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Tudo o que você precisa saber sobre formas de pagamento

pessoa comprando online usando o meio de pagamento cartão de crédito

Você finalmente decidiu abrir uma loja virtual!

Sua empresa já tem nome, logo, identidade visual. Seus produtos estão prontíssimos para serem vendidos. Faltam apenas alguns ajustes finais para sua loja ir ao ar!

No entanto, você nunca trabalhou com e-commerce e, ao configurar os meios de pagamento que sua loja aceitará, você se deparou com dezenas de maneiras de receber pagamentos online.

Ou você já tem uma loja virtual há algum tempo, porém não está satisfeito com as formas de pagamento que oferece atualmente. Talvez você tenha recebido feedback de clientes, reclamando que a loja não aceita um meio de pagamento específico.

Talvez você tenha tido problemas com vazamento de dados. Ou talvez sua margem de lucro esteja muito baixa por conta das taxas pagas para o serviço de pagamentos.

Seja lá qual for o cenário em que você se enquadra, sua dúvida é: como escolher as formas de pagamento oferecidas em sua loja?

Pensando nessa questão, preparamos um guia completo sobre meios de pagamentos para ajudar você a tomar essa decisão tão importante, que pode afetar tanto suas taxas de conversão quanto a experiência do usuário em sua loja.

Neste artigo, você aprenderá sobre diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito e carteiras digitais, e também entenderá como funciona cada um dos provedores de pagamento do mercado, como gateways, adquirentes e subadquirentes.

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Por que oferecer diferentes meios de pagamento?

Uma cliente encontra um produto incrível em sua loja e o adiciona ao carrinho. Determinada a realizar a compra, ela segue para o checkout.

Depois de ter todo o trabalho de procurar o produto e preencher o formulário com os dados pessoais, a cliente descobre que sua loja não aceita cartão de crédito da bandeira Visa. A perda de tempo a deixa frustrada, e sua cliente decide fechar o navegador sem concluir a transação.

O abandono de carrinho quando o cliente desiste da compra após adicionar o produto ao carrinho pode estar relacionado a diversos fatores, e um deles é justamente a oferta de diferentes meios de pagamento.

As formas de pagamento oferecidas pela loja estão entre os elementos que mais influenciam a decisão do consumidor na hora de finalizar a compra.

Todo consumidor tem preferências pessoais na hora de realizar pagamentos online, e essa preferência pode ser atribuída tanto a vantagens (acumular pontos no cartão de crédito, por exemplo) quanto a necessidades (como não ter saldo disponível).

Se a sua loja não oferece a forma de pagamento que o cliente prefere, as chances de o carrinho ser abandonado são bem maiores.

Antes de disponibilizar mais formas de pagamento em sua loja, considere os diferentes recursos que estão disponíveis para o e-commerce. Sua escolha deve ser baseada não só nas necessidades de sua loja, mas também na demanda de seus clientes. De todo modo, o ideal é sua loja oferecer o máximo de opções possíveis, para que o abandono de carrinho seja menor.

Principais formas de pagamento no e-commerce

Para decidir quais meios de pagamento são mais vantajosos para sua loja virtual, é importante entender primeiro as vantagens e desvantagens de cada um.

Destacamos aqui algumas formas de pagamento que podem ajudar a atrair mais clientes.

Boleto bancário

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais populares entre brasileiros: cerca de 50% dos consumidores realizam compras online por boleto bancário. Também é uma forma de pagamento escolhida por muitos lojistas, pois as taxas de emissão de boletos costumam ser relativamente baixas.

Para o lojista, a desvantagem desse meio de pagamento é que o consumidor tem, em média, três dias para pagar o boleto. Muitos clientes usam esse período de tempo para repensar se querem concluir a compra ou acabam se esquecendo de efetuar o pagamento. Nesse meio tempo, o produto fica preso em estoque sem ter de fato sido vendido.

