Aproveitar o potencial das redes sociais é essencial para os empreendedores, mas isso deve ocorrer sem que elas acabem tomando muito tempo, recursos ou energia.
As opções são tantas que há o risco de você acabar não acertando a abordagem em nenhuma rede caso use a mesma estratégia para todas.
A solução é traçar um plano bem elaborado, que economiza seu tempo ao passo que alcança resultados. Ao analisar as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo, é possível priorizá-las e aproveitar as características de cada uma para alcançar seus objetivos.
Whatsapp, Facebook, Instagram, TikTok e tantas mais, têm características únicas, além de recursos diferenciados. Quem quer estar em todas as redes ao mesmo tempo acaba não conseguindo administrar a carga de trabalho, ou mesmo compreender os recursos e funcionalidades de cada uma. Para evitar que isso ocorra, o ideal é focar em dois aspectos antes de delinear suas estratégias:
- Cada canal das redes sociais tem suas vantagens e especificidades. Portanto, é preciso analisar quais funcionam melhor para você antes de dedicar seu tempo, seus recursos e seus esforços.
- Não há como ter uma abordagem única que funcione em todas as plataformas, e ninguém quer passar o dia inteiro administrando milhões de redes sociais quando empreendedores já têm tanta coisa para cuidar. Saber administrar bem o tempo é crucial para conseguir êxito nos negócios.
O primeiro passo é descobrir onde está seu público-alvo. Isso é feito observando características como localização, faixa etária, preferências, atividades e presença na internet.
Com estas informações em mãos, fica mais fácil descobrir em quais redes sociais vale a pena investir. Depois, observe os canais do seu interesse e determine quais são os pontos positivos e negativos de cada um.
A seguir, confira uma lista dos canais das redes sociais mais utilizados no Brasil, mas lembre-se de que os menos populares também podem ser vantajosos para os seus negócios, especialmente se o público interessado no seu nicho tiver mais presença nele, ou se forem mais voltados para algo relacionado com suas atividades.
Os 6 canais das redes sociais mais populares no Brasil
Para ajudar você a entender melhor o cenário das redes sociais, confira as seis plataformas com maior número de usuários ativos no Brasil:
Os brasileiros passam grande parte do dia no WhatsApp. Ele é usado para trabalho, comunicação com amigos e familiares, compartilhamento de conteúdo, além de marketing e compras.
Conhecido por mensagens pessoais, chamadas de voz e vídeo, o WhatsApp também é uma plataforma de comunicação empresarial em ascensão. No Brasil, por exemplo, quase quatro em cada cinco usuários do WhatsApp relataram se comunicar com uma marca através da plataforma. O aspecto conversacional da plataforma a torna especialmente eficaz para suporte ao cliente e campanhas de marketing.
Outra utilização muito comum é o atendimento ao cliente, para o qual é ideal ter uma conta no WhatsApp Business. Ele se integra com outras redes sociais, facilitando as vendas, a comunicação e a solução de dúvidas.
Como a população geral o usa, você alcança todos os segmentos, mas é importante manter a confiança dos clientes, sem o envio de mensagens excessivas e indesejadas, que podem resultar em bloqueio ou denúncia.
Outra vantagem é que o WhatsApp permite ligações, vídeos, troca de arquivos e pagamentos diretamente dentro do aplicativo. No Brasil, é uma das redes mais utilizadas por microempreendedores para realizar vendas, informar clientes sobre seus produtos e realizar todo o tipo de atendimento.
Por que se destaca:
- Comunicação direta e pessoal com clientes e público geral
- Alto alcance e engajamento por meio de mensagens, áudios, vídeos e status
- Ferramenta versátil para atendimento, promoções e compartilhamento de conteúdo
YouTube
Lançado em 2005, o YouTube se consolidou como uma potência em conteúdo de vídeo. Em novembro de 2024, os usuários passaram, em média, mais de 27 horas por mês no aplicativo móvel.
A plataforma se destaca pelo suporte a vídeos de formato longo, ideais para educar o público sobre produtos ou serviços. É perfeita para demonstrar o funcionamento de produtos, criar tutoriais e fortalecer a autoridade da marca no seu nicho.
Por que se destaca:
- Alto engajamento com longos tempos de visualização
- Influência significativa nas decisões de compra por meio de anúncios e avaliações de produtos
- Variedade de conteúdos visuais que atendem a diferentes interesses
Já no Instagram, é perfeitamente possível promover sua marca e conquistar clientes sem ter que pôr a mão no bolso e pagar por anúncios, embora esta opção também exista.
