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Como escrever uma bio Instagram perfeita?

Como escrever uma bio Instagram perfeita?

A bio do Instagram nem sempre recebe a merecida atenção, sendo preenchida às pressas assim que uma conta é criada.

Porém, a bio é uma parte muito importante do Instagram da sua loja virtual, pois é ela que dá as boas-vindas aos usuários que encontram o seu perfil, sintetiza as principais informações sobre o seu negócio e mostra como converter visitas em vendas e seguidores.

Além de elaborar uma descrição interessante para o perfil do seu negócio, o que mais você pode fazer para otimizar esse canal e aproveitar ao máximo as suas iniciativas de marketing no Instagram?

Este post quer responder essa pergunta e te mostrar como uma Instagram bio pode ser um recurso importante para o sucesso do seu perfil na plataforma.

Vamos começar?

Instagram bio: o que é?

A Instagram bio, também conhecida como bio do Insta ou biografia do Instagram, é um pequeno resumo sobre a conta, que vem logo abaixo do nome de usuário e da imagem de perfil. O nome de usuário, vale lembrar, é diferente do identificador (@usuário), e pode ter até 30 caracteres.

O espaço da bio é bem restrito: você tem apenas 150 caracteres e pode incluir só um link externo. No entanto, é possível inserir nesse espaço figuras de emoji, endereços físicos e mais.

O que não pode faltar numa bio do Instagram?

150 caracteres e um link externo podem parecer pouca coisa, especialmente quando a prioridade é configurar anúncios pagos, escolher os melhores horários para postar, criar hashtags e descobrir como usar os Instagram Stories da melhor maneira possível.

No entanto, é sempre bom lembrar que a bio do Instagram é o primeiro conteúdo que um novo visitante do seu perfil vai encontrar. Antes de curtir os seus posts e interagir com a marca, essa pessoa vai dar uma olhadinha na bio para descobrir mais sobre quais são os valores da marca e o que ela vende.

Por isso mesmo, uma boa bio Instagram deve:

  • Destacar as informações mais importantes sobre o seu negócio (o nome da marca, nicho de produtos, etc.). Essas informações podem ser modificadas nas configurações de perfil sempre que necessário;
  • Oferecer aos usuários um canal de comunicação com sua loja virtual;
  • Exibir a identidade e a personalidade da marca, mantendo sempre o mesmo tom que já é usado em outras plataformas de redes sociais;
  • Apresentar a proposta de valor única da loja, ajudando o público-alvo a entender o que torna a sua marca valiosa e relevante;
  • Promover e incentivar ações significativas, como o compartilhamento ou a visualização de conteúdos, funcionar como uma plataforma de inscrição em eventos ou na lista de e-mails, além de uma forma de redirecionamento para o site da loja.

Por sorte, o Instagram conta com diversos recursos e ferramentas que podem te ajudar a construir uma bio extremamente cativante, capaz de indicar em poucas palavras a proposição da marca, os valores que guiam a fabricação dos seus produtos e muito mais.

As dicas abaixo vão mostrar quais recursos são esses, e como você pode utilizá-los na sua estratégia de vendas no Instagram.

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Raio-X de uma boa bio Instagram

Raio-X de uma boa bio Instagram: smartphone em cima de um notebook

Antes de mostrarmos como escrever a bio Instagram perfeita, vale a pena destacar os elementos que não podem faltar em uma bio.

Vamos discutir todos os elementos que compõem aquela primeira parte de um perfil do Instagram, então vale a pena dar uma conferida:

1. Foto de perfil

A foto de perfil é possivelmente o primeiro elemento que será visto por novos visitantes e seguidores – e não dá para esquecer que ela vem coladinha com a bio Instagram.

Por isso mesmo, é importante que a sua foto:

  • seja facilmente identificável
  • seja de alta qualidade
  • capture a essência da sua marca
  • seja consistente com as fotos de perfil que você já vem usando em outras redes sociais

Uma boa dica para lojas e marcas que ainda estão construindo seu perfil no Instagram (ou aproveitando o momento para dar uma repaginada no visual) é utilizar o logotipo da loja como a imagem de perfil. Além de facilitar a identificação, o logo mantém uma identidade visual uniforme entre canais diversos de comunicação e vendas, então é sempre bom considerá-lo como primeira opção.

