Compreender seus clientes é fundamental para o sucesso. Isso permite que você crie mensagens e ofertas que ressoem com seu público, em vez de adivinhar suas preferências e necessidades.
Além disso, a segmentação de clientes com base em semelhanças ajuda a desenvolver uma compreensão mais profunda desses grupos. Você pode, então, construir campanhas direcionadas que atendam às necessidades específicas de cada segmento. Legal, não é?
Mas, o que exatamente é segmentação de clientes e como você pode realizá-la? É o que você descobrirá a seguir.
O que é segmentação de clientes?
A segmentação de clientes é o processo de dividir toda a sua base em grupos segmentados de acordo com alguma característica que essas pessoas tenham em comum, permitindo que as empresas desenvolvam estratégias de marketing eficazes e apropriadas para cada conjunto.
No marketing B2B, uma empresa pode segmentar clientes com base em uma ampla gama de fatores, incluindo:
- Setor
- Número de funcionários
- Produtos adquiridos anteriormente
- Localização
No marketing B2C, as empresas costumam segmentar clientes de acordo com dados demográficos que incluem:
- Idade
- Gênero
- Estado civil
- Localização
- Fase da vida (solteiro, casado, divorciado, ninho vazio, aposentado, etc.)
Por que segmentar clientes?
A segmentação de clientes permite que os profissionais de marketing personalizem seus esforços para diferentes subconjuntos de público. Esses esforços podem se relacionar tanto à comunicação quanto ao desenvolvimento de produtos. Especificamente, a segmentação de clientes ajuda uma empresa a:
- Criar e comunicar mensagens de marketing direcionadas que ressoem com grupos específicos de clientes, mas não com outros (que receberão mensagens adaptadas às necessidades e interesses)
- Selecionar o melhor canal de comunicação para o segmento, que pode ser e-mail marketing, postagens em redes sociais, publicidade no rádio ou outra abordagem, dependendo do perfil abordado
- Identificar maneiras de melhorar produtos, ou novas oportunidades de extensão de linha
- Estabelecer melhores relacionamentos com os clientes
- Testar opções de preços
- Focar nos clientes mais lucrativos
- Melhorar o atendimento ao cliente
- Realizar upsell e vendas cruzadas de outros produtos e serviços
Como fazer uma segmentação de clientes
A segmentação de clientes requer que uma empresa colete dados específicos e os analise para identificar padrões que possam ser usados para criar agrupamentos.
Alguns dados dos clientes podem ser coletados a partir de informações de compra — cargo, localidade ou produtos adquiridos, por exemplo. Parte dessas informações pode ser obtida a partir de como o cliente chegou até a marca.
Um profissional de marketing digital que trabalha com uma lista de e-mails opt-in pode segmentar mensagens de marketing de acordo com a oferta que atraiu o cliente, por exemplo. No entanto, outras informações, incluindo dados demográficos do consumidor, como idade e estado civil, precisarão ser adquiridas de outras maneiras.
Métodos típicos de coleta de informações incluem:
- Entrevistas presenciais ou por telefone
- Pesquisas
- Levantamento geral usando informações publicadas sobre categorias de mercado
- Grupos focais
- Dados de programas de fidelidade
- Formulários de inscrição em uma loja online
- Conversas presenciais
- Avaliações de clientes
- Dados de PDV
- Interações de suporte ao cliente
- Histórico de compras
- Análises da loja virtual
Com as ferramentas de segmentação da Shopify, você pode coletar esses dados diretamente do tráfego da sua loja online. Descubra insights poderosos sobre seus clientes criando segmentos únicos e, em seguida, crie campanhas personalizadas para impulsionar as vendas.
A Shopify também inclui alguns segmentos de clientes padrão e modelos para ajudar você a começar. Você pode refinar, adicionar ou até mesmo remover segmentos de clientes ao longo do tempo, conforme seu negócio evolui. Construa suas segmentações de clientes no editor, na página de Clientes, adicionando nomes de filtros, operadores e valores.
Usando a segmentação de clientes
Características comuns nos segmentos de clientes podem orientar como uma empresa faz marketing para grupos específicos e quais produtos ou serviços oferecer para eles.
Por exemplo, uma pequena empresa que vende guitarras artesanais pode decidir promover produtos de menor preço para guitarristas mais jovens e guitarras premium de maior preço para músicos mais velhos. Isso com base no conhecimento do segmento que indica que músicos mais jovens têm uma renda menos se comparados aos seus colegas mais velhos. Da mesma forma, um serviço de delivery de marmitas pode enfatizar a conveniência para clientes millennials e o lado emocional do “sabor de almoço na casa da mãe” para baby boomers.
Uma vez que você tenha identificado seus grupos, liste suas características compartilhadas, prestando atenção especial aos pontos de dor e desejos. Aproveite essas semelhanças na hora de desenvolver suas estratégias de marketing segmentadas e promoções.
Você não precisa oferecer todas as promoções para todos os clientes — envie suas promoções apenas para aqueles que estarão interessados. Um desconto em ração para cães, por exemplo, certamente não gerará vendas para clientes que não possuem cães. Portanto, considere criar um segmento de proprietários de cães e enviar essas promoções apenas para eles.
A ideia principal por trás de uma estratégia de segmentação de clientes é que você não precisa enviar cada promoção para todas as pessoas o tempo todo. Em vez disso, envie promoções direcionadas para públicos relevantes, mirando no alvo certo.
Além disso, você pode colocar clientes em múltiplos segmentos — não precisa encaixar todos em apenas um único grupo. Por exemplo, pessoas no seu segmento de proprietários de cães podem também estar no segmento de pais.
O modelo de segmentação de clientes pode ser utilizado por todas as empresas, independentemente do tamanho ou setor, e se vendem online ou presencialmente. Começa com a coleta e análise de dados e termina com a ação sobre as informações coletadas de maneira apropriada e eficaz.
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Exemplos de segmentação de clientes
Exemplos de segmentação de clientes para ter no radar incluem:
1. Segmentação demográfica
A segmentação demográfica envolve agrupar clientes com base em fatos sobre suas vidas. Pode incluir características como:
- Gênero
- Faixa etária
- Ocupação profissional
- Renda familiar
- Estado civil
Por exemplo, se você administra uma livraria, pode criar um segmento para pais e anunciar livros infantis para eles. Ou, você pode criar segmentos com base na idade para anunciar livros apropriados para as pessoas certas.

