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Hora de brilhar: como criar um press kit que chame a atenção em 2022

Press kit em bandeja com fundo azul

Ter sua empresa citada em um grande veículo de comunicação pode fazer maravilhas por sua marca. Imagine receber divulgação espontânea da maior publicação do seu setor ou de uma emissora local e quanto tráfego essa ação poderia gerar. Faça isso acontecer com um press kit, também conhecido como mídia kit.


O que é mídia kit?

Um mídia kit pode ser uma página em seu site com todos os recursos e informações necessários para profissionais da imprensa. Os melhores press kits permitem que eles entendam melhor seus produtos para vender ou marca e tenham acesso a fotos e material de marketing para usar em matérias.

Ao disponibilizar um kit de imprensa, você comunica que está aberto a contatos de mídia, com conteúdo para matérias e informações para falarem diretamente com você.

Um press kit não precisa ser direcionado apenas a jornalistas ou grandes publicações. Qualquer pessoa que possa promover seu negócio pode se beneficiar dessa ferramenta, sejam podcasters, blogueiros ou influenciadores digitais.

A imprensa valida as marcas e o que os clientes ouvem pelo boca a boca.

Sara Spiegel, proprietária da agência de Relações Públicas Sara Spiegel PR

No entanto, nem mesmo o press kit mais fantástico poderá garantir divulgação para sua empresa por si só, apenas facilitar o trabalho. Quando estiver fazendo networking e entrando em contato com veículos, ele será seu grande trunfo na comunicação com jornalistas.

Ao fazer parte do trabalho deles antecipadamente, esses profissionais ficarão mais receptivos ao que você tem a dizer. Além disso, é uma chance de demonstrar seu profissionalismo.

O que é mídia kit eletrônico?

Press kits eletrônicos são um formato comum e conveniente para criar e distribuir material para divulgação, principalmente quando falamos de e-commerce. Você pode usá-los para divulgar:

  • Pré-lançamentos e lançamentos de produtos
  • Fusões e aquisições
  • Novidades da empresa
  • Eventos especiais

Antigamente, um kit de mídia era composto de um conjunto de documentos, fotos e materiais enviados aos meios de comunicação. Agora, a tecnologia mudou a maneira como os press kits são usados. 

Os jornalistas podem acessar seu site para encontrar informações sobre a empresa no kit de imprensa eletrônico (EPK). Esse é o novo padrão quando se trata de mídia e estratégias de marketing digital.

Para criar um, basta disponibilizar uma página de press kit de fácil acesso em seu site ou loja virtual para que os jornalistas consigam encontrá-la.

Talvez não seja necessário colocar o link no menu de navegação principal: basta incluir um link Imprensa, Sala de Imprensa ou Press Kit no rodapé do seu site. A maioria dos profissionais de comunicação saberá onde achá-lo.

Página de press kit da Meg & MegA loja da Shopify Meg & Meg inclui o link para o press kit no rodapé do site

Você também pode disponibilizar seu mídia kit por pendrives. Distribua-os em eventos em que a mídia está presente para que os jornalistas possam acessar facilmente todos os arquivos mais tarde.

Essa também é uma boa maneira de distribuir imagens e fotografias de produtos em alta resolução sem precisar baixar/carregar arquivos grandes.

Em 2022, os press kits ainda são materiais importantes e um investimento lucrativo para marcas online. É possível contratar uma agência de marketing e comunicação/assessoria de imprensa para elaborar um mídia kit ou criar seu próprio material no site da empresa.

Se o seu mídia kit eletrônico gerar cobertura da mídia para a marca, você poderá conquistar clientes novos e gerar receita com a exposição adicional.

O que escrever no mídia kit?

O conteúdo do press kit para e-commerce varia de acordo com o negócio e com as informações disponíveis. No entanto, existem alguns itens essenciais recomendados, assim como outros dados interessantes para você criar um dos melhores press kits do mercado.

Press kit: o essencial

O que é mídia kit: história e missão

Aqui, você inclui o seu “porquê”. Compartilhe sua história e como a empresa surgiu. Conte à imprensa um pouco sobre você e sua motivação.