2. Nome de usuário e identificador (@usuário)

O nome de usuário e o identificador do perfil também são elementos centrais para qualquer bio do Instagram, até porque é por meio deles que novos visitantes e leads encontrarão a sua marca na plataforma.

A nossa primeira dica é, claro, utilizar o nome da sua loja nos dois espaços; mas, se for um nome muito comum e o identificador já estiver sendo utilizado por outra conta, tente incluir o nome na loja ao menos na primeira parte do identificador. Dessa forma, as chances de que novos clientes possam encontrar o perfil da loja no Instagram aumentam consideravelmente.

3. Descrição

A descrição do perfil é o nome “técnico” da sua bio Instagram. É nesse espaço que você terá que dizer a que veio – em apenas 150 caracteres.

4. URL clicável

Se você usa o Instagram com certa frequência ou conhece um pouco sobre a plataforma, sabe que a bio Instagram é o único espaço no qual é possível inserir um link direto.

Por isso mesmo, aproveite para inserir o link mais importante que você puder. Ele pode, por exemplo, redirecionar os visitantes para

  • o site da loja;
  • uma landing page específica;
  • uma página de cadastro para cupom de desconto na primeira compra;
  • um espaço de atendimento ao cliente.

5. Categoria

A seção “Categoria” é exibida logo abaixo do nome de usuário no perfil, e é uma opção que existe apenas para contas comerciais vinculadas a uma página do Facebook. Perfis de marcas de roupas, por exemplo, exibirão a categoria “Lojas de roupas femininas”.

Para configurar a categoria, é preciso acessar a conta da loja no Facebook.

6. CTAs

As frases de chamada para ação são elementos essenciais em qualquer bio Instagram que queira converter e fidelizar clientes, até porque servirão como ponto de partida para a jornada de compra.

O objetivo é usar as CTAs de modo a simplificar o processo de navegação do cliente, e por isso mesmo você precisa saber oferecer exatamente aquilo que o seu público-alvo está procurando. Dependendo do seu nicho, você pode usar CTAs como:

  • E-mail: permite que o cliente ou visitante envie um e-mail para a loja.
  • Endereço: endereço da loja física. 
  • Telefone: telefone para contato.
  • Agendamentos: processo de agendamento para uma consulta ou atendimento personalizado.
  • Ingressos: compra de ingressos para um evento da loja.

A gente já vai falar um pouco mais sobre as CTAs na próxima seção do post, então é só continuar a leitura!

7. Destaques

Os Destaques do Instagram são grupos de dois ou mais Stories, exibidos logo abaixo das informações da bio.

A grande sacada dos Destaques é que eles permitem armazenar Stories de maneira pública, tornando aquele conteúdo que estava visível por apenas 24 horas em algo que pode ser acessado a qualquer momento.

9 passos para a bio Instagram perfeita: uma receita infalível

Agora que você já está ciente da limitação de caracteres e dos elementos que compõem o espaço da sua bio Instagram, é hora de descobrir a nossa receita para uma bio de sucesso.

1. Diga quem é você e por que isso importa

A primeira coisa que a sua bio deve fazer é explicar o que o seu negócio oferece, e para quem.

Isso é extremamente importante, sobretudo porque você precisa fornecer informações relevantes para novos visitantes que estão acessando o perfil da sua loja virtual pela primeira vez. Você não terá a atenção deles por muito tempo, então é importante caprichar com um texto conciso e objetivo (sem perder a personalidade, claro).

