E-mail marketing grátis: existe mesmo? E como funciona?

E-mail marketing grátis: existe mesmo? E como funciona?

Um número crescente de lojas de pequeno e médio porte vem mostrando um interesse renovado na área de e-mail marketing, uma solução que permite enviar mensagens customizadas e relevantes no momento certo.

E os clientes e consumidores também estão buscando outras alternativas virtuais: afinal, numa era em que a preocupação com a privacidade nas redes sociais vem aumentando, o e-mail está se transformando em um dos poucos redutos seguros e confiáveis que ainda restam.

Mas… Você sabe o que é e-mail marketing? Como funciona o envio de e-mail de campanhas promocionais? E como fazer a criação de campanhas de e-mail grátis?

O que é o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de publicidade que consiste no envio de e-mails para clientes em potencial e clientes já fidelizados. O objetivo dessas mensagens de e-mail pode ser vender um produto, educar o cliente ou expandir o alcance da marca.

Além disso, vale lembrar também que o e-mail é um canal de marketing digital no qual o remetente tem controle total sobre o conteúdo e a distribuição da mensagem. 

Por isso mesmo, os melhores resultados se dão em situações nas quais mensagens pessoais e relevantes são enviadas para listas segmentadas de clientes.

Por que o e-mail marketing é tão importante no e-commerce?

Por que o e-mail marketing é tão importante no e-commerce?

A realidade do tráfego de clientes e visitantes é cruel: mesmo em um tráfego altamente segmentado, a grande maioria dos novos visitantes do seu site provavelmente nunca voltará a visitar aquele espaço. A menos, é claro, que você consiga fazer com que eles estejam dispostos a voltar.

Com uma lista de e-mails, você pode enviar conteúdos relevantes para visitantes, construindo um esforço concreto para reter aquele tráfego que você suou tanto para conquistar. Se você conseguir incluir um desconto exclusivo ou uma promoção por tempo limitado, melhor ainda: é um incentivo a mais para que o visitante considere a sua loja no futuro.


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Se você ainda não adotou uma estratégia de e-mail marketing, é bem possível que sua loja esteja perdendo dinheiro (e, claro, clientes em potencial) até porque o e-mail é uma ferramenta poderosa para firmar relações entre marca e clientes.

Também vale lembrar que o e-mail é uma ferramenta especialmente relevante no mundo do e-commerce, pois é utilizado para enviar mensagens transacionais e promocionais. 

Com o e-mail marketing, afinal, é possível criar campanhas de e-mail marketing grátis algo que é especialmente importante para quem está começando ou até mesmo para quem quer manter o fluxo de caixa equilibrado.

Como fazer e-mail marketing grátis: primeiros passos

Até mesmo a mais bem-sucedida estratégia de e-mail marketing do mundo começa de uma forma bem simples.

O primeiro passo é escolher uma ferramenta de e-mail: ou seja, o provedor que você vai utilizar para fazer o envio de e-mails das mensagens oficiais de sua marca.

Depois, você vai precisar delimitar o seu planejamento para angariar usuários e clientes e, por último, descobrir como disparar os e-mails que você está querendo enviar sem correr o risco de acabar tendo sua conta suspensa ou banida por atividade suspeita.

1. Escolha uma ferramenta de e-mail marketing

A primeira coisa a fazer, então, é escolher a ferramenta que você vai usar para fazer o envio de mensagens.

Essa ferramenta para envio de e-mail costuma ser chamada também de provedor de e-mail marketing mas você não precisa se preocupar em escolher o provedor “perfeito”: a internet está cheia de ferramentas de e-mail de alto nível, e o processo de migração de um servidor para outro costuma ser bem simples. Se um dia você encontrar uma ferramenta de e-mail marketing grátis ainda melhor do que a que você usa, é só fazer a mudança.

Na hora de escolher, busque uma solução bem-avaliada, capaz de corresponder às suas necessidades (valor, ferramentas de edição, templates disponíveis e por aí vai). 

Algumas ferramentas com plano gratuito, como o Klaviyo, o Conversio, o Jilt e o Omnisend, têm feito sucesso entre os nossos lojistas. 

No entanto, a nossa App Store também tem uma lista completa com os melhores apps e ferramentas gratuitas para o envio de e-mail, então vale a pena conferir!

Leitura recomendada: Shopify Email: faça a identidade da sua marca brilhar com e-mail marketing

2. Comece a construir sua lista de contatos

Comece a construir sua lista de contatos

Se você um dia quiser saber qual é o maior arrependimento de lojistas de sucesso, pode ter certeza que uma das respostas mais recorrentes será esta: o fato de não terem começado a coletar os endereços de e-mail dos clientes logo no primeiro dia de funcionamento da loja.

