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Vender fotos online: guia para fotógrafos amadores e profissionais

Ilustração de uma mulher com uma câmera fotográfica na mão

Pegar a criatividade inerente ao seu processo de trabalho e usá-la para monetizar seus talentos: este é o segredo para ganhar dinheiro trabalhando com fotografia na internet.

À primeira vista, esse caminho parece difícil de seguir: hoje, qualquer pessoa com um celular na mão se considera “fotógrafo” e todo mundo aprendeu a usar algum software de edição de fotos. Porém, para a maioria dos criativos que decidem trilhar o caminho do empreendedorismo, o sucesso chega em três passos:

  1. Encontrar um nicho
  2. Conquistar um público interessado no trabalho que você faz
  3. Criar fluxos de renda passiva variados

Neste artigo, vamos explorar algumas questões importantes sobre a venda de fotografias online e os recursos necessários para tornar sua empresa de fotografia uma realidade.

Bancos de imagens para vender fotos online

Confira estes cinco bancos de imagens que trabalham com venda de imagens e licenciamento de fotos na internet:

  1. Burst
  2. Getty Images
  3. Shutterstock
  4. iStock
  5. Adobe Stock

O licenciamento é uma das formas mais populares de vender suas fotos online para marcas, editoras ou outros tipos de empresas que tenham interesse em usar seus cliques para fins específicos.

Para aumentar suas chances, pense como suas fotos podem ser usadas por clientes em potencial. Fotos versáteis que expressam ideias costumam ser bastante procuradas, especialmente quando há pessoas nelas.

Felizmente, existe uma grande quantidade de sites de bancos de imagens onde você pode vender suas fotos. Veja alguns exemplos:

1. Burst

Mulher sentada trabalhando com o laptop no colo

O Burst é um banco de imagens grátis criado pela Shopify, que tem milhares de imagens grátis de alta qualidade e sem direitos autorais disponíveis para você baixar e usar.

Para ter suas fotos no Burst, você precisa receber um convite para participar da comunidade de fotógrafos que contribuem para o site ou, ainda, fazer um cadastro aqui para se candidatar.

2. Getty Images

Getty Images

Entre os sites de fotografias de alta qualidade, o Getty Images atrai marcas e editoras que buscam imagens exclusivas (ou difíceis de encontrar) para fins de licenciamento.

O padrão para se tornar um colaborador, como é de se esperar, é mais alto que em vários outros sites. É necessário ter mais de 18 anos, baixar o aplicativo Contributor by Getty Images para Android ou iOS e enviar de três a seis amostras do seu trabalho, que serão analisadas para determinar se você será aceito ou não como colaborador.

Para fotos licenciadas através do site GettyImages.com, as comissões pagas começam em 20%.

3. Shutterstock

Shutterstock

O Shutterstock é um banco de imagens onde as fotos têm um custo menor e não são exclusivas; a maneira de aumentar o número de downloads e reverter na compra de fotos na internet por parte dos usuários e assinantes do site é contribuir com uma grande quantidade de imagens que podem ser usadas como metáforas visuais.

Embora o site não ofereça uma margem muito grande de rendimento, é uma boa opção para quem está começando. Os valores pagos são calculados de acordo com seus ganhos ao longo do tempo e variam entre 20% e 30%. Existe também um programa de afiliados, pelo qual é possível receber uma quantia extra indicando novos fotógrafos ou clientes.

4. iStock

iStock Photo

O iStock é parte da família de empresas da Getty Images; por isso, as diretrizes para se tornar um colaborador são as mesmas. Juntas, as duas empresas têm mais de 1,5 milhão de clientes em mais de 200 países.

No iStock, a comissão do colaborador varia de 25% a 45%, se ele comercializar as fotos de forma exclusiva, ou então é de 15%, caso contrário.

5. Adobe Stock

AdobeStock

Este é um dos melhores lugares para vender fotos online, porque quando você coloca fotos à venda no site, elas também ficam disponíveis no banco de imagens Fotolia

Um requisito fundamental do site é que você seja o único proprietário de cada arquivo que enviar para venda no banco de imagens. Se o conteúdo contiver pessoas reconhecíveis ou for de propriedade privada, é preciso anexar uma autorização assinada.