Muitos perfis, como o da Livraria Travessa, são diretos, simples e objetivos na comunicação com os visitantes.

bio Instagram da Travessa

Mas uma bio de qualidade não precisa usar somente palavras. Procure se destacar com:

  • fontes personalizadas (digite o texto no LingoJam; depois, copie e cole o texto estilizado na bio Instagram);
  • ☕️ figuras de emoji divertidas, que acrescentam um toque de personalidade ao perfil;
  • ↴👇👇 caracteres direcionais ou emojis, que chamam a atenção para determinadas partes da sua bio (por exemplo, para a CTA).

O perfil da Panólatras, por exemplo, vem recheado com informações relevantes e emojis complementares:

Perfil do Instagram da Panólatras

 

2. Use tags clicáveis para promover hashtags da marca e contas parceiras

O link na sua bio do Instagram não é o único elemento no qual seus visitantes podem clicar para saber mais sobre você.

Se você tem uma hashtag própria da marca, não deixe ela de fora da sua bio; ela pode te ajudar a atrair cliques e direcionar visitantes interessados para um feed de conteúdos customizados, gerados pelo seu perfil ou mesmo por outros usuários. Para fazer isso, basta digitar a hashtag dentro da Instagram bio.

bio Instagram da Farm

A grife FARM, no exemplo acima, usou essa estratégia na bio para promover sua hashtag: #tonoadorofarm.

Parece pouco, mas isso incentiva as clientes da marca a tirarem e postar fotos usando essa hashtag. As hashtags de marca também podem ser pesquisadas por outros usuários da plataforma, oferecendo diversas vantagens:

  • No caso acima, a FARM consegue reunir com mais facilidade todo o conteúdo compartilhado com essa hashtag para republicar em suas próprias redes;
  • Os conteúdos gerados e marcados com a hashtag indicam que os clientes estão usando a hashtag certa a partir das instruções claras disponíveis na bio;
  • Quando os usuários do Instagram clicam na hashtag, eles são direcionados a um feed com conteúdos gerados pela marca ou então por outros usuários, o que é uma grande vantagem para as lojas.

Você também pode mencionar contas na sua bio para direcionar seus visitantes para outros perfis que são relevantes para o seu negócio, seja um parceiro, uma marca secundária ou até mesmo seu perfil pessoal. Basta digitar o identificador (@nomedeusuário) na própria bio, como a FARM também fez:

bio Instagram Farm, com marcações

3. Inclua uma chamada para ação (CTA)

Viu como a gente ia falar mais sobre CTA?

Acrescentar uma chamada para ação (CTA) no texto da bio Instagram pode ser uma grande vantagem para um negócio. Os botões e frases de CTAs aumentam de forma significativa as chances de os usuários seguirem o seu comando, porque explicam exatamente o que deve ser feito e como.

Existem diversas ações para priorizar em uma bio do Instagram (você pode até colocar várias delas juntas!), portanto, avalie qual é a mais interessante para o seu negócio.

A seguir, quatro dicas importantes na hora de montar uma CTA:

  • Vá direto ao ponto: “Clique na bio para comprar nossos últimos lançamentos.”
  • Incentive o compartilhamento por parte dos usuários: “Use a #hashtagdamarca para aparecer no nosso Insta”
  • Faça uma oferta por tempo limitado: “Aproveite a nossa oferta Black Friday hoje mesmo”
  • Destaque um sorteio ou evento especial: “Compartilhe seu sabor favorito para participar do sorteio! 👇”

Independentemente do tipo de chamada para ação que você usar, não se esqueça das considerações abaixo:

  • Deixe a CTA mais importante para o final da sua Instagram bio. As pessoas estarão mais propensas a acatar a ação depois que você se apresentar a elas. Além disso, a chamada ficará mais próxima do link.
  • Dê instruções claras quando necessário. Se você quer que os usuários usem a sua hashtag, aposte em uma frase direta, como “compartilhe o seu unboxing com a #hashtagdamarca”, incluindo uma hashtag clicável ao final da frase.
  • Comece o enunciado com uma palavra de ação. Comece a CTA com um verbo no imperativo (compre, marque, compartilhe, etc.) para ir direto ao ponto e evitar se estender demais.