Por outro lado, o boleto bancário é uma forma bastante segura de receber pagamentos online, uma vez que o cliente não precisa inserir dados financeiros para a emissão do boleto. Além disso, ao aceitar boletos bancários como forma de pagamento, sua loja pode atender consumidores que não possuem cartão de crédito ou que não dispõem de limite de crédito.

💡 Com a pandemia da covid-19, esse método de pagamento pode se tornar mais atraente para os clientes que não querem se endividar em um momento de crise e preferem pagar à vista.

Cartão de crédito

O uso de cartão de crédito teve crescimento de 14,1% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período em 2019, e 29% das transações com cartão de crédito correspondem a compras online.

Para o cliente, os principais atrativos dessa forma de pagamento são a praticidade e a possibilidade de parcelamento. Com o cenário de crise mundial em que vivemos atualmente, muitos consumidores tiveram suas rendas reduzidas; assim, a opção de parcelar o pagamento pode encorajar mais clientes a efetuarem compras.

Já para o lojista, o pagamento em cartão de crédito é conveniente pois a compra é concluída imediatamente, ao contrário do boleto, por exemplo. No entanto, o lojista deve ter cautela ao avaliar os prazos para receber esses pagamentos e as taxas cobradas pelas operadoras de cartão de crédito.

Google Pay

Carteiras digitais (ou e-wallets)

Carteiras digitais, como o Apple Pay e o Google Pay, são aplicativos que possibilitam o pagamento em lojas físicas ou virtuais diretamente do celular. De acordo com uma pesquisa divulgada em janeiro de 2020, 47% dos usuários que efetuaram compras na internet em 2019 usaram carteiras digitais para efetuar o pagamento pelo menos uma vez.

O problema é que a maioria das lojas virtuais ainda não está preparada para oferecer esse meio de pagamento. Segundo a mesma pesquisa, 95% dos entrevistados indicaram que o varejo (e aqui entram tanto as lojas físicas quanto as virtuais) já deveria ter estrutura para admitir carteiras virtuais como forma de pagamento.

Aceitar carteiras digitais em sua loja pode trazer vários benefícios. O primeiro deles é a melhoria na experiência do usuário, pois o processo de checkout é muito mais ágil: o cliente não precisa preencher formulários e pode fazer toda a transação com o próprio celular.

Outro benefício para o lojista é a rapidez na hora de receber o pagamento, já que o valor é imediatamente transferido para a loja. Ainda, com as carteiras digitais, a segurança de sua loja é fortalecida: o processo de cadastramento de um cartão na e-wallet já é uma barreira contra fraudes em si, já que exige a confirmação da identidade do comprador.

Por fim, quando o consumidor vê que a loja está atenta às novidades em tecnologia, a percepção é sempre positiva. Por se tratar de uma tecnologia moderna para pagamentos, oferecer a opção de pagar com carteiras digitais é beneficial para a imagem de sua loja.


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Como processar pagamentos em sua loja virtual

Você já definiu quais formas de pagamento deseja oferecer em sua loja e agora? O próximo passo é decidir como disponibilizá-las e de que forma processar os pagamentos em seu e-commerce.

Confira a seguir as principais opções para processamento de pagamentos que estão à sua disposição.

Adquirente

A adquirente é a empresa que ajuda o lojista a processar pagamentos feitos com cartões de crédito e débito. O serviço das adquirentes é prestado tanto para lojas físicas quanto para o e-commerce.

Você provavelmente conhece algumas das adquirentes que são líderes no mercado, como Cielo, Rede e Stone são empresas como essas que fornecem as famosas “maquininhas” de cartão às lojas físicas.

Mas o que a adquirente faz? Ao realizar uma compra em sua loja virtual, o cliente precisa informar os dados de cartão de crédito ou débito. É aqui que a adquirente entra em ação.

Em questão de segundos, a adquirente intermedia a comunicação da loja com as bandeiras de cartão e os bancos emissores, confirmando se a transação pode ser aprovada e, assim, liberando a compra.

