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Manda um zap: 5 recursos do WhatsApp Business para atender melhor e vender mais

Imagem mostra um homem de terno segurando um celular. Por cima da foto, há uma imagem transparente do logo do WhatsApp, em alusão ao WhatsApp Business.

Ofereça um atendimento ao cliente de excelência com a ajuda do WhatsApp Business e veja como a ferramenta pode fazer suas vendas decolarem.

O que começou com mensagens de cunho pessoal acabou transbordando para os negócios. Hoje, usamos o WhatsApp para agendar atendimentos, contratar serviços e até mesmo comprar produtos.

Mas será que sua loja está aproveitando tudo que o mensageiro tem a oferecer? Confira neste artigo o que é o WhatsApp Business e entenda as vantagens de criar uma conta comercial para você que tem uma loja virtual ou que quer apenas ganhar dinheiro na internet.


O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão do app de mensagens criada originalmente para empreendedores e pequenas empresas, mas usada hoje por todos os tipos de negócio. Com o WhatsApp Business, você consegue se comunicar com o público de forma mais prática e ágil, já que muitos consumidores usam o mensageiro no dia a dia.

O perfil comercial no WhatsApp permite oferecer informações sobre sua loja, tais como o link para o seu site e o horário de funcionamento da loja, além de organizar catálogos de produtos e configurar mensagens automáticas, como uma mensagem de saudação e uma mensagem de ausência.

WhatsApp Business API

Imagem mostra pessoas sentadas à mesa, todas diante de laptops e smartphones.

O WhatsApp Business e o WhatsApp Business Web (versão para desktop) atendem bem às necessidades de pequenas empresas. No entanto, se sua loja virtual é um pouco mais robusta e o volume de mensagens recebidas é maior, talvez seja interessante considerar a API do WhatsApp Business.

Com o WhatsApp Business API, você e sua equipe conseguem usar o WhatsApp em diversos dispositivos e gerenciar conversas e mensagens, tornando o aplicativo um excelente canal de atendimento ao cliente e também de vendas.

Dentre os recursos disponíveis nessa modalidade, estão a integração com sites e softwares, a implementação de chatbots para responder a perguntas rápidas e ainda conciliar o atendimento humano com o automatizado, sem a necessidade de iniciar um novo atendimento.

Os benefícios do WhatsApp Business para o seu negócio

Tá, mas por que ter esse trabalho todo de mudar sua conta pessoal para uma conta comercial? Acontece que o WhatsApp Business oferece uma série de vantagens para os lojistas, principalmente dentro do WhatsApp Business API. Confira a seguir quais são esses benefícios.

Torna o atendimento ao cliente mais eficiente

Foto mostra três pessoas sentadas lado a lado, diante de laptops e com headphones, trabalhando em atendimento ao cliente.

O WhatsApp Business traz mais organização para o seu negócio, principalmente para quem tem dificuldade com gestão de tempo e acaba se atrapalhando com as mensagens recebidas.

O recurso permite criar etiquetas para as mensagens, de modo que suas conversas fiquem separadas por tópico, como em sua caixa de e-mail. Além disso, existe a possibilidade de configurar mensagens automáticas, para que seus clientes não se sintam ignorados caso você não possa atendê-los imediatamente.

Com o WhatsApp Business, apenas um dispositivo pode acessar a conta por vez, o que costuma dar conta das demandas de pequenas empresas. Até mesmo usando o WhatsApp Business Web o acesso é limitado; o mensageiro encerra sessões automaticamente quando a conta é aberta em outro dispositivo.

Se sua empresa recebe um número de contatos maior por meio do WhatsApp, a API do WhatsApp Business põe fim a esse gargalo no atendimento, pois, com a API, sua loja consegue fazer diversos atendimentos ao mesmo tempo, em dispositivos diferentes. Para um negócio que quer crescer, nada como ter mais escalabilidade no atendimento aos clientes.

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Melhora a experiência de compra na sua loja

Tornar o WhatsApp um canal de atendimento e também um canal de vendas é uma excelente estratégia para melhorar a percepção da sua marca pelo público, uma vez que muitas pessoas usam o aplicativo para se comunicar no dia a dia e acabam procurando suporte nas redes sociais.

Por meio do WhatsApp Business, você consegue colocar informações fundamentais sobre a sua loja em seu perfil (site, horário de funcionamento, etc.), além de expor catálogos de seus produtos. Assim, o público consegue encontrar informações úteis em questão de segundos.

Abrir o WhatsApp como ponto de contato também aproxima sua marca do público, já que, nas vendas online, não costuma ter aquele momento de interação entre o cliente e a equipe de vendas, como ocorre em lojas físicas.

Quando o cliente entra em contato com a marca pelo WhatsApp e consegue concluir a compra com agilidade, a experiência de compra na sua loja se torna mais agradável e tranquila.