Lembre-se de que a sua bio do Instagram pode ser adaptada para promover eventos especiais, como promoções sazonais, sorteios ou feiras. Sempre que for preciso, inclua novas CTAs e links para priorizar ofertas e eventos temporários.

Abaixo, a bio do Instagram da Insecta Shoes, que vem completa com informações relevantes que identificam a marca e, para concluir, o slogan da loja e as ofertas exclusivas que ela oferece. Ao final, o link que redireciona o visitante para uma página da loja:

bio do Instagram da Insecta Shoes

4. Faça bom uso do link que vai na bio Instagram

Desde que foram lançados os recursos de posts compráveis e inclusão de links em Stories publicados por contas com mais de 10 mil seguidores, as lojas virtuais deixaram de começar pelos mecanismos de busca a aumentar tráfego orgânico para se concentrarem na plataforma do Instagram.

No entanto, mesmo com tantos recursos incríveis, o link na bio do Instagram ainda é uma oportunidade vantajosa para encaminhar visitantes para qualquer página que você queira que eles acessem, seja uma campanha de financiamento coletivo ou um vídeo no YouTube.

Muitas marcas deixam o link da página inicial do site, como é o caso da Dr. Jones:

perfil no Instagram da Dr. Jones

No entanto, você também pode linkar:

  • Seu último produto lançado, pegando carona em qualquer outra ação de marketing para Instagram que direcione atenção para ele;
  • Uma página de curadoria de links, hospedada em uma ferramenta como o Link Tree, para divulgar uma série de links;
  • Uma página de inscrição para um curso, lista de e-mail, sorteio, etc.;
  • Seu último artigo ou vídeo, se o conteúdo fizer sentido para o seu negócio;
  • Uma página de inscrição para um evento, como uma sessão no Meetup.

Atenção: não se esqueça de adaptar o texto da sua bio para incorporar uma chamada para ação referente a esse novo link.

Se você quiser avaliar a eficácia do link na geração de tráfego em comparação com outras fontes do Instagram, experimente encurtar a URL com o Bit.ly e monitorar o UTM para mensurar a taxa de cliques.

Independentemente da estratégia que você escolher, não perca as suas metas de vista: modifique o link da bio do Instagram sempre que quiser e aumente a eficácia dessas alterações avisando aos usuários, em publicações e Stories avulsos, para que eles “confiram o link na bio para mais informações”.

5. Aposte nos “botões de ação”

É muito comum que os usuários entrem em contato com você depois de descobrirem sua marca no Instagram.

Muitos enviam mensagens por Direct, e se essa for a única opção de contato disponível, não vai demorar para você ter dificuldades em gerenciar tantas mensagens. É por isso que é importante encaminhar os clientes para os canais de contato de sua preferência, seja um número de telefone, e-mail ou até mesmo o endereço da sua loja física.

Uma forma de unificar essas informações e facilitar o processo de contato entre o cliente e a marca é inserir, na sua bio Instagram, um ou mais “botões de ação”. Para fazer isso, basta editar o seu perfil clicando em “Opções de contato”.

Página de configuração da Instagram bio

Depois de clicar nessa opção, é só inserir as informações ou canais que os clientes e visitantes podem usar para entrar em contato com você, como por exemplo:

  • Telefone, para receber ligações ou mensagens de texto;
  • E-mail, opção que abrirá o aplicativo de e-mail padrão do usuário em uma nova janela;
  • Endereço comercial, que aparece para o usuário na opção “Como chegar”, abrindo um mapa que mostra a sua loja física em relação à localização do cliente;
Serviços de terceiros, disponível nas opções "Adicionar um botão de ação" ou “Botões de ação”. É possível usar esse botão para agendar consultas, fazer pedidos de comida ou fazer reservas em restaurantes.
Botões de ação no Instagram



Pode acreditar: as pessoas vão usar as informações de contato que você disponibilizar.

Por isso mesmo, só forneça os dados referentes aos canais de atendimento ao cliente que você realmente gerencia. Ou seja: se você não tem um telefone comercial exclusivo para atender clientes, não preencha a opção “Telefone” só para não deixar esse espaço em branco.

