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Promoção Dia dos Namorados: ideias para vender em 2022

corações em fundo rosa

À medida que o dia 12 de junho se aproxima, as vitrines das lojas ficam enfeitadas com decorações temáticas para promover uma grande variedade de produtos. Afinal, todos querem que as pessoas encontrem o presente perfeito para seu ou sua crush. E sua loja, já está preparada para esse momento? Sim, chegou a hora de pensar naquela promoção do dia dos namorados!

A criatividade do brasileiro não tem limites nessa hora: são corações laminados fixados em balcões e prateleiras com a frase “EU TE AMO”, balões pendurados no teto com laços e fitas, e, é claro, imagens de casais apaixonados. O interessante é que essa tendência se estende a lojas dos mais variados setores: vestuário, perfumaria e cosméticos, restaurantes. Para cativar o consumidor, não existe limite para a criatividade dos lojistas!

vitrine de loja no dia dos namorados

Imagem: Alexandra Sheehan

A questão é que essa data pode gerar bons negócios de verdade. Em 2021, as expectativas para as lojas virtuais brasileiras eram de vendas na ordem de R$ 6,9 bilhões, já pensou? Então a pergunta que não quer calar é: sua loja está preparada para a edição deste ano?

Dia dos Namorados 2022

O novo ano já começou, portanto você também já deve começar o planejamento de 2022 para participar de todas as datas comemorativas. Se sua loja é especializada em chocolates, por exemplo, sua data principal de promoções e vendas é a Páscoa, certo? Porém, datas como o Dia dos Namorados e o Natal também são temporadas de grande faturamento para o seu ramo.

Produtos artesanais, bijuterias, maquiagem ou até mesmo arte são outros ramos bem populares na data dos apaixonados. Seja qual for o seu ramo de atividade, algumas estratégias podem funcionar para alcançar novos públicos, desde que elaboradas desde cedo.

Que dia é Dia dos Namorados?

Ao contrário do resto do mundo, temos um Dia dos Namorados só nosso, por assim dizer. Segundo o Google Trends, entre os brasileiros o primeiro pico de pesquisas online sobre essa data acontece em fevereiro, por conta do Valentine’s Day, que é como a data é conhecida nos Estados Unidos e na Europa. O segundo pico é mais intenso entre 9 e 15 de junho, mas começa já na metade de abril e se intensifica a partir daí, principalmente a partir da segunda quinzena de maio.

O dia 12 de junho é uma das datas sazonais mais importantes e lucrativas do calendário do e-commerce no Brasil. Além disso, os novos hábitos de consumo devido à pandemia e ao confinamento também influenciaram essa data, modificando a forma de consumir. Sua loja já está adaptada para atender essas novas demandas de consumo?

Entenda o que seus clientes querem

Todo ano, algumas sondagens são feitas com consumidores para levantar dados que possam ajudar os lojistas a compreender melhor quem está comprando e o que está comprando para celebrar o Dia dos Namorados. Confira alguns resultados das pesquisas dos últimos anos:

  • Segundo pesquisa encomendada pelo Facebook IQ e realizada pela Offerwise, 75% dos usuários afirmaram que pretendiam realizar alguma compra no Dia dos Namorados em 2021. Além disso, 73% gostariam de receber ofertas customizadas para compras durante a data, 12% a mais na comparação com 2020.
  • Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em 2021 previu que o e-commerce movimentaria cerca de R$ 1,65 bilhões no Dia dos Namorados. Mais da metade das pessoas (53%) iam presentear alguém – número superior aos 47% que disseram pretender ir às compras em 2020. Além disso, outros 15% estavam indecisos.
  • Já uma projeção da Neotrust, empresa de Data Intelligence de e-commerce, previa que o faturamento em comparação a 2020 teria um crescimento de 10%, chegando a R$ 6,9 bilhões só no comércio online. A mesma projeção listou as categorias de produtos mais procurados: acessórios automotivos, eletrônicos, livros, DVDs e Blu-ray, dermocosméticos, maquiagem, perfumes, doces e bomboniere, floricultura, esporte, moda e acessórios, ótica, joias e relógios.

