil ou mesmo por outros usuários. 

Deseja fazer isso? Basta digitar a hashtag dentro da Instagram bio.

bio da Illustrale

A Illustrale, no exemplo acima, usou essa estratégia na bio para promover a hashtag #tãoillustrale.

As hashtags de marca também podem ser pesquisadas por outros visitantes da plataforma, oferecendo diversas vantagens:

  • No caso acima, a Illustrale consegue reunir com mais facilidade todo o conteúdo compartilhado com essa hashtag para republicar em suas próprias redes
  • Os conteúdos gerados e marcados com a hashtag indicam que os clientes estão usando a hashtag certa a partir das instruções disponíveis na biografia do Instagram
  • Quando os usuários do Instagram clicam na hashtag, eles são direcionados a um feed com conteúdos gerados pela marca ou então por outras pessoas, o que é uma grande vantagem para as lojas. Dessa forma, é mais fácil vincular os interesses do público aos interesses da marca.

Você tem uma ideia de negócios?

Comece o seu teste grátis de 14 dias da Shopify hoje mesmo, sem precisar de cartão de crédito!

3. Inclua uma CTA na bio do Instagram

Acrescentar uma CTA (chamada para ação) ao texto da biografia do Instagram pode ser uma grande vantagem para um negócio.

Existem diversas ações para priorizar em uma biografia (você pode até colocar várias delas juntas!), portanto, avalie qual é a mais interessante para o seu negócio.

A seguir, quatro dicas importantes na hora de criar uma CTA:

  • Vá direto ao ponto: opte por frases como “Clique na bio para comprar nossos últimos lançamentos”
  • Incentive o compartilhamento por parte dos visitantes: “Você pode usar a #hashtagdamarca para aparecer no nosso Insta”
  • Faça uma oferta por tempo limitado: “Aproveite nossa oferta Black Friday hoje mesmo”. Você pode incluir uma chave de acesso para descontos exclusivos.
  • Destaque um sorteio ou evento especial: “Compartilhe seu sabor favorito para participar do sorteio! 👇”

Lembre-se de que sua biografia para Instagram pode ser adaptada para promover eventos especiais, como promoções sazonais, sorteios ou feiras. Sempre que for preciso, inclua novas CTAs e links para priorizar ofertas e eventos temporários.

Confira, abaixo, a biografia do Instagram da Insecta Shoes, que vem completa com informações relevantes que identificam a marca e, para concluir, o slogan da loja e as ofertas exclusivas que ela oferece:

bio do Instagram da Insecta Shoes

4. Faça bom uso do link que vai na biografia

O link na biografia do Instagram é uma oportunidade vantajosa para encaminhar o visitante para qualquer página que você queira que ele acesse, seja uma campanha de financiamento coletivo ou um vídeo no YouTube.

Muitas marcas deixam o link da página inicial do site, como é o caso da Dr. Jones:

perfil no Instagram da Dr. Jones

No entanto, você também pode linkar:

  • Seu último produto lançado, pegando carona em qualquer outra campanha de marketing para Instagram que direcione atenção para ele
  • Uma página de curadoria de links, hospedada em uma ferramenta como o Link Tree, para divulgar uma série de links
  • Uma página de inscrição para um curso, lista de e-mail, sorteio, etc.
  • Um acesso para o blog da loja ou uma chave de código promocional para a primeira compra.

Atenção: não se esqueça de que você pode (e deve) escrever e reformular o texto da biografia para incorporar uma CTA referente a esse novo link.

5. Aposte nos botões de contato

É muito comum que os usuários entrem em contato com você depois de descobrirem sua marca no Instagram. Muitos enviam mensagens por Direct, e se essa for a única opção de contato disponível, não vai demorar para você ter dificuldades em gerenciar tantas mensagens. 

É por isso que é importante encaminhar os clientes para os canais de contato de sua preferência, seja um número de telefone, e-mail ou até mesmo o endereço da loja física.

Uma forma de unificar essas informações e facilitar o processo de contato entre o cliente e a marca é inserir, na biografia para Instagram, um ou mais “botões de ação”. Para fazer isso, basta clicar em “Opções de contato”.

Página de configuração da Instagram bio

Depois de clicar nessa opção, é só inserir as informações ou canais que o público da loja pode usar para entrar em contato com você, como por exemplo:

  • Telefone, para receber ligações ou mensagens de texto
  • E-mail, opção que abrirá o aplicativo de e-mail padrão do usuário em uma nova janela
  • Endereço comercial, que aparece para o usuário na opção “Como chegar”, abrindo um mapa que mostra a sua loja física em relação à localização do cliente

As informações de contato vão aparecer na conta como botões clicáveis para quem usa o Instagram no celular, como no exemplo abaixo, da Linus.

bio do Instagram da Linus, com botões configurados

6. Ative posts compráveis no Instagram

Se você nunca configurou os posts compráveis no seu perfil do Instagram, agora é o momento ideal para fazer isso. 