Para evitar que isso aconteça com a sua marca, você pode começar a coletar esses dados o mais rápido possível e importá-los para a lista de contatos antes mesmo de abrir sua primeira loja.

Antes de começar o envio de mensagens, no entanto, vale lembrar que você precisa pedir permissão para entrar em contato com seu cliente via e-mail. Isso significa que os clientes em potencial precisam optar por receber as suas mensagens. 

Por sorte, há diversas maneiras de fazer isso. Vejamos, abaixo, as duas mais populares.

1. Coletar e-mails a partir de vendas e contas de clientes

As contas de cliente (ou seja, o cadastro que os clientes fazem no site da loja) são um recurso importante para lojistas, pois não só solicitam informações relevantes, como o endereço de e-mail, mas também simplificam o processo de monitoramento do histórico de compras.

O ponto negativo da coisa é que muitos clientes costumam achar que o processo de criar uma conta acaba atrapalhando a experiência de navegação.

Uma forma de tornar o processo mais agradável para o cliente é pedir que ele crie uma conta apenas depois de ter realizado a primeira compra. Se você está usando a Shopify para hospedar sua loja, já deve ter percebido que temos contas de clientes não opcionais, que ajudam você a enviar convites pessoais e customizados após aquela primeira compra, pedindo que os seus clientes realizem o cadastro.

2. Inserir formulários de inscrição no site da loja

Para construir uma lista de e-mails, você precisa primeiro pedir que os visitantes e clientes em potencial realizem um cadastro. 

Por isso mesmo, o melhor lugar para fazer tal solicitação é durante a experiência de navegação no site da loja.

Antes de inserir os formulários no site, verifique se eles não atrapalharão a navegação ou alterarão o design de alguma página: a primeira impressão, afinal, é a que conta.

Abaixo, alguns espaços nos quais você pode inserir os formulários:

  • Cabeçalho, barra de navegação ou rodapé
  • Página “Quem somos”
  • No blog da loja ou em outras páginas relevantes
  • Formulário pop-up
  • Em landing pages exclusivas
  •  

    Atenção: Não se sinta na obrigação de conseguir mil contatos ou 2 mil contatos logo nos primeiros meses de funcionamento. Esse processo pode ser demorado, e o importante é agir com calma e criar estratégias que sejam orgânicas e naturais. Você não está numa corrida contra o tempo!

    Se quiser saber um pouquinho mais sobre como organizar e planejar estratégias de marketing grátis e gerar tráfego orgânico, que tal dar uma conferida no vídeo abaixo?

    Campanhas de e-mail marketing grátis: tipos e exemplos

    Campanhas de e-mail marketing grátis: tipos e exemplos

    Campanhas de e-mail marketing: alguns tipos e exemplos

    Enviar mensagens irrelevantes para as pessoas erradas (na hora errada) é desperdiçar, de cara, a possibilidade de transformar o e-mail em um canal relevante de marketing.

    Por isso mesmo, está na hora de conversarmos sobre os diferentes tipos de campanhas de e-mail marketing e como elas podem ser customizadas para o seu nicho e público-alvo.

    De modo geral, podemos dividir as estratégias de e-mail marketing em três categorias: transacional, promocional e de ciclo de vida.

    Os e-mails transacionais são mensagens informativas enviadas durante o momento de checkout ou outras ações de natureza funcional que podem acontecer durante a jornada de compra: confirmação de compra, recibo, confirmação de envio e por aí vai.

    Os e-mails promocionais, por outro lado, são projetados para falar de um produto, promoção ou desconto específico. É o caso de mensagens sobre a Black Friday, um guia de presentes para o Dia das Mães, um desconto de tempo limitado para o Dia dos Namorados e outros.

    Os e-mails de ciclo de vida, que são enviados com base nas ações realizadas pelos clientes durante a jornada de compra. Um e-mail de carrinho abandonado, por exemplo, só pode ser enviado depois que o cliente deixar o carrinho na loja e não concluir a compra.

    1. E-mails transacionais dentro do e-mail marketing

    Os e-mails transacionais fazem parte do processo de compra, o que significa que os clientes estão sempre esperando que eles cheguem nas caixas de entrada. Não à toa, esses e-mails corresponderão quase sempre ao maior número de e-mails por mês enviados pela loja.

    Por isso mesmo, é importante otimizar essas mensagens dentro das ferramentas de e-mail da melhor maneira que puder. Dê uma atenção especial a elementos como o layout até a mensagem, as cores utilizadas e até mesmo as imagens selecionadas.