Dados de pesquisas são úteis para você conseguir identificar quais grupos de consumidores são seu público-alvo durante esta época do ano. Em muitos casos, trata-se das pessoas que efetivamente compram o presente (as pessoas presenteadas são um alvo temporário). De todo modo, é sempre importante ter seu público-alvo como referência antes de determinar quais táticas de vendas são as mais adequadas para a sua loja.

Confira a seguir algumas dicas valiosas para preparar sua loja virtual para o Dia dos Namorados 2022.

amor coração mãos

Ideias para vender no Dia dos Namorados

Crie guias de presentes

Dar presentes pode ser uma tarefa difícil, especialmente com tantas datas festivas ao longo do ano. Mas oferecendo guias de presentes temáticos, você consegue aliviar o estresse que seus clientes podem estar sentindo para decidir o que comprar.

Os guias de presentes podem brincar com o tipo de relacionamento ("Para ele", "Para ela"), ser baseados em faixas de preço (o que facilita a busca do consumidor que precisa se ater a um orçamento mais específico) ou ser direcionados a um estilo de vida (presentes para fãs de tecnologia, aventureiros, atletas, leitores ávidos, entre outros). Veja como essa abordagem é posta em prática no site do Ponto Frio: 

ponto frio namorados

Agrupar produtos em sua loja é, sem dúvida, uma ideia bem bacana, mas que tal dar um passo além? Complemente essa iniciativa criando conteúdo de marketing em sua lista de e-mails (também conhecido como e-mail marketing), realizando interações com os seguidores nas redes sociais ou até mesmo formando parcerias com sites que apresentam ideias de presentes para o Dia dos Namorados.

Você também pode formar novas parcerias ou fortalecer as já existentes com outros negócios para aumentar o alcance de sua marca (por exemplo, restaurantes na sua cidade). Em 2021, o Grand Plaza Shopping, em Santo André, criou uma promoção específica para o Dia dos Namorados em que os clientes ganhavam até 100 reais em cashback em compras no shopping, tanto nas lojas físicas como nas lojas online. 

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Simplifique

As promoções podem e devem ser simples e eficazes, pois no Dia dos Namorados, abordagens diretas costumam funcionar muito bem. Por exemplo, ofertas do tipo “pague um, leve dois” ou descontos simples.

Para tentar driblar o cenário econômico pouco otimista que imperava em 2016, alguns shoppings da Paraíba realizaram ações promocionais para cativar os clientes dessa data especial. Alguns ofereceram dois ingressos de cinema para compras a partir de R$ 150 nas lojas participantes, outros colocaram à disposição dos casais uma cabine fotográfica onde eles podiam registrar seu Dia dos Namorados e receber as fotos gratuitamente. Outra ideia posta em prática foi oferecer música ao vivo, na praça de alimentação, com bandas locais bem conhecidas.

Crie experiências

Há uma tendência crescente de presentear o ser amado com experiências em vez de itens materiais como os clássicos joias e chocolate. Lojistas de segmentos específicos – turismo e hospitalidade, bares e restaurantes, entre outros encontram nessa onda uma oportunidade de ajudar o consumidor a viver essas experiências. Mas não pense que os lojistas físicos levam vantagem em relação às lojas virtuais nesse caso.

A Dior, por exemplo, fez uma ação exclusiva para as compras realizadas pelo seu e-commerce no Dia dos Namorados: enviou um lindo buquê de flores junto com todas as compras do perfume Miss Dior acima de 100 ml realizadas na cidade de São Paulo. Para desenvolver a campanha, houve uma logística de entrega bem trabalhada, que contou com um carro climatizado e uma landing page criada exclusivamente para essa ação. E os clientes tinham a opção de optar que o envio fosse feito com ou sem o arranjo de flores.

Já a rede de fast food Johnny Rockets, durante todo o mês de junho de 2021, ofereceu seus hambúrgueres em formato de coração, tanto nas lojas físicas como no serviço de delivery. Ou seja, basta usar sua criatividade para planejar formas de proporcionar uma experiência agradável a seus clientes usando os produtos que você já vende. 

