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Saiba tudo sobre moda atemporal com as dicas da basico.com

Imagem de capa com fundo verde mostra, à esquerda, os dizeres "Moda atemporal: 5 dicas da basico.com" e, abaixo, o logo da Shopify. À direita, há uma foto promocional da marca com duas modelos, lado a lado, usando um vestido branco e um preto como exemplos de roupas atemporais.

Já pensou em trabalhar com moda atemporal? Confira os benefícios de trabalhar com moda básica no e-commerce e veja as cinco dicas da basico.com para suas roupas atemporais serem um sucesso de vendas.

A basico.com foi criada quando os fundadores da marca perceberam uma dificuldade de achar um produto básico e de qualidade no Brasil. Para preencher esse gap de mercado, foi feito um desenvolvimento do produto bastante criterioso, com o objetivo de criar a camiseta que atendesse a essa demanda sem abrir mão do conforto.

Levou cerca de um ano para encontrar um fornecedor e também uma modelagem que vestisse vários tipos de corpo, mas a basico.com saiu do papel em 2013 e, de quebra, ainda se tornou uma das primeiras nativas digitais do Brasil.

Batemos um papo com a Carolina Piza, brand director do grupo Básico&Co., do qual a basico.com faz parte, para entender melhor como o segmento de moda atemporal funciona e ainda conseguir umas dicas de como vender roupas atemporais no e-commerce. Chega mais!


O que é moda atemporal?

Foto de artigo sobre moda atemporal mostra uma pessoa deitada em um chão branco, usando uma camisa social branca e um short bege.

Você deve ter no guarda-roupas uma calça jeans ou uma camisa branca que é sua fiel escudeira há anos. Essas peças resistiram às diferentes tendências, e por isso você continua usando, não é mesmo?

A moda atemporal é justamente um estilo que sempre parece contemporâneo, composto por roupas que nunca saem de moda.

Foi esse princípio que norteou a criação da basico.com. “A marca foi pensada para ser verdadeiramente básica, com uma característica atemporal e com produtos que durem muitos anos”, explica Carolina.

Quem é adepto da moda atemporal costuma optar por roupas que têm um toque de elegância e que funcionam em qualquer ocasião. Mas não se engane: esse nicho de mercado, também chamado de moda básica, vai muito além da camiseta branca.

Carolina conta que, em agosto de 2021, a basico.com passou por uma atualização em sua identidade visual: “A comunicação era muito focada no preto e branco, então estava na hora de dar um refresh sem perder o DNA e o conceito da marca.”

“Continuamos apostando em cores sóbrias em nossa comunicação, mas a elegância atemporal não está somente no preto e branco”, diz Carolina. O rebranding acabou sendo um sucesso, e a basico.com continua crescendo gradativamente e vendendo roupas atemporais para todo o Brasil.

Mas, para além dessa transformação interna, a marca ganhou força também por conta de outro acontecimento que teve impacto no mundo todo: a pandemia do coronavírus.

Como a pandemia mudou nosso guarda-roupa

“Quando falamos de moda atemporal, as pessoas sempre ligam o básico ao conforto,” explica Carolina. Com a pandemia da covid-19, muitos de nós passamos a ficar mais tempo em casa, e isso teve um impacto gigante nos nossos hábitos de consumo e na forma como nos vestimos.

Carolina conta como foi esse efeito na basico.com: “Nós já vínhamos percebendo uma migração da camisa polo para a camiseta, por exemplo, mas o aumento da demanda por malharia se intensificou durante a pandemia.”

Foto do artigo sobre roupas atemporais mostra uma pessoa de pé, com os braços para trás, usando uma camisa de cor marfim e uma saia preta, diante de um fundo branco.

E a maior procura por peças atemporais — produtos confortáveis e duráveis — influenciou o faturamento da basico.com. “Ao contrário de algumas marcas que viram o faturamento cair, nós tivemos um aumento de faturamento de 200%”, revela Carolina.

O crescimento da basico.com se explica também por outras duas mudanças no comportamento do consumidor durante a pandemia. A primeira é que o público passou a preferir fazer compras online, e a basico.com, por já ter um pé bem firmado no digital, foi beneficiada por essa preferência. Já a segunda mudança diz respeito ao próprio hábito de comprar roupas atemporais.

Antes, a pessoa ia na loja comprar um vestido para uma ocasião e acabava comprando uma camiseta básica ou um moletom. Agora, a pessoa vai direto no site comprar suas roupas básicas.

Carolina Piza, brand director da Básico&Co.

Vantagens de vender roupas atemporais

Mas será que tem algum benefício em ter um e-commerce de moda atemporal? Se a ideia de criar uma marca de roupas já está na sua cabeça, confira abaixo as duas principais vantagens de vender roupas atemporais, de acordo com a brand director da Básico&Co.