Além disso, a plataforma oferece um recurso de criação automática que disponibiliza uma lista das principais palavras-chave para agilizar o envio e a venda das imagens. Ao vender fotos através do Adobe Stock, você recebe uma comissão de 33%.



 

Dois passos para vender fotos online

Agora que você já sabe onde vender fotos online, vamos mostrar o caminho das pedras para o seu negócio de fotografia ser bem-sucedido.

1. Defina seu nicho

Todo fotógrafo profissional de sucesso tem um estilo ou tema recorrente que fica visível em seu trabalho. Independentemente do tema que você tenha escolhido (viagens, moda, paisagens urbanas, natureza, comida etc.), mantenha a coerência com seu próprio estilo. 

As pessoas se tornam fãs ou seguidores de outras pessoas nas redes sociais porque se encantaram de alguma forma e desejam alimentar esse interesse vendo mais publicações. Em contrapartida, elas simplesmente deixam de seguir alguém quando suas expectativas não são correspondidas.

💡 Dica: avalie a demanda por determinados assuntos usando a pesquisa de palavras-chave para analisar o volume de buscas para os termos relacionados às suas fotografias.

O SurferSEO é uma extensão do navegador que mostra o volume de busca logo ao lado da pesquisa no Google. Assim, fica mais fácil encontrar e experimentar assuntos em voga e tendências a fim de perceber um direcionamento possível para suas fotos.

exemplo de busca para fotos de pug no SurferSEO

Um volume acima de mil buscas mensais, em média, é significativo para considerar a possibilidade de explorar aquele assunto.

Fotógrafos, assim como blogueiros, YouTubers e artistas de todo tipo também devem investir na captação de um público porque, no fim das contas, esse é um passo crucial para desenvolver um negócio de venda de fotos online.

Não importa se você vende seus serviços como fotógrafo na internet ou suas fotos já impressas: crie e alavanque uma rede de contatos para aumentar seu alcance e credibilidade.

Explore o Instagram e o Pinterest: essas plataformas sociais visuais já contam com um público interessado em imagens e isso pode ajudar você a ganhar mais visibilidade como fotógrafo. Também existem bancos de imagens e sites de compartilhamento de fotos onde você pode se conectar a outros fotógrafos, conquistar seguidores e, dependendo da plataforma, vender licenças de uso de suas fotos.

Uma opção que facilita o compartilhamento de fotos em várias plataformas é vincular as diversas contas que você possui. Outra vantagem dessa opção é aumentar a divulgação de suas fotos, principalmente quando você está tentando descobrir como vendê-las. No Instagram, por exemplo, você pode ir em Opções> Configurações> Contas Vinculadas para conectar Tumblr, Facebook, entre outras redes, e publicar o mesmo post em mais de um lugar ao mesmo tempo.

Além disso, o IFTTT é uma ferramenta gratuita e útil para integrar aplicativos que normalmente não são integrados, como o Instagram e o Dropbox.

No Instagram, o Postcron é outro aplicativo bacana de usar para encontrar hashtags em português específicas e eficazes para aumentar a visibilidade das suas fotografias na plataforma e, com isso, obter mais curtidas, comentários e engajamento.

2. Incorpore o e-commerce ao seu portfólio

A maioria dos fotógrafos tem um site com o portfólio para mostrar os melhores trabalhos e gerar o interesse de contratação por parte dos clientes. No entanto, às vezes o site não oferece a possibilidade de aceitar pagamentos para fotos vendidas. Ao incorporar os recursos de e-commerce em seu portfólio, você cria várias possibilidades de monetização, como a venda de cursos, produtos físicos e serviços.

Crie seu portfólio ou loja na Shopify, instale os apps necessários deixá-la do seu jeito e de acordo com suas necessidades e estratégias de monetização, e comece a compartilhar e vender suas fotografias de diferentes maneiras pela internet.

Confira alguns temas de Arte e Fotografia ou escolha um tema grátis para começar (você sempre pode trocar de tema depois). Experimente também instalar apps da Shopify, como o Digital Downloads (gratuito) e o Instagram Feed Photo Gallery.

A seguir, vamos destrinchar os principais motivos para você criar seu próprio site de e-commerce para vender fotos pela internet.

