Como anunciar no Google Ads: 14 tipos de campanha para impulsionar a sua loja

Ilustração de um grupo de telas com os anúncios do google cortados. Dentro dos anúncios existem pessoas. Essa é uma metáfora para entender a publicidade do Google e o público-alvo que as empresas podem segmentar.

Você sabia que anunciar no Google é uma estratégia que pode trazer imensos benefícios para a sua loja?

O problema é que, quando o assunto é publicidade paga, o Google Ads (antigamente conhecido como Google Adwords) é provavelmente uma das plataformas de anúncio mais incompreendidas do mercado. 

Aliás, não é raro encontrar empreendedores e empreendedoras que acabam optando por anúncios patrocinados nas redes sociais e esquecem que a Rede de Display do Google Ads e alguns recursos gratuitos, como o Google Meu Negócio, também são recursos que permitem anunciar diretamente para o público desejado.

Isso acontece porque a interface do Google Ads é um pouquinho complicada e muitas vezes dificulta o processo de utilização. Se você começar a usar a plataforma sem saber o caminho das pedras, pode acabar anunciando para um segmento muito amplo (e gastando dinheiro sem conseguir garantir um bom lucro).

Mas, então.. Como anunciar no Google? E como garantir que seus anúncios tenham um bom desempenho?

Bom, este post foi pensado para quem quer saber como anunciar na internet – e, mais especificamente, para quem quer saber como anunciar no Google.

Por que usar a plataforma do Google Ads para anunciar no Google?

O verdadeiro diferencial do Google Ads (antigo Google Adwords) está no fato de que a plataforma permite atingir clientes em potencial de três formas distintas. A primeira delas, aliás, é uma exclusividade do Google e não está disponível em plataformas como o Facebook: os anúncios exibidos nas páginas de busca, como resultados orgânicos.

1. Resultados patrocinados nas páginas de busca da rede de pesquisa

Diferente do que acontece com as redes sociais, os mecanismos de busca geralmente são utilizados por usuários que já têm um objetivo específico em mente – por exemplo, buscar respostas, encontrar soluções para problemas ou pesquisar por produtos e serviços. Isso faz com que o Google seja um dos canais de marketing mais poderosos da atualidade.

Além disso, uma das grandes vantagens de anunciar no Google Ads é a possibilidade de criar anúncios de busca, que têm como objetivo principal promover os seus produtos e serviços nos resultados orgânicos gerados por um determinado termo ou palavra-chave (ou então de acordo com a localização geográfica dos usuários).

anúncio como resultado de busca no Google

2. Google Display Network

Outro canal importante para quem quer saber como anunciar no Google e divulgar produtos e serviços a um público-alvo em potencial é a Google Display Network, também conhecida como Rede de Display.

O grande diferencial da Rede de Display é a possibilidade de publicar um anúncio (ou mesmo vários) compostos por texto, imagem e até mesmo banner de vídeo em outras redes que não as páginas de resultados orgânicos de busca do Google. Os anúncios criados para a Rede de Display, vale ressaltar, são exibidos na internet, em apps ou mesmo em vídeos.

A Rede de Display tem o potencial de atingir 90% de todos os usuários da internet, pois é composta por mais de 2 milhões de sites e 650 mil apps. É só visitar um site de notícias que você provavelmente vai encontrar um anúncio desses no topo da página, no sidebar ou até mesmo dentro da própria página.

3. Anúncios no YouTube

Anunciar no Google também permite a criação e a publicação de anúncios no YouTube (que, vale lembrar, é propriedade do Google). Por mais que, tecnicamente, o YouTube seja apenas um dos canais disponíveis na imensa plataforma de anúncios que é a Rede de Display, é importante destacar que o YouTube é também um dos espaços dos mais acessados todos os meses, e é utilizado por cerca de 105 milhões de brasileiros todos os dias.

E isso, não é preciso dizer, significa inúmeras chances de se conectar com clientes em potencial.

