Loja de personalizados no e-commerce: uma tendência que faz a diferença

caderno aberto nas páginas em branco com pincéis sujos de tinta ao redor sobre mesa rústica de madeira e outros elementos


Que o número dos consumidores adeptos das compras online aumenta a cada ano não é nenhuma novidade. Mesmo com a intensidade da pandemia e com a chegada de novas variantes em 2021, de acordo com uma
pesquisa realizada pela Neotrust no primeiro trimestre deste ano, as vendas no e-commerce tiveram uma alta de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Segundo o mesmo levantamento, apenas nos três primeiros meses de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online, resultando em um faturamento de mais de R$ 35 bilhões para o setor entre janeiro e março. Um aumento de 72,2% se compararmos com 2020.

As estatísticas deixam bem claro que investir no ambiente digital é, sem dúvida, uma excelente alternativa neste setor que só tende a crescer ainda mais. Mas a pergunta que não quer calar diante de tantas opções já disponíveis no mercado e da forte concorrência é: investir exatamente em quê? Este artigo responde: em uma loja de personalizados.

flatlay de um caderno com colagens, estojo de tintas de aquarela usadas, fotos polaroid, flores e outros elementos artísticos

🎨Pense na loja de personalizados como uma possibilidade de transformar seu cliente em uma espécie de artista plástico. O seu produto é como se fosse uma tela em branco (ou quase toda em branco) e você fornece as tintas e os pincéis para que a tela seja pintada do jeito que seu cliente desejar, de acordo com seu gosto pessoal. É uma obra criada a quatro mãos, mas com total autonomia do cliente, o que dá a você um diferencial enorme no mercado de hoje.

A personalização de produtos, sem dúvida, vai fazer com que você e sua loja virtual se destaquem no tão concorrido setor de e-commerce, principalmente se você souber escolher os produtos e os tipos de serviços certos a oferecer. As pessoas estão em busca do único, do que pode deixá-las diferentes em meio a tantas ofertas no ambiente digital. E isso fica evidente não só no atendimento e no serviço que você presta, mas também no produto que você vende. 

Por isso, aproveite que o mercado de personalização está em alta e continue lendo este artigo. Você vai saber mais sobre o universo das lojas de personalizados e ficar por dentro de dicas e tendências imperdíveis para fazer sucesso nesse segmento.

flatlay de uma mesa de trabalho com duas mulheres trabalhando em seus laptops com diversos itens decorativos para personalizar 

Exclusividade é o segredo da personalização

Sabemos que com tantas ofertas de produtos e serviços disponíveis no mercado, vamos encontrar itens dos mais variados possíveis. E cada um deles com o seu devido valor. Mesmo com produtos inovadores surgindo a cada instante, não demora muito para a novidade ser copiada ou passada para trás, deixando o mercado saturado.

Mas se nos colocarmos no lugar do cliente enquanto empreendedores, quem não gostaria de ter um produto ainda mais exclusivo, singular, que fosse a sua cara, que esteja de acordo com seu modo de se posicionar no mundo atual?

É aí que entra a personalização de produtos. Seja como uma loja de personalizados ou como um atendimento prestado em uma loja virtual, essa tendência pode ser uma estratégia para atrair novos consumidores e até fidelizar os já existentes. Além disso, você reforça sua presença online e o engajamento do cliente, gerando identificação imediata e, consequentemente, fidelização, graças a essa nova interatividade.

Personalizar faz com que você e sua loja saiam do lugar comum, não só porque satisfaz o consumidor, mas também porque incrementa a imagem da sua marca, tornando a experiência de compra única.

mulher conferindo papéis cartão em tons pastéis em mesa de trabalho

A grande vantagem da loja de personalizados é se destacar no mercado

Ao criar uma loja de personalizados ou ao oferecer produtos personalizados em seu e-commerce não é apenas o seu cliente que passa por uma experiência única e exclusiva, mas você e sua empresa também. Afinal, não é todos os dias que nos destacamos da multidão com um serviço singular, que podemos chamar de nosso. Um grande diferencial em meio a um cenário digital repleto do mais do mesmo, que muda a todo instante.