A marca de velas Otherland poderia criar um segmento de millennials, que nasceram nos anos 90, para anunciar sua linha de produtos inspirada na década.
2. Segmentação geográfica
A segmentação geográfica envolve dividir clientes por localização ou região. Também pode incluir:
- Localização
- Idioma preferido
- Fatores culturais
Por exemplo, você pode comercializar biquínis para seus clientes da Bahia durante todo o ano, enquanto a publicidade de casacos de inverno para seus clientes de Santa Catarina pode ser mais apropriada durante os meses mais frios. Segmentar clientes por localização também significa que você pode enviar mensagens no idioma local se estiver vendendo internacionalmente ou incluir elementos de cultura pop relevantes com base em onde eles vivem.
A Allbirds oferece mensagens diferentes para seus públicos com base em sua localização. Para clientes australianos, destaca o material leve de seus sapatos, perfeito para o verão.

Para clientes do Reino Unido, foca em sua linha de lã merino aconchegante, perfeita para o inverno.

3. Segmentação comportamental
A segmentação comportamental envolve agrupar seu público com base em seu comportamento online, como os itens comprados anteriores, a frequência de compras e quais produtos eles colocaram na lista de desejos.
Grupo de clientes com base em:
- Comportamento de compra
- Padrões de navegação
- Fidelidade do cliente
Por exemplo, uma marca de cuidados capilares poderia criar um segmento de clientes que compraram shampoo, mas não condicionador, e criar promoções em torno de condicionadores para esse segmento. Ou eles poderiam agrupar clientes que compram o mesmo produto todo mês e criar ofertas exclusivas para compras recorrentes.