Compartilhe o amor

Um tema comum do Dia dos Namorados é compartilhar o amor. Essa é uma oportunidade especial para você, lojista, incentivar seus clientes a fazer isso ao mesmo tempo que divulga sua loja. Já pensou nisso?

Que tal criar um programa de duração limitada de recomendação de clientes  que ofereça grandes descontos aos "amigos da marca"? Outra boa opção é pedir que os clientes compartilhem o amor vinculando esse sentimento aos seus produtos – comece uma campanha de conteúdo gerado pelo usuário para que seu público compartilhe as próprias histórias de amor!

Parcerias entre marcas é outra opção de “compartilhar o amor” com os públicos-alvo de ambas as lojas. O site de encontros online Match.com e a  cafeteria Starbucks aparentemente não têm muita relação, não é mesmo? Mas em 2015, a famosa rede sediou “o maior encontro do mundo no Starbucks”, um evento voltado para quem estava solteiro naquele Dia dos Namorados. Como um primeiro encontro em uma cafeteria não é nada incomum, foi uma maneira inteligente não apenas de atender seus próprios clientes, mas também de direcionar mais tráfego de pedestres para as lojas físicas.

Sua marca também pode surfar nessa onda: ofereça a seus clientes brindes ou amostras grátis temáticos da data, cartões-presente que eles precisam ativar na loja física ou um simples cartão eletrônico do Dia dos Namorados. É um modo de demonstrar como sua loja aprecia a fidelidade que eles dedicam à sua marca!



 coração colorido lgbtqi desenhado em duas mãos

Diversidade antes de tudo

Em tempos em que a aceitação da diversidade e a inclusão são tendências que vieram para ficar, considere focar em públicos menos convencionais que tenham a ver com a sua marca. No Brasil, segundo o IBGE, 10% da população brasileira é declaradamente homossexual, o que representa cerca de 20 milhões de possíveis consumidores. Estamos falando de um potencial financeiro estimado em 419 bilhões de reais (ou 10% do PIB do país).

No entanto, segundo uma pesquisa da Mind Miners realizada em 2017, o público LGBTQ+ relatou a ausência de representatividade nas propagandas. As coisas parecem estar mudando, no entanto: grandes marcas como O Boticário e Natura estão cada vez mais lançando campanhas para esse público. Até mesmo um tradicional restaurante familiar de Curitiba, o Família Madalosso, promoveu a diversidade em 2021:

Facilite a vida dos clientes

Todo mundo sabe que a maioria das pessoas deixa para comprar o presente do Dia dos Namorados na última hora. Cientes desse fato, os lojistas podem ajudar desses consumidores presentando um atendimento de excelência. Veja algumas soluções abaixo:

  • Oferecer um cartão gratuito do Dia dos Namorados acompanhando a compra
  • Opção de serviços de embrulho de presente na própria loja
  • Cestas de presentes pré-embaladas que não precisam de pacote
  • Flores frescas para venda (ou como cortesia pela compra realizada)
  • Entrega grátis para os atrasadíssimos

Seja criativo no uso do Visual Merchandising

Pelos exemplos de layout e decoração mencionados no início deste artigo, fica claro que o apelo visual das lojas físicas com temas sazonais (ou visual merchandising) inspirado no Dia dos Namorados não precisa ser complicado. O importante é entrar no clima.

Busque inspiração, abuse de sua criatividade e arregace as mangas para complementar o tema da decoração de sua loja com outros produtos típicos do Dia dos Namorados que você tenha em estoque: chocolate, flores, morangos, vinho, joias, entre outros.

Isso também vale para sua loja virtual! Já ouviu falar das vitrines virtuais?