Exponha de maneira clara e sucinta o que torna sua marca especial na categoria: o que você faz de diferente da concorrência? Sua marca oferece mais valor ao cliente? É mais sustentável? Está criando uma nova categoria?

Jessica Postiglione, CEO e fundadora, Bonny

Neste exemplo de comunicado, a Peita compartilha o storytelling e missão da empresa, dando à imprensa uma boa noção do que está por trás da marca.

Press kit da Peita com história e missãoPress kit da Peita

O que é mídia kit: fatos sobre a empresa

Quantos clientes você já atendeu? Há quanto tempo está nesse ramo? Quantas unidades já foram vendidas? Onde a empresa está localizada? Onde os produtos são fabricados?

O que é mídia kit: branding

Facilite o uso e a criação de imagens com seu logotipo fornecendo versões dele em alta resolução. Disponibilize também arquivos com fundo transparente para uso de diversas formas, como impressão. Se possível, inclua também um arquivo vetorial.

Confira este exemplo incrível de mídia kit da marca Meg & Meg, que oferece conteúdo para download (fotos em alta resolução e mídia kit), tanto para Windows quanto para Mac.

Press kit da Meg & MegO press kit da Meg & Meg pode ser baixado

O que é mídia kit: sua equipe

Se mais pessoas trabalham com você, compartilhe a história e o papel delas, assim como a forma como se envolveram com a marca. Se tiver uma equipe executiva, inclua a biografia de cada integrante.

O que é mídia kit: press release

Inclua press releases atuais ou anteriores, se tiver. Podem ser anúncios de novos produtos, novidades sobre a empresa, parcerias, colaborações etc.

O que é mídia kit: artigos e cobertura da imprensa

Mostre aos jornalistas outros artigos e publicações em que você ou sua empresa apareceram. Você pode criar um blog e publicar entrevistas, artigos em revistas e sites etc.

Confira o exemplo da Insecta Shoes, que mostra logotipos de publicações reconhecidas em destaque.

Press kit da Insecta ShoesA Insecta Shoes mostra em seu press kit os logotipos dos veículos em que a marca apareceu

Press kit: o que é bom ter

Press kit: e-mail exclusivo para imprensa

Recomendamos ter um endereço de e-mail personalizado e exclusivo para a imprensa, como imprensa@suamarca.com.br.

Press kit da Insecta com e-mail exclusivo para a imprensa Press kit da Insecta com e-mail exclusivo para a imprensa

Press kit: grafia/capitalização do nome

Caso a sua empresa tenha letras ou maiúsculas específicas, mostre no press kit como o nome deve ser impresso. Por exemplo, se a marca for "EMPRESAx", não "Empresa X" ou "Empresa x", deixe isso claro.

Press kit: entrevistas ou trechos de áudio/vídeo

Se a sua empresa foi mencionada em um podcast, em programas de rádio ou na TV local, crie um link para a mídia ou incorpore-a em sua página de imprensa.

Para se destacar, você precisa ter um conteúdo realmente criativo e atraente. Vídeos são mais envolventes do que imagens. Fizemos uma parceria com um estúdio de animação para criar um vídeo explicativo da nossa marca, que nos ajudou a receber cobertura da imprensa e um interesse significativo dos investidores.

Press kit: prêmios/reconhecimento

Compartilhe prêmios ou reconhecimentos recebidos no press kit. Eles adicionam prova social à sua marca.

Press kit: selos e certificações da Insecta Press kit: selos e certificações da Insecta

Press kit: trabalho voluntário/sem fins lucrativos

Mostre instituições de caridade que você apoia ou trabalhos sem fins lucrativos com os quais sua empresa está envolvida.

Press kit: mídias sociais e dados

Se os seus seguidores são engajados ou se você tem uma lista de e-mail ou outro público-alvo nas redes sociais bem estabelecido, não deixe de destacá-los no press kit. Inclua informações quantitativas (número de seguidores, assinantes, membros do grupo etc.) e qualitativas (avaliações de clientes, comentários etc.).

Press kit: citações

Crie um conjunto de falas prontas para a imprensa usar no press kit. Podem ser tanto da equipe de liderança quanto dos funcionários. Isso facilita a atribuição de citações diretas em matérias, sem que os jornalistas precisem entrar em contato ou marcar uma entrevista.

