Como montar um negócio online do zero

Como abrir uma loja online sem dinheiro

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu, é sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu.

♪ Ana Vilela — Trem Bala ♪

Grandes ambições são frequentemente dificultadas por restrições financeiras. Porém, através do dropshipping, começar um negócio nunca foi tão acessível. Todas as ferramentas que você precisa para começar a vender online estão à sua disposição – e são praticamente gratuitas.

Empresas brasileiras que vendem com a Shopify

Conheça as marcas que têm e-commerce na Shopify e veja de perto a pluralidade da nossa plataforma.

Estabeleça um objetivo

Propomos um desafio para você: crie sua loja online e ganhe R$ 250 nos próximos 14 dias.

Todas as ferramentas mencionadas nesse artigo oferecem um período gratuito de 14 dias. Depois disso, você poderá pagar R$ 250 por elas e continuar desenvolvendo seu negócio ou procurar alguma alternativa.

Sua meta será fechar vendas, portanto, não fique obcecado com detalhes. Na maioria dos casos, o primeiro nome que vier à sua mente e o design do banner da sua loja virtual serão bons o suficiente. Preocupe-se com esses fatores e faça sua loja virtual. Monte sua loja online o mais rápido possível e concentre-se na geração de vendas. Sempre é possível fazer ajustes posteriormente.

Agora vamos falar do roteiro: você precisa encontrar um produto para vender, criar sua loja virtual na Shopify e gerar suas primeiras vendas.

Vamos começar.

Ideias para empreender

Quando é preciso escolher um produto, as pessoas geralmente se dividem entre duas categorias.

  1. Aquelas que escolhem algo por capricho sem muita consideração – o que resulta em desperdício de tempo e esforço, sem produzir resultados.
  2. Aquelas que passam semanas em busca do produto perfeito, mas que acabam escolhendo um dos primeiros que vêm à mente.

Para atender aos objetivos deste desafio, experimente ficar em algum lugar no meio de ambas as categorias. Você deve validar o potencial do seu produto com base em dados estatísticos, mas não fique empacado, siga sempre em busca de algo melhor. O dropshipping permite que você alterne rapidamente ideias, ou seja, caso seu primeiro item não obtenha êxito, é possível experimentar outro facilmente.

Navegue por outras lojas online de sucesso

Eu sempre busco ideias de produtos em outras lojas virtuais e em sites de social shopping, como Instagram e Facebook.

Ao conferir outras lojas virtuais, analise suas ofertas, listas de itens mais vendidos e produtos em promoção. Saiba que muitas dessas lojas contam com enormes quantidades de métricas e empregam departamentos inteiros para organizar suas vendas e escolher seus produtos. Utilize esse tipo de informação em seu benefício.

Aqui estão alguns locais para começar:

    Navegue por sites de social shopping

    Tanto o Instagram como o Facebook agora têm recursos interessantes de vendas de produtos, o Instagram Shopping e o Gerenciador de Negócios. Verifique os itens mais populares nas diferentes categorias.

    Existem centenas de milhões de produtos nessas plataformas, e as pessoas geralmente esquecem desse aspecto desses sites durante suas pesquisas. Eles são extremamente valiosos.

    Durante a pesquisa de ideias para produtos, considere alguns fatores:

    Evite categorias abrangentes demais

    As pessoas já estão expostas a milhares de ofertas todos os dias. Procure oferecer produtos de nicho que não estejam em voga nos grandes marketplaces. Ok, não existe um grupo de interesse específico para cintos tradicionais, mas é meio óbvio dizer que equipamentos de ciclismo combinam bastante com fãs de ciclismo. Procure por nichos como roupas plus size, calças legging fitness ou acessórios de ioga.

    Pesquise produtos que possam ser vendidos por menos de R$ 180

    Com um preço de venda na faixa entre R$ 120 e R$ 180, os lucros são relativamente bons e a taxa de conversão é normalmente maior, pois a compra exige menos tempo de consideração por parte do comprador. 