A ênfase do Instagram na narrativa visual o torna uma plataforma ideal para marcas e influenciadores que se conectam com o público de 18 a 34 anos, sua maior demografia.
Embora carrosséis e postagens de imagem única tenham visto uma diminuição no engajamento de 2023 para 2024, os Reels — o formato de vídeo curto da plataforma — viram um aumento de 45% no mesmo período.
Além disso, é possível investir em lives ou Stories, cujos vídeos e fotos desaparecem após 24 horas. Esses formatos permitem compartilhar momentos ao vivo com os seguidores, promovendo um diálogo constante com a marca. De forma geral, os Stories oferecem registros mais casuais e informais, possibilitam testar ideias e aproximam o público, fazendo com que ele se sinta parte da história da marca.
Outra alternativa muito usada na rede é o marketing de influenciadores para mencionar, promover ou avaliar sua marca para seguidores
Por que se destaca:
- Alto engajamento com longos tempos de visualização
- Forte influência nas decisões de compra através de anúncios em vídeo e avaliações de produtos
- Diversa gama de conteúdo visual atendendo a todos os interesses
No Facebook, são muitos os recursos disponíveis, como loja, avaliações e mensagens, muito usadas como canais de atendimento.
Com quase 3,1 bilhões de usuários no mundo todo, não é surpresa que o Facebook seja também um dos canais de rede social mais populares do Brasil.
Tudo isso parece muito bom, mas a desvantagem é que quem não paga por exposição acaba não alcançando seus seguidores, mesmo que eles tenham curtido sua página.
Mas a plataforma continua como um dos principais canais para quem deseja anunciar nas redes sociais.
Utilizando dados demográficos sobre o seu público, coletados e detidos pela plataforma, é possível disparar anúncios para os segmentos mais relevantes dos usuários. Assim, você concentra seus esforços em quem tem maior chance de se interessar por seus produtos ou serviços.
Mas antes de começar a criar anúncios, leia mais sobre marketing digital e os erros mais comuns de quem anuncia no Facebook.
📄 Dica: para tentar conseguir exposição gratuita, o ideal é focar em conteúdos com potencial de gerar engajamento e diálogo.
Por que se destaca:
- Alcance abrangente, atingindo bilhões de usuários de diferentes perfis
- Ferramentas avançadas de publicidade e análise de desempenho
- Integração com outras plataformas populares da Meta, como Instagram e WhatsApp
TikTok
Vídeos curtos nunca foram tão viciantes ou lucrativos para marcas que exploram a cultura jovem. O
TikTok capturou a atenção do público de 18 a 34 anos (sua maior demografia) com vídeos deslizáveis e uma página "Para Você" que apresenta conteúdo novo e relevante.
Desde o lançamento do TikTok Shop em 2023, o aplicativo abriu novas oportunidades de venda direta para empreendedores que visam um público mais jovem.
Por que se destaca:
- Alto potencial de viralização, engajamento e tempo de permanência
- Especialmente popular entre a Geração Z e millennials
- Formatos de anúncios inovadores e desafios de marca interativos
O LinkedIn é a rede social onde profissionais se conectam, fazem networking e encontram oportunidades de trabalho. Se você atua em um nicho específico ou oferece produtos e serviços para empresas, essa plataforma pode ser estratégica para o seu negócio.
Seja para contratar, trabalhar como autônomo, prestar serviços, estabelecer parcerias ou vender para pessoas jurídicas, as possibilidades de desenvolvimento são amplas.
Para aproveitar ao máximo, é fundamental ter um perfil pessoal bem estruturado, destacando conhecimentos, competências, experiência e formação. Dessa forma, os outros profissionais reconhecem sua credibilidade e confiam em você e em seus negócios.
📄 Dica: as redes sociais já fazem parte do cotidiano. Leia mais artigos sobre canais das redes sociais no blog da Shopify.
Outras plataformas em crescimento
X
Hoje chamada de X, mas ainda conhecida como Twitter, esta rede social se tornou extremamente popular ao proporcionar uma plataforma para que pessoas de todo o mundo pudessem interagir e trocar opiniões. Famoso por seus textos curtos, o canal não é tão usado para fins comerciais e fortalecimento dos negócios, mas pode ser um meio interessante para demonstrar toda a personalidade da sua marca.
