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Guias de presentes: como aumentar suas vendas na Black Friday Cyber Monday

Bolsa de presente amarela em fundo amarelo e azul

 

O clima da Black Friday Cyber Monday está no ar e abriu caminho para um dos momentos que mais aquece o mercado. Para aproveitar a maré de novas vendas, lojistas brasileiros já começaram a se preparar, planejar e a investir pesado na divulgação de seus e-commerces. Obviamente, você não quer deixar sua loja de fora dessa.

O planejamento também vale para os consumidores, que têm pensado em ideias de presentes de Natal cada vez mais cedo no ano. Considerando que a pandemia do coronavírus nos levou a viver situações tão atípicas, este ano os lojistas têm o desafio de vender seus produtos sem expor os consumidores a riscos de saúde.

Descontos, e-mail marketing, retargeting e anúncios nas redes sociais são estratégias conhecidas que comprovadamente rendem benefícios e vantagem competitiva. Além de todos esses caminhos, há uma tática subestimada que pode atrair muitos compradores para a sua loja: os guias de presentes.

Guia Black Friday: 8 estratégias de venda para sua loja + Checklist

Já traçou suas estratégias de vendas para a Black Friday? Confira nossas 8 táticas para esse grande evento de vendas e uma checklist para não esquecer de nenhum detalhe. Bom planejamento!

Potencial dos guias de presentes

Antes de pensar em como montar seu guia de presentes, é importante avaliar o comportamento dos consumidores. Por exemplo, você pode investir na relação dos clientes com seus entes queridos montando um guia com itens voltados para amigos, familiares ou namorados. Além da segmentação de público, suas sugestões podem levar em conta interesses em comum, como presentes para quem ama gatos, filmes, livros e afins.

Guias de presentes costumam gerar um retorno bastante alto sobre o investimento do tempo. Divulgar seu produto em um guia pode atrair clientes que já têm a intenção de compra, poupando vários dos seus esforços de marketing, por exemplo. Basta dedicar alguns minutos para redigir uma descrição interessante e atrativa!

Aparência dos guias de presentes

Se você nunca viu um guia de presentes, a página de kits e presentes da loja Quem disse, Berenice? segue abordagens diversificadas usando produtos variados da área de cosméticos:

Página de presentes da loja Quem disse, Berenice? ilustrada com foto de maquiagem

Publicada em uma seção específica do site da loja, a página sugere combinações de presentes em várias categorias, como Cuidados para a peleMaquiagem, Perfumaria Cabelos. Assim, a empresa organiza o guia com base em nichos e direciona o foco dos clientes conforme o interesse e a relevância dos produtos. 

Sua estratégia de divulgação pode envolver guias de presentes que já existem ou propor a criação de guias em sites que ainda não tenham esse recurso. Neste último caso, deixe o argumento mais convincente mencionando as datas e ocasiões importantes do seu nicho de mercado.

Dica: priorize o contato com sites que já tenham publicado guias de presentes ou que façam campanhas de produtos específicos em datas comemorativas.

Como encontrar bons guias de presentes

Ao pesquisar blogs e sites com guias de presentes, talvez seja interessante organizá-los em uma planilha (veja este modelo básico). Com essas informações, fica mais fácil planejar seus contatos.

O próximo passo é encontrar blogs e sites no seu nicho. Por exemplo, se a sua loja vende produtos voltados para o mercado de animais de estimação, entre em contato com sites que fazem guias de presentes relacionados ao universo pet.

Procure pensar como consumidor e faça uma busca por ideias de presentes no Google. O que você pesquisaria? Veja algumas sugestões e adapte os termos conforme seu produto ou nicho:

  • presentes para animais de estimação
  • ideias de presentes para pets 2020
  • guia de presentes para gatos
  • guia de presentes para cães
  • guia de presentes cães e gatos Black Friday
  • guia de presentes cães e gatos Natal
  • ideias de presentes comestíveis para pets
  • guias de presentes de vestuário para pets

Veja o resultado da busca por “ideias de presentes para pets”:

Pesquisa de presentes para pets com foto de cão segurando pacote vermelho na boca

Lembre-se de que todos esses termos são sugestões a serem adaptadas ao seu contexto, e os resultados de pesquisa podem variar no seu navegador. Você pode trocar o termo pets por um animalzinho específico, incluir datas comemorativas (como dia do veterinário) ou trocar o número do ano, caso esteja lendo este artigo em 2050.