    Acompanhe as tendências de produtos

    Use o Google Trends para analisar quais produtos estão em alta e verificar a demanda pelos seus produtos em potencial. Busque produtos que estejam em ritmo crescente e não decrescente.


    Você tem uma ideia de negócios?

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    Algumas sugestões de produtos

    Tops e leggings fitness

    Fotos de Leggings

    Exercícios físicos e moda fitness estão em alta. Graças às novas tecnologias que tornaram a prática de esportes uma atividade mais social, o tema tem um enorme impacto causado pelo Instagram e por apps como MyFitnessPal ou Nike+.

    Óculos de sol com armação de madeira

    Fotos de Óculos de Sol de Madeira

    Este produto sazonal está sempre bem classificado na lista de itens mais vendidos do AliExpress. 

    Relógios Megir

    Fotos de Relógios

    Uma marca popular no AliExpress oferece relógios acessíveis com visual luxuoso, muito bem recebidos no mundo inteiro. É possível encontrar diversas avaliações positivas no YouTube e no Instagram para comprovar sua qualidade.

    Leitura recomendada: Como acertar na mosca e encontrar o melhor produto para vender

    Faça sua loja virtual básica na Shopify

    Guia completo sobre fotografia de produtos

    Aprenda a tirar fotos incríveis dos seus produtos mesmo com um orçamento apertado.

    Lembre-se do seu objetivo: montar um negócio online do zero e faturar R$ 250 nos próximos 14 dias.

    Você precisa de um modo simples para poder vender seus produtos. Um modelo básico Shopify atende esse objetivo perfeitamente bem. Lembre-se: devemos considerar somente itens básicos antes de começar a adicionar produtos e, finalmente, realizar vendas.

    Lista essencial de tarefas para começar um negócio

    Existem inúmeras coisas que você pode fazer para montar e personalizar sua loja virtual. Para seguir o objetivo desse desafio, sugiro que você se concentre somente no fundamental. Afinal de contas, depois que você validar sua ideia com algumas vendas, você sempre pode voltar e arrumar tudo ao seu gosto.

    1. Escolha o nome da sua loja virtual

    Definir um nome não deve ser uma grande preocupação neste momento. Pense em algo aleatório e simples, como WatchMan, Ofertas Ofertas Ofertas ou Loja Sempre Na Moda.

    Se você estiver com problemas para criar um nome, experimente o Gerador de nome para empresas.

    Leitura recomendada: A saga do nome: como escolher um nome de peso para sua loja virtual

    2. Crie sua loja virtual profissional na Shopify

    Antigamente, você precisava ter um servidor, fazer o upload de um sistema de e-commerce, contratar alguém para ajustá-lo segundo suas necessidades e pagar pela manutenção da sua loja virtual. Isso tudo era caro e consumia tempo demais – e o resultado final, ainda por cima, era um site lento e ineficaz.

    Com a Shopify, é possível montar uma loja virtual completa com apenas alguns cliques – toda a configuração e manutenção do servidor são realizadas para você.

    Acesse Shopify.com.br, clique em "Começar", escolha o nome da sua loja virtual e clique em "Crie a sua loja".

    3. Escolha o tema da sua loja virtual

    Visite a Loja de temas da Shopify e escolha um tema. Há diversas opções gratuitas. Para economizar tempo, procure encontrar alguma opção que não exija muitas alterações. 

    Assim que você encontrar algo do seu interesse, clique em "Comece com este tema".

    loja de temas shopify

    Como alterar o tema da sua loja online

    Para editar o visual da sua loja, acesse Loja Virtual → Temas → Personalizar.

    Na barra à esquerda, você visualizará cada seção do seu tema: Cabeçalho, Corpo, Rodapé, etc. Abra cada seção e faça experimentos, para obter uma ideia do que pode ser feito com o tema. Não existe nada específico que precise ser alterado, mas é bom saber o que é possível fazer, caso você porventura queira personalizá-lo.

    4. Adicione seu logotipo

    Se você não tem habilidades com design, insira o nome da sua loja no Gerador de logotipo do Shopify e experimente algumas variações até produzir um logotipo com um visual adequado.

