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Onde encontrar produtos: 17 fontes de inspiração para quem tem e-commerce

Como ter ideias de produtos para vender.

Boas ideias de produtos para vender online podem surgir quando menos se espera, mas isso não significa que você não deva pensar nelas ativamente. A internet é um universo imenso de ideias e inspirações, então por onde os novos empreendedores devem começar?

Como nem sempre as pesquisas aleatórias online rendem resultados viáveis, decidimos compilar uma lista com os melhores recursos, diretrizes e pontos de partida para iniciantes.

Melhores produtos para vender em 2021

Descubra produtos imperdíveis para vender no seu e-commerce.

Conheça as 17 melhores fontes de inspiração para você ter ideias de produtos:

  1. Informações que você já tem
  2. Sua comunidade
  3. Publicações sobre tendências de consumo
  4. Conteúdo dos líderes do setor
  5. Sites com produtos inovadores e modas
  6. Sites de curadoria de conteúdo
  7. Sites de marketplace para atacadistas
  8. Sites de marketplace para consumidores
  9. Comunidades de fóruns sociais
  10. Canais de redes sociais
  11. Avaliações dos clientes
  12. Dados e estatísticas de SEO
  13. Publicações sobre estilo de vida
  14. Conteúdo da concorrência
  15. Pesquisas com o público
  16. Canais de crowdsourcing
  17. Informações do seu histórico

Durante a leitura de todas as dicas listadas neste post, mantenha em mente o seguinte:

Ao procurar novas ideias, não pense só no produto. Essa dica pode parecer um tanto óbvia, mas a concorrência é muito mais forte nas categorias de produtos comuns e populares. Escolher uma abordagem diferente ou exclusiva pode ser fundamental para você conquistar o sucesso. Tente olhar não apenas o produto, mas avalie o potencial dele considerando toda a categoria. Pense em novos mercados, novos recursos, novas perspectivas e em produtos inovadores.

Anote suas ideias em um papel ou arquivo à parte durante a leitura. Depois, reveja as anotações para avaliar o potencial e a viabilidade de cada iniciativa.

Não tenha receio de avaliar categorias e nichos menores. Mesmo que o seu nicho seja um subconjunto de uma categoria com menos clientes potenciais, pense que um cenário assim envolve menos concorrência e uma audiência mais segmentada. Iniciativas de divulgação da marca costumam ser mais econômicas e eficientes em nichos com esse perfil, e fica mais fácil para que você faça seu site aparecer no topo das pesquisas no Google. Aliás, você também pode pensar em nichos diferentes dos de venda de produtos físicos tradicionais.

Os primeiros itens da nossa lista mostram ideias gerais para você começar suas pesquisas de maneira abrangente, e os itens subsequentes descrevem recursos e estratégias mais específicos. Vamos a eles!

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1. Informações que você já tem

Comece pelo que você já sabe. Faça pesquisas avançadas pelos confins da internet procurando novos produtos e nichos, mas é melhor começar pelas ideias que você já tem. Talvez seja uma ideia de produto que está dentro da gaveta há anos, ou talvez exista um plano inacabado em algum lugar do seu computador.

Mesmo que você tenha deixado a ideia de lado, vale a pena analisá-la novamente. Afinal de contas, um dia você achou que ela seria uma grande iniciativa, certo? Veja algumas perguntas que podem ajudar você a criar a lista de ideias do seu e-commerce:

  • Que produtos, nichos ou setores despertam seu interesse ou paixão de um jeito especial?
  • Que produtos, nichos ou setores despertam o interesse ou paixão dos seus amigos de um jeito especial?
  • Quais são as principais necessidades não atendidas da sua vida?

A marca Peita nasceu da paixão pela causa feminista. Ela comercializa “peças que carregam uma causa, uma luta ou um estado de espírito” com o objetivo de dar voz às mulheres e a integrantes de outros grupos minoritários. Logo a loja atraiu várias parcerias, e hoje vem atraindo cada vez mais clientes no Brasil e no mundo.

Identifique os problemas e as necessidades dos clientes

Pense em algum problema ou necessidade não atendida dos seus clientes. Depois dessa reflexão, trabalhe para resolver o problema. Por exemplo, diante da preocupação cada vez crescente das pessoas com a alimentação, a Fazenda Futuro decidiu criar uma carne de plantas, com a mesma textura e suculência do gosto de carne, porém sem sofrimento e com muito menos impacto ambiental.

fazenda futuro

Eles oferecem hambúrgueres, mas também carne moída, almôndegas, linguiças e frango. O conceito que gira em torno desse tipo de produto visa atender a uma necessidade de um mercado cada vez mais crescente: o dos veganos e vegetarianos.