Lá, marqueteiros também podem fazer networking com outras marcas, representantes da imprensa e encontrar parcerias. Sem contar que é possível usá-lo como canal de atendimento e comunicação com clientes ou clientes em potencial. Caso seus negócios possam aproveitar o burburinho das novidades, notícias e últimos acontecimentos, pode ser bem proveitoso usar o X para manter seu público informado sobre tudo que é relevante na sua área de atuação.
Na China, um aplicativo domina tudo, combinando redes sociais, mensagens instantâneas, pagamentos e e-commerce: o WeChat. Marcas globais que visam clientes chineses podem configurar uma loja WeChat dentro da plataforma.
O e-commerce é central na plataforma: 61% dos usuários do WeChat Channel já realizaram uma compra, e 87% dizem que voltarão a comprar algo por lá.
Telegram
O Telegram é uma plataforma de comunicação e rede social popular para comunicações pessoais e em grupo, e para transmitir mensagens para grandes audiências.
Mais do que um aplicativo de mensagens, lojas de e-commerce podem enviar mensagens push para clientes, configurar funções de chat de atendimento ao cliente e vender produtos físicos e digitais diretamente via mini-apps e bots.
Messenger
O Messenger, anteriormente conhecido como Facebook Messenger, é uma plataforma de mensagens usada para conversas pessoais. Como a Meta é proprietária, as marcas podem aproveitar um dos ecossistemas de redes sociais mais populares.
É possível usar o Messenger para conversar com clientes através de chatbots ou atendimento ao cliente ao vivo, ou para vender produtos e aceitar pagamentos.
Snapchat
O formato de conteúdo temporário e filtros de realidade aumentada viciantes tornam o Snapchat ideal para marcas que visam usuários mais jovens e mobile-first. Se seu público tem menos de 25 anos, o Snapchat oferece grande potencial de monetização.
Dicas essenciais para conseguir sucesso nos canais das redes sociais
- É sempre uma boa ideia experimentar diferentes canais de marketing e ver o que melhor funciona no seu caso. Se você escreve bem, pense em montar um blog. Se sabe editar vídeos e tem boa oratória, o YouTube é uma ótima pedida. O marketing de conteúdo é aquele no qual você cria conteúdo que informa, educa e dialoga com o público, ao mesmo tempo em que promove seus serviços, produtos ou marcas.
- Não disperse esforços tentando estar em todas as plataformas ao mesmo tempo. O ideal é testar uma ou duas plataformas de cada vez, no máximo. Lembre-se de que é melhor ter uma presença forte numa rede do que presenças fracas em várias redes.
- Seu perfil é seu cartão de visita; portanto, cuide bem dos seus perfis nas redes sociais, garantindo que contenham todas as informações essenciais sobre sua marca, contato e opções de compra. É importante manter seu nome e identidade visual unificados em todas as redes, permitindo o reconhecimento rápido, sem jamais esquecer o link que leva até sua loja ou site. Na descrição, seja objetivo e informativo. Pense nela como uma versão digital de quando você conhece alguém pela primeira vez e se apresenta. Capriche na foto de perfil, nos elementos visuais e verifique a ortografia dos seus textos.
Mas lembre-se de que as redes sociais não fazem milagres e precisam ser usadas em conjunto com uma estratégia de marketing mais ampla, cheia de conteúdo interessante.
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Perguntas frequentes sobre canais das redes sociais
Quais são os 6 principais canais das redes sociais no Brasil?
Os seis canais das redes sociais mais populares em ordem de usuários ativos no Brasil são: WhatsApp (169 mi), YouTube (14 mi), Instagram (134,6 mi), Facebook (111,3 mi), TikTok (98,59 mi) e LinkedIn (75 mi).
Qual é a plataforma de rede social mais usada no Brasil?
A plataforma de rede social mais usada no Brasil é o WhatsApp, com 169 milhões de usuários ativos.
Qual plataforma de rede social a Geração Z mais usa?
TikTok, Instagram e Snapchat são algumas das plataformas de redes sociais mais populares entre a Geração Z (pessoas nascidas entre 1997 e 2012).
Qual é a próxima grande plataforma de rede social?
É difícil prever a próxima grande rede social, pois a popularidade de diferentes sites pode mudar rápida e inesperadamente. No entanto, alguns candidatos potenciais estão ganhando força, incluindo Bluesky, Threads, VERO, Discord e MeWe.