Press kit: perguntas frequentes

A seção de perguntas frequentes também é uma forma de eliminar contatos desnecessários da imprensa. Além disso, garante a consistência e a precisão nas informações divulgadas por eles.

Press kit: amostras de produtos

Se puder, inclua amostras de produtos em seus press kits físicos. Elas ajudam a causar uma boa impressão e comprovar a proposta de valor do produto.

Como criar um press kit eletrônico?

Agora que você sabe o que vai no seu press kit, vamos ver como criar um para sua empresa.

1. Escolha o formato

Antes de escolher os depoimentos ou o conteúdo, escolha o formato do press kit, de acordo com o objetivo do seu plano de negócios e do próprio mídia kit.

Você quer que os jornalistas entrem em contato com sua equipe de Relações Públicas? Pretende disponibilizar ativos para download? Criar uma experiência interativa?

O formato afeta a maneira como as pessoas destacarão sua marca. Se você facilitar o acesso ao conteúdo, provavelmente receberá mais cobertura da imprensa.

Alguns exemplos incluem:

  • Arquivo em PDF para download
  • Arquivo armazenado na nuvem
  • Press kit eletrônico no site

Qualquer que seja o formato, mantenha a identidade visual da marca consistente. Use as mesmas cores, fontes e estilos dos demais materiais impressos e online.

Para facilitar, confira alguns modelos prontos:

2. Escreva a visão geral da empresa

Descreva a marca e seus produtos em poucas frases. Você pode citar a missão da empresa e seus objetivos atuais. Também pode incluir:

  • Data de fundação
  • Lugar da loja física/sede
  • Tamanho da empresa ou número de funcionários
  • Informações básicas
  • Informações de contato para a imprensa

E não esqueça: as informações precisam estar sempre atualizadas.

3. Liste suas conquistas

Evidencie o sucesso da sua empresa do início aos dias de hoje, começando pelas conquistas mais recentes. Mencione marcos relacionados à visão da empresa.

Essa parte pode incluir detalhes não abordados na visão geral. Outras informações interessantes para adicionar são:

  • Histórico da empresa
  • Situação da captação de recursos
  • Principais características dos produtos
  • Vantagens competitivas
  • Público-alvo

Ajude os jornalistas a entenderem como sua empresa influencia o mercado. Lembre-se: eles precisam apresentar marcas condizentes com a linha editorial e os leitores da publicação.

Portanto, se você explicar bem qual é seu público-alvo, veículos de comunicação com dados demográficos semelhantes podem falar ainda mais sobre sua empresa.

4. Reúna seus ativos de mídia

O mídia kit deve incluir recursos que ajudem os jornalistas a contar uma história sobre sua empresa. Isso inclui:

  • Logotipo da empresa
  • Imagens e headshots
  • Depoimentos
  • Fichas técnicas
  • Portfólios
  • Estudos de caso
  • Vídeos
  • Comunicados à imprensa
  • Logotipos de publicações
  • Menções na mídia
  • Fotos da equipe ou do produto

Facilite o download de seus ativos de mídia no press kit. É possível usar um serviço de compartilhamento de arquivos como o Dropbox ou agrupar o conteúdo para download.

5. Inclua uma biografia breve do fundador

Inclua uma bio ou depoimento dos fundadores e membros de destaque da equipe no mídia kit para mostrar como tudo começou.

press kit blumBio e depoimento do fundador da Blum!

6. Inclua o mídia kit no site

Seja um press kit interativo ou para download, é importante adicioná-lo ao site. A maioria dos jornalistas procurará uma página de imprensa, mídia ou sala de imprensa ao buscar informações. Adicionar o press kit digital à loja online também ajuda no SEO marketing.

De maneira geral, o objetivo do EPK é criar uma central de informações para os jornalistas obterem informações sobre a empresa, os produtos e a missão. Quanto mais você facilitar a compreensão de sua história, mais cobertura da mídia receberá.

Mídia kit exemplo

Se precisar de inspiração, confira estes press kits de lojas virtuais da Shopify que separamos para você:

1. O que é mídia kit: Meg & Meg

Além do press kit para download que já citamos, a Meg & Meg também inclui a capa das publicações em que já apareceu e uma extensa lista com links para matérias online.