As informações de contato vão aparecer no seu perfil como botões clicáveis para quem usa o Instagram no celular, como no exemplo abaixo, da Linus.

bio do Instagram da Linus, com botões configurados

6. Ative posts compráveis no Instagram

Se você ainda não configurou os posts compráveis no seu perfil do Instagram, agora é o momento ideal para fazer isso – e a gente pode te ajudar! 

Os posts compráveis são ativados com um botão de compra que é exibido diretamente nas postagens, e o mais legal é que ele também reúne todo o conteúdo marcado com as tags dos produtos. Dessa forma, visitantes e clientes interessados podem visualizar toda a sua coleção de produtos de uma só vez.

O processo é bem simples, e torna a jornada de compra rápida e intuitiva. Com apenas três toques, os usuários são direcionados para a página do produto no seu site, para que possam efetuar a compra.

A gente mostra como isso funciona na prática, com um post comprável da Biossance:

processo de post comprável no perfil da Biossance

Dica: Use essas tags somente nas fotos que exibem claramente os seus produtos, para criar uma galeria de fotos de qualidade no seu botão “Loja”.

7. Organize os Destaques do seu perfil

Os Stories são fundamentais para o seu marketing no Instagram, e os Destaques aumentam a duração dos Stories no seu perfil. Você pode salvar Stories avulsos em diferentes coleções (os “Destaques”), que podem ser nomeadas e organizadas do jeito que você preferir.

Os Destaques ficarão disponíveis no seu perfil por tempo indeterminado, logo abaixo da sua bio Instagram e acima do feed de publicações. Ao clicar sobre eles, o usuário poderá assistir a uma sequência de Stories.

Além de aumentar a vida útil dos seus Stories, os Destaques também são bem úteis para priorizar ações e conteúdos que representam fielmente a sua marca na parte superior do seu feed, espaço que nunca passa despercebido pelos usuários.

O perfil da pantys, por exemplo, tem Destaques variados, que ainda assim conservam o tom e os valores da marca: doações, kits de produtos, dúvidas sobre a marca, mobilização sobre o Outubro Rosa e posicionamento antirracista.

Destaques na bio da Pantys

Dessa forma, você pode controlar a narrativa do seu negócio e até criar Stories com o claro objetivo de transformá-los em Destaques.

Como criar um Destaque?

É muito fácil criar Destaques. Vá na página do seu perfil e clique no círculo “Novo+” localizado embaixo da sua bio. Depois disso, selecione todos os Stories que você quer incluir nesse Destaque.

como selecionar stories para incluir nos destaques

Nomeie o seu Destaque respeitando o limite de 15 caracteres (com espaços). Essa é a hora de usar e abusar da criatividade e do poder de síntese para chamar a atenção dos usuários!

Por fim, edite a imagem de capa do Destaque e publique-o no seu perfil. Se quiser acrescentar novos Stories aos seus Destaques, basta clicar em um deles e selecionar a opção “Mais” (sinalizada com três pontinhos no canto inferior direito da tela), “Editar Destaque”, “Adicionar”.

como nomear um Destaque

Existem inúmeras formas de organizar os Destaques. Confira abaixo as soluções mais comuns:

  • Cobertura ou detalhes sobre um evento;
  • Conteúdo gerado pelo usuário;
  • Tutoriais de produtos;
  • Conteúdo do tipo passo a passo;
  • Conteúdo sobre os bastidores;
  • Exibição ou lista dos produtos mais vendidos;
  • Novidades e anúncios importantes.

8. Compartilhe um código ou cupom de desconto exclusivo para o Instagram

Uma outra forma de utilizar a bio do Instagram a seu favor é usá-la como espaço para ofertar um código ou cupom de desconto exclusivo, para ser resgatado apenas pelos visitantes e usuários do Instagram.