O valor da compra é recebido pela adquirente e repassado ao lojista em até um mês, a depender do que for determinado no contrato com a empresa. Seu contrato com a adquirente também define a taxa que será cobrada em cima de cada transação.

Uma vantagem de contratar uma adquirente é que o custo por transação cobrado costuma ser menor do que as taxas cobradas por outros provedores de pagamento, o que pode aumentar a margem de lucro do lojista.

Por outro lado, o lojista precisa separadamente firmar parceria com um serviço de proteção antifraude, além de criar um cadastro direto com a adquirente. Contratando uma adquirente, cabe ao lojista a responsabilidade de proteger os dados dos clientes e do e-commerce.

Gateway de pagamento

Os gateways de pagamento são responsáveis por enviar as informações da compra à adquirente. Os gateways possibilitam que lojas virtuais aceitem pagamentos com cartão de crédito, débito ou boleto bancário.

As opções oferecidas pelos gateways são múltiplas e flexíveis, de modo que o lojista encontre as adquirentes e as taxas que são mais compatíveis com seu negócio.

Os gateways de pagamento se mostram como ótima solução para lojas com grande volume de vendas e que precisam organizar melhor os pagamentos recebidos.

Lojas virtuais com um volume maior de pedidos costumam se beneficiar mais com o gateway, uma vez que os custos diminuem à medida que a loja vende mais. Os lojistas que optam pela parceria com um gateway de pagamento não são cobrados por transação, mas sim em cima da quantidade total de transações realizadas.

Em geral, os gateways de pagamento possibilitam ao lojista organizar pagamentos e gerar relatórios financeiros na mesma plataforma; assim, todas as informações sobre as operações ficam reunidas em um só lugar.

Outra vantagem do gateway de pagamento é oferecer um checkout transparente, que é quando o cliente finaliza a compra dentro da própria loja, sem ser redirecionado a outro site. Assim, a experiência do usuário em seu site se torna mais agradável e o cliente se sente mais seguro no processamento da transação.

Certifique-se de que o gateway que você escolher cumpre com os requisitos de certificados de segurança, como o PCI DSS. Assim, as informações dos clientes serão criptografadas e estarão protegidas contra vazamentos de dados.

Subadquirente

Uma boa aposta para pequenas e médias empresas é firmar uma parceria com uma subadquirente. O cliente realiza o pagamento diretamente com a subadquirente, que faz a ligação entre todas as partes envolvidas na transação cliente, bancos e bandeiras de cartão de crédito. Mercado Pago e PagSeguro são algumas das subadquirentes que atuam no mercado.

Em vez de ter que firmar contratos com diversas adquirentes e instituições financeiras, o lojista lida apenas com a subadquirente.

Apesar de as taxas serem um pouco mais altas, a parceria com uma subadquirente possibilita às lojas aceitarem diversas formas de pagamento. Com a subadquirente, o cliente em geral pode optar pelo pagamento com cartões de crédito de diversas bandeiras, cartões de débito, boleto ou transferência bancária.

Além disso, a transação se torna mais segura tanto para o lojista quanto para o cliente, uma vez que a subadquirente lida com os dados do cliente e é responsável por toda a proteção antifraude.

Um ponto negativo das subadquirentes é que muitos ainda não oferecem checkout transparente. Ao serem redirecionados a outro site durante o processo de checkout, alguns clientes se sentem inseguros, o que pode levar ao abandono de carrinho.

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A Shopify ajuda você a receber pagamentos

Sempre de olho nas tendências do e-commerce, a Shopify tem parceria com os principais provedores internacionais de pagamentos para que ninguém deixe de comprar em sua loja. Clientes de vários lugares inclusive outros países podem realizar compras de maneira segura, escolher o método de pagamento que desejarem e ainda pagar na moeda local.

