Quer abrir uma loja virtual?

Como começar um e-commerce do zero (já lucrando em 3 dias!)

Duas pessoas com notebook e caderno em uma mesa planejando para começar um ecommerce

Nosso artigo começa com um desafio: como começar um ecommerce do zero e conseguir resultados lucrativos com apenas três dias de funcionamento? Abrir uma loja ou qualquer outro tipo de negócio pode ser assustador, principalmente para empreendedores iniciantes. No entanto, a verdade é que começar um e-commerce pode ser um processo bem simples, e nós temos um passo a passo para te ajudar com isso.


Como começar um ecommerce do zero: primeiros passos

É verdade que um empreendimento de e-commerce não precisa envolver um investimento inicial muito alto por parte do empreendedor. Muitas lojas virtuais da Shopify foram criadas com um aporte de menos de mil reais de seus empreendedores. Contudo, isso também não quer dizer que é totalmente viável construir um império do e-commerce sem investir no negócio.

Para garantir que nem mesmo o menor dos investimentos seja em vão antes de começar um ecommerce do zero, é importante fazer uma pesquisa prévia e identificar um nicho de mercado lucrativo para seu comércio virtual antes das etapas de planejamento.

Como começar um ecommerce do zero: identificar nichos de mercado

Antes de abrir uma loja, o passo principal é entender a demanda para garantir as vendas. Veja a seguir algumas etapas para identificar um nicho de mercado ou setor lucrativo para começar seu ecommerce do zero:

Google Trends

Se já tiver uma ideia de negócio prévia, use o Google Trends para conferir se o produto escolhido tem uma boa demanda para e-commerce no Brasil. Por exemplo, no gráfico abaixo, podemos ver que existe um interesse crescente por chá matcha em todo o mundo, o que pode indicar um mercado em potencial:

Tendência do Google Trends para abrir um ecommerce de matchaO Google Trends é uma ótima opção para se inspirar caso não saiba como começar um ecommerce do zero

Meta for Business

Outra dica interessante para começar um ecommerce do zero é conferir a página do Meta for Business, antigo Facebook para Empresas.

Como a plataforma é detentora das principais redes sociais para vendas atualmente, como Facebook, Instagram e WhatsApp, disponibiliza uma série de materiais que podem ajudar você a começar seu negócio.

Por exemplo, na parte inferior da página inicial, você encontra dados sobre diversos setores, além de guias e conteúdos úteis para seu planejamento.

Rodapé da página Meta for Business com informações úteis para começar um ecommerce Rodapé da página Meta for Business com informações úteis para começar um ecommerce

Pesquise a concorrência

Acesse os sites e as redes sociais de outras lojas para fazer uma análise da concorrência. Assim, você consegue identificar se os usuários no meio digital demonstram interesse e respondem bem ao conteúdo relacionado ao mercado que você quer alcançar.

A partir dessa pesquisa, você também consegue entender melhor seu público-alvo, aspecto fundamental para criar os próximos passos de sua estratégia de negócios.

Não deixe de colocar tudo isso no papel: com essas informações, você já terá uma boa noção para prosseguir com o restante do planejamento e estará muito mais perto de saber exatamente como começar um ecommerce do zero.

Como começar um ecommerce do zero: mãos à obra

Você já conhece seu nicho de mercado, os produtos que quer vender, a demanda por eles e o público-alvo. Agora é que a parte mais divertida começa: construir sua própria marca

A seguir, veremos os principais passos para você montar uma loja virtual e começar a lucrar com rapidez com o próprio negócio.

As melhores ideias de negócio online

Descubra quais são as melhores ideias de negócio online e comece a vender na internet hoje mesmo.

1. Escolher o nome

Escolher um nome para a loja e para o produto sempre é um processo que demanda muita atenção e muito cuidado. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é usar alguns dos geradores de nomes disponíveis na internet. 

O Gerador de nomes para empresas da Shopify, é uma das opções que podem ajudar a criar um nome incrível que esteja sempre na mente dos seus clientes.

Gerador de nomes para empresas da Shopify Como começar um ecommerce do zero: use o gerador de nomes para empresas da Shopify para criar um nome

2. Criar um logotipo

Agora que você já tem um nome, chegou a hora de cuidar da identidade visual da sua marca. O principal elemento desse passo tão importante é criar um logotipo.

Qualquer que seja o seu mercado, um bom logotipo ajuda a chamar a atenção dos consumidores e fazer com que sua marca fique na memória deles sempre que pensarem no tipo de produto que você vende.

Para criar um logo de arrasar para seu negócio, você pode contratar um design profissional, mas também existem opções mais em conta e ágeis para você colocar seu site no ar o quanto antes e ter uma renda extra.