Explore as emoções para aumentar as vendas

Muitas marcas lançam mão do storytelling para conquistar clientes, narrando histórias com as quais seu público-alvo se identifica. Veja o exemplo a seguir. Além de usar dessa estratégia, a campanha para o Dia dos Namorados de 2019 da Natura ainda apostou no apelo emocional da música. Aproveitando o frenesi gerado pelo anúncio da turnê de reencontro dos irmãos Sandy & Júnior, a propaganda do produto Novo Química de Humor é embalada pela regravação de "Quando você passa", acertando em cheio o coração de seu público-alvo.

É válido lembrar que o apelo emocional é um recurso que não se limita ao clima de romance do Dia dos Namorados. Esta é uma técnica que pode ser utilizada pelos lojistas durante o ano inteiro para mexer com as emoções dos consumidores e impulsionar as vendas.

Não se esqueça dos solteiros!

Muitas marcas passaram a investir também no Dia dos Namorados para solteiros, explorando o outro lado da data, tratando de questões como amor-próprio e fim de relacionamento. É uma forma de trazer um olhar positivo para uma situação muitas vezes conturbada. 

Tentar atender esse tipo de consumidor pode ser muito benéfico para os lojistas. Uma boa ideia é oferecer produtos que sejam considerados presentes especiais, de autocuidado: uma bolsa ou um par de sapatos mais elegante, uma nova linha de espumas de banho, um dia de spa. Em outras palavras, o Dia dos Namorados é o pretexto perfeito para alguém gastar bastante dinheiro consigo mesmo.

Também é importante lembrar que esta data costuma dividir opiniões: a maioria das pessoas ou detesta ou adora a ocasião. Portanto, além de seguir a abordagem do amor-próprio, você também pode adotar uma estratégia "anti-Dia dos Namorados" para alcançar uma outra fatia de consumidores do contra, por assim dizer.

cachorro observa filhote de gato em cima do sofá

Promova o bem

O espírito do Dia dos Namorados pode ir além dos relacionamentos interpessoais. As marcas podem apoiar causas filantrópicas para compartilhar ainda mais o amor. Trata-se de uma ótima estratégia, considerando que muitos consumidores passarão a ver sua marca de maneira mais positiva, depositando mais confiança e lealdade nela.

Se puder, vincule uma causa à data. Uma campanha de doação de sangue ou de adoção de animais abandonados, por exemplo. Procure, dentre as muitas entidades locais e nacionais que precisam de ajuda, alguma que esteja alinhada com a imagem e os objetivos de seu negócio e faça a sua parte, promovendo o amor de todas as formas. 😍

vaso de rosto com flores

Aposte na criatividade para o Dia dos Namorados!

Aproveite a correria dos consumidores para comprar presentes no Dia dos Namorados e faça a diferença. Muitas vezes, basta um pouco de criatividade. Algo simples, como uma decoração artesanal, pode atrair clientes para dentro de sua loja física e gerar um resultado bem interessante. Por fim, tenha em mente o que a data representa, como seus clientes a comemoram e como a sua marca e os seus produtos se encaixam nesse grande contexto.

Que táticas funcionaram para seu negócio no Dia dos Namorados em anos anteriores? O que você pensa em fazer este ano? Compartilhe suas ideias com a gente!

Perguntas frequentes sobre promoção no dia dos namorados

Qual é a data do Dia dos Namorados?

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, ao contrário de muitos países, que comemoram a data no dia de São Valentim, em 14 de fevereiro.

O que fazer no Dia dos Namorados?

Cansado dos presentes tradicionais como joias, chocolates e flores? Que tal uma experiência de presente para o seu amor? Se você está solteiro, se dê de presente algo diferente, também.

Como surpreender o seu amor no Dia dos Namorados?

O importante é compartilhar o sentimento de amor, seja ele de todas as formas. Seu crush vai ficar feliz com qualquer tipo de lembrança relacionada ao seu sentimento.

Que ideias para o Dia dos Namorados para casados?

Aproveite o Dia dos Namorados com seu mozão para comprar algo nas promoções "dois por um". É uma ótima maneira de economizar!

Quer saber mais?


Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Alexandra Sheehan

Tradução e localização: Armando Silveiro

Atualização: Marina Borges

Imagens disponíveis no Burst, o banco de imagens da Shopify.

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