Para filtrar os resultados por blogs, basta incluir o termo "inurl:blog":

  • presentes para pets inurl:blog
  • guia de presentes cães e gatos inurl:blog
  • presentes dia do veterinário inurl:blog

Teste variações das palavras-chave que você identificar e inclua os resultados mais relevantes na planilha. O ideal é ter pelo menos 20 sites antes de começar a entrar em contato. Provavelmente você vai obter um número considerável de resultados, então procure selecioná-los com base na qualidade. Veja alguns critérios úteis:

  1. O editor do site é acessível? Se o guia estiver no site de uma loja concorrente, talvez não haja interesse em divulgar seu produto. Outra questão a se considerar é a dimensão: se o guia tiver muita visibilidade e a publicação for de longo alcance, você terá que desenvolver um relacionamento com o editor do site e trabalhar melhor suas estratégias de comunicação antes de apresentar o discurso de vendas.
  2. O público do site é constante? Verifique se o site ainda está ativo e se tem um público considerável. Para averiguar essas informações, veja a data do post mais recente e procure saber quantos seguidores a loja tem nas redes sociais. Confira também outras provas sociais, como a média de comentários nos posts do blog.

Quanto maior a audiência, menos acessíveis serão o editor e a publicação. Nesses casos, talvez seja melhor investir seu tempo em sites de nicho e blogs com leitores fiéis e mais fáceis de agradar. Seja como for, lembre-se de que a vantagem de aparecer em um guia de presentes é um ótimo trunfo e garante publicidade constante para o seu produto.

Como solicitar a inclusão de um produto

Em primeiro lugar, você precisa das informações de contato do administrador de cada site. Procure essa informação em Fale conosco no cabeçalho ou rodapé dos blogs, a maioria deles tem essas seções. Se não encontrar por esse caminho, pesquise em Contato na página inicial.

Não cometa o erro de disparar e-mails em massa. Fazer isso é uma forma impessoal e pouco profissional de criar relações de negócios, sem contar que esse tipo de e-mail quase sempre é considerado spam pelos destinatários. Enviar mensagens individuais e personalizadas é o melhor caminho. Dá mais trabalho, mas você verá que vale muito mais a pena.

Disparar e-mails em massa é uma forma impessoal e pouco profissional de criar relações de negócios.

Para personalizar seu texto, mencione algo que você tenha gostado no guia de presentes ou no blog e explique como você chegou ao site. Procure criar uma identificação pessoal logo nas primeiras linhas, antes mesmo de falar sobre o seu pedido. Se você passar a impressão de que enviou o mesmo e-mail para várias pessoas, provavelmente sua solicitação não será levada a sério.

Dica: se possível, envie uma amostra do seu produto. As pessoas tendem a recomendar produtos que elas mesmas testaram.

Se ainda não souber por onde começar sua mensagem, use este modelo:

Assunto: Adorei seu post [título do post]

Mensagem: Olá, [nome],

Tudo bom? Li o post [título do post] e gostei bastante do conteúdo porque [informe alguns motivos]. Você pretende atualizá-lo este ano, ou talvez escrever um novo post?

Meu nome é [seu nome] e eu vendo [seu produto]. Estou criando uma promoção para [data comemorativa] e gostaria de incluir meu produto na sua próxima lista. Acredito que [seu produto] seja um ótimo presente para [tipo de pessoa que usaria o presente] porque [motivos].

