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Estatísticas do Facebook para mudar o jogo em 2022

Um plano fundo em cor preta e, no primeiro plano, em branco, está escrito "Estatísticas do Facebook"

Vale a pena continuar investindo no Facebook em 2022? Para ajudar a tirar essa dúvida, reunimos 10 estatísticas do Facebook que mostram a relevância da rede social como um canal de marketing.

Quem se lembra dos idos 2004? Foi em fevereiro daquele ano que o TheFacebook foi lançado na internet como uma plataforma destinada aos alunos da Universidade de Harvard.

De lá para cá, muita água rolou: depois de mudar de nome e ganhar o mundo como uma plataforma social extremamente popular, o Facebook se consolidou como uma ferramenta essencial para qualquer estratégia de marketing nas redes sociais. Atualmente, o poder do Facebook é tamanho que qualquer marca que queira anunciar em canais como Instagram e WhatsApp também precisa operar dentro do ambiente de criação de anúncios da rede social.

Se você está gerenciando uma loja virtual, está começando a pensar em abrir um e-commerce ou está querendo aprimorar suas estratégias para redes sociais, agora é a hora de mergulhar no tema “Facebook” ― e foi por isso que separamos 10 estatísticas do Facebook para 2022.

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1. Quantos usuários tem o Facebook?

Um infográfico de plano de fundo branco. À frente, há um globo em cor cinza, representando o mundo, e em letras pretas e com fundo verde a informação de que o Facebook tem 2,9 bilhões de usuários ativos todos os meses.

Vamos começar a nossa lista de estatísticas do Facebook com um dado mais geral, para que a gente possa de fato avaliar o tamanho dessa rede social (e o impacto que uma campanha de publicidade online pode ter por lá).

De acordo com os dados mais recentes divulgados pela própria plataforma, o Facebook tem cerca de 2,9 bilhões de usuários ativos por mês. E os números são igualmente impressionantes quando avaliamos o número de usuários ativos diariamente: 1,91 bilhões de pessoas em todo o mundo acessam a rede social todos os dias.

Ou seja: as chances de que seu público-alvo esteja no Facebook são bem altas. E isso significa que levar a sua marca para dentro da plataforma é essencial.

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2. Estatísticas do Facebook no Brasil: usuários ativos

Em um plano de fundo preto, em letras brancas e com detalhes em verde, lê-se o infográfico de que o Brasil conta com cerca de 148 milhões de usuários no Facebook

Se você olhou o dado que abriu a nossa lista de estatísticas do Facebook e pensou “tá, mas e o Brasil? Eu quero saber quais são as estatísticas do Facebook no Brasil”, aqui vai uma das respostas.

De acordo com um levantamento da Statisa, o Brasil conta com cerca de 148 milhões de usuários no Facebook ― o que significa que somos o país da América Latina com a maior presença na rede social.

E as projeções para os próximos anos indicam que esse número vai continuar crescendo: esse mesmo levantamento da Statisa estima que em 2022 o Brasil alcançará a marca de 150 milhões de usuários, o que equivale a mais de 70% da população do país.

Mas, calma: ainda temos outras estatísticas do Facebook no Brasil para ajudar você a organizar as ideias e as suas estratégias de publicidade e conteúdo.

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3. Idade média dos usuários do Facebook no Brasil

Em um plano de fundo branco, em letras em cor preta e detalhes em verde, vê-se um infográfico com a idade média dos usuários do Facebook no Brasil

A terceira das nossas estatísticas do Facebook diz respeito à idade média dos usuários, um dado importante para quem vai criar conteúdos para redes sociais.

Um levantamento realizado em junho de 2021 indicou que cerca de 28,4% dos usuários brasileiros do Facebook têm entre 25 e 34 anos, e outros 25% têm 45 anos ou mais.

🔥 E um bônus para complementar as nossas estatísticas do Facebook no Brasil: as mulheres são maioria na rede social. Do número total de brasileiros no Facebook, 53,3% se identificam como mulheres; entre os usuários que se identificam como homens, o percentual é de 46,5%.