Moda atemporal e sustentabilidade

Lembra que, até um tempo atrás, era difícil achar peças básicas e de qualidade? Quando alguém decide comprar roupas atemporais, o esperado é que esses itens durem bastante tempo. E não comprar roupas que são “descartáveis” é bom não só para o bolso dos consumidores, como também para o meio ambiente.

Hoje em dia, a indústria têxtil e do vestuário é a segunda mais poluente do mundo, atrás apenas da indústria do petróleo.

Assim, fica clara a importância de se investir em moda temporal, tanto para lojistas quanto para os consumidores. “O principal benefício de trabalhar com moda atemporal é que nós estamos cuidando do mundo”, diz Carolina.

A preocupação com o nosso planeta ganhou ainda mais evidência nos últimos anos por conta do home office, e estudos indicam uma correlação entre a adoção do trabalho remoto e a sustentabilidade

Carolina conta que essa consciência ambiental sempre fezparte do DNA da marca. E já que todo mundo precisa se vestir, é importante ter o cuidado de criar roupas que não vão ser facilmente descartadas. “Se é uma moda atemporal, precisamos oferecer peças durem e que atendam a qualquer pessoa.”

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Menos problemas com coleções e estoque

Foto de moda atemporal mostra uma pessoa de cabelos claros e curtos vestindo uma camiseta preta. A foto foca na parte superior do corpo da pessoa.

Quem trabalha com vestuário sabe que criar coleções novas e fazer gestão do inventário pode se transformar em uma dor de cabeça à medida que as coleções mudam. Mas a moda atemporal tem também esta vantagem: como nunca saem de moda, a maior parte das peças pode ficar na loja de forma permanente.

A basico.com, por exemplo, lida com a sazonalidade durante o ano tal como qualquer outra marca de vestuário, mas a dificuldade é muito menor. Segundo Carolina, 90% das peças da marca são de modelagem atemporal. 

Quando a marca trabalha com moda atemporal, o estoque não é perecível, pois as pessoas sempre precisam desse produto. Os produtos em cor perene, por exemplo, não saem nunca do nosso site.

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Dicas para quem quer trabalhar com moda atemporal

Se você já está pensando em entrar no mundo da moda atemporal, a basico.com tem uma série de dicas para você acertar no alvo e ser um conquistar clientes em um mercado competitivo.

1. Conheça seu público-alvo

A primeira dica da basico.com para quem quer trabalhar com moda atemporal é: conheça bem o seu público-alvo. Mesmo trabalhando com roupas básicas, o seu público-alvo precisa ser bem definido, e é fundamental entender as necessidades e as demandas de quem você quer atender.

“Não é porque é básico que você vai atingir todo mundo”, explica Carolina. A Básico&Co. é exemplo vivo disso: o grupo conta com duas marcas, a Basicamente, que é uma one-stop shop de vestuário básico para todo grupo familiar com ótima qualidade e preços acessíveis, a basico.com, que atende um público classe A e B, com maior disposição a pagar por produtos de primeiríssima qualidade. 

2. Faça uma pesquisa de mercado

Qual é a proposta de valor da sua marca? Segundo Carolina, é essencial fazer uma pesquisa de mercado para entender quais são as lacunas que precisam ser preenchidas, “para sua marca não ser mais uma em um milhão”.

A sua pesquisa de mercado deve passar também por uma análise da concorrência, de modo a identificar como a sua marca pode se diferenciar das demais que atuam no segmento de moda atemporal.

A basico.com, por exemplo, conseguiu destaque no mercado ao oferecer roupas atemporais que unem qualidade, conforto, design e tecnologia e, ao mesmo tempo, contribuem para um mundo mais sustentável.

O que você está oferecendo que as outras marcas não estão? Se você criar uma marca que não tem propósito, não tem valores, dificilmente você vai prosperar.

3. Escolha uma plataforma de e-commerce confiável

Outro ponto fundamental para ter sucesso vendendo roupas atemporais é escolher a melhor plataforma de e-commerce para seu negócio.

Inicialmente, a basico.com contava com uma plataforma proprietária. Porém, com o passar do tempo, as necessidades da marca mudaram. “Sentimos falta de uma plataforma que fosse escalável, que permitisse o crescimento da marca”, relata Carolina.

Depois de pesquisar os benefícios de diversas plataformas de e-commerce, a basico.com chegou até a Shopify. Segundo Carolina, a escolha se deu graças à solidez da plataforma e à facilidade de baixar aplicativos para solucionar problemas.

Todas as funcionalidades da Shopify facilitam muito a operação, sem a necessidade de gastar muito tempo administrando produtos e desenvolvendo soluções para coisas como carrinho abandonado, por exemplo.

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4. Inove sem fugir do básico

Foto em preto e branco sobre roupas atemporais mostra duas pessoas, de costas para a câmera. A pessoa à esquerda veste um suéter branco e está com a mão sobre o ombro da pessoa à direita, que usa um vestido preto.