Guia completo sobre fotografia de produtos

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Como vender fotos: a fotografia como um produto

Não são apenas as marcas e as editoras que podem ter interesse em seu trabalho, mas também seus fãs, que talvez queiram comprar suas fotos em diferentes formatos, seja em uma impressão convencional emoldurada ou na estampa de uma almofada. Felizmente, vender seus próprios produtos físicos é muito mais simples do que você pensa.

Os sites especializados que trabalham com impressão sob demanda são ótimos, tanto para iniciantes quanto para fotógrafos profissionais: basta você subir e vender suas fotos impressas em papel ou em produtos físicos, como fotolivros, canecas, camisetas e calendários, capas de telefones, almofadas e muito mais.

Mesmo que você não obtenha um lucro muito alto com os serviços de impressão sob demanda, é uma ótima maneira de testar o interesse e a procura por seus produtos antes de decidir investir em seu negócio.

💡 Dica: antes de fechar negócio com algum site que faça impressão sob demanda, peça amostras para verificar se a qualidade dos produtos finais corresponde à qualidade das suas fotos.

Como vender fotos: a fotografia como um serviço

Seja para cobrir eventos, fazer sessões de fotos de moda ou tirar fotos de produtos, aproveite a demanda por fotografia profissional.

Você pode divulgar seus serviços em diretórios freelancers como o Fiverr e o Upwork, ou se candidatar para ser um Especialista da Shopify para vender sua fotografia como um serviço por um preço justo. No entanto, para que isso aconteça, é importante fazer networking em nível local, ou seja, é preciso viajar para encontrar os clientes pessoalmente.

Aqui estão algumas dicas para construir sua rede de contatos:

  • Tenha sempre cartões de visita e cartão digital à mão; afinal, você nunca sabe quando irá encontrar um cliente em potencial. Use o nosso gerador de cartão de visita gratuito para fazer o seu.
  • Organize e atualize seu perfil no LinkedIn, direcionando o currículo para o principal serviço de fotografia que você fornece (“Fotógrafo de Eventos”, por exemplo).
  • Participe de eventos de networking frequentados por empreendedores e organizadores de eventos; são essas as pessoas que, inevitavelmente, terão a necessidade de contratar um fotógrafo profissional no futuro.
  • Construa uma marca pessoal como fotógrafo, para que você seja o primeiro a ser lembrado por qualquer pessoa de sua rede de contatos que precise de um profissional qualificado.

Ao contrário de outros freelancers, os fotógrafos precisam atuar em intervalos de tempo restritos. Portanto, considere adicionar uma solução para agendamento no seu site. Desse jeito, seus clientes conseguem ver quando você está disponível para uma sessão de fotos.

💡 Dica: se você tem uma loja com a gente, instale o BookThatApp para habilitar o agendamento de compromissos diretamente no seu site.

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Aspecto jurídico da venda de fotos online

É importante estar por dentro de alguns termos e conceitos para proteger suas fotos contra roubo e evitar infringir os direitos de outros profissionais na venda de fotos pela internet.

Esta lista não é, de forma alguma, completa, nem substitui a necessidade de assessoria jurídica de fato (afinal de contas, eu não sou um advogado). A intenção é oferecer definições amplas que vão ajudar você a navegar no universo dos direitos de uso.

Glossário de termos jurídicos de venda de fotos online

Uso editorial: permissão de uso em blogs, jornais, revistas e outras publicações.

Uso comercial: permissão de uso na área de marketing e publicidade para a promoção de um produto ou serviço.

Uso em comércio varejista: permissão de uso na criação de um produto físico a ser vendido. Isso inclui impressões, pôsteres e produtos que contêm a foto (travesseiros, canecas, etc.). Às vezes, é tratado no mesmo contexto do uso comercial, mas deve ser considerado separadamente.

Uso exclusivo: uso exclusivo significa que quem compra a licença de você é o único que pode usar a foto.

Uso não exclusivo: licenças de fotos não-exclusivas podem ser compradas e usadas por qualquer pessoa e, geralmente, custam menos que as exclusivas.

Domínio público: não possui restrições ou reivindicações de direitos autorais e permite o uso para fins comerciais, editoriais e pessoais. Os trabalhos criados por agências do governo federal dos Estados Unidos (como a NASA), geralmente, se enquadram nessa categoria, salvo indicação em contrário.

Creative Commons: o uso condicional do seu trabalho é permitido desde que esteja em conformidade com as restrições declaradas. Às vezes, é necessária a atribuição de crédito ao criador. Visite o site do Creative Commons para gerar um selo para esta licença gratuitamente.