Essas estatísticas do Facebook são particularmente importantes para o planejamento e a criação de campanhas de marketing nas redes sociais, pois vão ajudar você a determinar qual é a melhor rede para o seu negócio. Se você estiver querendo focar em um público mais jovem, por exemplo, é bem provável que o TikTok seja um caminho mais viável do que o Facebook.

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4. Idade média dos usuários do Facebook Messenger

Um infográfico com plano de fundo preto. Em letras brancas e detalhes em verde, lê-se a informação de que a idade média dos usuários do Facebook Messenger é de 30 a 49 anos

Se tem uma coisa que os brasileiros amam, é mensagem de texto, voz ou vídeo ― basta olhar o sucesso do WhatsApp, que é amplamente considerado o app de mensagens mais popular do Brasil. Além disso, o app vem inovando com soluções como o WhatsApp Pay e está virando uma das maiores tendências do comércio conversacional.

É por isso mesmo que o Facebook Messenger, o recurso de mensagens do Facebook, não podia ficar de fora da nossa lista de estatísticas do Facebook.

Um levantamento recente do Mobile Time indicou que o Facebook Messenger está instalado em cerca de 76% dos smartphones brasileiros, ficando atrás apenas do WhatsApp. E esse mesmo levantamento mostrou que o Messenger é particularmente popular entre a faixa etária dos 30 a 49 anos: 79% dos brasileiros do Facebook que estão dentro desse intervalo de idade usam o app de mensagens.

Esse tipo de estatística do Facebook é bem importante para lojas que querem oferecer atendimento e suporte nas redes sociais: com esses dados, é possível estruturar melhor o tipo de resposta a ser dada, prever as perguntas mais frequentes, arquitetar um bom serviço de chat ao vivo e, claro, estreitar os laços com os clientes.

🔥 E mais um bônus para complementar as nossas estatísticas do Facebook no Brasil: há motivos para acreditar que o recurso do Instagram Direct possa ultrapassar o Messenger em termos de popularidade. Algumas pesquisas realizadas em 2020 já apontavam para o fato de que o número de brasileiros que abre o Direct e se comunica por lá é um pouquinho maior do que o número que usa o Messenger.

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5. Tempo médio gasto no Facebook

Infográfico em plano de fundo branco e com texto em preto e detalhes em verde, no qual há informação de que o tempo médio gasto no Facebook e nas redes sociais é de 3h40min no Brasil

Continuando a nossa lista de estatísticas do Facebook no Brasil, temos um dado extremamente relevante para qualquer campanha de publicidade nas redes sociais: o tempo médio gasto na plataforma.

E, por mais que o Brasil ainda seja um dos países que mais usa as redes sociais com a marca de 3h40min por dia, é importante lembrar que desde o início de 2020 nós temos visto uma mudança no tipo de conteúdo que é mais consumido na internet.

Uma pesquisa recente da Comscore, por exemplo, mostrou que o tempo gasto por brasileiros nas redes sociais cresceu em 25% desde 2020, e que esse crescimento está conectado aos formatos de conteúdo em vídeo: o número de visualizações de vídeos nas redes cresceu 35%, e as taxas de engajamento com o formato aumentaram em 20%.

As estatísticas do Facebook listadas acima indicam que agora é o momento certo para investir em estratégias visuais e interativas, como vídeos Instagram e conteúdos IGTV para sua marca.

 🔥 E mais um bônus para complementar as nossas estatísticas do Facebook no Brasil: uma análise da VidMob indicou que os conteúdos em vídeo aumentam em 30% a chance de converter clientes e realizar vendas quando comparados aos anúncios de texto. Então que tal aproveitar o momento para mergulhar nesse mundo e criar um canal de vendas YouTube?

6. Grupos do Facebook: uso no Brasil 

Infográfico com plano de fundo preto e informações em branco e detalhes verde, onde há a informação de que 1,8 bilhões de pessoas usam os grupos do Facebook todos os meses

O relatório “O poder das comunidades virtuais”, divulgado pelo Facebook em parceria com a New York Polytechnic no início de 2021, mostrou que mais de 1,8 bilhões de pessoas usam os grupos do Facebook todos os meses ― e que mais da metade participa de ao menos cinco grupos diferentes.

O apelo desses grupos está no fato de que eles se transformam em pequenas comunidades de nicho, que reúnem pessoas com os mesmos interesses e com valores alinhados. Os grupos também representam uma oportunidade interessante para marcas e empresas que querem estreitar os vínculos com os clientes e estabelecer um canal mais direto de comunicação.

🔥 Uma dica para você que está lendo estas estatísticas do Facebook no Brasil: aproveite o início de 2022 para criar um grupo da marca no Facebook e construir uma comunidade especial. Se a ideia é montar um ambiente seguro para seus clientes e conquistar novos visitantes, você pode oferecer um programa de fidelidade, brindes, recompensas com direito a unboxing ou até mesmo ofertas e descontos exclusivos.

7. Investimento em anúncios no Facebook

Infográfico de fundo branco e texto e imagens em preto e detalhes verde, onde há a informação de que o Facebook registrou um aumento de 56% de investimento em anúncios na plataforma

Os e-commerces do mundo inteiro continuam usando o Facebook como vitrine: de acordo com dados divulgados pela própria plataforma, 2021 viu um aumento de 56% dos investimentos em anúncios na rede social.

A plataforma de anúncios do Facebook é, sem sombra de dúvidas, uma aliada extremamente poderosa para a experiência de marketing de qualquer e-commerce: além de oferecer um ambiente totalmente customizável, o Facebook também proporciona dados extremamente detalhados sobre os públicos, algo que é imensamente útil para uma boa atribuição de marketing. E não podemos esquecer do Facebook Pixel, responsável por monitorar e acompanhar toda a navegação dos clientes.

🔥 Uma dica para você que está lendo estas estatísticas do Facebook no Brasil: assista ao vídeo abaixo para descobrir como configurar o canal de vendas Facebook nas páginas de sua loja.

Estamos quase no fim da nossa lista com estatísticas do Facebook: só mais um pouquinho!

8. Estatísticas do Facebook: plataforma de notícias

Infográfico com plano de fundo preto e texto e imagens de cor branca e detalhe verde, no qual há informação de que 47% dos brasileiros usam o Facebook como fonte de notícias

Ao longo dos anos, o Facebook se transformou também em uma fonte de notícias, e centenas de jornais, revistas e outras instituições usam a plataforma para divulgar seus conteúdos. 

E isso é particularmente forte no Brasil: segundo um relatório feito pela Reuters em parceria com a Universidade de Oxford, 47% dos brasileiros consomem e compartilham notícias via redes sociais e apps de mensagens.

Se você não sabe muito bem de que forma isso se encaixa na estratégia de anúncios da marca, é só pensar em todos os conteúdos informativos que fazem parte do sistema de divulgação de uma marca: posts no blog da loja, anúncio de pré-venda, lives no Instagram, guias de presente para feriados ou datas comemorativas, lançamento de uma nova vitrine virtual e mais. Todos esses conteúdos são notícias sobre a sua loja!

🔥 Uma dica para você que está lendo estas estatísticas do Facebook no Brasil: esse mesmo relatório mostrou que os dispositivos móveis são os aparelhos mais usados para consumir notícias nas redes sociais, ultrapassando o tablet e o computador.

9. Acessos Facebook: celular vs desktop

Infográfico com plano de fundo branco e dados em cor preta e detalhes verdes, no qual há a informação de que 98,5% dos usuários usam o Facebook no smartphone

Para aproveitar o ensejo da dica bônus que compartilhamos aqui em cima, vale a pena avaliar de que forma o Facebook é mais acessado de modo geral, e não só para o consumo de notícias.

É por isso mesmo que a nossa penúltima estatística da lista com 10 estatísticas do Facebook traz o levantamento do DataReportal feito em 2021: segundo ele, 98,5% dos usuários do Facebook acessam a rede social exclusivamente no celular.

Ou seja: é essencial que aquele post que você quer publicar esteja devidamente otimizado para ser exibido sem erros e sem nenhum corte. O mesmo vale para fotos, vídeos, imagens, gráficos e qualquer outro tipo de conteúdo.

10. Facebook Marketplace

Infográfico com plano de fundo em cor preta e texto em branco e detalhes verdes, onde há a informação de que 1 bilhão de pessoas usam o Facebook Marketplace todos os meses

O Facebook Marketplace foi oficialmente lançado em 2017, e de lá para cá conquistou a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses (de acordo com dados da própria rede).

O número é bem impressionante, pois significa que todos os meses 1 bilhão de pessoas do mundo todo acessam o marketplace para comprar ou vender produtos. Quem sabe ele não é a solução ideal para tirar da gaveta aquele plano de abrir um brechó online ou uma loja de bijuterias?

10 estatísticas do Facebook que você deve saber para 2022: conclusão

Esperamos que as estatísticas do Facebook listadas neste post possam ser úteis na hora em que você começar a montar suas estratégias de venda e publicidade para 2022.

Aqui vai um resumo da ópera só para garantir:

  1. O Facebook tem 2,90 bilhões de usuários ativos mensais
  2. O Brasil tem cerca de 148 milhões de usuários no Facebook
  3. 28,4% dos usuários do Facebook têm entre 25 e 34 anos
  4. 79% dos usuários do Facebook Messenger têm entre 30 e 49 anos
  5. Os brasileiros gastam cerca de 3h40min por dia nas redes sociais
  6. 1,8 bilhões de pessoas usam os grupos do Facebook todos os meses
  7. 2021 viu um aumento de 56% dos investimentos em anúncios no Facebook
  8. 47% dos brasileiros consomem e compartilham notícias via redes sociais
  9. 98,5% dos usuários do Facebook acessam a rede social pelo celular
  10. O Marketplace tem 1 bilhão de usuários ativos todos os meses

Perguntas frequentes sobre estatísticas do Facebook no Brasil

Quais são as estatísticas do Facebook mais importantes para o mercado brasileiro?

A resposta vai depender das particularidades do nicho da sua loja. De um modo geral, no entanto, vale destacar que embora o Brasil tenha 148 milhões de usuários no Facebook, apenas 28% têm entre 25 e 34 anos. A rede parece ser mais popular entre grupos mais velhos, tanto que 79% dos usuários ativos do Facebook Messenger têm entre 30 e 49 anos. Também é importante lembrar que a esmagadora maioria dos usuários prefere usar o Facebook em dispositivos móveis e não em computadores ou notebooks.

Como as estatísticas do Facebook podem auxiliar minhas estratégias de vendas?

As estatísticas do Facebook oferecem dados sobre a forma como o consumidor interage com as redes sociais, e por isso mesmo podem auxiliar a sua estratégia de vendas no mercado brasileiro. Com esses números e dados demográficos em mãos, é possível elaborar campanhas de publicidade no Facebook Ads com mais segurança, e decidir se vale mais a pena investir no Facebook ou no Instagram (ou até mesmo em outra rede social) para impulsionar as vendas da loja.

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma solução completa de marketing e publicidade para todo o ecossistema do universo Facebook, o que significa que ele pode ser usado para criar campanhas em canais como o Instagram. A plataforma oferece uma série de recursos poderosos de segmentação, para que você possa trabalhar com diversos anúncios semelhantes voltados para públicos diferentes e captar dados relevantes no processo. Vale lembrar também que o Facebook Ads permite a criação e a configuração do Pixel, que coleta insights detalhados sobre o público-alvo, envia mensagens customizadas para visitantes que já conhecem a marca e também monitora a eficácia das campanhas de marketing pago.

Como fazer marketing no Facebook?

Para anunciar no Facebook, é necessário criar campanhas de publicidade via Facebook Ads. Aqui vai o passo a passo:
1. Crie uma conta no Gerenciador de Negócios, que é onde o Facebook Ads está;
2. Crie o Pixel do Facebook e instale-o na sua loja;
3. Crie os públicos com os quais deseja trabalhar (o Facebook oferece diversos recursos de segmentação, então você pode criar grupos específicos de acordo com dados demográficos ou comportamentos de compra);
4. Crie uma nova campanha de anúncios;
5. Defina o orçamento para a campanha.

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Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Giulia Castagna

Tradução e localização: Marcela Lanius

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