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Unboxing: abrir uma embalagem pode ser inesquecível

Unboxing experience

Recentemente comprei um livro de uma pequena loja online que demoraria cerca de duas semanas para ser entregue em minha casa. É claro que fiquei bastante ansiosa para ter finalmente em mãos a minha compra, mas minha espera foi recompensada quando a encomenda chegou.

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A caixa era pequena, totalmente colorida, e ainda tinha uma citação do livro que eu havia comprado. Abri a embalagem com o maior cuidado para não estragá-la. Dentro, meu livro estava cuidadosamente envolto em papel de seda com glitter. Quando desembrulhei o livro, tive uma nova surpresa: a loja havia mandado também um marca-página lindíssimo e um bilhete de agradecimento com meu nome.

Impressionada com o cuidado, tirei foto de todas as etapas da abertura da embalagem e enviei para algumas amigas próximas. Tinha ficado encantada com a experiência e queria compartilhá-la com outras pessoas.

A simples ação de abrir uma embalagem e registrar o processo em fotos ou vídeos é chamada de unboxing experience, ou apenas unboxing. E o fato de existir um termo para isso indica que eu não fui a primeira consumidora a ter essa vontade.

Observando essa tendência, as empresas começaram a ver o potencial de investir em uma embalagem personalizada para divulgar a marca e desenvolver um relacionamento mais próximo com o cliente.

Por que investir na unboxing experience

Se a embalagem chega com um aspecto nada atraente e até mesmo danificada, a primeira impressão que o cliente tem de sua loja é negativa. Por outro lado, uma embalagem personalizada e bem feita tem o poder de agregar valor a seu produto, e o cliente sente que o dinheiro investido valeu a pena.

Para o e-commerce, as oportunidades de contato mais próximo e de atendimento ao cliente personalizado são mínimas durante o processo de compra. Por isso, tornar a experiência de unboxing memorável — e compartilhável — é uma forma de se aproximar de seu público e desenvolver uma conexão com cada pessoa que compra seus produtos.

O que começou com consumidores genuinamente empolgados e satisfeitos acabou sendo adotado também pelos influenciadores digitais. Foi aí que ficou evidente a força da unboxing experience para a imagem positiva de uma marca.

 

Ainda que o objetivo principal seja a satisfação do cliente, o investimento feito em embalagens personalizadas é justificado pela divulgação orgânica que a marca disfruta.

Quando recebi minha linda encomenda, eu optei por compartilhar as fotos que tirei diretamente com amigos. Entretanto, muitas pessoas levam o processo além e publicam fotos e vídeos de unboxing nas redes sociais, sendo o Instagram e o YouTube as plataformas preferidas desses consumidores.

É uma oportunidade de alcançar um público maior, usando a rede de conexões de seus clientes nas redes sociais.

A unboxing experience também tem outro poder: o de validar sua marca. Ao ver que um amigo ou um influenciador digital de confiança usa o produto e o divulga de forma orgânica, o usuário que ainda não é consumidor da marca recebe mais um empurrãozinho para fazer a primeira compra.

Com a Black Friday e o Natal chegando, não deixe de aproveitar o potencial do unboxing para impulsionar suas vendas e criar uma imagem positiva de sua marca.


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Como criar uma embalagem personalizada memorável

Ao desenvolver uma embalagem personalizada, muitos elementos podem ser incorporados. No entanto, os custos podem ser muito altos, principalmente para pequenos negócios, então é fundamental avaliar os benefícios de cada elemento para a experiência de unboxing de seus clientes.

Confira a seguir alguns itens que podem ser levados em conta na hora de criar uma embalagem que seja funcional e encante seus compradores.

1. Caixa externa ou envelope

A caixa de papelão marrom pode ser uma opção simples e bem mais barata, mas lembre-se de que será o primeiro contato do cliente com seu produto. Em vez de uma caixa tradicional, que tal impressionar com uma caixa que chame a atenção, desperte a curiosidade e que esteja alinhada à identidade visual de sua marca?

