Quer abrir uma loja virtual?

Como enviar produtos pelo Correio?

Ilustração de um homem vestindo camiseta e boné amarelo, lembrando a cor do uniforme dos Correios entregando uma encomenda para uma mulher de azul

Se você já tem uma loja virtual ou está pensando em construir um negócio online, certamente vai se deparar com a seguinte pergunta: como enviar produtos pelo Correio? O processo, na verdade, é mais simples do que parece!

Marcas que fazem negócios no comércio eletrônico e vendem produtos via loja virtual precisam enfrentar um desafio que é bem particular: o envio de pedidos via Correios ou transportadoras.

No entanto, as tarifas oferecidas por transportadoras nem sempre são viáveis, especialmente para lojistas que acabaram de abrir suas lojas e ainda não estão com um fluxo de caixa balanceado. Nesse caso, a alternativa é embalar tudo manualmente e ir até a agência dos Correios mais próxima da sua casa ou do estoque da loja e enviar a encomenda.

Mas… como enviar produtos pelo Correio? Quais são as formas de frete mais comuns (e mais econômicas)? Que tipo de parceria os Correios podem oferecer para um e-commerce? No post de hoje, vamos conversar sobre todo o processo de envio Correios para lojas virtuais.


Antes do envio Correios: o que não pode faltar no site da loja? 

O caminho para criar uma boa experiência de compra customizada é demorado, mas não é necessariamente complicado. 

Na verdade, o primeiro passo é saber comunicar as políticas de envio da loja, oferecer algumas modalidades de frete aos clientes e definir alguns pontos essenciais que precisam entrar em jogo na hora de lidar com situações ou problemas mais pontuais.

Por isso, antes de conversarmos sobre como enviar produtos pelo Correio, vale a pena falarmos sobre uma página ou seção que não pode faltar na sua loja:

Página de informações sobre política de envio Correios e frete

A primeira coisa que um cliente costuma fazer ao se deparar com uma dúvida na hora da compra ou mesmo enquanto aguarda o prazo de entrega de um produto é acessar o site da loja e consultar a página de FAQ ou a página que trata sobre a política de frete e envio.

Ter uma parte do seu site que seja totalmente dedicada a esse tipo de conteúdo é essencial – e detalhar todas as informações que os seus clientes julguem necessárias é um fator determinante para reduzir a necessidade de um contato direto em um canal de atendimento ao cliente, como e-mail ou por telefone.

Criar e configurar uma seção desse tipo é um processo relativamente rápido: basta criar uma página dentro do seu tema no admin da Shopify, adicionar um link que redirecione para essa página (ele deve ser inserido em outras partes do site) e incluir dados e informações relevantes sobre temas como:

  •  Rastreamento de pacotes;
  • Opções de envio Correios e prazos de entrega;
  • Políticas de devolução e troca;
  •  Itens perdidos ou danificados.

Os detalhes e pormenores das políticas de envio e troca serão definidos de acordo com a especificidade da sua loja, o tipo de produto que é comercializado e até mesmo o público-alvo.

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Agora está na hora de ver como enviar produtos pelo Correio. Vamos lá?

Como enviar produtos pelo Correio: 7 pontos importantes

Ilustração com cinco caixas de encomendas, de tamanhos diferentes. Elas aparecem juntas no centro da imagem. Artigo sobre como enviar produtos pelo Correio

1. Como embalar produtos para enviar pelo Correio?

Quando o assunto é envio Correios, vale a pena lembrar que existem duas formas de enviar encomendas e produtos: você pode optar por caixas e pacotes próprios, personalizados com as cores, o logotipo e o slogan da sua loja, ou então escolher aquelas caixas padronizadas dos Correios, que vêm naquele amarelo que a gente já conhece.