2. Sua comunidade

Observe atentamente a sua comunidade, pois nem sempre você precisará de uma ideia nova. Algumas empresas tradicionais em estabelecimentos físicos estão na ativa há muito mais tempo do que as lojas virtuais. Prestar atenção nas tendências das varejistas convencionais e adaptá-las ao e-commerce pode ser tudo o que você precisa para ter uma boa ideia de vendas pela internet.

Por exemplo, ainda que a maioria dos brasileiros faça compras de mercado em estabelecimentos físicos, a popularidade cada vez crescente dos serviços de entrega pela internet gerou uma boa oportunidade de investir nas vendas online. O Shoppr é um serviço de entrega de alimentos e produtos de supermercado, como frutas, itens de padaria, bebidas, laticínios, massas, congelados e muito mais.

Embora muitos consumidores tenham receio de fazer esse tipo de compra pela internet, o Shoppr firmou parcerias com mercados conhecidos das regiões em que atua. Ou seja, os clientes recebem produtos com os quais já estão acostumados, e a loja incentiva o movimento de outras empresas e comércios do setor.

3. Publicações sobre tendências de consumo

Outra maneira excelente de pesquisar ideias é acompanhar produtos inovadores em artigos e publicações sobre o assunto. Acompanhar essas publicações é uma ótima forma de entender a evolução de cada tipo de produto pela perspectiva do mercado, conhecendo as idealizações de outros empreendedores e aumentando sua exposição a novos setores e categorias.

Veja alguns canais em que você pode acompanhar essas tendências:

TrendWatching: a TrendWatching é uma das líderes em previsões de consumo no mundo, e suas publicações gratuitas são lidas por mais de 35 mil profissionais nas Américas do Sul e Central. O conteúdo sobre a América Latina é produzido pelo escritório de São Paulo, e a marca também marca presença em outras regiões, como Nova York, Singapura, Sidney e Lagos.

Sebrae: no canal Mercado e Vendas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), você encontra análises gratuitas de informações mercadológicas obtidas pelo monitoramento dos segmentos de mercado no país. O site também tem um acervo de estudos e pesquisas dividido por temas variados, incluindo análises de novos artigos, posicionamento, preços e vendas.

Embora esses canais tenham foco no Brasil e na América Latina, nada impede que a sua loja invista em tendências culturais de outras regiões do mundo. A Calça Thai é um negócio lançado por jovens que amam a Tailândia e se especializaram na venda de modelos de calças feitas à mão. A empresa transmite um novo conceito de estilo e apresenta um pouco da história e da cultura tailandesa para o mercado brasileiro.

4. Conteúdo dos líderes do setor

Se você já sabe o setor ou nicho em que pretende investir, procure descobrir e acompanhar os influenciadores da sua área de atuação. Seguir as pessoas certas nas redes sociais é uma boa fonte de inspiração, pois você verá um fluxo constante de conteúdo cuidadosamente selecionado por quem tem conhecimento de causa. Em outras palavras, não subestime o poder dos influenciadores digitais!

5. Sites com produtos inovadores e modas

Existe inspiração mais prática do que acompanhar um resumo diário do que há de novo e interessante no mercado? Sites com lançamentos e avaliações de produtos inovadores também são uma fonte maravilhosa de descobertas e nichos para o seu e-commerce. 

Por exemplo, na seção Novidades do site Casa que tem, você pode configurar o filtro “Mais vendidos” para consultar os itens mais populares do mercado de decoração.

No site da Must Have, a seção Lançamentos também é uma opção excelente para você descobrir as novidades do mercado de calçados e acessórios.

Além de pesquisar em sites grandes e conhecidos, não deixe de acompanhar sites menores com avaliações e comentários. Pense em que tipos de objetos despertam o seu interesse e procure blogs com avaliações relacionadas a esses nichos.

6. Sites de curadoria de conteúdo

Sites de curadoria de conteúdo e bancos de imagens são uma mina de ouro para quem está procurando ideias de vendas e nichos, e muitas imagens têm sugestões novas e interessantes para o e-commerce. Além disso, os indicadores integrados das redes sociais mostram quase de imediato a popularidade de cada item. Essas indicações podem dar uma noção de qual tipo de produto ou nicho vai virar tendência.

