WhatsApp Pay: um novo recurso para receber pagamentos

WhatsApp Pay

O app de chat mais usado do Brasil, o WhatsApp, trouxe em junho de 2020 uma nova funcionalidade que promete facilitar a vida dos consumidores e das pequenas empresas: o WhatsApp Pay.

O serviço de pagamentos digitais é mais uma estratégia desenvolvida pelo Facebook, empresa responsável pelo WhatsApp desde 2014, para integrar o e-commerce a suas plataformas e, assim, ampliar sua atuação nos países em que o app de mensagens é mais popular, como o Brasil. O WhatsApp Pay, que chegou agora no Brasil, já está sendo testado na Índia, no México e na Indonésia.

Com mais de 120 milhões de usuários no Brasil e mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp é uma ferramenta que não pode ser ignorada por quem trabalha com e-commerce.

Preparamos um guia para ajudar você a usar o WhatsApp em seu negócio. Aprenda a seguir como configurar o WhatsApp Business e veja como o WhatsApp Pay pode ajudar sua loja a vender mais e a receber pagamentos de forma prática, simples e segura para seus clientes.

WhatsApp Business: o perfil comercial do WhatsApp

De acordo com relatório divulgado pela empresa de monitoramento App Annie, o WhatsApp foi o aplicativo mais usado no Brasil em 2019. A popularidade do aplicativo entre usuários é atrativa para o e-commerce, que vê potencial em usá-lo para vendas. Com essa visão em mente, o Facebook lançou o WhatsApp Business, uma versão do app de mensagens destinada a pequenas empresas.

Disponível para celulares Android ou iOS, o aplicativo tem a mesma aparência do WhatsApp convencional, mas com funcionalidades adicionais que facilitam o gerenciamento do seu negócio.

Caso você já seja usuário do WhatsApp e queira transformar a sua conta em um perfil comercial, primeiramente você precisa baixar o aplicativo WhatsApp Business. A sua conta pessoal será então desvinculada do WhatsApp tradicional e associada ao WhatsApp Business. Mas não se preocupe: seu histórico de mensagens será importado para o novo aplicativo.


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Um dos benefícios do WhatsApp Business é que, com o seu perfil comercial, é possível fornecer informações mais detalhadas sobre sua loja, como o link para seu site, o horário de funcionamento de seu negócio e a localização de sua loja física.

Com o WhatsApp Business, você pode organizar um catálogo de seus produtos, onde seus clientes poderão ver imagens, descrição e preço de cada item.

Outra vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de configurar mensagens automáticas caso você não possa responder imediatamente. Assim, o cliente não sente que foi ignorado ao entrar em contato com sua loja. Também é possível configurar mensagens rápidas para perguntas frequentes e atribuir etiquetas às mensagens recebidas, para que suas conversas fiquem organizadas por tópico.

Se seu celular for Android e aceitar mais de um chip SIM, você pode manter a sua conta pessoal vinculada a um número de telefone e usar um número diferente para configurar seu WhatsApp Business. Essa opção não está disponível para usuários de iPhone, que só poderão usar outro número se dispuserem de outro aparelho ou se tiverem um eSIM (chip virtual apenas disponível para alguns modelos de iPhone).

Confira no vídeo abaixo como criar e configurar sua conta no WhatsApp Business:

Como funciona o WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay é uma funcionalidade que permite a transferência de valores dentro do próprio aplicativo. Com essa nova modalidade, qualquer usuário de conta pessoal poderá transferir dinheiro para outros usuários e, além disso, realizar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business.

Os lojistas que usarem o WhatsApp Business poderão desfrutar da praticidade da ferramenta para vender seus produtos e receber pagamentos. Ao comprar em uma loja que dispõe de perfil comercial no WhatsApp, o usuário terá a opção de efetuar o pagamento online com cartão de débito ou crédito.

Para quem tem conta pessoal, o WhatsApp vai impor limite de R$1.000,00 por transação e de R$5.000,00 por mês, porém não cobrará nenhum tipo de tarifa por transferências ou pagamentos realizados. As empresas cadastradas no WhatsApp Business, por outro lado, poderão aceitar pagamentos de forma ilimitada, com uma taxa fixa de 3,99% por transação.

A modalidade de pagamentos é oferecida pelo Facebook Pay, recurso de pagamentos oferecido pelo Facebook, e é processada pela Cielo. Para receber pagamentos pelo WhatsApp, o lojista precisará configurar o Facebook Pay e, em seguida, criar uma conta Cielo ou vinculá-lo a uma conta já existente. Caso sua loja ainda não tenha uma conta Cielo, é possível criá-la sem sair do aplicativo WhatsApp Business.

Não será preciso ter conta no Facebook para usar o Facebook Pay, pois as duas plataformas são integradas. O usuário pode configurar a ferramenta dentro do próprio WhatsApp.

