Viralize! Como criar estratégias de marketing para o TikTok

Como usar o TikTok

Com a pandemia da covid-19, muitas pessoas procuraram por novas formas de entretenimento, e isso fez disparar o número de usuários do TikTok.

O TikTok é uma rede social que está em plena expansão: o aplicativo já ultrapassou a marca de dois bilhões de downloads no mundo. Para uma rede social tão nova, trazida da China para o mercado internacional em 2017, os números são impressionantes.

Como o TikTok ainda está em crescimento no Brasil e conta com uma base de usuários bastante jovem, algumas marcas têm receio de investir recursos em mais uma rede social. No entanto, muitas empresas já deram início às suas estratégias de marketing no TikTok, e os resultados são impressionantes.

Se você também quer ver sua loja viralizar, confira a seguir como usar o TikTok para divulgar sua marca e se aproximar de seu público-alvo.


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Por que investir no TikTok?

Seguindo a máxima de ir aonde seu público está, muitas empresas já estão explorando o potencial do TikTok. A rede social do momento tem sido usada não só para divulgar marcas e se aproximar do público-alvo, mas também para vender produtos.

Enrico Frezza, criador da marca Peace Out Skincare, resolveu levar a empresa para o TikTok, e o sucesso foi surpreendente. No podcast Shopify Masters, Frezza explica que, logo no início da pandemia, a empresa ofereceu alguns produtos a influenciadores do TikTok (carinhosamente chamados de TikTokers). Um desses influenciadores digitais fez um dueto com outro TikToker, promovendo o produto oferecido. O resultado?

Nós tivemos mais de 12 milhões de visualizações, e o vídeo foi curtido mais de 2,4 milhões de vezes e compartilhado mais de 60 mil vezes. O resultado foi a venda de mais de 15 mil unidades do produto em um dia, e a venda de seis meses de estoque em três semanas.

Enrico Frezza, Peace Out Skincare

Para ouvir o podcast na íntegra em inglês, clique aqui.

Apesar de a Peace Out Skincare ter usado um influenciador digital em sua estratégia de marketing, sua empresa não precisa seguir o mesmo caminho.

Na verdade, o algoritmo do TikTok torna a promoção de conteúdo mais justa para quem está começando — qualquer conta pode receber milhões de visualizações ao publicar um vídeo, mesmo se tiver poucos seguidores. É uma rede social que põe o conteúdo em primeiro lugar.

Por isso, qualquer publicação tem potencial de viralizar, inclusive um vídeo que foi publicado há meses. Como a rede social se baseia nas tendências, não é apenas conteúdo recente que ganha destaque na plataforma.

Usuário do TikTok

Outra vantagem de voltar suas estratégias de marketing para o TikTok é que se trata de uma rede social que demanda relativamente pouco investimento. No TikTok, não é necessário publicar vídeos com produção sofisticada e profissional, pois os usuários no geral valorizam um conteúdo mais autêntico.

Por conta da dinâmica e da alta interatividade da plataforma, o TikTok acabou se tornando também uma ferramenta para mostrar um lado mais humano da empresa e se aproximar do público-alvo.

Com a Black Friday e o Natal vindo aí, você pode também usar o TikTok para impulsionar a divulgação de sua marca em um período em que as pessoas estão mais dispostas a comprar.

🎉 Novidade! Parceria da Shopify com o TikTok

A Shopify anunciou no final de outubro uma parceria inédita para trazer os recursos do TikTok para seus lojistas. Através do canal com o TikTok, será possível se conectar à conta TikTok for Business e publicar vídeos promocionais de dentro de sua loja na Shopify. Após selecionar os produtos a serem exibidos, os anúncios serão criados automaticamente e redirecionarão os usuários do TikTok para a página de checkout de sua loja.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas nos EUA, mas a previsão é de que o mundo todo terá acesso a esse recurso no início de 2021.

Quem deve investir no TikTok?

Se seu público-alvo é mais jovem, sua empresa precisa estar no TikTok: boa parte da base de usuários têm entre 16-24 anos. A rede social também é bastante popular entre quem está na faixa dos 24-30 anos.

Caso sua empresa ainda não atinja esse público-alvo, então o TikTok se mostra como uma ótima porta de entrada para acessar esses consumidores. Lembre-se, no entanto, de ajustar seu conteúdo para atender às demandas desse público.

Apesar da grande base de usuários mais jovens, o TikTok já é usado por pessoas de todas as idades, incluindo celebridades e influenciadores digitais.

Assim como ocorreu com outras redes sociais, o TikTok está em pleno crescimento, e muito em breve encontraremos muito mais usuários de outras faixas etárias por lá. Por isso, também vale considerar se antecipar a essa mudança e já estabelecer a presença de sua marca no TikTok.