    Os tipos mais populares de e-mails transacionais são:

  • E-mails de confirmação de compra, que costumam apresentar uma taxa média de abertura bastante alta. Destaque, na mensagem, as informações que seus clientes querem receber: a data estimada de entrega, a confirmação do envio ou qualquer outro dado referente à compra.
  • E-mails de confirmação de envio, que são enviados assim que o pedido cai nas mãos da transportadora ou dos Correios. São mensagens altamente valiosas, uma vez que alimentam a expectativa do cliente.
  • E-mails de contato pós-compra, que são nada mais nada menos do que uma forma de pedir feedback para clientes. Muitos lojistas não sabem, mas o e-mail marketing pode ser o espaço ideal para coletar feedback. Dá só uma olhada no e-mail enviado pela Blake Rings, que ainda oferece um desconto (e potencializa a prova social da marca):
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    E-mail promocional da Blake Rings

    2. E-mails promocionais e estratégias de e-mail marketing grátis

    Você pode usar as ferramentas de e-mail e enviar mensagens promocionais para toda a lista inteira de assinantes, ou então para segmentos específicos da lista. 

    Essas mensagens costumam falar sobre novidades no catálogo da loja, promoções por tempo limitado, newsletter da marca, novos lançamentos e muito mais.

    A melhor maneira de tratar os e-mails promocionais é pensar nessas mensagens como notícias ou dados que são extremamente relevantes: não é qualquer coisa que entra nessa classificação, e isso tornará o processo de definir o que mandar (e quando mandar) bem mais fácil.

    Os tipos mais recorrentes de e-mails promocionais dentro do e-mail marketing são as mensagens que anunciam:

  • Lançamento de novos produtos (ou serviços). Se a sua marca trabalha com a fabricação própria de produtos, você sabe que a criação de novos produtos muitas vezes nasce do feedback gerado por clientes. Nessas situações, a melhor coisa a fazer é anunciar o lançamento desses produtos diretamente para aqueles que possibilitaram o processo e, de quebra, ativar algumas landing pages exclusivas para facilitar a compra.
  • Promoções de tempo limitado e promoções sazonais. Você pode criar promoções de tempo limitado que estejam alinhadas aos interesses de compra sinalizados pelos clientes, ou então promoções sazonais de Black Friday, vendas de Natal, queima de estoque e qualquer outra data relevante para o público-alvo.
  • Descontos exclusivos para usuários cadastrados. Que tal incluir descontos e códigos promocionais em e-mails que não necessariamente tratem de promoções, como em newsletters ou outros anúncios relevantes? Pense nesses descontos como pequenos incentivos para ajudar a gerar novas vendas: quanto mais exclusivos eles forem, melhores serão os resultados.
  • Newsletters. Uma newsletter pode ajudar a transmitir a história e os valores da loja, diminuindo o abismo que às vezes acaba se instaurando entre marca e cliente. Com conteúdos de qualidade, as newsletters podem ser uma solução mais eficiente para empreendedores que querem investir na relação com os clientes sem ter que recorrer apenas a promoções e descontos.
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    Newsletter da Linus enviada em março, marcando o Dia Internacional da Mulher.

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    3. E-mails de ciclo de vida em estratégias de e-mail marketing

    Os e-mails de ciclo de vida costumam angariar bons resultados, especialmente porque são de natureza pessoal e, por isso, são direcionados para pequenos segmentos do seu público-alvo. 

    Além disso, essas mensagens são criadas de acordo com o comportamento de cada cliente, o que aumenta as chances de uma resposta ativa.

    Em termos de estratégias e conteúdos, você pode trabalhar com e-mails de boas-vindas, e-mails para garantir novas compras, campanhas de reconquista (“win-back”) e e-mails para reverter carrinhos abandonados.

    Cada uma dessas mensagens pode ter um impacto significativo no processo de fidelização e retenção de clientes.

  • E-mails de boas-vindas. Você certamente já recebeu vários e-mails de boas-vindas ao longo da sua vida de consumidor: são aquelas mensagens que chegam na nossa caixa de entrada logo depois de realizarmos um cadastro em um site ou assinarmos uma newsletter.
  • E-mails para garantir novas compras. Esse tipo de e-mail permite o envio de mensagens com estratégias de upsell e cross-sell, que reforçam a necessidade de novas compras complementares àquela primeira compra do cliente.
  • Campanhas de reconquista (“win-back”). As campanhas de win-back podem assumir formas e tamanhos dos mais variados. Uma coisa, no entanto, é certa: todas são criadas com o objetivo de reconquistar clientes inativos.
  • E-mails para reverter carrinhos abandonados. A taxa média de carrinhos abandonados no e-commerce varia entre 60% e 80%, um percentual bastante alto. Para reverter esse cenário, vale a pena considerar a possibilidade de incluir um incentivo para a realização da compra, como um desconto especial ou por tempo limitado.