Os descontos e promoções são ferramentas excelentes para gerar novas conversões e, claro, mais vendas. Além disso, eles facilitam o seu trabalho de monitoramento, porque é mais fácil saber de onde o tráfego está vindo – e se a sua estratégia está funcionando.

Está buscando uma inspiração para criar sua próxima promoção? A gente pode te ajudar:

Dica: depois de implementar uma campanha de promoção e rastrear os resultados, vale a pena dar uma investigada para verificar não só os itens que os seus clientes acabaram comprando, mas como eles compraram.

Qual foi o método de pagamento mais usado? E a taxa de frete mais popular? Algum produto se destacou e vendeu super bem? Essas perguntas importam, e se você conseguir encontrar as respostas nos dados coletados vai poder orientar melhor a sua estratégia de marketing no Instagram.

9. Aproveite o potencial do IGTV 

O IGTV é uma extensão do Instagram que permite o upload de vídeos com até uma hora de duração. Os posts que são exibidos no feed tradicional da plataforma, vale lembrar, podem ter no máximo um minuto de duração.

Um vídeo de IGTV pode ser tanto um conteúdo que foi originalmente uma live e é posteriormente salvo – ou então um conteúdo em vídeo criado para funcionar como um vídeo IGTV desde o início.

Dependendo do nicho, vídeos mais longos podem trazer excelentes resultados. É só pensar nos tutoriais de maquiagem, nos vídeos que mostram gadgets e dispositivos eletrônicos em funcionamento e por aí vai.

Além disso, você também pode usar o IGTV para:

  • Mostrar os bastidores de uma campanha ou a fabricação de um produto
  • Fazer parcerias com influenciadores
  • Gravar uma transmissão ao vivo em um evento
  • Fazer o unboxing de um produto premium da loja
  • Gravar uma sessão de perguntas e respostas

Quer saber como aproveitar o potencial dos vídeos em posts, stories no IGTV do Instagram? É só clicar aqui.

Bio Instagram: 14 exemplos para servir de inspiração

Falamos bastante sobre a bio do Instagram, e agora é hora de mostrar alguns dos nossos exemplos favoritos.

As marcas listadas a seguir usaram o espaço da bio Instagram de formas criativas, gerando resultados incríveis. Escolhemos marcas de setores diversos, como moda, cosméticos, alimentos e acessórios – até porque a especificidade do seu nicho não é desculpa para não investir numa boa bio!

Moda sustentável

1. Linus

bio Instagram da Linus

A Linus é uma marca de calçados ecológicos e 100% recicláveis, que aposta (com bastante sucesso) num design minimalista e numa mensagem bem moderna. A bio do Instagram da marca aparece em forma de uma pequena lista, que descreve de forma clara e objetiva as vantagens das sandálias da marca e se encerra com uma CTA bem clara: “compre pelo site”.

2. Pantys

bio Instagram da Pantys

A gente mostrou a bio da Pantys aqui em cima, quando falamos sobre os Destaques do perfil, mas vale a pena retomar as informações da bio Instagram da marca.

Embora a Pantys não organize as informações numa listinha, como a Linus fez, dá para perceber um cuidado especial em traduzir a identidade e os objetivos da marca em duas frases conectadas por um emoji de coração. Além disso, o link que encerra a bio redireciona os visitantes para uma página cheia de informações relevantes.

3. Utopiar

bio do Instagram da Utopiar

A Utopiar segue várias das dicas que a gente compartilhou ao longo do post: emojis delicados e em tom com a mensagem da loja, frases curtas e objetivas que descrevem os produtos e a identidade da marca e, como não podia deixar de ser, um link ao final. O resultado? Uma bio Instagram perfeita.

4. Clô

Instagram bio da Clô

A loja Clô abusa de um design minimalista, assim como a Linus – mas consegue ser ainda mais concisa na sua bio do Instagram. Uma linha com o nome da loja, uma linha com a mensagem da marca, e uma linha que funciona como a CTA para o link externo. Simples e elegante, não é mesmo?