Press kit da Meg & Meg com publicaçõesCapas de publicações no press kit da Meg & Meg

2. O que é mídia kit: Reckitt

O grande destaque da Sala de Imprensa da Reckitt é o projeto gráfico bastante visual, com blocos de texto coloridos e informações bem segmentadas.

Press kit da Reckitt
Press kit da Reckitt

3. O que é mídia kit: Peita

A marca Peita tem um press kit bem mais descritivo, com foco em texto, a fim de explicar em detalhes as iniciativas sociais e as parcerias da marca.

Press kit da Peita mostrando as parcerias da marca Press kit da Peita mostrando as parcerias da marca

Press kit para influenciadores

Outra forma de fazer sua marca chegar mais longe com essa ferramenta de marketing promocional é criando um press kit para influenciadores digitais.

Esse público, com forte presença em mídias sociais importantes para as marcas, como Instagram e TikTok for Business, pode garantir divulgação espontânea se você investir em um material que chame a atenção.

Influenciadora segurando um press kit Press kits elaborados têm mais chances de conquistar os influenciadores digitais | Imagem: Unsplash

Veja algumas dicas para despertar o interesse de influenciadores digitais:

  1. Invista na embalagem. Uma embalagem diferente no press kit pode fazer a diferença no mar de produtos recebidos pelos influenciadores todos os dias.
  2. Envie uma mensagem personalizada. Se puder, inclua o primeiro nome do influenciador na carta de apresentação enviada com o mimo ou cite um problema específico vivido por ele que seu produto resolve.
  3. Capriche nos agrados. Se você tem um produto cujo grande diferencial é a apresentação, é nele que você deve investir nessa ação. E não se esqueça de falar dos seus benefícios para encantar o influenciador.
  4. Cupons de desconto são bem-vindos. Um bom estímulo para o influenciador divulgar sua marca pode ser um cupom de desconto personalizado para os seguidores no press kit. Todo mundo ganha: o influenciador, que ganha prestígio, os seguidores e você, que recebe divulgação gratuita.
  5. Aposte nos influenciadores do seu nicho de mercado. Buscar usuários com muitos seguidores pode ser tentador, mas eles nem sempre terão a disponibilidade e o direcionamento que influenciadores de nicho podem gerar.

Esse tipo de press kit talvez exija um investimento maior, mas o custo-benefício pode valer a pena. Se precisar de ajuda, contrate uma assessoria de imprensa especializada.

Conclusão

Chegou sua vez. Ao criar um press kit, pense nas publicações em que você busca divulgação e o que pode ajudar sua marca a chegar lá. A vantagem desse material é facilitar o contato com jornalistas e unificar sua voz. Agora que você sabe o que é mídia kit e como criar um, é só começar!

Ilustração: Luca D'Urbino

Perguntas frequentes sobre press kit

O que é mídia kit e o que incluir?

Press kits incluem todos os recursos e informações necessários para profissionais da imprensa, como a história e a missão da marca, curiosidades, ativos de marketing, informações sobre membros da equipe, menções na mídia, comunicados à imprensa e artigos em destaque.

Para que os press kits são usados?

Press kits digitais são usados para criar e distribuir conteúdo para a mídia. Você pode usá-los para divulgar lançamentos de produtos, fusões e aquisições, novidades da empresa, eventos em datas comemorativas etc.

Os press kits ainda são relevantes?

Sim, os mídia kits ainda são relevantes para empresas virtuais e com lojas físicas. Muitas optam por um press kit eletrônico no site para que a imprensa encontre informações importantes de maneira rápida e fácil.

Como criar um press kit?

Escolha um formato, escreva a visão geral da empresa, cite alguns marcos, reúna os ativos de mídia, inclua uma biografia do fundador e crie uma seção específica em seu site. Com isso, você está pronto para começar.

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    Natália Mazzilli Redatora ShopifySobre a autora

    Natália Mazzilli é tradutora apaixonada por transcriação. Ama gatos e pedaladas. Passa muito tempo no Twitter.

    Texto original de Corey Ferreira.

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