A marca de acessórios Caraa envia descontos e ofertas exclusivas para seus VIPs como um agradecimento por sua lealdade.
4. Segmentação psicográfica
A segmentação psicográfica envolve dividir seu público por atitudes, valores, estilos de vida e interesses. Aqui estão algumas maneiras de segmentar clientes:
- Interesses e hobbies
- Estilo de vida e valores
- Traços de personalidade
Use compras anteriores, respostas a pesquisas e comportamento de compra para determinar que tipo de estilo de vida seus clientes levam, o que eles gostam e o que mais valorizam. Por exemplo, se você administra uma marca de suplementos de bem-estar, pode segmentar clientes que passam os fins de semana fazendo trilhas e criar outro segmento de pessoas que preferem ir à academia antes do trabalho.

A marca de jardinagem e plantas The Sill criou assinaturas com base nos interesses e estilos de vida de seus clientes. Há uma assinatura para aqueles que vivem com animais de estimação e uma opção de fácil cuidado para quem tem uma vida corrida e pouco tempo para cuidar das plantas.
5. Segmentação tecnográfica
A segmentação tecnográfica envolve agrupar clientes com base nas tecnologias e aplicativos que usam, como encontram sua marca online e quais canais e dispositivos escolhem para interagir com você.
Isso pode incluir:
- Comportamento online
- Adoção de tecnologia
- Dispositivos preferidos
Por exemplo, você pode enviar um SMS para clientes que preferem receber mensagens de texto quando tiver um novo lançamento de produtos. Ou, você pode enviar mensagens personalizadas para clientes que te encontraram através do Instagram ou TikTok.

A Igloo envia alertas de queda de preço para clientes que escolheram se comunicar por mensagem de texto.
Comece a segmentação de clientes hoje
A segmentação de clientes é uma ótima maneira de iniciar suas estratégias de personalização e desenvolver promoções e campanhas que se relacionem diretamente com seu público-alvo. E é mais fácil do que nunca com as ferramentas nativas de segmentação da Shopify.
Com essas ferramentas, você entenderá melhor seus dados e poderá coordená-los gratuitamente a partir da mesma plataforma que você usa para administrar seu negócio. Confira as infinitas possibilidades com as ferramentas de segmentação da Shopify.
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Perguntas frequentes sobre segmentação de clientes
O que significa segmentação de clientes?
A segmentação de clientes é o processo de dividir uma base de consumidores em grupos distintos que possuem características em comum. Esse processo facilita o direcionamento da comunicação para grupos específicos de clientes, com produtos, serviços e estratégias de marketing personalizados. Ao segmentar clientes em diferentes conjuntos, as empresas podem entender melhor suas necessidades, preferências e padrões de compra, permitindo a criação de campanhas de marketing mais personalizadas e eficazes.
Quais são os 4 tipos de segmentação de clientes?
- Segmentação demográfica: Esse tipo de segmentação divide os clientes em diferentes grupos com base em características compartilhadas, como idade, gênero, renda, profissão, nível educacional, estado civil e localização.
- Segmentação psicográfica: Esse tipo de segmentação divide os clientes em diferentes grupos com base em seu estilo de vida, interesses, valores e atitudes.
- Segmentação comportamental: Esse tipo de segmentação divide os clientes em diferentes grupos com base em seu histórico de compras, padrões de navegação, lealdade à marca e resposta a campanhas de marketing.
- Segmentação geográfica: Esse tipo de segmentação divide os clientes em diferentes grupos com base na localização, como país, região, cidade ou bairro.
Qual é um exemplo de segmentação de clientes?
A segmentação de clientes é a prática de dividir clientes em grupos distintos que têm pessoas com características comuns. Exemplos de segmentação de clientes incluem segmentação geográfica (por região), segmentação demográfica (dividir clientes por idade, gênero, estado civil, etc.), segmentação comportamental (de acordo com comportamento de compra, canais digitais preferidos, etc.) e segmentação psicográfica (conforme valores, estilo de vida, etc.).