Beleza e cosméticos

5. Biossance

Instagram bio da Biossance

A Biossance é uma das marcas de cosméticos mais em alta no Brasil, e não é à toa. Com uma proposta de produtos veganos e cruelty-free, a marca se destaca das concorrentes pela alta qualidade dos produtos – e todas essas informações podem ser encontradas ali na bio Instagram da marca.

6. Sallve

bio da Sallve no Instagram

A Sallve é uma das marcas de cosméticos mais populares no Instagram, e grande parte de seu sucesso vem do fato de que ela trabalha com modelos reais em suas campanhas de marketing. Não há nada de padrão na Sallve – e isso fica destacado logo na bio da loja.

7. Sobrebarba

bio da Sobrebarba

A bio do Instagram da Sobrebarba segue a mesma linha espartana e elegante do site da marca: poucas palavras, sem rodeios, e sem enfeites. Como resultado, a marca consegue manter uma certa padronização em todos os seus canais de venda.

8. Men’s Market

Instagram bio da Men's Market

A grande sacada da Men’s Market é definir a si mesma com as palavras que clientes e visitantes a reconhecem: o maior e-commerce de produtos para homens.

Outra coisa bem legal da bio Instagram da marca é que a Men’s Market (assim como a Sallve) usa uma hashtag exclusiva na bio: uma forma de monitorar e acompanhar o tipo de prova social que está sendo construída pelos clientes.

Acessórios

9. Chimp

Chimp: bio no Instagram

A Chimp mistura elegância, sofisticação e minimalismo no design de produtos da marca – e na bio do Instagram também. Com um slogan bem marcante (seguido por um emoji de macaquinho, que remete ao nome da marca) e uma linha indicando o canal de atendimento, a bio é descomplicada, visualmente agradável e totalmente charmosa.

10. Braveman

Instagram bio da Braveman

A Braveman tem uma identidade visual bastante estoica, como a Sobrebarba, mas o que realmente distingue essa marca de acessórios em couro é a pegada artesanal.

Não à toa, foi justamente esse tópico que a mensagem da bio do Instagram da marca tentou destacar: a ideia de que a marca é uma oficina que produz à mão itens de alta qualidade. Isso agrega valor imediato aos produtos da marca, e incentiva a jornada de compra.

Bebidas e alimentos

11. Baggio Café

bio da Baggio Café

A Baggio Café é uma dessas marcas que prefere a simplicidade – até porque, com café no meio, não tem muito o que discutir, né? É só aproveitar a bebida quentinha.

O legal da bio da marca é que ela destaca a origem e a data de fundação da Baggio, posicionando a loja como uma autoridade no assunto.

12. Fazenda Futuro

Instagram bio da Fazenda Futuro

A Fazenda Futuro é irreverente, moderna e revolucionária: três palavras que descrevem muito bem a bio do Instagram que a gente vê aqui em cima. Além de ser uma das bios mais descontraídas da nossa lista, a mensagem da Fazenda Futuro é bem clara: “a gente faz carne de plantas igualzinha à outra carne”.

13. deBetti

deBetti: bio no Instagram

A bio do Instagram da deBetti é uma delícia de ler, até porque cria logo de cara uma conexão com visitantes e seguidores. Ao dizer quem ele é, o Rogerio Betti mostra que por trás do logotipo e da marca existe uma pessoa de carne e osso, assim como a gente.

Se você quiser conferir a história da deBetti, a gente tem uma matéria só sobre a marca, que está aqui embaixo:

deBetti: mais que um açougue virtual, o pioneiro no Brasil

14. Cau Chocolates

Instagram bio: Cau Chocolates

A bio da Cau Chocolates é uma doçura, e logo de cara já tira uma dúvida que possíveis clientes possam ter: será que dá para encomendar para um evento? Ou só comprar um pacotinho para dar de lembrança para alguém?

Além disso, a marca também oferece atendimento pelo WhatsApp, o que pode atrair aquela parcela de clientes e consumidores que prefere usar a plataforma para se comunicar com marcas.

Instagram bio para empreendedores ocupados

Qual é o limite de caracteres?