Sem sombra de dúvidas, ao embarcar na personalização de produtos, uma empresa conquista um espaço de destaque, mas essa não é a única vantagem desse ramo. Confira a seguir mais alguns benefícios para investir no segmento do produto personalizado.

Exclusividade

Essa vantagem é o chamariz dos clientes. Em uma época em que as ofertas de produtos parecem ser todas iguais diante da quantidade enorme de e-commerces espalhados pela web, o que o um cliente deseja é algo para chamar de seu, que tenha a ver com seus valores, posicionamentos e gostos.

Seja na loja de personalizados ou com a personalização de produtos em uma loja virtual, os vendedores têm o benefício de dar aos clientes o que eles querem: exclusividade, o protagonismo de poder escolher um produto único através de recursos de personalização. Todos saem ganhando com esse benefício.

Preço

Eis um fator determinante para a empresa e um dos maiores influenciadores para o seu sucesso: o preço. É preciso se atentar que produto dessa categoria costuma ser mais caro que o comum. O serviço agregado de produzir uma mercadoria personalizada encarece o processo, pois é feito sob demanda e não há estoque, sendo necessário criar o item do zero - ou quase do zero - para atender ao desejo do consumidor. O valor final do produto acaba sofrendo uma valorização maior por conta disso e, consequentemente, sua empresa gera mais lucros.

mulher faz anotações no caderno com laptop ao lado em ambiente de trabalho

Cliente satisfeito, empresa satisfeita

Um dos maiores objetivos de uma empresa é a satisfação do cliente. Ao dar ao consumidor a opção de personalizar um produto e oferecer a ele o poder de escolha e recursos para tal em sua experiência de compra é, sem dúvida, um diferencial não só no seu atendimento, mas na relação que você constrói com entre empresa e cliente, gerando engajamento e fidelização.

 


Aumento das vendas

Falando em fidelização e satisfação do cliente, quem personaliza um produto e gosta da experiência se torna um grande consumidor em potencial para futuras vendas. Sem contar no famoso “boca a boca”, que gera ainda mais oportunidades de vendas para sua loja.

mulher em cafeteria consulta o smartphone e faz anotações no caderno com o laptop em frente e duas xícaras de café vazias ao lado

Limite de estoque

Um grande benefício da loja de personalizados é que como os pedidos são feitos sob demanda, dependendo do tipo de produto, às vezes não é necessário manter uma certa quantidade de estoque, já que o vendedor pode produzir a mercadoria personalizada à medida que as encomendas são realizadas. Além de economizar em espaço físico, sua empresa também pode cortar gastos operacionais. É sempre bom estar alinhado a bons fornecedores e ter um material base caso a demanda aumente, claro.

Implementação de baixo custo

Geralmente, personalizar produtos não requer uma grande estrutura, nem um alto investimento financeiro. Com alguns equipamentos de personalização - normalmente impressoras das mais variadas - e uma plataforma digital de e-commerce já dá para começar seu negócio.

7 dicas básicas para trabalhar com produtos personalizados no e-commerce

Investir em qualquer tipo de negócio é um desafio. Saber traçar as estratégias certas para conquistar seu espaço no mercado já é meio caminho andado para ter sucesso no seu segmento. E no ramo da personalização a ideia é a mesma. A diferença aqui está na exclusividade, que atrai clientes em busca de um produto personalizado de acordo com suas características e gostos. Mas não é só disso que vive a estratégia da loja de personalizados. São necessários outros fatores para que esta atividade seja bem-sucedida.
Confira a seguir 7 dicas para trabalhar com produtos personalizados no comércio eletrônico:

1. Defina o público-alvo

Saiba quem são e conheça bem seus consumidores. Esta primeira dica pode parecer óbvia, mas muitos empreendedores com receio de perder clientes em potencial, acabam deixando de se concentrar em quem realmente vai consumir seu produto. Alguns dos segredos de um bom negócio são fazer pesquisas e análises de mercado, definir uma persona e conhecer o público-alvo para saber quais são suas demandas. Com essas informações, é possível moldar toda a estratégia e formato do seu empreendimento. 