Oferece métricas valiosas para seu negócio

Foto mostra uma pessoa sentada à mesa, diante de papéis que mostram gráficos e estatísticas. A pessoa segura uma caneta com a mão esquerda.

Quem faz uso do WhatsApp Business API tem acesso a estatísticas sobre o uso do mensageiro, que permitem avaliar o desempenho da equipe de atendimento como um todo.

A partir de dados como o número de mensagens recebidas e respondidas, o lojista consegue identificar o que está dando certo e o que precisa ser feito para oferecer um bom atendimento ao cliente.

Dados mais precisos sobre o uso de qualquer ferramenta são essenciais para traçar estratégias de marketing mais eficazes.

Coloca sua loja onde seus clientes já estão

Se você quer que sua loja esteja antenada com as tendências do e-commerce mundial, então está mais do que na hora de usar o WhatsApp Business.

O comércio conversacional veio com força nos últimos anos e tudo indica que veio para ficar. O conceito se refere justamente ao uso de apps de mensagem para vender. Ao adotar o WhatsApp como canal de vendas, seus clientes têm a oportunidade de conversar com atendentes, tirar dúvidas, receber recomendações personalizadas e, é claro, fazer compras.

Segundo um levantamento de 2020, 76% dos brasileiros preferem interagir com empresas pelo WhatsApp. Se seu público já usa o WhatsApp naturalmente, por que não facilitar a vida dessas pessoas e levar toda a experiência de compra na sua loja para dentro do aplicativo?

Como criar seu perfil comercial no WhatsApp Business

Para criar um perfil comercial, primeiramente você precisa baixar o aplicativo WhatsApp Business. Caso você já tenha uma conta pessoal com seu número de telefone, ela será então desvinculada do app tradicional e associada ao WhatsApp Business, e seu histórico de mensagens será importado para o novo aplicativo.

O vídeo abaixo mostra um passo a passo de como criar e configurar sua conta do WhatsApp Business:

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Como usar o WhatsApp Business Web

Da mesma forma que dá para usar o WhatsApp tradicional no computador, você pode gerenciar seu perfil comercial do navegador de seu desktop ou laptop. Para começar a usar o WhatsApp Business Web, o passo a passo é o mesmo da sua conta pessoal:

  1. Baixe o aplicativo do WhatsApp Business;
  2. Abra o app no seu celular;
  3. Vá até suas configurações e clique em WhatsApp Web;
  4. Vá até a URL do mensageiro e escaneie o QR code que aparecer na tela com seu smartphone.

5 recursos do WhatsApp Business para atender melhor

Tudo certo para começar a usar o WhatsApp Business no seu negócio? Agora vamos conferir como usar os recursos do aplicativo de mensagens para atrair clientes e vender mais.

1. Preencha o perfil de sua empresa por completo

O WhatsApp Business permite que você inclua uma série de informações básicas sobre seu negócio, como o endereço do seu site, horário de atendimento e até mesmo localização de sua loja física.

Forneça o máximo de informações possíveis no perfil da sua empresa no aplicativo, pois assim você já ajuda a reduzir o número de contatos que vão pedir esses dados e pode dar mais atenção a solicitações mais específicas.

O seu perfil comercial no WhatsApp Business vai funcionar tal como a página de contato de seu site: além de oferecer informações rápidas, você vai passar mais confiança de que sua empresa leva o atendimento ao cliente a sério e está disponível para ouvir reclamações e prestar ajuda ao público.

2. Crie um catálogo de produtos

Imagem mostra uma pessoa usando um tablet à mesa. O tablet mostra um catálogo de produtos, fazendo referência ao catálogo que o lojista pode criar no WhatsApp Business.

Vender pelo WhatsApp é sinônimo de agilidade, e um catálogo online de produtos vai adiantar bastante a sua vida e a do cliente. O catálogo facilita a troca de informações sobre os produtos em conversas com seus clientes pelo WhatsApp.

Ao incluir um catálogo em sua conta comercial, o público tem acesso a informações sobre seus produtos a qualquer hora e pode entrar em contato com sua loja já sabendo exatamente o que quer comprar.

3. Configure uma mensagem automática WhatsApp Business

Um grande benefício do WhatsApp Business é poder criar mensagens automáticas para que o público não fique sem resposta. Afinal, você não quer ficar respondendo mensagens de clientes às 3 da manhã, certo?

Não deixe de configurar uma mensagem de ausência para quando o cliente entrar em contato fora do horário de atendimento da sua empresa. Assim, a pessoa fica tranquila de que vai receber uma resposta depois que a loja abrir, no horário comercial.

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Mesmo durante o horário de funcionamento, você também pode colocar uma mensagem de saudação, informando que um atendente falará com o cliente em breve. Esse recurso vem a calhar principalmente para empresas maiores, que usam a API do WhatsApp Business para fazer atendimentos simultâneos.