Se você já passou algum tempo no YouTube, certamente já esbarrou com os anúncios que são exibidos antes de um vídeo começar a ser reproduzido; no entanto, é importante destacar que existem diversos outros tipos de anúncios, como banners, pop-ups e conteúdos exibidos no meio do conteúdo.

Oi Fibra anúncio Google Ads

Quer saber mais sobre como criar e vincular um anúncio no YouTube? Temos um post bem interessante sobre o tema:

Marketing no YouTube: crie o canal da sua loja!

Como anunciar no Google: o que você precisa saber para entender este guia

Agora que você já viu o que são os anúncios do Google e a importância de anunciar no Google e nos sites parceiros do Google, é hora de mostrarmos como anunciar no Google.

Para isso, vamos discutir em detalhes todos os pontos mais importantes de como anunciar no Google, pois é importante que você entenda quais são os objetivos e metas concretas que podem ser alcançados dentro de cada tipo de campanha disponível na plataforma. 

Dessa forma, você vai poder escolher o tipo de campanha mais adequado para a sua marca, o seu produto e os seus objetivos.

Vale lembrar que as estimativas e os exemplos deste guia devem ser entendidos apenas como diretrizes. O custo por clique, a taxa de conversão e as outras métricas da sua campanha dependem de inúmeras variáveis, como por exemplo a taxa de conversão e fidelização do seu site, o valor médio do produto e a existência de volume de busca para a palavra-chave escolhida.

Por último, vale a pena destacar que vamos delimitar os tipos de campanha de acordo com as seguintes informações:

  • Objetivo: qual é o objetivo da campanha e de que forma ela vai atingir esse resultado? O foco é anunciar para visitantes da loja e gerar novas vendas? Vender para clientes já fidelizados? Conquistar novos clientes?
  • Relevância para o público: é possível que a sua marca ou o seu produto simplesmente não sejam relevantes para uma determinada palavra-chave ou mesmo para um público. De modo geral, quanto mais relevante for o seu produto ou serviço, menores serão os custos e maiores as chances de que você consiga aumentar o tráfego do site e realizar vendas.
  • Custo estimado por clique: uma estimativa geral de quanto você precisa gastar para fidelizar ou conquistar cada cliente com aquele anúncio.
  •  KPIs (indicadores-chave de desempenho): quais são os valores dimensionáveis que devem ser usados na campanha para que o desempenho da mesma seja avaliado? 
  • ROAS estimado: qual o valor de retorno por anúncio que pode ser definido para o tipo de campanha que você escolheu na hora de anunciar no Google ou em sites parceiros? O número almejado pode ser expresso como um intervalo (0:1 ou 5:1, por exemplo) para ajudar você a priorizar as táticas a serem utilizadas. Vale lembrar ainda que o ROAS pode ser afetado por diversas variáveis.
  •  Dimensão e potencial de expansão: algumas campanhas podem ser segmentadas apenas para usuários que estão buscando os produtos da sua marca ou que já visitaram o seu site, mas também é possível trabalhar com uma segmentação alinhada aos interesses gerais de um grupo de pessoas. Cada tipo de campanha vai apresentar uma possibilidade de expansão diferente, mas no final do dia tudo vai depender do orçamento da campanha.
  • Recomendado para: para qual tipo de público e loja essa campanha pode trazer bons resultados?
  • Facilidade de implementação: a facilidade ou a dificuldade da implementação da campanha ou do anúncio.

É importante lembrar também que uma loja ou marca nem sempre consegue aproveitar todos os tipos de campanha disponíveis, da mesma forma que algumas campanhas requerem um investimento alto de dinheiro, tempo e mão-de-obra especializada.

Atenção: como o Bing e o Yahoo! apresentam recursos similares ao Google, muitas das campanhas abaixo também podem ser executadas nessas duas plataformas e, portanto, integradas às estratégias de marketing de busca da sua loja.