Mesmo no segmento de moda atemporal, é fundamental trazer produtos novos para seu e-commerce. Mas como a basico.com contorna essa demanda sem, é claro, fugir do básico? Segundo a brand director do grupo, a marca fica atenta às tendências do momento e investe em novas cores, novos shapes que se tornaram essenciais no guarda-roupa dos clientes e novas tecnologias.

Carolina elabora: “No inverno, por exemplo, não vamos fazer 300 modelos diferentes de moletom que vão sair de moda. Nós sempre optamos pelo que é atemporal, para que a pessoa possa usar de novo no inverno seguinte, daí aplicamos a moda através das cores.”

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E como isso funciona? “Nós não escolhemos as cores só porque está em todas as vitrines, mas sim cores que estejam alinhadas ao básico. Pegamos os modelos, os shapes atemporais e atualizamos com cores novas, além de inovarmos nos acabamentos”, explica Carolina.

E, de acordo com Carolina, isso não significa que a cor necessariamente vai ser temporária.

Quando escolhemos uma cor para ser uma sazonal, e essa cor tem um bom desempenho, ela pode virar uma cor perene.

5. Fidelize seus clientes

Este é um dos principais desafios de quem trabalha com vendas online, e, para a basico.com, é especialmente importante para quem atua com moda atemporal: a fidelização de clientes.

“Quando você vende roupa pelo e-commerce, você precisa muito fidelizar o seu cliente. Ele tem que confiar na sua marca e no seu produto”, diz Carolina.

Toda primeira compra de roupa no e-commerce é vista como um risco para o cliente, então precisamos ter todo o cuidado para que o cliente fique tranquilo em relação ao que vai receber.

Carolina cita como exemplo a modelagem das roupas atemporais. Se uma pessoa compra pela primeira vez uma camisa branca em um tamanho P e, algum tempo depois, outra peça em tamanho P não serve, esse cliente ficará frustrado com a qualidade do que você oferece. No entanto, se a cada vez a pessoa tiver uma ótima experiência de compra, as chances de ela comprar novamente da sua marca são muito maiores. 

“Depois que você consegue fidelizar seu cliente, o processo de compra fica muito mais rápido”, finaliza Carolina.

Comece a trabalhar com moda atemporal

Foto sobre moda atemporal mostra duas pessoas de pé, uma usando um vestido branco e a outra com um vestido preto. A foto é de corpo inteiro e a pessoa à esquerda está com a cabeça e as mãos sobre os ombros da pessoa à direita.

Nós, da Shopify, esperamos que a experiência da basico.com ajude você a abrir seu e-commerce e ter sucesso no mundo da moda atemporal. Assim como a basico.com, nós também temos um compromisso com a sustentabilidade e apoiamos empresas que pensam no futuro do nosso planeta. 

Se a ideia de vender roupas atemporais fala com seu coração e com sua preocupação com o meio ambiente, ótimo! Isso significa que sua ideia de negócio vai atender às necessidades de muitos consumidores e também ajudar a construir um mundo melhor para as gerações futuras.

Moda atemporal: resumo

A moda atemporal é um estilo que conta com peças que nunca saem de moda e, por isso, tem sempre um ar contemporâneo.

Com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas passaram a privilegiar o conforto na hora de se vestir, o que fez aumentar a demanda por peças atemporais no e-commerce.

As principais vantagens de vender roupas atemporais são: trabalhar com um segmento que fomenta a sustentabilidade e ter mais peças no estoque que podem ficar disponíveis de forma perene.

A basico.com dá dicas de como trabalhar com moda atemporal no e-commerce: conheça o seu público-alvo, faça uma pesquisa de mercado, escolha a melhor plataforma de e-commerce para sua loja virtual, crie novas peças atemporais sem fugir do básico e invista na fidelização dos clientes.

Perguntas frequentes sobre moda atemporal

O que é moda atemporal?

Chamamos de moda atemporal o estilo que conta com peças que não são afetadas pelas tendências da moda e nunca parecem datadas. As roupas atemporais vão além da camisa branca e sempre têm uma aparência contemporânea.

Vale a pena vender roupas atemporais?

Justamente porque nunca saem de moda, há uma grande vantagem de trabalhar com moda atemporal: o controle de estoque das peças atemporais dá bem menos dor de cabeça. Além disso, a pandemia aumentou a demanda por roupas básicas, que são normalmente associadas a conforto.

Como criar uma loja virtual de moda atemporal?

Faça uma pesquisa de mercado e identifique que tipos de produto estão faltando. Depois disso, conheça as demandas do seu seu público-alvo, desenvolva seu produto, crie sua marca e escolha uma plataforma de e-commerce para abrir sua loja virtual.

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Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Freitas é copywriter, escritora e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

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