E um lembrete importante: a pessoa que entra em contato pelo aplicativo de mensagens, em geral, espera respostas rápidas. Certifique-se de que você e sua equipe podem responder a perguntas do público o mais rápido possível e oferecer um atendimento eficiente, principalmente se a mensagem for enviada durante o horário comercial.

4. Organize as conversas usando etiquetas

Se tem uma coisa que pode passar uma imagem negativa da sua empresa, é deixar clientes sem respostas. Por isso, além de configurar respostas rápidas e mensagens automáticas no WhatsApp Business, use o recurso de etiquetas para organizar os atendimentos que estão em andamento.

Tal como em uma caixa de entrada de e-mail, você pode atribuir etiquetas para as mensagens recebidas. As etiquetas podem indicar o status do atendimento (como “não respondido”, “em andamento” e “finalizado”), ou ainda o tipo de atendimento que foi solicitado (como “trocas”, “problemas de envio”, “dúvidas”, etc.).

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5. Crie uma lista de transmissão no WhatsApp Business

Foto mostra uma pessoa de costas, segurando um smartphone. Na tela, é possível ver que a pessoa está usando o WhatsApp Business.

Você não precisa criar grupos para mandar mensagens para seus clientes ao mesmo tempo. Em vez disso, que tal criar uma lista de transmissão no WhatsApp Business? Assim, os dados de contato dos seus clientes ficam protegidos (já que, em um grupo, todos os membros têm acesso ao perfil das demais pessoas), e as mensagens enviadas pela sua empresa se assemelham a mensagens individuais, dando um toque mais pessoal para o contato.

Use as listas de transmissão não só para enviar ofertas e descontos, mas também para passar conteúdo relevante para seu público. Dicas e tutoriais relacionados ao seu nicho são uma ótima pedida para estreitar a relação com seus clientes e tornar sua empresa uma autoridade no mercado.

A lista de transmissão pode ser uma grande aliada nas suas estratégias de inbound marketing, que não precisam se limitar ao Instagram ou ao blog da sua marca.

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Seus clientes a um zap de distância com a Shopify 🤳🏽

Foto mostra uma pessoa de lado, sentada em um sofá, usando o smartphone para mandar mensagens no WhatsApp Business.

Tudo certo para começar a vender pelo WhatsApp Business? Pois aí vai uma dica final: não deixe de conferir as opções de integração da sua loja Shopify com o WhatsApp em nossa app store. Lá, você encontra diversas soluções para tornar a interação com seus clientes ainda mais tranquila e eficaz.

WhatsApp Business: resumo

O WhatsApp Business foi desenvolvido originalmente para atender às necessidades de pequenas empresas, porém a ferramenta cresceu e hoje é usada por empresas de todos os tamanhos. Com o WhatsApp Business, você cria uma conta comercial do aplicativo para seu negócio e pode desfrutar de diversos benefícios, como mensagens automáticas, respostas rápidas, listas de transmissão e muito mais.

A principal vantagem de usar o WhatsApp Business diz respeito ao atendimento ao cliente: a ferramenta torna o atendimento mais eficiente, melhora a experiência de compra dos clientes, fornece estatísticas valiosas para seu negócio e ainda aproxima sua empresa do público.

Para aproveitar ao máximo os serviços do aplicativo, não deixe de preencher seu perfil comercial por completo, criar um catálogo de produtos, configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business, organizar os contatos com etiquetas e criar uma lista de transmissão no WhatsApp Business.

Não se esqueça de que você também pode usar o WhatsApp no seu computador, com o WhatsApp Business Web, e ainda acessar o aplicativo em diversos dispositivos com a API do WhatsApp Business.

Perguntas frequentes sobre WhatsApp Business

Qual a diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business?

Inicialmente, o WhatsApp foi criado para uso pessoal. Com a evolução do aplicativo, que passou a ser usado como canal de atendimento e até de vendas, foi desenvolvido o WhatsApp Business, que é a versão do aplicativo para empresas.

Qual a vantagem de ter um WhatsApp Business?

O WhatsApp Business dispõe de diversos recursos que facilitam a vida da sua empresa, como mensagens automáticas e respostas rápidas. Você também pode incluir informações sobre seu negócio no perfil comercial, como o endereço web, horário de atendimento e até o endereço da sua loja física.

Como funciona o WhatsApp Business?

Com uma conta comercial do WhatsApp Business, você pode fornecer informações sobre sua empresa, como o endereço de seu site e o horário de funcionamento, criar catálogos de produtos e colocar mensagens automáticas, como mensagem de saudação e de ausência.

Como configurar o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo separado do WhatsApp tradicional. Para criar um perfil comercial, baixe o app do WhatsApp Business. Caso você já tenha uma conta pessoal, ela será desvinculada e associada ao WhatsApp Business, e o histórico de mensagens será mantido.

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Which method is right for you?Sobre a autora

Bianca Saburi é copywriter, escritora e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil. Adora aprender mais sobre marketing e e-commerce, além de ser apaixonada por livros e cachorros.

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