    Veja um exemplo:

    Exemplo de Logo

    5. Prepare suas páginas padrão

    Conteúdo é importante, claro, mas as seguintes seções devem ser suficientes para essa fase inicial: Sobre, Termos & Condições, Privacidade & Política de Devoluções, Informações sobre frete e entregas, e Fale conosco.

    Para criar uma página, acesse → Loja Virtual→ Páginas → Adicionar Página.

    Sobre – A página sobre é onde as pessoas vão para saber mais sobre você quando ainda estão decidindo se desejam comprar na sua loja ou não. Por ora, você pode mantê-la curta e concisa. 

    Informações sobre frete e entrega — A maioria dos vendedores no AliExpress tem taxas de frete e prazos bastante semelhantes, que você pode copiar e colar.

    Fale conosco — Manter um contato próximo com seus clientes é essencial. Certifique-se de inserir na sua loja virtual um link de destaque para a página “Fale Conosco”.

    Para criar uma página de contato, clique no botão Adicionar Nova Página e altere o template para “contato”.

    como criar página contato plataforma shopify

    Políticas necessárias — Para criar rapidamente páginas básicas sobre políticas de trocas e devoluções para sua loja virtual, acesse Loja Virtual → Adicionar página e redija sua política, seguindo os conselhos que listamos no artigo abaixo.

    Leitura recomendada: Como definir uma política de devolução boa para você e seus clientes

    6. Adicione diferentes formas de pagamento

    Coloque na sua loja diversas formas de pagamento à disposição dos seus clientes. Desse modo, você vai recolher pagamentos sem problemas – a Shopify pode ajudar você a decidir o que usar.

    7. Ajuste as configurações de frete

    A maioria dos vendedores do AliExpress oferece frete grátis. Portanto, pelo menos a princípio, sugiro que você adicione uma opção de frete grátis em todos os seus pedidos.

    Acesse Pedidos → Criar pedido → Adicionar frete e ajuste suas preferências de frete grátis ou personalizado. Você também pode fazer esses ajustes em Configurações → Frete e entrega.

    Você pode ajustar suas taxas de frete posteriormente para que elas incluam mais opções de entrega, mas a opção de frete grátis é suficiente neste momento.

    8. Configure seus dados de cobrança

    Antes de inaugurar sua loja online, você deve inserir seus dados de cobrança na Shopify, mas só será cobrado quando seu período de 14 dias acabar. Acesse Configurações → Plano e permissões e insira seus dados de cobrança.

    Agora, sua loja virtual está pronta!

    Guia de produtos para vender em 2020

    Descubra produtos imperdíveis para vender no seu e-commerce.

    Como descobrir fornecedores

    Vamos relembrar seu objetivo do começo do artigo? Lançar um e-commerce com pouco investimento e faturar R$ 250 nos próximos 14 dias.

    Precisamos adicionar produtos rapidamente. Selecionar uma entre as diversas formas de processamento de pedidos disponíveis é uma questão de preferência. Cada modelo possui seus prós e contras e todos eles têm exemplos de empresas bem-sucedidas que fazem uso daquela solução.

    O dropshipping com o AliExpress é uma maneira rápida e simples de começar seu negócio online. Afinal de contas, estamos falando de 14 dias – um tempo bastante limitado. Precisamos de uma opção ágil e fácil.

    O que é o dropshipping com o AliExpress?

    dropshipping com o AliExpress funciona de forma semelhante ao método tradicional de dropshipping. Você adiciona o produto do AliExpress à sua loja virtual e define seus próprios preços/reajustes. Depois de vender um produto, você o compra no AliExpress e solicita que ele seja enviado diretamente para seu cliente.

    O dropshipping com o AliExpress tem muitas vantagens, mas dropshipping é algo mais complexo do que apenas armazenar estoques.

    Prós e contras

    É possível comparar dropshipping com outros modelos de processamento nesse tópico do nosso blog: Guia definitivo sobre dropshipping.