As caixas padronizadas são uma boa opção para marcas que já têm uma identidade e um marketing visual próprio, mas ainda não podem arcar com os custos de produção de embalagens personalizadas. Contudo, vale lembrar que essas caixas dos Correios não são gratuitas: elas podem custar entre R$ 5,00 e R$ 19,00, dependendo dos tamanhos e das dimensões.

Se você quiser trabalhar com caixas próprias na hora de enviar os produtos de seu e-commerce, vale a pena conferir o Guia Técnico de Embalagens divulgado pelos Correios.

Nele, você vai encontrar algumas informações importantes sobre como enviar produtos pelo Correio – e algumas das práticas recomendadas para embalar encomendas. Para simplificar o processo, compilamos algumas das informações mais relevantes aqui embaixo:

📦 Quais são as melhores embalagens para envio Correios?

As melhores embalagens para quem quer saber como enviar produtos pelo Correio são as caixas de papelão resistente. Idealmente, essas caixas devem contar com:

  • Uso mínimo de fita adesiva. Não adianta de nada encher a caixa de fita se isso só vai dar mais trabalho para os seus clientes;
  • Travamento automático ou semiautomático. Prefira caixas que não tenham uma tampa removível, mas sim uma tampa que pode ser encaixada com abas nas laterais;
  • Fundo inteiriço e abertura frontal. Dessa forma, você evita que a caixa se abra na hora que o cliente ou os Correios levantarem a embalagem de qualquer superfície.

E por falar em embalagens e em como enviar produtos pelo Correio… você já preparou a experiência de unboxing da marca? Ela é uma peça essencial para a fidelização de clientes e pode render momentos exclusivos de interação entre a marca e o consumidor nas redes sociais. Além disso, o unboxing também vai ditar o tipo de embalagem que você vai usar quando enviar produtos pelos Correios.

📦 Como enviar produtos pelo Correio: dicas para embalar

Enviar encomendas é quase uma arte dentro do mundo do e-commerce, já que é essencial garantir que os produtos cheguem ao destino final sem nenhum dano.

Para enviar produtos com segurança, siga as dicas abaixo:

  • Se você tem uma marca de roupas ou está gerenciando um brechó online, lembre-se de embalar os itens com papel seda e de optar por caixas que não sejam nem muito grandes e nem muito apertadas. O ideal é que as roupas sejam enviadas dobradas, como se já estivessem prontas para o guarda-roupas.
  • Você vende arte na internet e quer saber como adequar os produtos para o envio Correios? Se você está comercializando gravuras ou desenhos em papel ou tela maleável, enrole o produto entre duas folhas de papel mais grosso e armazene o produto dentro de uma embalagem cilíndrica. Para garantir ainda mais segurança durante o processo de envio Correios, coloque o cilindro dentro de uma caixa mais fina e comprida, de tamanho pouco maior do que o cilindro (e preencha o espaço entre as duas embalagens com espuma ou isopor).
  • Se você tem uma loja de personalizados e vende itens com embalagens de vidro, lembre-se de embalar cada item individualmente com jornal, plástico bolha ou outro material protetor. Assim que o item for colocado na caixa, preencha o espaço que sobrou dentro da embalagem com isopor ou flocos de proteção.

2. Como enviar produtos líquidos pelo Correio?

Para enviar bebidas ou itens de maquiagem e skincare (como cremes, loções e sérum), a recomendação é colocar o produto dentro de um recipiente hermeticamente fechado e selar a tampa com uma fita adesiva. Depois que o produto estiver devidamente fechado, coloque-o dentro de um recipiente impermeável e embale tudo dentro de uma caixa.

 

 Sim: é quase uma matrioska! (via GIPHY)

No caso de garrafas de vidro, o ideal é embalar o item com papel colmeia ou manta de polietileno e optar por caixas mais estreitas.

3. Quanto custa enviar pelos Correios?

Como enviar produtos pelo Correio pode ser feito de diferentes formas, atualmente, existem seis modalidades de envio Correios:

  • Sedex Hoje;
  • Sedex 10;
  • Sedex 12;
  • Sedex;
  • PAC;
  • Correios Mini Envios.

