Vantagens de vender parcelado: quais são e como aproveitar as melhores estratégias

Pessoa comprando na internet parcelado com cartão de crédito

O cartão de crédito é a principal forma de pagamento online escolhida por consumidores digitais. De fato, 7 a cada 10 compras realizadas no e-commerce brasileiro são feitas com cartão de crédito.

Uma razão para esse meio de pagamento liderar a preferência dos clientes é a opção de parcelamento. Mas, e para os lojistas, quais são as vantagens de vender parcelado? Alguns benefícios claros são:

  • aumento do volume de vendas;
  • aumento do ticket médio;
  • garantia de concretização da venda;
  • redução da inadimplência;
  • é um bom argumento de venda e um diferencial, sem precisar oferecer descontos, entre outros.

Em 2019, as compras online realizadas com cartão de crédito somaram R$1,84 trilhões. Destes, 28% foram transações realizadas por meio de plataformas digitais, por meio de e-commerces e aplicativos, gerando uma movimentação de R$323,5 bilhões no comércio virtual.

Quase metade de todo esse montante foi arrecadado com parcelamento, mais especificamente, 47,4% das vendas online com cartão de crédito foram parceladas.

Esses números servem como um ponto de partida para sua pesquisa sobre as vantagens de vender parcelado. Se você deseja uma fatia de toda essa movimentação financeira, oferecer e otimizar as opções de parcelamento é uma atividade que deve ser prioridade em sua estratégia.


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Conheça as vantagens de vender parcelado

É claro que, se o lojista pudesse escolher, todas as suas vendas seriam realizadas à vista. Esse modelo de vendas permite que o empreendedor receba todo o valor do produto de uma única vez e, consequentemente, em um menor espaço de tempo. Isso sem contar que evitaria o pagamento das taxas associadas ao adiantamento dos recebíveis, cobradas pelos gateways de pagamento.

Vendas à vista ajudam no fluxo de caixa da empresa, alimentam o capital de giro e auxiliam os vendedores a realizarem os pagamentos das despesas da empresa.

Entretanto, como vimos acima, as vendas parceladas são uma realidade e, sinceramente, podem apresentar diversas vantagens para uma loja virtual. A seguir, separamos algumas delas. Confira!

Aumento do volume de vendas

Oferecer a opção de parcelamento aumenta o poder de compra dos clientes. Isso quer dizer que consumidores que não poderiam pagar pelo seu produto à vista passam a poder adquiri-lo com a opção de diluir o valor ao longo dos meses.

O simples fato de oferecer a opção de pagamento parcelado aumenta o alcance de mercado da sua loja. Em outras palavras, você passa a poder vender para mais pessoas. Vai dizer que essa não é uma bela de uma vantagem de vender parcelado? Mas não para por ai!

Aumento do ticket médio

Além de ampliar seu mercado e atrair usuários com diferentes situações financeiras, outra vantagem de vender parcelado é vender mais para quem já compra com a sua empresa (ou está comprando pela primeira vez).

Oferecer a opção de parcelamento é uma excelente oportunidade de aumentar o ticket médio da loja. Afinal, você oferece a possibilidade de um consumidor comprar mais itens e parcelar esse custo ao longo dos meses. Assim, se à vista um cliente poderia comprar apenas um produto, com a opção a prazo ele passa a poder comprar dois, três ou mais.

Esse comportamento é bastante comum entre os consumidores que desejam “aproveitar” o frete, e pode ser usado até como argumento de marketing em discursos como: "Aproveite o frete e reabasteça sua estante de livros!”.

Garantia de concretização da venda

O boleto bancário é um outro método de pagamento muito usado no Brasil. Porém, se por um lado ele representa uma venda à vista, oferece segurança para o cliente e é uma opção fácil na qual não há a necessidade do usuário preencher muitos dados, por outro, é uma opção que gera muita desistência de compra, por diversos motivos, inclusive por esquecimento.

Como mostra a pesquisa da E-commerce Radar, apenas 49% dos boletos gerados são efetivamente pagos.

Mesmo que sua empresa opte por soluções de recuperação de boleto, uma forma de reduzir as vendas por esse canal e, assim, ampliar as taxas de conversão reais é a venda parcelada. Ela é um grande atrativo para os clientes e uma das razões para que eles troquem o boleto pelo cartão de crédito.

Bom argumento de venda e um diferencial competitivo

Ao criar um negócio virtual, você terá que se preocupar em chamar mais a atenção dos consumidores do que dos seus concorrentes.

Além de anúncios, relacionamento, bom atendimento, frete e variedade de produto, será necessário competir por preço também.

Uma das formas de ganhar essa competição, sem diminuir sua margem de lucro, é oferecer como benefício o parcelamento das compras.