Uma delas é o Hatchful, criador de logotipos da Shopify. Com ele, você encontra diversas opções para começar em algumas etapas simples:

  1. Defina o setor de negócios da sua loja. Criador de logotipos Hatchful com setores de negócios para escolher
  2. Escolha um estilo visual para a marca.Criador de logotipos Hatchful com estilo visual para escolher
  3. Inclua o nome da empresa e o slogan, se tiver.Criador de logotipos Hatchful com espaço para inserir nome da marca e slogan
  4. Indique onde o logo será usado.Criador de logotipos Hatchful com opções de aplicação da marca
  5. Agora é só escolher uma das opções criadas e editar.Criador de logotipos Hatchful com logos criados

          3. Estratégias de marketing

          O objetivo principal de qualquer estratégia de marketing para e-commerce é encontrar os melhores canais de comunicação para uma loja e anunciar o seu produto para o maior número possível de compradores interessados

          Como falamos no começo, usar a plataforma Meta for Business pode ser um ótimo começo para divulgar sua empresa, já que são mais de 1,7 bilhão de usuários ativos nas redes do Meta.

          A Shopify oferece uma experiência de venda totalmente integrada com as principais plataformas da empresa, Facebook e Instagram. Confira algumas possibilidades dessa integração:

          • Sincronizar seu catálogo de produtos da Shopify com as redes sociais
          • Encontrar novos públicos e segmentar campanhas
          • Personalizar as Lojas do Facebook com a identidade da sua loja virtual da Shopify
          • Criar coleções
          • Gerenciar as lojas para fazer vendas em vários canais
          • Usar tags de produtos e posts compráveis integrados com sua loja
          📷 Fotos e imagens inesquecíveis: quer criar um Instagram realmente diferente? O Burst tem mais de mil imagens à sua espera!

          4. Modelo de negócios

          Por último, mas não menos importante, é hora de selecionar um modelo de negócios para a sua loja. Entender a melhor forma de vender produtos na Internet é essencial para os passos seguintes, como a escolha de temas e templates de loja virtual na plataforma escolhida.

          Na Shopify, identificamos três principais modelos de negócios lucrativos:

          • Fabricação própria: você mesmo desenvolve, cria e se responsabiliza pela fabricação e entrega do produto.
          • Impressão sob demanda: o fornecedor produz e envia o produto com sua estampa para o cliente depois que ele faz o pedido. 
          • Dropshipping: os produtos são enviados diretamente de seu fornecedor para os seus clientes.

          Para manter o investimento inicial do seu comércio eletrônico baixo e visar um retorno rápido, vamos nos concentrar na última opção, o dropshipping.

          Como começar um ecommerce sem estoque: dropshipping

          A grande vantagem do dropshipping é ter um parceiro terceirizado para guardar seu estoque e enviar os pedidos. Com o parceiro responsável pela logística, você consegue concentrar seus esforços de planejamento e gestão na marca, na divulgação e na gestão dos clientes.

          Como não exige um investimento inicial alto, esse modelo tem um bom potencial para você ganhar dinheiro em curto prazo, e é uma ótima opção para empresas que desejam aproveitar as tendências de mercado.

          Uma das melhores estratégias para ter sucesso com esse modelo ao começar um ecommerce do zero é encontrar um fornecedor confiável para fazer negócios. Existem muitas opções disponíveis, como Mercado Livre e AliExpress.

          Para facilitar a vida dos lojistas, a Shopify tem seu próprio aplicativo de dropshipping, o Oberlo, que funciona como uma espécie de estoque virtual para você encontrar milhares de produtos fabricados e vendidos pelos diversos fornecedores da plataforma.

          Site do Oberlo, uma excelente forma de começar um ecommerce do zeroSite do Oberlo, uma excelente forma de começar um ecommerce do zero

          Guia interativo: 7 passos para abrir sua loja Shopify no Brasil

          Aprenda a criar do zero sua loja virtual na Shopify e comece a vender pela internet.

          Como começar um ecommerce usando o Oberlo

          Com o Oberlo, começar um ecommerce do zero fazendo vendas por dropshipping é fácil e exige apenas quatro etapas simples:

          1. Criar uma conta totalmente gratuita no Oberlo
          2. Procurar os produtos que você quer vender
          3. Importar os produtos para sua loja virtual
          4. Começar a anunciar e vender para seu público-alvo

          Fácil, não é? Mas mesmo que você tenha chegado até aqui ainda sem ideia de um mercado para investir, não desista! Para ajudar, separamos dois nichos  que estão sempre em alta e que funcionam muito bem para integração com as principais plataformas de social commerce.

          Como começar um ecommerce de roupas

          Com a pandemia, o setor de comércio eletrônico, de forma geral, viu as vendas explodirem em 2020, crescimento que vem se mantendo estável desde então. Apenas em nosso país, os dados apontam que oito em 10 brasileiros compram online

          Seleção de roupas femininas expostas em cabides em uma arara.O setor de moda pode ser uma aposta segura para quem quer começar um ecommerce do zero | Imagem: Burst

          Nesse período, o setor que mais cresceu foi o de moda. Os produtos com o maior número de vendas online no mundo todo foram os de moda, vestuário e calçados, representando 74,7% do total.