Cada uma dessas modalidades apresenta valores diferentes e bastante variados, que cabem em bolsos de todos os tamanhos. No entanto, sabemos que, de um modo geral, os envios Sedex são as opções mais caras para enviar produtos pelos Correios; além disso, o Sedex Hoje e o Mini Envios estão disponíveis apenas para pessoas jurídicas que possuem contrato com os Correios.

Outra coisa que vale a pena destacar é que os Correios também oferecem uma série de serviços adicionais, como:

  • Valor declarado: uma indenização em caso de avaria ou extravio durante o envio Correios;
  • Pagamento na entrega: um modelo interessante para quem trabalha com o modelo de negócios D2C, em que o remetente define o valor a ser cobrado pelo frete e o destinatário paga no momento da retirada;
  • Coleta programa e coleta agendada, para evitar o deslocamento até a agência;
  • Transcrição em braile de cartas manuscritas ou digitadas.

Atenção: alguns desses serviços estão disponíveis apenas para empresas que já possuem contrato com os Correios.

🚀 Você já conhece a modalidade de envio Correios chamada Mini Envios? Ela é perfeita para quem tem uma loja de bijuterias ou trabalha com outros itens pequenos e leves.

4. Como calcular frete pelo Correio?

Se você quer saber como enviar produtos pelo Correio e está atrás de uma tabela fixa de valores, temos más notícias: infelizmente, essa tabela não existe. O que existe é o simulador de preços e prazos dos Correios, que permite calcular tudo de acordo com as especificações da embalagem e o peso da encomenda.

5. Vale a pena oferecer frete gratuito?

O frete gratuito é o sonho de todo cliente, mas é sempre bom lembrar que, na verdade, quase nada nesse mundo é de graça – inclusive o frete de um produto.

Para oferecer frete gratuito na loja, você vai precisar fazer alguns ajustes na sua estratégia de precificação de produtos para que o valor dos itens cubra os gastos de frete que entram na conta do envio Correios. Só tome cuidado: essa estratégia pode acabar gerando mais prejuízo do que lucro, ainda mais se a loja virtual não estiver com uma saúde financeira estável.

🚀 Você já sabe como configurar frete na sua loja da Shopify? Dá uma conferida no vídeo abaixo para saber mais sobre o assunto:

6. Correio PAC: o que é?

Prático, Acessível e Confiável, o PAC é a melhor solução para quem quer saber como enviar produtos pelo Correio de forma econômica e descomplicada.

Criado exclusivamente para o envio de mercadorias, o PAC tem o valor de frete calculado de acordo com o peso do pacote, o local de destino e o local de origem – e o prazo de entrega é de até 10 dias úteis, embora possa existir alguma variação. Incluso no valor e no processamento dessa modalidade está o código de rastreamento, uma peça importante para poder acompanhar o andamento da entrega.

Nessa modalidade de envio Correios, você pode postar encomendas de até 100cm de comprimento e de no máximo 30 kg. Se você firmar um contrato com os Correios, o limite de peso passa para 50 kg.

Ilustração de van de cor bordô fazendo entregas. No primeiro plano, há uma mão segurando um smartphone com o app móvel que monitora o status da entrega

7. Como enviar produtos pelo Correio para outros países?

O envio internacional de produtos pode abrir novos horizontes para uma loja virtual, mas é algo que requer um cuidado adicional no que diz respeito à legislação e outras regulamentações do país e também às tarifas alfandegárias.

Muita gente acha que só dá para vender internacionalmente por meio de transportadoras privadas e outros serviços de logística e processamento de pedidos, mas na verdade dá para enviar encomendas para além-mar com o Exporta Fácil dos Correios.