Os posts compráveis são ativados com um botão de compra que é exibido diretamente nas postagens, e o mais legal é que ele também reúne todo o conteúdo marcado com as tags dos produtos. 

O processo é bem simples: com apenas três toques, o visitante é direcionado para a página do produto no seu site, onde pode efetuar a compra.

Veja como isso funciona na prática, com um post comprável da Biossance:

processo de post comprável no perfil da Biossance

7. Organize os Destaques do perfil

Os Stories são fundamentais para o marketing no Instagram, e os Destaques aumentam a duração dos Stories no perfil. Você pode salvar Stories avulsos em diferentes coleções (os “Destaques”), e cada coleção pode ser nomeada e organizada do jeito que você preferir.

Os Destaques ficarão disponíveis no perfil por tempo indeterminado, logo abaixo da sua biografia do Instagram e acima do feed de publicações. Ao clicar sobre eles, o usuário pode assistir a uma sequência de Stories.

O perfil da pantys, por exemplo, tem Destaques variados, que conservam o tom e os valores da marca: doações, kits de produtos, dúvidas sobre a marca, mobilização sobre o Outubro Rosa e posicionamento antirracista.

E mais: a imagem de capa de cada Destaque combina com o nome e com a identidade visual da marca.

Destaques na bio da Pantys

Se você tem uma marca com um público mais internacional, pode investir em um Destaque de viagem; e se a marca é do nicho fitness, pode fazer um Destaque só com treinos e receitas exclusivas.

Biografia para Instagram: 10 exemplos para servir de inspiração

Agora é hora de mostrar alguns dos nossos exemplos favoritos de marcas que souberam escrever biografias incríveis no Instagram.

Você vai reparar que as marcas são de setores diversos, como moda, cosméticos, alimentos e acessórios – até porque a especificidade do nicho nunca vai ser desculpa para não investir numa boa biografia!

Além das bios, repare também na forma como essas marcas criaram o nome de usuário do perfil no Instagram e otimizaram as ideias que mencionamos ao longo do nosso post.

Bios do nicho de moda sustentável

1. Linus: biografias em forma de lista

bio Instagram da Linus

A Linus é uma marca de calçados ecológicos e 100% recicláveis, que aposta (com bastante sucesso) num design minimalista e numa mensagem bem moderna. 

A biografia do Instagram da marca aparece em forma de uma pequena lista, que descreve de forma clara e objetiva as vantagens das sandálias da marca e se encerra com uma CTA bem clara: “compre pelo site”.

2. Pantys: ideias revolucionárias de produto

bio Instagram da Pantys

Nós já mostramos a biografia da Pantys nesse post, quando falamos sobre os Destaques do perfil, mas vale a pena retomar as informações da biografia para Instagram da marca.

Embora a Pantys não organize as informações numa listinha, como a Linus fez, dá para perceber um cuidado especial em traduzir a identidade e os objetivos da marca em duas frases conectadas por um emoji de coração. 

Além disso, o link que encerra a bio redireciona o visitante para uma página cheia de informações relevantes.

3. Utopiar: biografias relevantes com emoji

bio do Instagram da Utopiar

A Utopiar segue várias das dicas que a gente compartilhou ao longo do post: emojis delicados e em tom com a mensagem da loja, frases curtas e objetivas que descrevem os produtos e a identidade da marca e, como não podia deixar de ser, um link ao final. 

O resultado? Uma biografia para Instagram perfeita, com uma mensagem pessoal e customizada (que cai como uma luva para o nome da marca).

Bios do nicho de beleza e cosméticos

4. Biossance: imagem elegante e sóbria

Instagram bio da Biossance

A Biossance é uma das marcas de cosméticos mais em alta no Brasil, e não é à toa. Com uma proposta de produtos veganos e cruelty-free, a marca se destaca das concorrentes pela alta qualidade dos produtos – e todas essas informações podem ser encontradas ali na biografia para Instagram da marca.

5. Sallve

bio da Sallve no Instagram

A Sallve é uma das marcas de cosméticos mais populares no Instagram, e grande parte desse sucesso vem do fato de que ela trabalha com modelos reais em suas campanhas de marketing. Não há nada de padrão na Sallve – e isso fica destacado logo na biografia da loja.

Além disso, as cores da foto de perfil combinam com a estética das demais fotos do feed (e chamam imediatamente a atenção de alguém interessado em cosméticos alternativos).

6. Sobrebarba: descrição sucinta

bio da Sobrebarba

A biografia do Instagram da Sobrebarba segue a mesma linha espartana e elegante do site da marca: poucas palavras, sem rodeios e sem enfeites. Como resultado, a marca consegue manter uma certa padronização em todos os canais de venda.