Muitos sites de curadoria de conteúdo podem inspirar ideias de lojas por nicho, veja alguns:

  • Fancy: o site Fancy se descreve como um ambiente compartilhado de loja, revistaMuitos sites de curadoria de conteúdo podem inspirar ideias de lojas por nicho, veja alguns: e lista de desejos. Use o Fancy para encontrar diferentes tipos de presentes e compartilhe suas descobertas favoritas com todos os seus amigos.
  • Wishlistr: o Wishlistr é um espaço em que você pode listar, organizar e monitorar o que pretende comprar, além de poder compartilhar sua lista de desejos com outras pessoas. Até o momento, mais de 9 milhões de “desejos” foram listados no Wishlistr.

7. Sites de marketplace para atacadistas

Faz algum tempo que a opção do marketplace tem estado entre as mais populares para lojistas de e-commerce, e nossa lista jamais estaria completa sem ela. Sites de fabricantes e compras por atacado oferecem uma oportunidade inigualável de exposição a milhares de ideias potenciais, mas vá com calma: é fácil se perder em meio a uma variedade tão grande.

Um exemplo dessa modalidade de vendas para o e-commerce é a Atacado.com, que reúne fabricantes da indústria da moda de vários estados do país. Além da seção Oferta do dia, você pode ver os itens da moda e as novidades da loja nos menus Lançamentos e Mais vendidos.

 

Alibaba: como uma das mais importantes lojas virtuais do mundo, o Alibaba conecta atacadistas de vários países a fabricantes da Ásia. Com centenas de milhares de ofertas, é praticamente impossível você não encontrar um produto no Alibaba.

Oberlo: o Oberlo é um marketplace feito para ajudar você a encontrar um produto em alta e incluí-lo na sua loja da Shopify. Os dados e estatísticas do Oberlo orientam a tomada de decisões importantes, ajudando você a escolher os itens que têm mais chances de sucesso.

8. Sites de marketplace para consumidores

Outra fonte bastante inspiradora de ideias são os marketplaces online para clientes finais. Dizer que existem milhões de objetos disponíveis provavelmente não faria jus à realidade, pois há uma infinidade de ofertas todos os dias. Talvez você queira começar sua busca pelos itens mais populares e ir navegando aos poucos por entre outras categorias que pareçam mais interessantes e atrativas.

eBay: o eBay é um grande site de leilões online para clientes finais, e seu recurso de pesquisa ajudará você a encontrar as categorias de produtos mais populares.

Amazon: a Amazon é a maior varejista da internet, e a seção Mais vendidos (atualizada a cada hora) mostra o que foi mais pedido com base em várias categorias.

AliExpress: o AliExpress é o marketplace do Alibaba que permite comprar itens em menor quantidade. A seção Favoritos dos Brasileiros mostra os itens mais comprados no país.

9. Comunidades de fóruns sociais

Reddit

Criado em 2005, o Reddit é o maior e mais antigo fórum agregador de notícias das redes sociais. Ainda que não seja tão conhecido pelos brasileiros, esse ambiente virtual reúne várias informações relevantes sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

O Reddit tem milhares de “subreddits”, isto é, categorias e comunidades relacionadas a nichos específicos com novidades dos mais diversos temas e áreas de interesse onde você pode encontrar inspiração para o seu próximo produto.

Se você já tem uma ideia em mente, pesquise o mercado e participe ativamente da comunidade que melhor representa seu nicho. Seja qual for a sua abordagem de interação e pesquisa, o Reddit é uma fonte valiosa de inspiração para lojas virtuais.

Quora

O Quora é um site que reúne todo tipo de questionamento da comunidade, seus usuários podem fazer perguntas e compartilhar respostas sobre tudo. Estamos falando de “um lugar para compartilhar conhecimento e entender melhor o mundo”. O Quora também tem tópicos específicos que você pode adicionar ao seu próprio feed.

Personalize seu feed com notícias relacionadas ao seu produto ou setor de interesse, incluindo assuntos ligados a e-commerce. Depois de criar um feed para o seu negócio, você verá perguntas e respostas que certamente podem inspirar novos conceitos de produtos, como:

  • Qual foi o presente mais legal que você já ganhou?
  • Qual é o seu produto favorito?
  • O que você costuma comprar em lojas virtuais?

Fóruns de setores e nichos

Dependendo do setor em que você pretende investir, podem existir sites específicos com notícias, campanhas e informações daquela área de atuação. Fóruns como o Adrenaline ou o IGN Brasil reúnem novidades a respeito de produtos e lançamentos dos setores de jogos e tecnologia, por exemplo. 