    Mas para facilitar sua vida, listei abaixo os prós e contras específicos sobre dropshipping com o AliExpress:

    Prós:

    • É possível controlar suas próprias margens. Você não fica preso a um valor de venda sugerido (MSRP, na sigla em inglês) e pode decidir o preço de venda por conta própria.
    • Você pode começar imediatamente, de forma gratuita. É possível fazer dropshipping com o AliExpress mesmo sem contatar o fornecedor.
    • Você não precisa ter uma empresa própria antes de fazer sua loja online. Apesar disso, conforme seu negócio for crescendo, você vai precisar abrir uma.
    • Você tem acesso a milhões de produtos.
    • Os produtos do AliExpress estão sempre na moda. Os fornecedores chineses desse site sempre pesquisam e acompanham as principais tendências.

    Contras:

    • Com dropshipping, é muito difícil obter qualquer vantagem competitiva. Com o AliExpress, isso é ainda mais complicado.
    • Nessa plataforma ainda existe um problema recorrente: diversas violações de direitos autorais. Caso você não tome cuidado, poderá acabar fazendo algo errado.
    • O AliExpress é um site de varejo, mas ele não tem uma política única de devolução.
    • Exceto se o destino for os EUA, a entrega leva mais de 30 dias, o que o torna um site de compras desinteressante para muitos clientes.

    Vale a pena tentar? Sim, com certeza. Conheço mais de duas mil lojas virtuais que fazem dropshipping com o AliExpress, e elas faturaram mais de 33 milhões de reais em receitas nos últimos seis meses.

    Veja como você deve proceder:

    Adicione produtos à sua lista de desejos

    Acesse o AliExpress e procure os produtos que você decidiu que vai vender na sua loja virtual. Assim que encontrar um produto que atenda seus critérios de busca, adicione-o à lista de desejos da sua conta no site.

    Aliexpress

    Se você pretende vender seus produtos nos Estados Unidos, certifique-se que eles podem ser enviados pela opção “ePacket”. A entrega via ePacket leva apenas 14 dias para chegar nos EUA, já as outras opções normalmente levam mais de um mês.

    Dica: Instale a extensão grátis para o Chrome do Oberlo e classifique produtos entregues por “ePacket” nas páginas de categorias.

     
    Não vá sempre em busca dos menores preços

    Em geral, os preços no AliExpress diminuem junto com a qualidade do produto. Portanto, fique atento e não fique muito entusiasmado quando encontrar o mesmo produto por uma fração do preço anterior.

    Embora um preço menor não necessariamente signifique uma qualidade pior, e vice-versa, nós recomendamos fortemente que você evite esses tipos de situações:

    Preços do Aliexpress

    Busque fornecedores com 95% de feedback positivo ou mais

    Os dois aspectos mais importantes ao avaliar os vendedores do AliExpress são sua pontuação de feedback e taxa de feedback positivo. A pontuação de feedback indica o volume de vendas do fornecedor, já a taxa de feedback positivo representa o índice de feedback recebido pelo fornecedor. Sempre busque uma taxa de feedback positivo de 95% ou mais e uma pontuação de feedback de pelo menos dois mil pontos.

    Feedback do Aliexpress

    Você também deve considerar o feedback individual do produto e a quantidade de pedidos. É muito mais seguro comprar um produto adquirido alguns milhares de vezes e com 90% de feedback positivo do que um produto vendido apenas duas vezes, mas com 100% de feedback positivo.

    Pontuações de Feedback do Aliexpress

    Preste atenção ao tempo de resposta do fornecedor

    Digamos que você passe por uma situação emergencial – um cliente abriu uma disputa na sua conta do PayPal e insiste em receber um reenvio. Você deseja que seu fornecedor responda imediatamente, não?

    Histórico de Mensagens

    Para se proteger dessas situações, sempre analise a velocidade da resposta de um fornecedor do AliExpress antes de importar seus produtos. Escreva uma mensagem para ele via AliExpress e veja quanto tempo levará até você receber uma resposta adequada. Você pode até mesmo criar um cenário fictício, informando que não recebeu seu pedido. Analise quanto tempo levará para seu fornecedor responder e como ele lidará com a situação.