          Para começar um ecommerce do zero com foco em vestuário, além das etapas que já citamos, é importante ter mais alguns aspectos em mente para ter um negócio de sucesso:

          Defina um estilo de vestuário

          Peças femininas românticas ou em estilo gótico? Camisetas masculinas básicas ou com estampas chamativas? Saber o que buscar na hora de criar sua marca de roupa é essencial para atingir um público mais segmentado e certeiro.

          Considere usar o ePacket

          O ePacket é uma opção de envio de produtos vindos de fábricas e lojas situadas na China e em Hong Kong, que conta com prazos de entrega entre 10 e 20 dias. Essa opção já está disponível para lojistas que usam dropshipping no Oberlo e na Shopify.

          Invista no visual

          Estratégias de marketing digital com foco na qualidade visual são essenciais, principalmente quando falamos de um segmento que é perfeito para você ganhar dinheiro no Instagram.

          Uma mulher em um traje moderno posando sob iluminação vermelha.Para começar um ecommerce de roupas, é importante investir no apelo visual | Imagem: Burst

          Aposte nos microinfluenciadores

          Quando se trata de social commerce, os influenciadores podem fazer toda a diferença em uma estratégia de vendas. Para começar, entre em contato com influenciadores locais ou de nicho para gerar interesse na sua marca.

          Adicione uma tabela de medidas

          É essencial que seus clientes entendam a numeração dos produtos para evitar trocas e devoluções desnecessárias. Confira o passo a passo da Shopify para incluir a descrição dos tamanhos nas páginas de produtos.

          Utilize impressão sob demanda

          Que tal usar esse modelo para garantir um investimento inicial baixo sem abrir mão da personalização? Essa pode ser uma excelente alternativa para dar os primeiros passos com sua loja virtual.

          Como começar um ecommerce de sapatos

          Dentro do setor de moda, outro segmento que vem crescendo é o de calçados. A previsão da Abicalçados é de uma expectativa de crescimento médio de 2,6% no setor calçadista, o que totaliza 879 milhões de pares, 22 milhões a mais do que em 2021.

          Pés com sapatos femininos com tachas.O setor calçadista conta com um crescimento seguro e rentável para começar um ecommerce do zero | Imagem: Burst

          As dicas para abrir um negócio nesse setor são bem semelhantes às dicas para o setor de vestuário, mas com algumas peculiaridades:

          Sazonalidade

          Calçados são uma das peças mais sensíveis à mudança do clima. Impossível usar sandálias no inverno rigoroso ou enfrentar um verão com botas de cano alto.

          Pensando nisso, leve em conta a sazonalidade e a grande amplitude climática do Brasil para manter as vendas constantes em todas as épocas do ano.

          Explore outras redes sociais

          Além de Facebook e Instagram, vale a pena investir no TikTok para vender calçados, já que esse pode ser um produto que responde bem a demonstrações em vídeo.

          Tenha uma política de devolução clara

          Uma das principais barreiras para a compra de calçados pode ser a insegurança do cliente ao não experimentar o item, já que a numeração pode variar bastante de acordo com a forma do fabricante. Deixe seu consumidor mais tranquilo destacando a política de devolução de maneira bem visível na página inicial do site e nas páginas de produtos.

          Conclusão

          Agora que você já sabe como começar um ecommerce do zero, está na hora de botar a mão na massa! É claro que você não precisa fixar o prazo de três dias: siga o seu próprio ritmo, mas lembre-se sempre das nossas dicas. Bons negócios e sucesso para você! ✨

          Perguntas frequentes sobre como criar um ecommerce do zero

          Quais são os três principais modelos de negócio para começar um ecommerce do zero?

          Existem três modelos de negócios populares na Shopify: fabricação própria, dropshipping e impressão sob demanda.

          Qual é o melhor modelo de negócios para começar um ecommerce com baixo investimento inicial?

          O melhor modelo para começar um ecommerce com pouco investimento de custo e tempo é o dropshipping, já que não exige a compra prévia de produtos e permite que o lojista terceirize a entrega para o fornecedor.

          Quais são os fornecedores de dropshipping mais indicados para começar um ecommerce do zero?

          É possível trabalhar com fornecedores como o Mercado Livre e o Ali Express. A Shopify conta com uma integração fácil ao Oberlo, onde é possível encontrar uma série de opções confiáveis para começar a fazer dropshipping.

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          Natália Mazzilli Redatora ShopifySobre a autora

          Natália Mazzilli é tradutora apaixonada por transcriação. Ama gatos e pedaladas. Passa muito tempo no Twitter.

          Texto original de Richard Lazazzera.

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