Nem sempre seu produto custará menos, mas sua oferta de parcelamento pode ser a mais atrativa para o cliente. E ele acabará escolhendo comprar na sua loja.

É claro que seus concorrentes também oferecem opções de parcelamento, entretanto, você pode oferecer vantagens melhores, como um pagamento em mais parcelas ou sem juros. Muitas vezes, isso vale mais do que um preço mais baixo que a concorrência.

Existem muitas vantagens de vender parcelado e sua empresa pode criar estratégias para ampliar o retorno que elas oferecem e o impacto positivo nas transações da sua empresa.

Quais são as melhores estratégias para as vendas parceladas? Confira abaixo!

Estratégias para alcançar melhores resultados com as vendas parceladas

Como apresentamos, existem muitas vantagens de vender parcelado, mas é preciso organização para aproveitar os resultados que esse modelo tem a oferecer, tanto para o seu negócio quanto para os clientes. Seja estratégico na criação de táticas!

A seguir, separamos algumas estratégias para alcançar resultados melhores com as vendas parceladas. Acompanhe!

Atenção às taxas diferenciadas

Antes de precificar seus produtos, oferecer descontos e parcelamentos, é importante que você confira quais são as taxas cobradas pelos gateways de pagamento sobre cada transação.

Transações parceladas geralmente possuem taxas diferenciadas, assim como acontece com as maquininhas de cartão nas vendas físicas.

Esse é um dos motivos para as empresas cobrarem juros de seus clientes nesse modelo de compra e venda.

Faça uma avaliação dessas taxas para que você permaneça dentro da margem de lucro ideal, mesmo no caso de vendas parceladas.

Organize o fluxo de caixa

Você faz uma venda hoje, mas vai receber em três vezes, por exemplo. Organizar o fluxo de caixa é importante para que você não confunda vendas com valor em caixa. Isso pode ser um pesadelo para a organização e controle financeiro.

As principais plataformas de pagamento oferecem a possibilidade de antecipação de recebíveis relativos às vendas parceladas. Dessa forma, você pode usar o capital comercializado quando precisar, mas também existem taxas para isso. Portanto, fique atento e considere tudo no controle financeiro da empresa.

Use o parcelamento em sua estratégia de marketing

Você já deve ter visto campanhas de anúncios com destaque para mensagens como “10x sem juros no cartão de crédito”. Essa é uma forma de usar o parcelamento para atrair clientes e não apenas para convertê-lo na sua loja.

Estratégias assim podem ser usadas para anúncios no Google ou redes sociais direcionados para usuários que estão pesquisando pelo produto que você oferece.

Aqui no blog da Shopify você encontra dois guias com dicas úteis sobre como fazer anúncios no Google e no Facebook. Confira:

Invista em cross-selling e upselling

Como falamos acima, uma das vantagens de vender parcelado é a possibilidade de ter um aumento do ticket médio das vendas. É claro que você pode se aproveitar disso e estimular que essa opção aconteça.

As estratégias de cross-selling e up-selling vão te ajudar a aumentar as vendas do seu e-commerce. Ambos auxiliam a ampliar o valor gasto por um cliente dentro da sua loja.

No cross-selling, sua empresa oferece um produto complementar ao que o cliente está considerando comprar, por exemplo, oferece uma capinha de celular para quem está comprando o celular.

Já no up-selling a oferta apresentada é para um produto de melhor qualidade, mais completo, moderno ou atual. Por exemplo, um celular de uma geração mais recente ou com mais memória.

Nos dois casos, ofereça uma oferta tentadora de parcelamento atrelada ao produto. Se o cliente optar pelo modelo de celular mais recente, ele pode parcelar em mais duas vezes, por exemplo.

Atenção: não se esqueça de fazer um controle financeiro, como indicamos nas dicas anteriores.

Fonte:Scc Check

Aumente sua taxa de conversão

Já que existem muitas vantagens de vender parcelado, você precisa aproveitá-las e gerar mais conversão. Para isso, é fundamental contar com alguns apps que tornem seu processo de compra mais otimizado para vendas.

O app Parcelamento Installments permite que você mostre os preços parcelados na sua loja Shopify, tornando as etapas de pagamento mais transparentes para o cliente. Esse aplicativo funciona tanto para e-commerce como dropshipping e tem o objetivo de ajudar você a ampliar as vendas e aproveitar as melhores estratégias do setor. Confira!

exemplo de parcelamento especificado na descrição do produto

Agora que você domina as vantagens de vender parcelado e as melhores estratégias para melhorar seus resultados com essa modalidade de vendas, é hora de colocar tudo em prática. Boas vendas!


Which method is right for you?Sobre o autor

Rodrigo Bernardes é especialista em Marketing Digital e fundador da AppsEcommerce, empresa que cria apps para ajudar sites a vender mais. O Parcelamento e o Boleto Recovery estão na Shopify App Store.

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