    Importe produtos para sua loja virtual

    Os produtos podem ser manualmente adicionados à sua loja virtual, mas você também pode utilizar um app como o Oberlo para automatizar o processo. Quando você receber um pedido, o Oberlo vai enviar imediatamente os produtos para seus clientes.

    Oberlo

    Configure o Oberlo

    Antes de importar produtos para sua loja online, você deve configurar o aplicativo. Acesse a página de configurações do Oberlo, defina seu multiplicador de preço e explore as outras configurações.

    Importe os produtos

    Caso você ainda não tenha feito, instale a extensão grátis para o Chrome do Oberlo para conseguir utilizar esse método de importação.

    Assim que instalar a extensão, acesse sua Lista de Desejos do AliExpress e importe todos os produtos que você salvou anteriormente.

    Outra alternativa é navegar pelo site do AliExpress, e, depois de encontrar os produtos que deseja importar, clicar no botão da seta azul para baixo, no canto inferior direito da janela do navegador.

    Oberlo Aliexpress

    O produto será adicionado à sua página da Lista de Importação do Oberlo, onde será possível editá-la e publicá-la na sua loja.

    Aprimore sua loja virtual 

    Se tiver um tempo sobrando, veja algumas medidas que você pode tomar para aprimorar sua loja.

    1. Aumente a confiança da sua loja com o app grátis Trust Seals

    Você não compra de quem não confia, certo? A maioria dos visitantes que visualizarem seu site pela primeira vez poderá hesitar em comprar de alguém sobre quem nunca ouviram falar. Com o Trust Seals, isso não é um problema. O app vai exibir diversos logotipos de segurança no inferior da sua página, desse modo, a preocupação dos clientes diminui.

    2. Exiba preços em diversas moedas com o Best Currency Converter

    Diferentemente do tráfego pago, você não consegue controlar o público oriundo do tráfego gratuito. Muitos deles chegarão ao seu site vindo de diversas partes do mundo. Otimize suas taxas de conversão utilizando uma ferramenta de conversão de moeda.

    3. Crie uma Página de FAQ

    A forma mais eficaz de responder as perguntas dos clientes é permitir que eles encontrem as respostas por conta própria. Crie um espaço de “autoajuda” na sua loja virtual e responda às perguntas que sempre surgem, como “Qual é o prazo de entrega”?

    4. Recupere carrinhos abandonados com e-mails de conversão

    A taxa média de carrinhos abandonados no e-commerce varia entre 60% e 80%, um percentual bastante alto. Reconquiste esses clientes potenciais, enviando e-mails de carrinho de compras para converter esse abandono em vendas.

    Além disso, configure uma janela pop-up para pedir que os visitantes da sua loja virtual se inscrevam por e-mail. Com uma lista, faça uma campanha de e-mail marketing para incentivá-los a comprar com ofertas e descontos.

    5. Crie banners de produtos

    Sugiro usar imagens dos produtos, em vez de criar banners personalizados. Produzir um banner atraente requer bastante tempo e dinheiro.

    Mas se você decidiu criá-lo de qualquer forma, use uma ferramenta como o Canva. Selecione as dimensões de um banner (1200 x 360 px), envie uma imagem de um dos seus produtos, selecione o fundo, insira algumas linhas de texto e adicione um botão “Comprar Agora”. Prontinho.

    Como obter suas primeiras vendas

    Agora que você tem uma loja virtual profissional completamente funcional, resta apenas faturar R$ 250!

    Durante o tempo restante do seu desafio, teste cada uma das ideias descritas abaixo e faça suas próprias experiências para ver o que funciona mesmo no seu caso.

    Coisas boas acontecem com quem tem pressa.

    1. Transforme seus visitantes em lucro

    Precisamos repensar o modo como cativamos a atenção dos nossos clientes. Está na hora de quebrar o molde; de reinventar a mensagem de boas-vindas e o nosso bom e velho pop-up. Precisamos conhecer todas essas estratégias para aprimorar a qualidade do nosso conteúdo – e gerar mais dinheiro.