Livre de royalties: essa licença pode ser adquirida por outras pessoas para usar uma foto por um período ilimitado e um número ilimitado de vezes. É o tipo mais comum e mais econômico de licença, uma vez que as fotos, geralmente, não são exclusivas.

Direitos gerenciados: uma licença única pode ser adquirida para uso da foto com restrições em relação à distribuição. Licenças adicionais devem ser compradas para uso adicional.

Direito de publicidade: os sujeitos fotografados possuem certos direitos quando são incluídos nas fotografias que você tira, especialmente quando se trata de uso comercial através da venda de fotos online. Esta é uma preocupação distinta das considerações de direitos autorais feitas acima. Para evitar a infração de direitos de uso de imagem, peça a permissão explícita de um sujeito.

💡 Dica: para saber como melhor proteger o seu trabalho, confira a lei de direitos autorais e licenciamento no Brasil. Consulte, também, sites estabelecidos de comercialização de fotografias para ver como eles definem os diferentes tipos de licenças.

O que fazer se alguém roubar suas fotos

O roubo é comum quando se trata de conteúdo, e muita gente faz isso sem saber.

Quem é fotógrafo profissional costuma aplicar marca d’água em suas imagens antes de vendê-las online para oferecer pelo menos uma proteção extra contra roubo.

Mas o que fazer se alguém decide roubar e usar suas fotos mesmo assim?

É possível obter a cessação imediata e a remoção do conteúdo; outra opção é enviar uma fatura para o infrator, cobrando o uso da foto. Uma combinação dos dois é, provavelmente, mais eficaz para conscientizar o infrator a respeito do comportamento inadequado; ou seja, oferecer a opção de pagar pela foto ou interromper o uso indevido.

Na pior das hipóteses, tente fazer com que as pessoas deem o devido crédito sempre que pedirem para usar suas imagens, mesmo que seja apenas para fins editoriais.

Lembre-se de que os links para o site do seu portfólio servem não apenas para redirecionar o tráfego para outros trabalhos que estejam disponíveis nele, mas também para SEO, ajudando você a se posicionar melhor nos resultados de pesquisa do Google.

É hora de vender fotos na internet!

Seja qual for o papel da fotografia na sua vida (um hobby, um bico ou uma atividade em tempo integral), a venda de fotos pela internet pode resultar em uma fonte de renda extra lucrativa.

No entanto, o talento e a determinação são os principais fatores que influenciam o volume do retorno financeiro. Afinal, não tem nada mais gratificante do que ganhar dinheiro com o que se gosta e nos faz bem.

Perguntas frequentes sobre como vender fotos online

É possível ganhar dinheiro com fotografia?

Ver o mundo pelas lentes da criatividade é essencial para monetizar seu talento. Procure direcionar seus esforços a um nicho específico e identifique o público que mais se encantará com suas fotografias. Por exemplo, descobrir se você quer fotografar paisagens, produtos, animais ou pessoas é um bom ponto de partida.

O que é licenciamento de fotografias?

O licenciamento de fotografias é uma opção que ajuda a proteger seu trabalho contra roubo e uso indevido. Ao licenciar suas fotos, você pode conceder direitos de uso a pessoas, lojas ou empresas que tenham interesse em usar seus cliques.

Onde posso vender minhas fotos?

Você pode vender suas fotos impressas, em produtos como canecas, almofadas e agendas, ou vender suas fotos online, em sites como Getty Images, Shutterstock, iStock, Dreamstime, Image Vortex e outros. O mercado de venda de imagens tem várias possibilidades, basta escolher a mais interessante para o seu perfil.

Onde posso criar um portfólio?

É possível criar um portfólio personalizado usando as ferramentas e apps da Shopify. Há várias opções de temas incríveis na Central de Ajuda, além de dicas sobre como incluir recursos avançados de integração, por exemplo, opções de download e galerias em redes sociais.

O que é impressão sob demanda?

A impressão sob demanda é um modelo de negócios no qual você contrata os serviços de um fornecedor para customizar produtos como bonés, camisetas ou bolsas de pano de acordo com designs próprios da sua loja. Uma vez finalizados, esses produtos são vendidos com o selo da sua marca.

Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Braveen Kumar

Tradução e localização: Rane Souza

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