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E-mail personalizado: fale com seus clientes em suas caixas de entrada

Mulher trabalhando ao computador no sofá de casa

Estabelecer uma conexão com os clientes está cada vez mais difícil. Eles esperam conteúdo mais relevante e personalizado quando abrem a caixa de entrada e escolhem qual mensagem ler. É por isso que o e-mail personalizado está ganhando mais relevância.


O que é um e-mail personalizado?

Personalizar um e-mail significa usar as informações dos assinantes da sua lista de e-mail marketing para criar conteúdo exclusivo em formato de texto. Essas informações são o nome do cliente, o local ou os produtos que ele adquiriu, entre outros. O e-mail personalizado também pode explorar táticas simples, como adicionar o nome do cliente à linha de assunto ou ao corpo de texto. Mensagens personalizadas oferecem uma experiência mais exclusiva aos seus assinantes e podem melhorar os sinais positivos, como a taxa de abertura, cliques, conversões e engajamento. Quanto melhores forem os sinais positivos, maior será a probabilidade de a mensagem chegar à caixa de entrada, não à pasta de lixo eletrônico. 

Confira a seguir três táticas básicas para chamar a atenção de seus assinantes.

3 táticas para chamar a atenção de clientes com um e-mail personalizado

As três principais táticas de personalização são:

1. Assunto ou linha de assunto

É um dos elementos mais importantes do e-mail. O cliente lê a linha de assunto e decide se vale a pena abrir a mensagem ou não. Um texto personalizado pode impactar a taxa de abertura de forma significativa. Estudos comprovam que e-mails com linhas de assunto personalizadas têm 26% mais chances de serem abertos do que aqueles que não têm um toque de personalização.

O texto da linha de assunto de um e-mail é o elemento principal que fará com que uma campanha de e-mail marketing seja um sucesso ou um fracasso. Se ele é escrito de forma persuasiva e cativante, ele deixará o destinatário interessado em saber mais sobre o conteúdo e visualizar o e-mail inteiro.

O assunto do seu e-mail personalizado deve ser um texto:

  • enxuto e relevante. Seu objetivo é dar um pouco de informação sobre o conteúdo do e-mail. Em geral, um leitor leva aproximadamente 4 segundos no máximo para ler o título do e-mail, ou seja, você tem 4 segundos para chamar a sua atenção e convencê-lo a abrir a mensagem. Se o assunto do e-mail não chamar a atenção do leitor, há algo de errado na construção desse texto. As pessoas precisam se identificar com algum elemento desse conteúdo que as faça pensar: “este e-mail foi criado pensando em mim e no que eu quero”.
  • direto e informativo. A linha de assunto deve descrever o que o e-mail oferece para o cliente e ainda deixar uma parte não dita, a cargo da imaginação do leitor, que gere um pouco de curiosidade para despertar nele o interesse em saber mais sobre o assunto.
  • redigido de forma persuasiva. Depois de garantir os dois itens anteriores para a linha de assunto, e antes de disparar o e-mail personalizado, pergunte-se: o texto é persuasivo o suficiente para fazer o cliente abrir o e-mail? É fácil descobrir: pegue papel e lápis, e escreva à mão a linha de assunto que você considera pronta para ser enviada. Agora, leia-a em voz alta: ela faz com que você queira saber mais sobre o assunto? Se a resposta for não, volte aos elementos acima e mexa na redação do assunto para acrescentar um toque de persuasão e personalização.

2. Texto de pré-visualização

O texto de pré-visualização fica abaixo da linha de assunto e traz mais informações sobre o conteúdo do e-mail. É uma ótima oportunidade para complementar a linha de assunto, conectar-se com seus clientes e mostrar que o conteúdo é relevante para eles.

Confira a seguir um exemplo de como uma marca de e-commerce com alto potencial de crescimento explora o texto de pré-visualização:

Exemplo de um e-mail personalizado de boas-vindas

 Linha de assunto: “É um prazer te conhecer!”

Texto de pré-visualização: “Beleza ao seu alcance: encontrar produtos novos é difícil, mas não precisa ser assim”.