pessoa navegando por imagens no tablet com uma xícara de café do lado

 

2. Monte seu portfólio

Todos os estudos iniciais citados acima ajudarão você a desenvolver sua linha de produtos e serviços. É aqui que a criatividade toma conta do seu negócio, quando você define o diferencial da sua marca. Crie produtos que chamem a atenção simplesmente por serem diferentes dos que já são ofertados por aí, mas que ao mesmo tempo estejam alinhados com o modo de pensar dos seus clientes e com as tendências da vez. E, claro, tudo isso em um alto padrão de qualidade para garantir a satisfação e o retorno do cliente. Lembre-se: qualidade e criatividade devem andar de mãos dadas.

Além disso, é muito importante também que você tenha uma espécie de vitrine online com exemplos ilustrativos e descrições detalhadas dos produtos disponíveis para personalização, já que toda a interatividade entre sua loja e seus clientes será realizada no ambiente digital. Lembre-se de que é crucial que seus clientes tenham acesso fácil ao seu portfólio online de mercadorias personalizadas e, para isso, considere ter uma plataforma de e-commerce para tornar toda a experiência mais prática.

3. Ofereça diversidade de produtos

Para ter sucesso no ramo e não ficar atrás da concorrência, você precisa investir na variedade dos produtos personalizados, já que quanto maior for o portfólio, maior serão as possibilidades de vendas. O cliente que procura um produto personalizado quer toda uma experiência de compra singular e única, então ofereça uma variedade de opções de mercadoria e de métodos de personalização.

Tenha em mente também que são necessários bons fornecedores para manter tanto a variedade quanto a qualidade dos produtos que você oferece. Não deixe de manter sua lista de contatos no mais alto nível possível.

mulher trabalhando no chão em minibolsa com revistas ao seu redor e letras espalhadas pelo ambiente

 

4. Fique por dentro das novidades

Não se engane! Embora alguns memes ou símbolos da cultura pop já tenham virado cânones e sejam sempre atrativos na hora de personalizar um produto, o mundo muda muito rápido, e a todo momento surgem novidades que refletem nos gostos e nos modos de ser dos consumidores. A mesma coisa com novos itens de consumos. Por isso, esteja sempre preparado para oferecer aos clientes o que há de mais novo no mercado. Isso com certeza vai chamar a atenção dos consumidores na hora de escolher a sua loja para fazer compras. Mas também não deixe de pensar fora da caixa e ofereça opções ousadas que não se vê por aí.

5. Tenha uma loja virtual atraente

Como a interatividade será toda realizada no ambiente digital, é imprescindível que a sua loja virtual seja atraente e ofereça todas as ferramentas para o seu cliente poder ser o artista da vez e personalizar o produto de forma simples e prática. A experiência de venda personalizada deve ser muito bem pensada desde o primeiro momento para que o cliente siga até a finalização, no carrinho de compras.

🎥Design de lojas: como fazer um site que converte

Neste tutorial com a Guru da Shopify, Laísa, aprenda princípios básicos do design para o e-commerce e aprenda a desenvolver um site que converte usando ferramentas gratuitas da Shopify.

6. Faça uma boa divulgação

Com as redes sociais e conhecendo bem quem é o seu público-alvo, você tem os recursos certos para fazer uma boa divulgação dos seus produtos personalizados. Basta entender aonde seus clientes estão e desenvolver o melhor plano de ação. Plataformas como Instagram e Facebook são ótimos exemplos, até mesmo pelos recursos visuais não só com fotos, mas também com vídeos (use e abuse de reels e IGTV no Instagram!), e pela possibilidade de fazer anúncios personalizados, graças aos algoritmos.