10. Canais de redes sociais

Os canais das redes sociais também podem ser usados para a pesquisa de novidades, produtos e nichos.

Hashtag: se você já tiver um interesse especial em determinado setor ou categoria de mercadoria, pesquise as hashtags relacionadas ou as que indiquem o interesse e a intenção de compra, como #quero, #comprar ou #listadedesejos.

Contas de curadoria de produtos: o Instagram tem várias contas de curadoria de produtos. Como já dissemos antes, pesquise para encontrar as contas dos nichos que mais despertam seu interesse.

Informações e estatísticas: se a sua marca já tem um perfil em uma ou mais redes sociais, use os dados estatísticos do seu público para descobrir novos negócios. Entenda que páginas, hobbies, interesses e outras características eles têm em comum e pense em novos produtos com base nessas informações.



 

Instagram

O Instagram não serve apenas para mostrar fotos de comidas, é também uma ótima ferramenta de vendas para quem está atrás de novidades. Por ser baseado em imagens, passar os olhos pelas várias fotos de produtos do Instagram é um processo fácil e rápido.

Facebook

O Facebook é a rede social que concentra o número mais alto de usuários ativos. Se você já definiu sua área de atuação dentro do mercado, provavelmente seus clientes estão no Facebook. Além das hashtags, tendências e páginas mais curtidas, descubra que grupos do Facebook são mais populares no seu nicho.

Pinterest

A média de pedidos de compra feitos pelo Pinterest é mais alta que a de qualquer outra rede social. Os usuários do Pinterest costumam navegar e fazer compras por lá, portanto é um espaço excelente para pesquisar produtos e tendências. Assim como o Instagram, ele é uma plataforma visual de navegação fácil e rápida, com várias sugestões de produtos inovadores para o seu e-commerce.

Twitter

As tendências do Twitter serão bastante úteis para achar inspirações. Elas aparecem do lado esquerdo, quando você entra na sua conta do Twitter, ou ao procurar o ícone Explorar no aplicativo para dispositivos móveis.

Redes sociais de nichos

Atrás de inspirações de produtos por nicho? Os sites e aplicativos de redes sociais dedicados a hobbies são outra fonte de informações sobre o que há de mais popular.

Por exemplo, os usuários do MapMyFitness registram qualquer tipo de atividade física usando dispositivos móveis. O site permite que os usuários sincronizem seus dispositivos com outros produtos, como relógios digitais e tênis inteligentes.

Outra rede social popular é a Skoob, um ambiente com foco em livros que reúne autores, editoras e leitores.

11. Avaliações dos clientes

Se você já tem um negócio, não deixe de acompanhar as avaliações dos seus consumidores. Empreendedores de sucesso sempre consideram as recomendações de seus clientes, procurando agir de acordo com essas motivações para aumentar a satisfação e impulsionar as vendas.

Caso sua loja ainda não tenha avaliações ou comentários do tipo, acompanhe as avaliações da concorrência. Identifique os pontos em comum, preste atenção às reclamações e pense em como criar um produto que resolva os problemas e insatisfações apontados pelos clientes.

12. Dados e estatísticas de SEO

Com os recursos de otimização do mecanismo de pesquisa (SEO, do inglês Search Engine Optimization), os dados e as estatísticas podem mostrar quais são as principais tendências de pesquisa em determinadas regiões e até mesmo no mundo. O Google oferece várias ferramentas gratuitas e pagas para acompanhar esse tipo de informação.

Planejador de palavras-chave: o Planejador de palavras-chave do Google ajuda a encontrar as palavras mais relevantes para o seu negócio. A ferramenta mostra com que frequência algumas palavras são pesquisadas e como as consultas mudam ao longo do tempo. Assim, você pode escolher sempre as palavras que vão render bons resultados.

Google Trends: use o Google Trends para acompanhar as principais tendências regionais ou globais e defina temas específicos, como negócios e saúde. Você também pode navegar por Pesquisas em alta para saber quais são as pesquisas mais populares. Se tiver um mercado ou ideia em mente, você poderá pesquisar palavras-chave para consultar pesquisas relacionadas e prever os picos de volume de acessos.

Google Analytics: se você já tem um site, use os dados do Google Analytics para descobrir que termos os usuários pesquisam para chegar nele. Não se preocupe tanto com o volume das pesquisas, tente focar nos termos e palavras; quem sabe alguma frase descritiva desperte a sua próxima grande ideia!