    Invista na otimização do conteúdo do seu site, em boas fotos de produtos e em copywriting para e-commerce. Mesmo que a princípio essas atitudes pareçam simples, elas são ótimas táticas para impulsionar vendas.

    2. Grupos do Facebook

    Grupos do Facebook

    Os Grupos do Facebook são uma ótima forma de atingir inúmeras pessoas segmentadas sem gastar nenhum centavo. Entretanto, muitos grupos possuem diretrizes rígidas, então caso você faça spam, pode ser banido.

    Busque grupos relevantes para o seu produto e conquiste confiança interagindo como o público deles. Comente nos posts de outros membros ou compartilhe conteúdo de qualidade, não promocional. Depois de algum tempo, publique cupons da sua loja online e conte a história da sua loja para eles – ou simplesmente se apresente por completo.

    Dica: Não publique o mesmo post em vários grupos de uma vez. Esses posts serão indexados e poderão ser identificados como spam.

    3. Influenciadores do Instagram

    Instagram

    O Instagram é uma ótima ferramenta para colocar seus produtos à disposição de milhares de pessoas mundo afora. Porém, crescer organicamente, compartilhando suas fotos de produtos usando diferentes hashtags, leva bastante tempo. Crie uma lista de perfis influentes do Instagram relacionados ao seu produto e peça que eles divulguem sua marca ou façam marketing de referência.

    4. Sincronize sua loja virtual com o Wanelo

    Wanelo

    O Wanelo não é apenas um ótimo local para pesquisar ideias de produtos, é também um excelente lugar para fazer vendas.

    Instale o app do Wanelo em sua loja virtual, aguarde a aprovação e sincronize todos os seus produtos com o mercado deles.

    Essa é uma ótima maneira de receber ampla exposição sem custos.

    Considerações finais

    Meu objetivo é mostrar para você como montar um negócio online de sucesso é fácil, além de oferecer um roteiro apresentando de que forma é possível fazer tudo isso.

    Agora, cabe a você colocar a mão na massa.

    Fracassar em atingir o objetivo na primeira vez não é desculpa para desistir. Repita esse ciclo quantas vezes for necessário até alcançar o sucesso.

    Perguntas frequentes sobre como montar um negócio online

    Como abrir uma loja virtual?

    1. Escolha o nome de sua loja virtual;
    2. Abra sua loja na Shopify;
    3. Crie suas páginas padrão, como Sobre e Fale conosco;
    4. Escolha um tema e personalize sua loja;
    5. Adicione seu logotipo;
    6. Adicione métodos de pagamentos;
    7. Ajuste as configurações de frete e cobrança.

    Como abrir negócios com pouco investimento e retorno rápido?

    Considere começar seu negócio com dropshipping: um método de varejo em que o lojista não mantém estoque de produtos. Você estabelece uma parceria com um fornecedor, que tem o estoque e entrega os pedidos aos seus clientes por você.


    Como escolher o que vender?

    • Confira os produtos mais vendidos em sites como Amazon e Mercado Livre;
    • Veja os produtos mais procurados no Pinterest e no Instagram;
    • Use o Google Trends para ver produtos que estão em demanda;
    • Estabeleça um nicho;
    • Escolha produtos com preço mais acessível.

    Que produtos estão em alta para vender?

    Produtos para pets, joias minimalistas e cuidados para barba são produtos que se tornaram tendência em 2020.


    Onde encontrar ideias para empreender?

    • Redes sociais, em perfis de influenciadores e hashtags do seu nicho;
    • Lojas no exterior;
    • Marketplaces como Amazon, AliExpress e Mercado Livre;
    • Sites de reclamações de consumidores sobre produtos já existentes;
    • Sua experiência como consumidor.

    Which method is right for you?Sobre a autora

    Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

    Post original em inglês: Braveen Kumar

    Adaptação e localização: Marina Borges

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