    Dicas importantes para avaliar o desempenho das campanhas de e-mail marketing grátis

    Dicas importantes para avaliar o desempenho das campanhas de e-mail marketing grátis

    Não basta só elaborar mensagens lindas, namorar as ferramentas de e-mail mais completas do mercado e sonhar com 2 mil contatos cadastrados e milhares de e-mails por mês.

    Para garantir o sucesso das suas campanhas de e-mail marketing grátis ou mesmo as pagas, é essencial que você acompanhe o desempenho dessas campanhas.

    Fique de olho, em especial, nas duas métricas abaixo:

    • Taxa de abertura: um percentual que indica quantos e-mails foram abertos pelos clientes. Normalmente, o resultado esperado é algo entre 20% e 30%, mas vale lembrar que a taxa de abertura costuma ser mais alta em lojas recém-inauguradas.
    • Taxa de click-through: um percentual que reflete as mensagens de e-mail que conquistaram ao menos um clique. De modo geral, essa taxa costuma ser duas ou três vezes maior do que a taxa de conversão da loja virtual: cerca de 5%. É um número relativamente baixo, mas representa o grupo de clientes altamente engajados que consome prontamente os conteúdos criados pela loja.

    Cuidado para o seu e-mail marketing não virar spam!

    Mesmo que você tenha feito tudo certinho, sempre há a possibilidade de que a sua mensagem seja reportada como spam.

    A boa notícia é que pode ser bem simples fugir dos filtros de spam; a notícia ruim é que cada servidor de e-mail funciona de maneira diferente, e os requisitos também são alterados com certa constância. Isso significa que o que é reportado como spam em um servidor nem sempre é reportado como spam em outro. 

    De qualquer forma, vale a pena evitar:

    • Palavras em letras maiúsculas, pontos de exclamação e termos suspeitos (como “gratuito”);
    • Imagens muito grandes com pouco texto, já que a maioria dos filtros de spam simplesmente não reconhece imagens;
    • O envio de e-mails para listas antigas, que estão há anos sem manutenção.

    Realize testes A/B nas campanhas de e-mail marketing

    Os testes A/B ajudam você a testar textos, designs, templates e CTAs com grupos segmentados da sua lista de e-mail para, então, encontrar a mensagem ideal.

    A primeira etapa para executar um teste A/B é criar três grupos de destinatários: um grupo A, um grupo B e, por último, um grupo C. 

    Depois de enviar duas variantes de e-mail para os grupos A e B, você vai analisar os resultados gerados para verificar qual foi a mensagem que obteve melhores resultados (ou seja: qual mensagem conseguiu gerar uma maior taxa de engajamento ou mesmo um número maior de vendas).

     A última etapa é o envio da versão vencedora para o grupo C, composto apenas por clientes em potencial e clientes já fidelizados.

      Tudo pronto? É só apertar “Enviar”!

      Tudo pronto? É só apertar “Enviar”!

      O e-mail marketing é um excelente canal de vendas para empreendedores e empreendedoras que ainda estão dando seus primeiros passos no mundo do e-commerce e não contam com um grande capital para investir em campanhas muito elaboradas.

      Gostou do conteúdo? Então o vídeo abaixo é uma pedida certa:

      Ilustrações de Axel Kinnear

      Perguntas frequentes sobre e-mail marketing

      Existem ferramentas gratuitas de e-mail marketing?

      Sim. Na Shopify App Store, é possível encontrar ferramentas de e-mail gratuitas ou com planos gratuitos como Shopify Email, Privy, Seguno, Klaviyo e muito mais. Também vale destacar que é muito fácil migrar de uma ferramenta para outra, então você não vai precisar se comprometer com uma única ferramenta para sempre; o importante é escolher uma ferramenta que permite o envio das mensagens promocionais que você quer criar.

      Quais são os tipos de e-mail que posso enviar por e-mail marketing? Como funciona o envio de e-mail em uma campanha?

      Você pode enviar e-mails transacionais, e-mails promocionais e e-mails de ciclo de vida. Cada tipo de e-mail serve a uma funcionalidade diferente, então vale a pena definir primeiro os seus objetivos de campanha. Uma boa ferramenta permite o envio de e-mails em massa, de modo que só precisará programar a data e o horário de envio.

      Como evitar que minhas campanhas virem spam?

      Evite criar mensagens com apenas letras maiúsculas, com muitos pontos de exclamação e termos que parecem suspeitos. Também vale a pena passar longe de mensagens com imagens imensas e pouquíssimo texto, já que a maioria dos filtros de spam simplesmente não reconhece imagens.

      Which method is right for you?Sobre a autora

      Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

      Post original em inglês: Mark Macdonald

      Tradução e localização: Marcela Lanius

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