Para aumentar a visibilidade da sua loja virtual e se manter à frente da concorrência, acesse as nossas dicas de SEO.

13. Publicações sobre estilo de vida

Artigos e publicações voltadas para o estilo de vida das pessoas revelam muito a respeito de segmentos e tendências do mercado. Identificar os temas principais desse tipo de post ajudará você a dar personalidade à sua marca.

Para descobrir que artigos são os mais influentes, veja quantos comentários, compartilhamentos ou reações o conteúdo recebeu nas redes sociais. Os mais populares certamente vão inspirar novas ideias para você vender não apenas um produto, mas um estilo de vida.

14. Conteúdo da concorrência

Aprenda com o sucesso dos concorrentes mais populares do seu nicho. Quais foram os melhores lançamentos deles? Por que conseguiram ter tanto sucesso? 

Pesquise além dos produtos e procure entender a comunidade. Quem é o público das lojas e por que essas pessoas adoram esses produtos? Veja a mensagem que a marca transmite e entenda como ela interage com os clientes online. Identifique os possíveis problemas nas ofertas dos concorrentes e pense em como o seu novo produto resolveria essas questões.

15. Pesquisas com o público

As pesquisas de mercado são uma das melhores maneiras de obter dados qualitativos e quantitativos dos seus clientes. Crie perguntas relacionadas a problemas e desafios cotidianos, investigue os produtos que as pessoas adoram e procure saber o que (e por que) elas gostariam de melhorar em suas rotinas. Combine perguntas livres e de múltipla escolha para extrair o máximo possível de dados dos participantes. Depois, use essas informações para pensar em boas ideias para o seu e-commerce.

16. Canais de crowdsourcing

O crowdsourcing segue um raciocínio parecido com o das pesquisas de clientes, mas envolve uma interação mais aberta com as pessoas em geral. A Natura é um exemplo excelente de marca que usa a estratégia do crowdsourcing para encontrar soluções e inovar suas linhas de produtos.

Crie seus próprios espaços de crowdsourcing ou inspire-se em quem já seguiu esse caminho. O site da empresa Kaxola pode ser um bom ponto de partida.

17. Informações do seu histórico

O passado é uma grande fonte de aprendizado. Ao examinar o histórico (e a história) do seu negócio, você pode criar uma lista de produtos renovados para impulsionar as vendas.

Lembre-se de que a noção de histórico também se aplica à cultura popular. Roupas do passado ressurgem a todo momento na indústria da moda, e as pessoas adoram a sensação de nostalgia. Ofereça itens que já estejam fora de linha ou que resgatem temas aparentemente esquecidos, mas que podem inspirar boas lembranças e marcar uma geração de um jeito ainda mais especial.

Dicas de leitura

Você já tem uma série de recursos úteis para compor uma lista inicial de produtos inovadores, mas não pare por aqui. Confira nossas dicas de leitura para continuar pensando em novas ideias para o seu e-commerce:

10 produtos para vender em 2019
Tendências do varejo para 2019

E claro, inspire outras pessoas compartilhando suas próprias impressões e sugestões de ferramentas, produtos e tendências nos comentários!

Perguntas frequentes sobre ideias de produtos para vender

Onde encontrar ideias de produtos inovadores para vender?

Existem diversas opções. Você pode prestar atenção nas tendências das varejistas convencionais e adaptá-las ao e-commerce, buscar uma ideia que você já teve mas está na gaveta há anos ou até mesmo procurar ideias para vender online nas redes sociais.

Qual o melhor produto para vender?

Essa pergunta não tem uma resposta única. O melhor produto para vender depende das tendências de consumo, dos problemas e necessidades do público ou até mesmo das avaliações dos clientes. Leve tudo isso em consideração quando procurar ideias de coisas para vender online.

Quais são os nichos em crescimento no Brasil?

Para saber quais são os nichos de crescimento no Brasil, você pode acompanhar canais que acompanham as tendências do mercado, como o Mercado e Vendas do Sebrae, as seções Novidades e Mais Vendidos dos marketplaces nacionais ou fóruns de setores e nichos.

Onde encontrar nichos de mercados inexplorados?

Além de todas as opções que já listamos acima, você pode encontrar ideias de produtos de mercados inexplorados em publicações de influencers, ferramentas de SEO, fóruns do Reddit ou tendências populares no Pinterest.

 


Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Mark Macdonald

Tradução e localização: Mitsue Siqueira

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