Atualmente, uma bio do Instagram pode ter até, no máximo, 150 caracteres. É um tamanho razoável, ainda mais se você souber como utilizá-lo a seu favor.

Como faço para inserir um link clicável?

  1. Abra o app do Instagram no celular
  2. Clique na sua imagem de perfil no canto inferior direito, para acessar a visão geral do perfil
  3. Clique no botão “Editar perfil”
  4. Insira um link para o site ou landing page
  5. Salve o seu progresso

Como centralizar uma bio do Instagram?

  1. Abra o app de Notas do seu celular
  2. Copie o conteúdo da sua bio para lá e adicione os espaços que desejar
  3. Copie novamente o conteúdo editado
  4. Abra o app do Instagram e acesse “Editar perfil”
  5. Copie o novo conteúdo no espaço marcado

O segredo aqui é inserir espaços suficientes para que o texto fique centralizado. Se não estiver do jeito que você quer, é só voltar ao app de Notas e continuar editando.

Como inserir uma localização geográfica?

  1. Abra o app do Instagram no celular
  2. Clique na sua imagem de perfil no canto inferior direito, para acessar a visão geral do perfil
  3. Clique no botão “Editar perfil”
  4. Em “Opções de contato”, edite o campo de endereço

A história de sucesso da sua marca pode começar já na bio do Instagram

À medida que você constrói relacionamentos com outras pessoas no Instagram e publica conteúdo inédito para seus seguidores, os usuários da plataforma vão acabar visitando o seu perfil só por curiosidade ou para ficar por dentro das últimas novidades do seu negócio.

A bio Instagram é uma excelente oportunidade de causar uma boa primeira impressão da sua marca e convencer esses visitantes a conferirem o seu perfil por mais alguns minutos e, quem sabe, seguir você.

Esperamos que esse guia possa ser útil na hora de configurar ou repaginar a sua bio.

Boa sorte!

Capriche na sua bio do Instagram

À medida que você constrói relacionamentos com outras pessoas no Instagram e publica conteúdo inédito para seus seguidores, os usuários da plataforma vão acabar visitando o seu perfil só por curiosidade ou para ficar por dentro das últimas novidades do seu negócio.

A bio é a oportunidade de causar uma boa primeira impressão da sua marca e convencer esses visitantes a conferirem o seu perfil por mais alguns minutos e, quem sabe, seguir você.

Quer aprender mais sobre alavancar resultados vantajosos com o marketing no Instagram? Então não deixe de conferir estes artigos:


Outras perguntas frequentes sobre bio para Instagram

Por que a bio para Instagram é importante?

É ela que dá as boas-vindas aos usuários que encontram seu perfil, resume as principais informações sobre seu negócio e converte visitantes em seguidores — e, posteriormente, seguidores em clientes.

O que incluir na bio para Instagram?

  • Destaque informações importantes sobre o seu negócio (nome da marca, segmento etc.);
  • Ofereça um canal de comunicação com você;
  • Exiba sua personalidade;
  • Mostre ao público o que torna a sua marca especial;
  • Promova seu conteúdo ou o redirecionamento para seu site.

Como fazer uma biografia para Instagram perfeita?

  • Explique o que seu negócio oferece e para quem;
  • Use fontes personalizadas e emojis;
  • Inclua uma chamada para ação: “Clique para comprar nossos produtos!”;
  • Coloque um link na bio para sua página principal ou para a página de um produto/serviço específico.

Como adicionar um botão de contato na bio do Instagram?

No seu perfil, clique em Editar perfil > Opções de contato e insira as informações de contato de seu negócio. Para usar esse recurso, é preciso ter um perfil comercial (Business).

Como colocar um botão de ação na bio do Instagram?

No seu perfil, clique em Editar perfil > Botões de ação ou Editar perfil > Opções de contato > Adicionar um botão de ação. O usuário será redirecionado ao site de sua escolha para fazer reservas, agendamentos ou pedidos.

Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Ana Gotter

Tradução e localização: Marcela Lanius

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