Se preferir, posso enviar uma amostra para você experimentar e me dizer o que acha. Para saber mais sobre o meu produto, acesse este link: [url do seu site ou produto]

Será um prazer saber a sua opinião.

Atenciosamente,

[Seu nome e contato]

Se não receber resposta, envie uma mensagem de acompanhamento uma semana depois. Aliás, crie expectativas realistas: se você mandou e-mail para vinte sites diferentes, espere receber três ou quatro respostas de pessoas interessadas.

Nem todo mundo planeja criar ou atualizar guias de presentes nem todas as lojas vão se interessar pelo seu produto. Não leve para o lado pessoal. Por mais que a máxima “quanto mais, melhor” caia como uma luva nesse contexto, incluir seu produto em um único guia de presentes já é uma grande conquista.

Como criar seu próprio guia de presentes

Além de contar com apoio externo, outra boa opção é criar um guia de presentes no site da sua loja. Essa tática rende resultados melhores para lojas mais movimentadas nas redes sociais ou lojistas que têm ideias criativas e noções básicas de SEO.

Como ponto de partida, você pode usar o Planejador de palavras-chave do Google para buscar termos relacionados ao seu produto. Por exemplo, ao pesquisar “ideias de presentes para pets”, o planejador mostrará novos termos relacionados para ajudar a desenvolver campanhas relevantes conforme o público do seu e-commerce.

Dica: crie um título cativante para o guia de presentes e use palavras que aumentarão sua visibilidade nos resultados de pesquisa.

O Planejador de palavras-chave também exibe o histórico de estatísticas dos termos, como os índices do volume de pesquisas e as tendências de acesso. Com esses dados em mãos, você pode tomar decisões melhores sobre quais produtos devem entrar na sua campanha. Várias marcas e lojas já fizeram esse tipo de análise para criar catálogos e guias de presentes.

Lojistas que escolherem criar um guia de presentes também terão que pensar no conteúdo da página do guia. Se for o seu caso, escreva uma breve introdução no início da página (algo em torno de 100 palavras) falando sobre os presentes que você selecionou e o público a quem eles se destinam.

A próxima etapa será criar coleções (ou grupos) de itens a serem incluídos no guia. Você pode criar uma única coleção chamada “guia de presentes”, ou criar uma coleção categorizando os itens como “presentes para mulheres” ou “presentes até 50 reais”.

Template Icon

Precisa de ajuda para criar coleções?

Agrupar seus produtos em coleções ajuda os clientes a encontrarem o que procuram com mais rapidez e facilidade. Acesse o guia de coleções da Shopify e otimize os recursos da sua loja virtual!

Acessar o guia

Se preferir, você pode publicar seu guia de presentes em um post no blog, em vez de mostrá-lo em uma página separada. Outra possibilidade é fazer uma série de publicações no blog com guias de presentes para diferentes ocasiões ou tipos de produto.

Por fim, não deixe de pensar na experiência de unboxingSe a embalagem chegar danificada ou com um aspecto ruim, a primeira impressão do cliente será negativa. Por outro lado, uma embalagem personalizada e bonita fará o cliente sentir que o dinheiro investido valeu a pena. O momento de abrir a embalagem pode (e deve) ser inesquecível pelos motivos certos.

O presente mais esperado

Você já viu que apresentar guias de presentes com eficiência exige esforço e tempo, mas não desanime. Consumidores que pesquisam e procuram guias de presente têm muita intenção de comprar, já passaram por praticamente todo o funil de vendas e só precisam de um empurrãozinho para tomar a decisão de entrar na sua loja.

Com alguns argumentos estratégicos e um guia caprichado, sua marca e seus produtos vão aparecer como a opção ideal de compra nessa temporada. E claro, os resultados desse investimento em criatividade vão render o presente que você mais deseja: ver sua loja bombando nas vendas da Black Friday!

 


Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora e intérprete de conferências e, em parceria com a Shopify, faz a curadoria e a localização de conteúdo para o blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Corey Ferreira

Tradução e localização: Mitsue Siqueira

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