7. Não se esqueça do pós-venda

Seu trabalho não termina após a finalização da compra, pelo contrário, é nessa hora que você precisa continuar prestando o melhor atendimento ao seu cliente. Não apenas em caso de problemas, mas também para construir relações através de contatos, feedbacks, conquistar sua satisfação com um bom atendimento e consequentemente manter a fidelização para as próximas compras.

pessoa trabalhando no laptop com caderno repleto de anotações aberto em sua frente, um cachorro no colo e celular e xícara de café ao lado

O que vender: produtos personalizados que vão continuar tendência

A lista a seguir de produtos personalizados foi pensada de acordo com o mundo pós-pandêmico e com as necessidades atuais das pessoas dentro e fora deste novo cenário. São produtos que apresentam boas vendas e a tendência é que continuem assim daqui para a frente, já que permanecerão sendo multifuncionais e úteis para os consumidores. Aqui, a busca por itens personalizados literalmente une o útil ao agradável.

Máscaras faciais

Embora o uso de máscaras pff2 e cirúrgicas sejam mais recomendadas pelos órgãos de saúde devido ao surgimento de novas variantes mais contagiosas do novo Coronavírus, a procura por máscaras personalizadas ainda é bastante alta. Afinal, elas foram e ainda são as protagonistas da pandemia. Seguindo as recomendações adequadas para a fabricação de máscaras personalizadas, investir nesse produto não tem erro.

pessoa mostra máscara facial personalizada na cor laranja terrosa com folhas no detalhe

Ecobags e sacolas reutilizáveis

No “novo normal”, as idas ao mercado se tornaram o happy hour de cada dia e as ecobags, que já eram bastante usadas, viraram as estrelas daquela saidinha rápida e essencial. Em muitos lugares do país, já não distribuem mais sacolas plásticas gratuitamente (o universo agradece) e com isso elas ainda se tornam uma opção ecologicamente correta, pois são feitas de material resistente e são laváveis e reutilizáveis. E não é só no mercado que elas brilham, afinal, quando personalizada, uma ecobag é muito estilosa e pode ser usada em qualquer outra atividade.

Almofadas

Se tem uma coisa que a pandemia provocou em muita gente foi atacar de decorador e design de interiores. Parece que ficar em casa por muito tempo faz isso. Aproveitando esse gancho, personalizar almofadas ganhou destaque na decoração da sala, do quarto e de outros ambientes, para deixar os ambientes mais aconchegantes e até com a cara da pessoa (muitas vezes literalmente).

Itens para home office

De acordo com uma pesquisa realizada da FEEx com 213 empresas no Brasil, 90% delas aderiram a alguma modalidade de home office na pandemia no segundo semestre de 2020. Com tanta gente trabalhando de casa, a procura por itens relacionados a home office também aumentou. Por isso, esta é uma ótima oportunidade para investir em itens de papelaria e decoração.

mulher trabalha no laptop em design de interiores e a mesa contém itens de home office

Camisetas

Um clássico da personalização de produtos e que nunca sai de moda. Seja com imagens ou frases, andar por aí com algo único estampado no peito ainda é uma das coisas personalizáveis mais procuradas. Embora existam muitas opções no mercado de camisetas personalizadas, se você usar a criatividade e estiver por dentro do que está acontecendo no país e no mundo, além de oferecer um produto de qualidade, é possível se destacar nesse nicho.

Capas para celular

Já passou o tempo que o cliente comprava a capa apenas para proteger o celular. Hoje em dia, são inúmeras as opções de personalização para o acessório, que além de manter a segurança do aparelho, também deixa o smartphone mais estiloso. É possível escolher entre cores, frases, imagens personalizadas ou predefinidas, inserção de nomes, entre muitas outras opções.