Nessa modalidade de envio, é possível enviar uma encomenda pelo Correio para outro país – contanto que o pacote tenha até 30 kg e, no máximo, 3 m quando combinadas as dimensões de largura, altura e profundidade. 

O passo a passo de envio é tão simples que na verdade são só dois passos:

  • Primeiro, você precisa fazer login no site dos Correios e realizar a Pré-Postagem Internacional (não se esqueça de incluir a nota fiscal e a fatura);
  • Depois, é só ir até uma agência dos Correios para fazer a postagem da encomenda.

Vale lembrar que os Correios ficam responsáveis por toda a parte de formalização e burocracia do envio, então você não precisa nem perder o sono.

E sabe qual a melhor parte? O processo todo é tarifado e processado em reais!

Saber como enviar produtos pelo Correio: bom demais

 

Ilustração de uma mulher vestindo a camiseta amarela, que lembra o uniforme dos Correios, e uma capa de super-herói. Feliz, ela levanta ao alto uma encomenda. Artigo sobre Como enviar produtos pelo Correio

Como enviar produtos pelo Correio é uma etapa essencial para o funcionamento de qualquer empresa comercial, muitas dúvidas podem surgir, mas nem sempre é fácil encontrar algumas das respostas para as perguntas que todos nós temos sobre o serviço postal.

Esperamos que este guia possa orientar as suas próximas (ou primeiras!) vendas. Boa sorte!

Ilustrações: FreePik

Perguntas frequentes sobre como enviar produtos pelo Correio

Quais são as soluções que os Correios oferecem para empresas de comércio eletrônico?

Os Correios oferecem duas modalidades de contrato para e-commerces e pequenas empresas: o Correios Fácil e o Log+. Nas duas, a instituição fica responsável pela logística de armazenamento, separação e distribuição dos produtos.

Na modalidade Correios Fácil você conta com tarifas diferenciadas, recursos exclusivos (como entrega e coleta agendada do produto), prazos de pagamento mais alargados e a chamada logística reversa, que simplifica o processo de troca e devolução de produtos. O contrato pode ser realizado online e em poucos instantes.

A Log+ é uma solução completa de logística para e-commerce, e atende lojas virtuais de tamanhos diversos. Além de oferecer armazenamento, processamento e distribuição do produto da loja virtual, a Log+ também prevê escalabilidade para datas movimentadas no comércio, embalagens gratuitas e custos reduzidos. O contrato depende de uma visita comercial e de uma avaliação mais detalhada da empresa.

Envio Correios: dá para evitar atrasos na entrega?

O dia de entrega de uma encomenda é também um dia de expectativa para a maioria dos clientes. É por isso que, quando a entrega atrasa, muitos ficam frustrados e acabam indo reclamar com o lojista.

Embora não dê para evitar por completo a possibilidade de atrasos na entrega, você pode tentar reduzir as chances de que isso aconteça se oferecer métodos de envio prioritários e expressos, como o SEDEX 10 ou o SEDEX 12. Nesse caso, as modalidades de envio Correios precisam ser exibidas na página de produto ou na página de checkout da loja.

Enviei uma encomenda pelo Correio e a entrega atrasou. O que posso fazer?

Nesse caso, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o cliente para avisar sobre o atraso e oferecer um pedido de desculpas sincero. Para tornar a situação mais agradável e evitar um cliente frustrado, você pode até oferecer descontos em compras futuras ou propor o envio de um brinde especial.

Tenho que colocar a nota fiscal na embalagem para enviar encomendas?

Sim, até porque a nota fiscal é obrigatória para a postagem de mercadorias e produtos pelos Correios. Ela deve ser enviada na parte externa da embalagem, dentro de um envelope plástico transparente.

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Marcela Lanius Redatora ShopifySobre a autora

Marcela Lanius é tradutora, revisora e às vezes também veste a roupa de pesquisadora. Se pudesse, largava tudo para passar os dias só com gatos e livros.

Texto original de Julia Parfenyuk.

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