Não se esqueça de que, mesmo sendo bonita, a função principal da caixa — ou do envelope externo — é garantir que o produto chegue intacto a seus clientes. Qualquer primeira impressão positiva será arruinada se o produto tão esperado for danificado no transporte.

2. Preenchimento de embalagem

Por mais viciante que seja estourar plástico-bolha, não é a forma mais atraente de se proteger um produto, muito menos de agregar valor à compra. Almofadas de ar e flocos de isopor também são opções mais populares, mas que não necessariamente dão aquele toque especial na encomenda.

Considere a possibilidade de usar papel fragmentado, cuja cor pode refletir a identidade visual da marca. Se a sua loja tem uma pegada mais sustentável, é uma ótima forma de reutilizar papel que acabaria indo para o lixo.

De novo, é fundamental que, antes de tudo, o material escolhido cumpra seu papel de proteger o produto dentro da embalagem externa.

3. Tecido ou papel de seda

Envolver o produto em papel de seda ou em tecido cria um “embrulho dentro do embrulho”, o que aumenta a empolgação do cliente ao abrir a embalagem. Além disso, esse tipo de material dá um ar de sofisticação ao produto e transmite uma sensação de cuidado por parte da empresa.

Esse segundo embrulho pode ser liso ou ainda customizado, mas não deixe de seguir a identidade visual de sua marca na sua escolha.

4. Adesivos e barbantes

Adesivos customizados são mais uma oportunidade de divulgar sua marca e, ao mesmo tempo, melhorar a apresentação da embalagem. São itens relativamente baratos e ajudam a manter a identidade visual da marca em destaque em todas as etapas do unboxing.

Se você optar por envolver seus produtos em papel de seda, o adesivo customizado pode ser usado para selar o embrulho. Caso a impressão de caixas personalizadas não seja possível, você pode colocar adesivos com o logo de sua loja na parte externa da caixa — uma forma mais em conta de customizar a caixa externa.

Uma cartela de adesivos extras também é uma ótima pedida; seus clientes ficarão felizes com o brinde e poderão colá-los por aí, ajudando assim a divulgar sua marca.

Outra opção para finalizar o embrulho é envolvê-lo com um barbante. A depender do tipo de barbante escolhido, você poderá dar um toque mais rústico ou delicado ao embrulho.

Embalagem com barbante

5. Fita adesiva

Até a fita adesiva usada para vedar a caixa pode ganhar aquele toque especial. Algumas lojas usam fitas adesivas coloridas, dentro da paleta de cores da identidade visual da marca. Outras criam fitas com o logo da marca, para que a encomenda seja facilmente reconhecida.

6. Material promocional

Por que não aproveitar o momento do unboxing para mostrar ao cliente o que mais sua loja pode oferecer?

Inclua um panfleto que exponha seus produtos ou promoções para o cliente ficar de olho. Outra opção é oferecer um cupom de desconto para a próxima compra, como forma de agradecer ao cliente pela confiança depositada em sua loja.

7. Bilhete de agradecimento

Nada torna a experiência de unboxing mais pessoal e carinhosa do que um bilhete endereçado ao próprio cliente.

Bilhetes escritos à mão podem ser mais complicados para lojas que contam com um volume de vendas maior, mas se sua loja ainda é pequena, é um elemento perfeito para fidelizar seus clientes e se conectar com eles. Além disso, o bilhete escrito à mão, com o nome do comprador, mostra que por trás da loja há pessoas de verdade que se importam com o cliente.

Caso sua loja não dê conta de escrever bilhetes à mão para todos os clientes, um bilhete de agradecimento impresso também dá conta do recado. Lembre-se de que a mensagem deve ser afetuosa para que não pareça artificial e não tenha um ar corporativo. Afinal, com o bilhete, o que você está buscando é conexão com o cliente.

8. Brindes e amostras grátis

Use o histórico do cliente a seu favor e inclua uma amostra grátis de um produto similar na encomenda. A ideia é escolher algo em que o cliente possa se interessar e, futuramente, vir a comprar.

A amostra grátis é uma forma de agradecer ao cliente pela compra atual e, ao mesmo tempo, plantar a sementinha para uma compra futura.