Canecas

Parece que tomar café é coisa de quem é cringe, mas não é só de café que se enche uma caneca. Seja lá a bebida, o item atemporal está sempre em alta nas vendas e toda pessoa tem sua caneca de estimação. Personalizar canecas com certeza é uma excelente oportunidade para usar a criatividade e conquistar clientes.

mulher trabalhando no laptop com arranjo de rosas vermelhas ao lado e celular com capinha personalizada ao lado

 

Lojas parceiras da Shopify que fazem a diferença

Para você se inspirar, confira abaixo lojas parceiras da Shopify que não ficaram de fora dessa tendência e oferecem opções personalizadas em seu portfólio de produtos:

Na Amor PetShop seu bichinho de estimação fica mais estiloso com coleira personalizada com nome e informações pessoais ou ganha destaque especial na decoração da casa com foto estampada na almofada.

página do site de produtos personalizados da loja parceira da shopify Amor Petshop

A Caderno Inteligente deixa os estudos mais organizados e ainda é possível personalizar o caderno do jeito que o cliente quiser, com capa e acessórios dos mais diversos.

página inicial da loja parceira da Shopify Caderno Inteligente mostrando banner de personalização

Um fã de futebol que se preze vai querer ter seu próprio nome estampado na camisa do seu time do coração. E a Casa do Boleiro, com camisas de seleções e times nacionais e internacionais, entrou na onda da personalização também.

site da loja parceira da Shopify Casa do Boleiro indicando a personalização de camisas de seleção e times de futebol

 

Para quem já pensou em ter uma peça de vestuário ou de algum item para casa em uma estampa exclusiva e achou que fosse impossível, seus problemas acabaram com a Panólatras. Lá, eles personalizam estampas de tecido.

página inicial da loja parceira da Shopify Panólatras com indicação de onde clicar para personalizar a própria estampa no site

Na Emoldura, o cliente não só escolhe a imagem que vai pendurar na parede, mas também personaliza a moldura do jeito que desejar.

página do site de personalização de molduras da loja parceira da Shopify Emoldura

 

A The Goodies conta com brindes, rótulos, embalagens, lembrancinhas e até chocolates personalizados. Uma ótima opção para empresas, inclusive.

página do site de personalizados da loja parceira da Shopify The Goodies

 

Como você viu, o grande diferencial da loja de personalizados ou das lojas que oferecem opções de personalização é fazer a diferença. Seja na vida do cliente, que está em busca de produtos exclusivos e singulares, alinhados aos seus gostos, desejos e posicionamentos, seja como uma forma de se destacar em meio a tantas opções de produtos encontrados hoje em dia nos e-commerces.

Aproveite as dicas, tendências e exemplos deste artigo para começar hoje mesmo sua loja de personalizados!  

Perguntas frequentes sobre loja de personalizados

O que é personalização?

Personalizar um produto é deixá-lo único, fazer com que seja exclusivo e singular para a pessoa que o adquiriu. Ao personalizar um item, é colocado nele uma identidade de valor. Ele é individualizado e assume o status de ser único, o que gera mais atração do cliente sobre ele. São agregados significados e utilidades aos produtos personalizados. Um item personalizado se adapta às necessidades de um cliente porque o próprio cliente escolhe, por meio de recursos, como deseja que seu produto final seja.

Quais os melhores produtos para vender da loja de personalizados?

Além da clássica camiseta personalizada com diversas opções diferentes para investir, as canecas continuam sendo uma boa aposta de itens personalizados. Outro produto personalizado que útil e necessário no cenário pós-pandêmico são as máscaras faciais. Produtos multifuncionais e úteis como itens para home office e ecobags também são tendência no segmento, além de artigos de decoração, como almofadas.

Quais as vantagens da loja de personalizados?

Além de oferecer ao cliente uma experiência de compra exclusiva, a loja de personalizados também conta com uma série de benefícios, como se destacar em um mercado competitivo e saturado como o do e-commerce com produtos personalizados competitivos e exclusivos, a vantagem de ter preços diferenciados por oferecer produtos feitos do zero, específicos e personalizados, dar ao cliente o poder de escolha e, com isso, conquistar sua satisfação e obter fidelização, aumentar as vendas, ter estoque limitado, já que os produtos são feitos sob demanda e implementação de baixo custo com uma grande estrutura nem um alto investimento financeiro.


Which method is right for you?Sobre a autora

Ingrid Varella é jornalista, atua como tradutora e redatora, e é cantora nas horas vagas. Está sempre em busca de conhecimento, com uma xícara de café de um lado e sua gata do outro.

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