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Conteúdo e estratégias de marketing para o TikTok

Além de oferecer um conteúdo de qualidade, você precisa se atentar para a cultura de tendência que a rede social promove.

Conteúdo original e criativo tem ótimo desempenho na plataforma, mas os vídeos que mais viralizam são aqueles que podem ser facilmente reproduzidos em casa por qualquer usuário. Por isso o TikTok é tão eficiente para desenvolver um relacionamento com o público-alvo: as pessoas veem uma tendência e querem participar dela.

A indústria da música, por exemplo, se beneficia muito dessa cultura de tendência do TikTok. Basta um vídeo de um usuário dançando uma música viralizar para que a procura por essa música decole.

Mas não são só vídeos de dança que viralizam transformações de beleza, dicas, tutoriais, exercícios físicos, vídeos de comédia, dublagem de canções, animais fofinhos, pegadinhas, desafios. As possibilidades são infinitas, pois, por se tratar de uma rede social relativamente nova, há ainda muito potencial a ser explorado.

🌟 Dicas para brilhar no TikTok:

  • Interaja com seu público: o TikTok oferece inúmeras formas de interagir com outros usuários da plataforma, então tente criar conteúdo que facilite essa interação. Assim como em outras redes sociais, quanto mais engajamento você tiver, mais seguidores você atrairá.
  • Mostre o lado humano de sua empresa: por ser uma rede social que reúne humor e criatividade, use-a para mostrar um lado mais pessoal e descontraído de sua loja. Os usuários se identificam mais com a marca quando veem que, por trás da empresa, há pessoas de verdade que são divertidas e amam o que fazem.

Agora está na hora de colocar essas dicas em prática! Destacamos a seguir três estratégias de marketing para o TikTok que estão sendo bastante usadas pelas empresas.

Desafios de hashtag

Fazer com que um desafio se torne viral já é um desafio em si. No entanto, esse tipo de conteúdo é muito popular no TikTok; se sua empresa conseguir lançar ou encorajar um desafio — que pode inclusive envolver um de seus produtos —, essa estratégia trará muita divulgação para a marca e uma aproximação do público em um nível mais pessoal.

Muitos usuários que não acompanham sua loja acabarão participando do desafio e, indiretamente, aprendendo mais sobre sua marca.
TikToker

Para criar um desafio no TikTok, crie uma hashtag que seja memorável e ao mesmo tempo fácil de encontrar. A ideia é que o desafio seja divertido e fácil de reproduzir em casa, para que as pessoas assistam ao vídeo e queiram participar imediatamente.

A principal vantagem dos desafios é que sua marca é divulgada por meio de conteúdo gerado pelo usuário, que tem mais potencial de viralizar e dá mais credibilidade para sua marca.

Você pode lançar o desafio na conta de sua loja ou por meio de um influenciador digital.

Influenciadores digitais: os TikTokers

A lógica por trás dos influenciadores digitais é a mesma de outras redes sociais: procure TikTokers que combinam com sua marca e cujos seguidores sejam compatíveis com seu público-alvo.

Esse influenciador é o tipo de pessoa que compraria seus produtos? Sua parceria não deve se basear na popularidade do TikToker, mas sim no perfil da pessoa e dos seguidores dela.

Para desenvolver uma boa estratégia de marketing com influenciadores, defina os objetivos e o público-alvo apropriados para a campanha no TikTok. Em geral, o melhor é deixar a criação do conteúdo nas mãos dos influenciadores digitais, pois eles sabem do que os seguidores gostam.

Além disso, o conteúdo deve ser autêntico, então não se preocupe se o vídeo produzido pelo TikToker parecer amador demais. Os usuários do TikTok não estão interessados em campanhas de marketing altamente produzidas; a preferência é por um conteúdo que entretenha e que seja criativo.

TikTok for Business

Assim como outras redes sociais fizeram, o TikTok for Business é uma plataforma voltada para criação de anúncios no aplicativo. Usando essa plataforma, sua empresa poderá criar vídeos publicitários e banners.

O TikTok for Business também permite definir um público-alvo, que pode ser segmentado por localização, idade e preferências.

Como usar o TikTok for Business

Para usar o TikTok for Business, você precisará criar uma conta. Até o momento, a ferramenta ainda não está disponível em português. Ao criar a conta, você deverá escolher se sua conta será Business (voltada para empresas) ou Individual (indicada para influenciadores digitais).

Viralize no TikTok

É natural o receio de se aventurar por uma nova rede social. Entretanto, não esqueça que o TikTok é um aplicativo que abraça a criatividade, então não há lugar melhor para testar coisas novas e aprender com os erros.

Agora que você sabe como usar o TikTok e conhece algumas estratégias de marketing para o aplicativo, esperamos que sua loja virtual também se torne tendência.


Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Saburi é copywriter e escritora. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

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