O WhatsApp Pay é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS (iPhone). Não será possível usar o recurso de pagamento pelo WhatsApp Web.

Confira abaixo o passo a passo de como configurar sua conta WhatsApp Business para receber pagamentos.

Apesar de o WhatsApp Pay ainda não estar disponível no Brasil, é importante estar a par das características dessa modalidade para que sua loja esteja preparada para integrá-la.

Por que usar o WhatsApp Pay em sua loja

Segundo a pesquisa feita pela Global Mobile Consumer Survey Brasil, 80% dos brasileiros que usam smartphones acessam o WhatsApp pelo menos uma vez por hora. A pesquisa ainda apontou que o consumo é a principal atividade dos brasileiros no celular: 89% dos usuários pesquisam sobre produtos e serviços e 87% acessam sites de compras.

Com esses dados, podemos concluir que o WhatsApp tem grande potencial para atrair mais consumidores e aumentar as vendas, uma vez que os clientes já usam o aplicativo no dia a dia. É preciso apenas encontrar uma forma de levar seus produtos até esses clientes, e o WhatsApp Pay veio para ajudar sua loja nesse processo.

Por se tratar de uma funcionalidade recente e ainda desconhecida pelo público, os compradores podem se sentir inseguros em relação à proteção dos dados de pagamento. No entanto, o WhatsApp garante que os dados dos cartões de seus clientes estarão protegidos por criptografia e contarão também com diversas camadas de segurança.

Para assegurar mais proteção para os usuários, será necessário criar um código PIN no Facebook Pay, que deverá ser inserido antes de cada transação. O usuário poderá ainda configurar o aplicativo de forma que qualquer transação monetária seja aprovada apenas com biometria ou reconhecimento facial.

Receber pagamentos pelo WhatsApp

Outra vantagem do WhatsApp Pay é a possibilidade de aceitar dois meios de pagamento bastante populares entre os brasileiros: cartões de crédito e de débito. Até o momento desta publicação, o WhatsApp Business tem parceria com os seguintes bancos e bandeiras:

  • Nubank (Mastercard)
  • Banco do Brasil (Visa)
  • Sicredi (Visa e Mastercard)
  • Woop, a conta digital da Sicredi (Visa)

Os meios de pagamento oferecidos pela loja são um dos principais fatores que levam à desistência da compra. Muitos clientes desistem de concluir a transação quando não encontram a forma de pagamento que preferem usar.

A facilidade de realizar pagamentos com cartões de crédito ou débito, aliada à conveniência de fazer toda a transação dentro do mesmo aplicativo, poderão ser um incentivo para o cliente concluir a compra.

Além disso, o fato de os usuários com contas pessoais poderem realizar transações sem cobrança de tarifa possivelmente será um atrativo para seus clientes.

Para os lojistas, o WhatsApp Pay trará ainda dois benefícios: receber pagamentos em até dois dias e emitir reembolsos pelo painel da Cielo.

WhatsApp Pay está temporariamente suspenso no Brasil

Uma semana após ser liberado no Brasil, o WhastApp Pay foi temporariamente suspenso pelo Banco Central, sob o argumento de que é preciso haver uma avaliação dos riscos à concorrência e aos dados dos usuários.

O Banco Central ordenou especificamente que as bandeiras Visa e Mastercard suspendessem as atividades referentes ao WhatsApp Pay, mas ressaltou que se trata de uma suspensão e não uma proibição.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também suspendeu o WhatsApp Pay por meio de medida cautelar. A justificativa é que a Cielo já detém uma fatia considerável do mercado de credenciamento de transações, enquanto o WhatsApp conta com uma base de milhões de usuários no Brasil. A parceria entre as duas empresas poderia trazer um desequilíbrio em relação a outras empresas que atuam no setor de pagamentos.

Em seguida à suspensão, o Facebook - empresa responsável pelo WhatsApp - informou que o Banco Central busca uma forma de liberar o recurso de pagamentos em breve e que o WhatsApp tem a intenção de aderir ao sistema de pagamentos PIX, que está sendo desenvolvido pelo BC.

Em setembro de 2020, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, informou que o WhatsApp Pay será liberado em breve, mas ainda não há data prevista para essa autorização. Segundo Campos Neto, o BC considerou a proposta grande demais para ser acelerada.

Sua loja à frente das mudanças

A nova modalidade do WhatsApp promete ser uma solução para pequenas empresas que buscam formas mais simples para receber pagamentos e, ainda, para lojas físicas que se viram forçadas a criar uma loja virtual diante da crise mundial causada pela covid-19.

Mesmo que o WhatsApp Pay ainda não esteja estabelecido no Brasil, procure saber mais sobre esse novo recurso de pagamentos e avalie como você pode usá-lo em sua loja.

Ao mostrar que está antenado com as novidades tecnológicas, você passa uma imagem positiva da loja para seus clientes, que também querem usufruir desses recursos.


Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Saburi é copywriter e escritora. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

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