Data: segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018 às 12h50

Logo depois de me inscrever para a abordagem "beleza" no formulário da Birchbox, recebi este e-mail de boas-vindas. O tema "beleza" é evidente e tanto o assunto como a cópia da pré-visualização parecem precisos, com uma mistura bem equilibrada entre algo amigável e educativo. "Encontrar novos produtos é difícil, mas não precisa ser assim" fala sobre um aspecto central da proposta de valor da Birchbox no texto de pré-visualização, mesmo antes de o e-mail ser aberto. A estética e o design também são coerentes com a marca e com o site, utilizando a mesma paleta de cores e estilos visuais. O e-mail claramente tem um design para causar uma boa primeira impressão e deixar você animado com o que a Birchbox pode fazer por você. Vejamos melhor no exemplo abaixo e na explicação a seguir:

Vamos analisar o e-mail de boas-vindas parte por parte:

    • Oferta de frete grátis

Como se trata de um e-mail de boas-vindas e que eu, um novo cliente em potencial, poderia não estar familiarizado com todos os benefícios de ser um cliente, adicionar um lembrete de frete grátis na parte superior do e-mail proporciona um incentivo imediato para considerar seus produtos.

  • Desconto de boas-vindas
  • Um "presente de boas-vindas" é uma forma amigável de iniciar uma conversa com novos assinantes. O desconto de 15% nos pedidos é anunciado no site antes da inscrição e é uma ótima maneira não apenas para incentivar as inscrições, mas para incentivar esses assinantes a começarem a adicionar produtos ao carrinho.

  • Benefício principal
  • Essa seção é a primeira de três que apresentam os principais benefícios da Birchbox. A simplicidade dessa seção faz com que sua mensagem central de "Beleza ao alcance da mão" seja entendida, que é o que a Birchbox quer associar à sua marca.

  • Dois pontos de partida
  • Essas duas seções são, em partes iguais, uma seção informativa para novos clientes em potencial e uma chamada de ação: a primeira é voltada para assinantes que desejam usar o serviço para testar novos produtos e a segunda é para aqueles que sabem exatamente o que querem e estão dispostos a economizar.

  • Links adicionais no rodapé
  • O primeiro rodapé do primeiro e-mail é um local útil para chamadas de ação menos urgentes. Como não estamos familiarizados com sua marca, a Birchbox nos incentiva a baixar seu aplicativo e entrar para a comunidade. Há também links diretos para atendimento ao cliente, na página Sobre nós e perguntas frequentes, se precisarmos.

    Pontos-chave:

    • Aproveite a oportunidade para apresentar sua proposta de valor principal na forma de uma história ou viagem. Para os clientes, "valor" significa algo que os deixa entusiasmados.
    • Quanto mais simples, melhor é quando são criadas associações com sua marca. Quando os clientes encontram ou falam sobre sua marca, eles devem pensar imediatamente [no atributo de valor exclusivo].
    • Não tenha medo de mostrar aos clientes em potencial por onde começar. Às vezes, navegar por uma nova marca pode ser desafiador, especialmente se ela tiver muitos produtos e o cliente não tiver certeza de qual é o melhor para ele. Oriente-os com instruções simples, como "Descubra novos favoritos", "Obtenha o conjunto" e "Comece a comprar".

    3. Nome e sobrenome

    Adicionar o nome e o sobrenome (dependendo do tom de voz da sua marca, claro) do cliente à introdução do e-mail cria uma boa primeira impressão e estabelece o tom das comunicações futuras. Os clientes se sentem reconhecidos, e você consegue construir um relacionamento forte que pode levar a uma venda potencial ou fazer com que os leitores realizem uma ação desejada. 

    💡 Dica: confira nossa lista completa de táticas para deixar seus e-mails ainda melhores!

    O Shopify Email oferece um recurso de texto personalizado para você construir relacionamentos duradouros com seus clientes. Com ele, é possível adicionar texto personalizado às suas campanhas de e-mail, como nome, sobrenome, e-mail, cidade, estado, província e país do assinante. Ao adicionar o texto personalizado a uma determinada seção da mensagem, o Shopify Email usa automaticamente as informações do cliente nessa seção, se disponíveis.

    Comece a se relacionar melhor com seus clientes por meio do e-mail personalizado usando o Shopify Email.

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    Which method is right for you?Sobre a autora

    Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

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