Caso amostras grátis não sejam possíveis, considere oferecer um brinde temático — brindes de Natal, por exemplo. Itens customizados com a identidade visual da loja — como canetas, blocos de anotação e adesivos — também são uma excelente opção para aumentar a empolgação do cliente e tornar o unboxing inesquecível.

Montagem da embalagem para unboxing

Os custos de uma embalagem personalizada

Você agora deve estar cheio de ideias para proporcionar uma unboxing experience memorável para seus clientes, e isso é ótimo! Contudo, é fundamental também levar em conta que embalagens personalizadas têm um custo elevado.

Costuma sair mais em conta comprar essas embalagens em maiores quantidades; por outro lado, o grande número de embalagens demanda bastante espaço de armazenamento.

Com base na sua margem de lucro e no volume de pedidos que recebe, você deve avaliar quais opções de embalagem são viáveis financeiramente e quais agregarão mais valor a seu negócio e seus clientes.

As caixas externas customizadas costumam ser os itens mais caros no desenvolvimento de uma experiência de unboxing — a compra de 100 caixas com impressão personalizada costuma ser três vezes mais cara do que 100 caixas brancas simples, de tamanho semelhante.

O uso de adesivos personalizados, como disse anteriormente, é uma alternativa para quem não tem como arcar com os custos de caixas impressas.

Se seus produtos não precisam ser protegidos por uma caixa, vale a pena investir em embalagens mais leves, como envelopes, para economizar no custo total de envio.

Veja a seguir alguns recursos que você pode usar para pesquisar os custos e as opções de embalagens disponíveis no mercado.

  • Caixas Online: oferece produtos como caixas de papelão padronizadas, caixas personalizadas e fita adesiva. Além de embalagens para correio, a loja vende também embalagens para produtos alimentícios.
  • Caixas Net: vende caixas de papelão de diferentes modelos e também oferece o serviço de personalização de caixas. A loja entrega em todo o Brasil e o frete é grátis para compras acima de R$300,00.
  • MultiCaixasNet: conta com diversos tamanhos e modelos lisos ou impressos de embalagens para todo tipo de produto. Também oferece a possibilidade de embalagens personalizadas com o logo desejado.

Inspire-se em outros lojistas

Agora que você tem uma noção do que pode ser feito para incrementar o unboxing, confira a seguir duas empresas que investem no potencial dessa tendência.

A Exaixo é um e-commerce especializado em relógios minimalistas, e a escolha de embalagem reflete bem a identidade visual da marca. Uma caixa preta, simples, apenas com o logo da empresa. No entanto, o carinho com o cliente fica claro no bilhete escrito à mão, que inclui o nome do cliente.

Unboxing da loja Exaixo
Imagem: Instagram @exaixo

A TAG Livros é um clube de assinatura de livros que hoje conta com mais de 50 mil associados. Os assinantes pagam uma mensalidade para receber livros inéditos ou recomendados por curadores. No entanto, o que eles ganham é muito mais.

O livro é enviado em uma caixa colecionável, que conta também com uma revista sobre o autor e a obra, um marcador de páginas, um brinde literário e ainda uma playlist personalizada. Todos os mimos são voltados para o gosto e o perfil do público-alvo do clube.

Embalagem da TAG Livros
Imagem: TAG Livros

Seja inesquecível para seus clientes

Nos preparativos para a Black Friday e para o Natal, quando as vendas costumam aumentar consideravelmente, não deixe de levar em conta a experiência do consumidor no pós-venda. O investimento no unboxing pode ser o diferencial de sua loja para atrair e encantar antigos e novos clientes.

Agora que você já sabe o impacto que a unboxing experience pode ter na imagem de sua marca, bem como os recursos que estão à sua disposição, não deixe de avaliar como você pode tornar a experiência do cliente ainda mais especial.

Com apenas alguns ajustes, o momento do unboxing pode ser inesquecível. Se tudo for feito com cuidado e atenção, seus clientes não vão esquecer de compartilhar a experiência nas redes sociais, tampouco vão esquecer a sua loja na hora de realizar uma nova compra.


Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Saburi é copywriter e escritora. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

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