Bios do nicho de acessórios

7. Chimp: imagem minimalista

Chimp: bio no Instagram

A Chimp mistura elegância, sofisticação e minimalismo no design de produtos da marca – e na biografia para Instagram. 

Com um slogan bem marcante (seguido por um emoji de macaquinho, que remete ao nome da marca) e uma linha indicando o canal de atendimento, a biografia é descomplicada e visualmente agradável.

Detalhe: reparou na imagem de perfil? Um charme à parte.

8. Braveman

Instagram bio da Braveman

A Braveman tem uma identidade visual bastante sóbria, como a Sobrebarba, mas o que realmente distingue essa marca de acessórios em couro é a pegada artesanal.

Não à toa, foi justamente esse tópico que a mensagem da biografia do Instagram da marca tentou destacar: a ideia de que a marca é uma oficina que produz à mão itens de alta qualidade. Isso agrega valor imediato aos produtos da marca, e incentiva a jornada de compra.

Bios do nicho de bebidas e alimentos

9. Baggio Café: biografias simples e apaixonantes

bio da Baggio Café

A Baggio Café é uma dessas marcas que prefere a simplicidade – até porque, com café no meio, não tem muito o que discutir, né?

E detalhe para os símbolos ali do lado, que combinam demais com a mensagem.

O legal da biografia da marca é que ela destaca a origem e a data de fundação da Baggio, posicionando a loja como uma autoridade no assunto.

10. deBetti: ideias para adicionar um toque pessoal

deBetti: bio no Instagram

A biografia do Instagram da deBetti é uma delícia de ler, até porque cria logo de cara uma conexão com visitantes e seguidores. Ao dizer ali no início da bio quem ele é, o Rogerio Betti mostra que por trás do logotipo e da marca existe uma pessoa de carne e osso, assim como a gente.

E a imagem da loja ali no cantinho também já mostra bem a que ela veio, né?

Se você quiser conferir a história da deBetti, temos uma matéria só sobre a marca, que está aqui embaixo:

deBetti: mais que um açougue virtual, o pioneiro no Brasil

Hora de criar uma biografia no Instagram

A biografia de uma conta do Instagram é uma excelente oportunidade de causar uma boa primeira impressão e convencer o visitante a conferir a página da loja.

Esperamos que as ideias desse guia possam ser úteis na hora de deixar a sua bio prontinha para publicação: aproveite para copiar e colar emojis, dar um destaque especial para o slogan ou para um link importante, e não se esqueça de dar um confere no nome de usuário e verificar como anda a foto de perfil, viu?

Tudo isso conta (e muito) na hora de criar uma biografia.

Quer conhecer mais ideias sobre como escrever e otimizar biografias do Instagram, criar uma foto de perfil e um logo incríveis e ganhar mais público no Instagram? Deseja receber outras dicas exclusivas sobre marketing para e-commerce? 

Não precisa deixar para amanhã: confira agora mesmo o nosso blog!

E se quiser saber mais sobre outras lojas inspiradoras, dá uma olhada no vídeo a seguir, que conta a história da marca de fashion fitness Vestem:


    Perguntas frequentes sobre bio para Instagram

    Por que a bio para Instagram é importante?

    É ela que dá as boas-vindas aos usuários que encontram seu perfil, resume as principais informações sobre seu negócio e converte visitantes em seguidores — e, posteriormente, seguidores em clientes.

    O que incluir na bio para Instagram?

    • Destaque informações importantes sobre o seu negócio (nome da marca, segmento etc.);
    • Ofereça um canal de comunicação com você;
    • Exiba sua personalidade;
    • Mostre ao público o que torna a sua marca especial;
    • Promova seu conteúdo ou o redirecionamento para seu site.

    Como criar uma biografia para Instagram perfeita?

    • Explique o que seu negócio oferece e para quem;
    • Use fontes personalizadas e símbolos;
    • Inclua uma CTA: “Clique para comprar nossos produtos!”;
    • Coloque um link na bio para sua página principal ou para a página de um produto/serviço específico.

    Como adicionar um botão de contato na bio do Instagram?

    No seu perfil, clique em Editar perfil > Opções de contato e insira as informações de contato de seu negócio. Para usar esse recurso, é preciso ter um perfil comercial (Business).

    Como colocar uma CTA na bio do Instagram?

    No seu perfil, clique em Editar perfil > Botões de ação ou Editar perfil > Opções de contato > Adicionar um botão de ação. O usuário será redirecionado ao site de sua escolha para fazer reservas, agendamentos ou pedidos.

    Which method is right for you?Sobre a autora

    Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

    Post original em inglês: Ana Gotter

    Tradução e localização: Marcela Lanius

    Você tem dúvidas sobre a Shopify?

    Entre em contato a nossa Central de ajuda

    Tópicos: