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Tutorial definitivo para tirar fotos de produtos

Como tirar fotos de produto em casa

Quando se trata de e-commerce, o valor percebido pelas pessoas em relação aos seus produtos e a confiabilidade da sua empresa costumam ser julgados pela qualidade do design do seu site.

Webinar: Introdução à fotografia


Descubra por que uma boa fotografia é fundamental para o seu negócio e como a fotografia de produtos pode ajudar a aumentar as suas vendas.

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Ou seja, ter um site atraente nos dias de hoje também significa ter belas fotografias de produtos, de alta qualidade.

Mas não se trata apenas de estética. Apresentar seus produtos com imagens de alta qualidade pode ser a grande diferença entre uma conversão e zero vendas. Se você também estiver distribuindo seus produtos em sites de vendas online como a Amazon, onde eles são exibidos ao lado dos seus concorrentes, isso é ainda mais importante.

Mas para quem está começando agora, tirar fotos de produtos pode ser algo bem intimidador, já que fotos profissionais de produtos é um serviço que pode ser bem caro. No entanto, existem centenas de ferramentas para fotografia de produtos que podem ajudar você a dar conta do recado por conta própria.

Guia completo sobre fotografia de produtos

Aprenda a tirar fotos incríveis dos seus produtos mesmo com um orçamento apertado.

 

Sou um empreendedor com raízes no start-up, entendo isso mais do que ninguém. Tenho meu próprio negócio e trabalho com pequenas empresas todos os dias, também sei que às vezes o dinheiro está em falta. Se esse for seu caso e se o orçamento estiver apertado, já considerou adotar a abordagem “faça você mesmo” para tirar suas próprias fotos? Não é tão difícil quanto você imagina.

Existem várias técnicas para fotografar produtos para loja virtual com sucesso, mas a que vou mostrar para você é conhecida como a técnica "luz de janela". Escrito por alguém que fotografa produtos todos os dias, esse tutorial foi desenvolvido especificamente para empreendedores com um orçamento limitado. É um tutorial simples que produz resultados de excelente qualidade para a maioria dos tipos de produtos.

Aproveite!

Equipamentos fotográficos que você vai precisar

mesa de fotografia

Os equipamentos são essenciais para a fotografia e podem ser bem legais, é verdade, mas geralmente esse é o aspecto que confunde a maioria das pessoas.

Você não precisa gastar uma grande parte do seu orçamento em equipamentos de alta tecnologia. Por isso, tente não gastar muito em dispositivos que iluminam seu produto tão bem quanto uma cartolina de 5 reais. Talvez você até consiga fotografar com essa técnica luz de janela gastando menos de 50 reais – caso já tenha uma câmera.

Você só vai precisar de alguns itens para começar:

1. Câmera

câmera fotográfica canon g10

Você não precisa de um sistema de câmeras extravagante. Embora tirar fotos com uma Nikon D800 (que custa em média 20 mil reais) ostentando uma lente f1.4 de 105mm seja incrível, também é algo totalmente desnecessário nesse caso.

Mesmo assim, se estiver animado e com orçamento para bancar um novo sistema de câmera para esse projeto, sugiro que você leia um comentário que fiz no Quora (disponível somente em inglês) com dicas para ajudar você a escolher uma boa câmera para tirar fotos de produtos. Se você só tem um smartphone, não tem problema. Dê uma olhada nesse guia para tirar fotos de produtos com um smartphone.

Quando fui fazer as imagens de teste para esse artigo, comecei com a minha câmera mais antiga (de 2008), uma Canon G10 compacta e automática. Eu amo a série de câmeras Canon G porque elas podem ser usadas de forma totalmente manual e tiram fotos em formato cru muito boas. Escolhi essa câmera porque ela já não é top de linha, o que me permite demonstrar que até mesmo com equipamentos modestos, é possível conseguir bons resultados.

Então você precisa de qual câmera, afinal? Minha recomendação é começar com qualquer uma que você tiver acesso, para poder ver os resultados. Muita gente pensa que é a câmera que tira as fotos, mas na verdade ela só é uma parte do todo. Uma foto é composta por uma série de escolhas que incluem quesitos como: iluminação, exposição, estilo e pós-processamento.

2. Tripé

mesa fotográfica fundo branco

Sem querer soar muito técnico, você vai configurar sua câmera com uma abertura bem pequena, assim vai ter à disposição a maior profundidade de campo que ela é capaz de alcançar.

A largura da profundidade de campo define a área de foco nítido. Para conseguir isso, você precisa do maior valor f/stop que a sua câmera pode obter. A velocidade do obturador e o valor f/stop têm relação direta. Como um valor f/stop maior, como f/8, deixa entrar menos luz, você vai precisar compensar isso usando uma velocidade de obturador mais lenta, para permitir a passagem de mais luz.

Quando uma câmera tem um obturador lento, você não deve segurá-la com a mão, ou então o objeto vai ficar borrado. Você precisa de um tripé. Caso queira aprender mais sobre os fundamentos da fotografia, confira este vídeo que eu fiz com a Harrington College of Design (disponível somente em inglês). Eu sei que a maioria das câmeras compactas automáticas não permite que você escolha o valor f/stop. Não faz mal, podemos contornar esta situação. Vou explicar mais adiante com um passo a passo.

Mas lembre-se: não é preciso gastar muito dinheiro em um tripé a essa altura, existem inúmeras opções por aí que custam menos de 100 reais. Eu fiz uma rápida pesquisa na Amazon e encontrei muitos até abaixo desse valor.

3. Fundo branco

fundo branco

Existem várias opções para usar como fundo branco para foto. Se você for tirar muitas fotos, talvez seja uma boa ideia comprar algo para servir de fundo branco – cartolinas ou um rolo de papel branco.

O importante é que esse fundo sempre deve criar uma leve curva. Prefiro usar um fundo de papel porque eles sempre acabam com uma sujeirinha, então é bem simples cortar a parte suja e pegar uma nova. Lembre-se de procurar a cor branco puro, já que branco frio e creme são mais difíceis de encontrar.

4. Refletores brancos feitos de placa de isopor

Quando você usa a técnica luz de janela como iluminação, vai ter um lado iluminado onde a luz está batendo no produto e um lado com sombra. O lado com sombra em geral vai estar escuro demais, então precisamos usar algo branco para refletir a luz de volta para a sombra, iluminando esse lado. Placas de isopor funcionam como um ótimo refletor, pois são feitas de um material rígido e branco.

Outra alternativa é usar uma placa de isopor preto para deixar as sombras ainda mais intensas. Isso ajuda bastante se você estiver fotografando um produto branco em um fundo branco. Se colocar placas de isopor preto nas laterais e no fundo, bem do lado de fora da moldura da foto, atrás do produto, vai criar uma borda escura no produto branco. Colocando uma placa refletora branca na frente e placas refletoras pretas no fundo, você vai criar um cenário de iluminação mais sofisticado.

Você pode comprar essas placas em papelarias. Lembre-se que são só placas brancas no final das contas, então você também pode usar uma folha branca de papel mais grosso ou uma cartolina para equilibrar a luz.

5. Mesa

É melhor usar uma mesa dobrável comum, com uma largura entre 60 e 70 cm.

6. Fita adesiva

Dependendo da mesa que escolher, você pode usar fita adesiva, pregadores ou outro tipo de grampo para fixar sua placa nela, criando uma leve curva.

7. O cômodo certo

Um cômodo com janelas perto de uma parede é perfeito. Quanto maior a janela, mais luz natural você vai conseguir fazer entrar. Se ficar perto da janela, você vai criar uma iluminação mais branda, com sombras mais escuras, mas suaves. Ficando mais longe da janela, a luz vai ser mais equilibrada, mas as sombras vão ser mais nítidas e menos escuras. 

Como tirar fotos de produtos em um fundo branco

Muito bem, vamos começar o processo passo a passo para tirar fotos de produtos.

Passo 1: Monte sua mesa

mesa fotográfica fundo branco passo a passo

Depois de ter reunido todos os seus equipamentos, é hora de montar sua área de fotografia. Coloque a mesa o mais perto possível da janela sem cruzar com a sombra do peitoril. Comece com a janela a 90 graus para a direita ou esquerda do seu arranjo. Quanto mais perto você estiver da janela e quanto maior ela for, mais suave será a luz.

Além disso, lembre-se de desligar outras luzes dentro do cômodo em que você estiver fotografando, pois elas vão contaminar o cenário. Isso é muito importante, mas é um erro bem comum que vejo por aí.

Você pode tentar girar o cenário para que a janela fique a 45 graus dele ou tentar fotografar com a janela diretamente voltada para o cenário, se quiser um estilo de iluminação diferente. Em fotografia gastronômica, por exemplo, os fotógrafos costumam colocar a comida na frente de uma janela e ajustar a câmera focando na própria janela, para criar uma foto mais dramática. Outra variação é montar tudo em uma garagem com o portão aberto – aproveitando as mesmas qualidades da luz vinda de uma janela, só que sem o vidro.

Evite luz direta no seu arranjo. A luz direta é dura e causa uma aparência ruim na maioria dos modelos, manequins e produtos.

fundo branco fotográfico com bonecos

Passo 2:  Crie uma leve curva

Há várias maneiras de se fazer isso, mas o objetivo final é fazer com que a curva seja vertical. Você pode precisar dobrar o papel ou a cartolina levemente para conseguir esse efeito.

Como você pode ver no cenário acima, coloquei a mesa contra a parede e posicionei a cartolina com uma leve curva, prendendo-a com fita adesiva na parede e na mesa. Se você não tiver uma parede disponível, vai ser preciso fazer algo para fixar a parte traseira da cartolina. Talvez prendê-la na frente de alguns tijolos ou de um bloco de madeira? É uma ideia.

Coloque seu produto no centro de uma parte plana da cartolina curvada e deixe espaço suficiente para poder colocar o refletor branco mais tarde. Neste caso, o nosso produto é um brinquedo divertido do Skyrim & Doom disponibilizado pelo Symbiote Studios. Obrigado, pessoal!

Passo 3: Monte sua câmera

Cada câmera é diferente da outra. Algumas são totalmente automáticas e em outras é possível fazer ajustes. A beleza dessa técnica de luz natural é que se você ajustar tudo automaticamente, vai dar certo ainda assim. 

fotografia formato cru

  1. Defina seu balanço de branco (WB, na sigla em inglês) para automático (AWB).  
  2. Desligue o flash.
  3. As configurações de imagem devem ser as de maior qualidade (RAW, se tiver essa opção). A maioria das câmeras compactas automáticas não têm essa opção, mas se você tiver, use-a. Essa configuração é a maior que a câmera consegue fotografar, usando sua profundidade de bits completa. Entretanto, depois você vai ter que editar a foto em um programa que leia imagens cruas (ou seja, RAW), como Photoshop, Bridge, Lightroom ou Aperture.
Caso sua câmera não tenha a opção RAW, defina para a maior configuração de JPG que você tiver. Na minha Canon, há duas configurações que preciso ajustar:
    • Tamanho – L- (grande, na sigla em inglês), M- (médio) S- (pequeno). Escolha a opção L, grande. Essa configuração determina o tamanho do arquivo e quase sempre convém fotografar no maior tamanho possível, para obter uma melhor qualidade de imagem. Você pode sempre diminuir uma foto mais tarde, mas é impossível aumentá-la posteriormente.
    • Qualidade – S (superfina), F (fina), N (normal). Você deve sempre defini-la como superfina. Essa configuração determina o número de pixels usados no sensor da câmera. Não usar todos os pixels disponíveis vai resultar em uma qualidade de imagem inferior.

    Defina sua configuração ISO para 100. O valor ISO controla a sensibilidade do sensor. Quanto mais alto ele for, mais ruído vai ter. Normalmente, o menor valor de ISO que você pode definir na sua câmera é 100, então faça isso se puder.

    Configurações de exposição

      configuração câmera fotográfica

      Opção A: Defina sua câmera para o modo manual (M)
      Essa é a melhor configuração para esse tipo de trabalho, pois nada vai estar se movimentando ou mudando enquanto você estiver tirando as fotos. No modo manual, altere o valor f/stop para o maior disponível, para você ter maior profundidade de campo.

      Visualize a imagem na parte de trás da câmera pela função “live view”. É provável que tudo esteja muito escuro, o que não faz mal. Agora, mude a velocidade do obturador e gire o indicador para deixá-lo claro o bastante para que a imagem fique exposta de modo adequado.

      O número do seu obturador deve diminuir depois que você fizer isso. Por exemplo, seu número pode ir de 1/60 para 1/4. São as frações de um segundo durante as quais seu obturador vai estar aberto. Conforme o número diminui, mais luz ele deixa entrar. Ajuste esse número até que a visualização da imagem esteja correta.

      Opção B: Use a prioridade da abertura
      É provável que sua câmera também não tenha essa função, mas se tiver, altere o valor f/stop para o maior número disponível. Isso deve ajustar automaticamente o obturador para o valor que a câmera achar que deve ser. Esse valor pode estar errado, você pode ter que usar o indicador de compensação de exposição para acrescentar luz.

      Opção C: Exposição automática
      Se você está preso no modo automático completo, pode não haver muito o que fazer. Não se aflija, isso não é tão importante. Se você tiver um seletor de compensação de exposição, é provável que tenha que adicionar +1 ou +1,5 para obter a exposição correta. Se sua única opção for o ícone de um homem correndo, tente escolher um ícone parecido com o pôr do sol. No iPhone, basta tocar na área que você quer que tenha exposição correta.

      Use o histograma na parte de trás da câmera. A inclinação dele deve estar mais para o lado direito, como na imagem acima.

      💡Dica de exposição: não confie na imagem do visor da câmera, em vez disso, preste atenção no histograma para saber se sua exposição está correta. O lado mais à direita é branco e o mais à esquerda é preto. Na imagem de exemplo acima, há um pequeno intervalo no lado direito, o que significa que não há um branco puro. Ajuste a exposição até a parte da curva que representa o fundo branco, tocando a borda direita sem sobrepô-la. No exemplo, é provável que seja necessário adicionar 1/3 de um stop, ou um clique, para conseguir mais luz.

      seletores câmera fotográfica

      Dê zoom

      Geralmente, as câmeras têm um zoom óptico e um zoom digital. Não use o zoom digital, ele vai diminuir a qualidade da imagem – basicamente, ele só corta a imagem digital. Se você tiver um zoom óptico, tente dar zoom o máximo que puder sem usar o zoom digital. Um zoom maior vai remover distorções causadas por uma lente de ângulo largo demais, um problema bastante comum.

        Passo 4:  Coloque seu produto no meio da superfície

        Posicionar seu produto é uma daquelas coisas que parecem simples, mas que podem levar tempo para serem feitas de modo perfeito. Se for uma garrafa, por exemplo, preste atenção para manter o rótulo centralizado. Muitas vezes, é preciso realizar vários movimentos quase imperceptíveis para alinhar tudo perfeitamente.

        Passo 5: Ajuste a placa refletora

        Essa simples placa branca é o modificador de luz mais importante que temos no nosso estúdio, então vamos usá-la em todas as fotos. A luz vai refletir na placa e preencher todas as sombras. A maneira como você vai posicioná-la é uma questão de gosto, por isso experimente-a em diferentes ângulos do produto.

        Passo 6: Tire a foto e avalie

        Depois de tirar a foto, passe algum tempo olhando o que você criou. É aqui que a experiência e a formação técnica entram em jogo. Avalie o que está funcionando, o que não está e o que você pode fazer para melhorar. Faça experimentos com diferentes formas de melhorar sua imagem e, com o tempo, suas habilidades vão ser aprimoradas naturalmente.

        Faça o upload das imagens para seu computador para ter uma ideia melhor de como elas ficaram. O visor da sua câmera nunca é muito preciso. Sugiro usar o Adobe Lightroom para organizar todas suas imagens. Ele pode ser usado também para fazer quase todas as edições, exceto processos muitos avançados. Sem dúvidas, vai ser preciso fazer alguns ajustes nas fotos para que elas fiquem do jeito que você deseja.

        Um programa de pós-produção como o Adobe Lightroom tem recursos muito técnicos e não teremos tempo de abordar seus detalhes, pelo simples fato de ser muita coisa. Para necessidades básicas, você pode usar programas de edição de fotos grátis.

        Passo 7: Retoque suas imagens

        symbiote foto sem retoque

        symbiote foto com retoque

         

        symbiote fotografia sem retoque

        symbiote fotografia com retoque

        Quanto você tiver uma imagem final com a qual estiver satisfeito, é hora de retocá-la. Se você tiver fotografado seu produto corretamente, ele deve estar exposto adequadamente e o fundo deve ter uma tonalidade cinza clara. Deve ficar parecido com a imagem não retocada acima. Comparando com a versão retocada, dá para perceber a importância desse passo do processo. 

        As tarefas de retoque de fotos com fundo branco, para alguém sem muito treino, podem ser difíceis, e tendem a ser o principal problema para a maioria das pessoas que fotografam produtos por conta própria. Então, em vez de tentar ensinar Photoshop avançado para você, vou mostrar como terceirizar esse serviço.

        Você vai ficar surpreso como esse tipo de serviço é acessível. Você pode pedir para uma empresa ou profissional autônomo especializado em retoque fotográfico aprimorar suas fotos para você.

        Encontrar uma boa empresa pode ser difícil, mas uma das minhas favoritas é a Pixelz. O assistente de configuração deles permite que você faça o upload da foto e gerencie o retoque durante todo o processo. A assinatura mensal custa 9 dólares e o custo por imagem é de US$ 1,45 e o site tem versão brasileira.

        pixelz retoque fotográfico

        Otimizando imagens para seu site

        SEO é um tema importante para todo mundo que tem uma loja virtual. Além da cópia da descrição do produto otimizada, o Google leva em consideração a velocidade de carregamento do seu site. Imagens pesadas de produtos podem ser prejudiciais nesse sentido. Há um equilíbrio delicado entre qualidade e otimização da imagem, pois se houver excesso de otimização, a qualidade da imagem é destruída. Uma regra que sigo é fazer minhas imagens terem menos de 200kb, mas escolher a menor imagem possível.

        Reconfigure o tamanho de sua imagem para o container

        A primeira maneira de otimizar sua imagem é reconfigurar seus valores de altura e largura. Quando você vê uma imagem em um site, está olhando na verdade para um container html com uma imagem escalada dinamicamente para caber dentro dele.

        Se o container do meu site for um quadrado de 648px e a imagem real for um quadrado de 1500px, ela será apresentada a 648px, mas a imagem referenciada ainda vai ser carregada a 1500px. Isso é muito tempo extra de carregamento, principalmente se o site tiver muitas imagens.

        1. Descubra o tamanho do container html

        tamanho do container html products on white photography

        Você deve reconfigurar o tamanho da imagem real para caber no container antes de fazer upload dela para seu site. Em geral reconfiguro o tamanho das minhas imagens para 1,5 vezes maior que o container, para que elas tenham uma boa aparência em uma tela retina, que nesse exemplo é de um quadrado de 972px.

        Para descobrir o tamanho do container da imagem, você precisa acessar as Ferramentas para desenvolvedores do seu navegador. Clique com o botão direito sobre a imagem e selecione Inspecionar. Na barra lateral, vão aparecer as dimensões em pixel do container correspondente.

        2. Reconfigure o tamanho da imagem

        Há muitas ferramentas grátis que podem ajudar você a reconfigurar o tamanho de uma imagem. Recomendo usar os programas Mac Preview ou Microsoft Picture, pois são programas que já vem com cada sistema operacional e são fáceis de usar.

        reconfigurar tamanho da imagem

        exportar imagem com novo tamanho

        Depois de reconfigurar o tamanho da imagem, exporte-a e salve-a na sua área de trabalho como JPEG a 100%.

        3. Comprima a imagem

        Assim que você salvar a imagem com qualidade de 100% no Preview, vai perceber que o tamanho do arquivo na verdade é bem grande. Não queremos que o Preview comprima a imagem porque não vamos poder ver os resultados ao mover o slider de compressão JPEG.

        Quando comprimimos uma imagem, na verdade removemos dados que não estão sendo usados. Se você comprimir demais, a imagem começa a desmanchar, ficando com uma aparência bem borrada.

        Portanto, queremos comprimi-la de modo inteligente. Eu costumava recomendar a função "Save For Web" do Adobe Photoshop porque à medida que você diminui o slider, consegue ver o preview. Mas recentemente descobri um software chamado JPEGmini.com que usa um algoritmo para determinar a melhor compressão para sua imagem. Depois de passar algumas milhares de imagens nesse programa, fiquei impressionado como a facilidade e a rapidez dele. 

        Resumo das recomendações

        • Tamanho da imagem: 1 a 1,5 vezes o tamanho do container onde a imagem vai ser inserida.
        • Formato: JPEG.
        • Espaço de cores: SRGB.
        • Compressão: comprimir usando o JPEGmini.com após a exportação.

        Por que usar a técnica de luz de janela e não uma tenda difusora

        A pergunta que eu mais escuto é se a pessoa deve ou não comprar uma tenda difusora. A iluminação que vem da janela é fácil porque é um arranjo de uma única fonte de luz. Além disso, é barata e fácil de usar. Quando fotografamos com uma tenda difusora, estamos diante de um cenário com diversas fontes de luz – ou seja, um nível acima de complexidade, que requer formação técnica que vai além de um simples artigo.

        Com diversas fontes de luz, vêm novos problemas:

        • Você precisa comprar diversos outros equipamentos e a coisa pode ficar cara. O custo da tenda difusora e de equipamentos de iluminação pode ser bem alto, até mais do que contratar um profissional.
        • Você vai precisar entender como balancear a exposição das diferentes fontes de luz e como posicioná-las adequadamente. Aprender como as velocidades do f/stop e do obturador funcionam em relação às fontes de luz pode ser complicado.
        • Balancear as cores das fontes de luz passa a ser uma preocupação, pois cada uma tem uma cor diferente – a chamada temperatura de cor. Diferenças extremas de cor podem afetar sua imagem drasticamente.
        • Se você decidir usar flash em vez de iluminação contínua, prepare-se para um desafio maior que a exposição básica. A exposição do flash é determinada pelo f/stop somente, tem limites na velocidade de sincronização e exige um equipamento especial para ser ativada.
        • A qualidade da luz vinda de uma tenda difusora é bem nivelada e em geral sem sombras. As sombras são importantes porque criam o formato do produto e passam uma sensação de lugar. Essa é a minha opinião pessoal: o resultado da imagem feita com luz vinda da janela é mais dinâmico e interessante do que uma imagem feita com uma tenda difusora.

        Se ainda assim você quiser comprar ou montar uma tenda difusora, prepare-se para aprender as definições de f/stops, velocidades do obturador, ISO e balanço de cor na câmera e com luzes individuais.

        Limitações dessa configuração

        comparação foto com luz profissional versus luz de estúdioFoto feita com a técnica luz da janela vs. foto feita em estúdio profissional.

        Um problema que as pessoas têm com essa configuração é que as fotos não ficam com uma aparência absolutamente perfeita. Por exemplo, algumas pessoas tiveram dificuldade de tirar fotos de produtos refletores usando esse método, porque eles refletem as imagens das janelas, como nos exemplos abaixo. 

        detalhe da comparação foto com luz profissional versus luz de estúdio
        Só um profissional em um set bem equipado pode alcançar resultados perfeitos.

        Como qualquer outra atividade, há limitações nessa configuração "faça você mesmo". Grande parte das pessoas consegue tirar fotos lindas em um ambiente com só um foco de luz, como as estratégias de luz natural da janela que discutimos acima. No entanto, para tirar fotos de produtos difíceis (ou seja, produtos translúcidos ou refletivos) são necessários uma configuração em um estúdio com diversas fontes de luz e um conhecimento técnico profundo de fotografia.

        Se você chegou ao seu limite de conhecimento, talvez possa considerar contratar alguém que tire fotos profissionais de produtos. Existem muitas opções online e esse pode ser um investimento que vai valer a pena. Afinal de contas, fotos de produtos de alta qualidade têm alta conversão. Comece a pesquisar no Google fotógrafos profissionais da sua região.

        Então, é isso. Esse foi o artigo "como tirar fotos de produtos por conta própria com fundo branco sem ter que gastar muito com equipamentos e iluminação complicada". Se você tentar usar esse método, publique uma foto do seu arranjo e do produto final. Adoraríamos ver os resultados! 


        Which method is right for you?Sobre a autora

        Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

        Post original em inglês: Jeff Delacruz

        Tradução e localização: Marina Borges

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