Felizmente, a demanda do consumidor por mais segurança está levando algumas empresas a desenvolverem checkout transparente no Brasil. Para os lojistas da Shopify, a opção de checkout transparente está sendo desenvolvida pelos seguintes parceiros: Ebanx, Mercado Pago, PagBrasil e Samurai Experts (Wirecard).

Caso você tenha mais dúvidas sobre formas de pagamento, ou ainda sobre como criar sua loja virtual e como operar sua loja durante a crise, a Shopify também pode ajudar. Em parceria com o Mercado Pago, a Shopify promoveu o webinar “Fatores críticos de sucesso de um e-commerce em meio a crise”, que você pode assistir aqui. O webinar é gratuito e está disponível para todo o público.

PERGUNTAS FREQUENTES

Por que é importante oferecer diferentes meios de pagamento?

A etapa de pagamento é um dos principais motivos do abandono de carrinho - quando o cliente seleciona um produto, mas não finaliza a compra. Muitos clientes ficam insatisfeitos por não poderem usar a forma de pagamento que é da preferência deles. Oferecer mais opções na hora de pagar é mais um empurrãozinho para o cliente concluir a compra.

Vale a pena aceitar carteiras digitais em minha loja?

As principais vantagens de aceitar carteiras digitais em sua loja virtual são:

  • Mais segurança antifraude: carteiras digitais oferecem uma barreira extra de proteção, uma vez que a identidade do comprador precisa ser verificada no aplicativo.
  • Melhor experiência do usuário: o processo de checkout é muito mais rápido, pois o cliente efetua a compra sem preencher formulários e faz o pagamento diretamente do celular.
  • Rapidez para receber pagamentos: o valor da transação é imediatamente transferido para sua loja.
  • Percepção positiva de sua loja: a percepção do consumidor em relação a uma marca é sempre mais positiva quando a empresa se mostra atualizada das novidades em tecnologia.

O que considerar ao escolher os provedores de pagamento?

  • Preferência de seu público-alvo: quais são os meios de pagamento mais usados pelos seus clientes? Caso ainda não tenha dados específicos de sua loja para tomar essa decisão, você pode realizar pesquisas de acordo com o seu público-alvo.
  • Checkout transparente: o cliente tem maior sensação de segurança quando todo o processo de checkout é feito dentro do site da loja. Se o usuário for redirecionado a outra página para efetuar o pagamento, ele pode acabar desistindo da compra.
  • Proteção antifraude: certifique-se de que o provedor de pagamento escolhido oferece segurança contra fraudes. Caso não ofereça, você precisará contratar um sistema antifraude.

O que é adquirente?

A adquirente é a empresa que faz a comunicação da loja com as bandeiras de cartão e os bancos emissores. Nessa comunicação, a adquirente confirma com as bandeiras e os bancos se a transação pode ser aprovada e então libera a compra. Cielo, Rede e Stone são alguns exemplos de adquirentes no Brasil.

O que é gateway?

Os gateways de pagamento funcionam como “maquininhas” de cartão para o e-commerce; são os gateways que passam os dados da compra para as adquirentes. Ao optar por um gateway, o lojista pode escolher quais adquirentes deseja contratar, e as informações das transações realizadas são reunidas em uma mesma plataforma.

O que é subadquirente?

A subadquirente conecta todas as partes envolvidas na transação - cliente, e-commerce, bancos e bandeiras. Com a subadquirente, o lojista não precisa contratar adquirentes ou outros serviços em paralelo; todos os serviços são prestados pela mesma empresa, e é responsabilidade da subadquirente garantir a proteção antifraude. Wirecard e Mercado Pago são algumas das subadquirentes atuantes no Brasil.

Quero trabalhar com um gateway que use os adquirentes líderes no Brasil (Cielo, Rede ou Stone). O que devo fazer?

Neste caso, recomendamos que você entre em contato com a PagBrasil para saber em detalhes como proceder.

Imagens: Unsplash (rupixen.com) e Burst


Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Saburi é copywriter e escritora. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

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