Como anunciar no Google Ads: 14 tipos de campanha

1. Busca pelo nome da marca

busca pelo nome da marca exemplo colchão zissou

  • Objetivo: capturar usuários que estão realizando buscas com o nome da marca.
  • Relevância para o público: alta (afinal, eles estão procurando por você).
  • Custo estimado por clique: baixo (entre US$ 0,25 e US$ 3,00).
  • ROAS estimado: alto (entre 3:1 e 30:1).
  • KPIs: rentabilidade e número de pedidos.
  • Dimensão e potencial de expansão: vai depender da popularidade da marca e do número de usuários que estão buscando especificamente pela sua loja.
  • Recomendado para: todas as marcas, independentemente do tamanho ou do setor, já que aumentar o número de vendas, afinal, é sempre um bom objetivo. Se for financeiramente viável, priorize esse tipo de campanha ao anunciar no Google.

Dar um lance pelo nome da sua marca dentro de um leilão do Google pode parecer perda de tempo e de dinheiro – especialmente se o termo já aparecer de maneira orgânica no topo dos resultados de busca; contudo, essa estratégia também permite a divulgação de informações específicas por meio das extensões do Google Ads e outros parceiros do Google. 

Como o número almejado de vendas a ser definido em uma campanha de busca pelo nome da loja depende principalmente da forma como os usuários e clientes interessados estão buscando pelo nome da marca nos mecanismos de busca, essas campanhas podem ser criadas como complementares às campanhas de ampliação do alcance da marca. Uma loja pop-up ou até mesmo um vídeo viral no Facebook, por exemplo, podem gerar um volume significativo de pesquisas.

Facilidade de implementação: este tipo de campanha pode ser particularmente difícil de implementar, especialmente se você ainda não possuir muita familiaridade com o marketing em ferramentas de busca e ainda estiver patinando quando o tema é “como anunciar no Google”

2. Busca genérica (sem nome da marca)

busca genérica exemplo travesseiro

  • Objetivo: usar anúncios segmentados para gerar tráfego de qualidade ao anunciar no Google e possivelmente atrair usuários que apresentam potencial para comprar os seus produtos, mas ainda não estão familiarizados com a marca.
  • Relevância para o público: baixa e média.
  • Custo estimado por clique: médio e alto (entre US$ 1,00 e US$ 20,00).
  • ROAS estimado: médio (entre 0:1 e 3:1, dependendo da concorrência, do product market fit e de outros elementos).
  • KPIs: aquisição de novos clientes, receita, tráfego, número de pedidos.
  • Dimensão e potencial de expansão: potencialmente alto, dependendo do volume de busca.
  •  Recomendado para: praticamente qualquer loja e nicho, embora seja uma boa ideia priorizar campanhas mais rentáveis antes de experimentar esta.

As campanhas genéricas, como o próprio nome indica, não trabalham com termos específicos para a rede de pesquisa que incluam o nome da marca ou então nomes de alguns produtos em especial. Isso significa que os custos envolvidos em campanhas desse tipo podem ser mais caros: a relevância dos termos escolhidos, afinal, é pequena (“travesseiro”, por exemplo, é bem mais genérico – e, portanto, mais caro – do que “travesseiro pronto da Zissou”).

O objetivo principal das campanhas genéricas é gerar novas visitas (e novos clientes) para o seu site de maneira eficaz e orgânica; além disso, essas campanhas também podem apresentar ROAS positivos e, claro, grande possibilidade de expansão.

Facilidade de implementação: assim como acontece com diversas outras, a implementação desta campanha pode ser um pouco complicada, especialmente se você ainda não descobriu bem como anunciar no Google. O grande obstáculo da campanha genérica está no alto número de recursos humanos que são necessários para gerenciar, testar e otimizar os anúncios do Google e as páginas de redirecionamento – para não falar do investimento financeiro.

3. Busca por nicho

busca por nicho exemplo travesseiro homem aranha busca

  • Objetivo: conquistar novos clientes vindos de públicos interessados no nicho com o qual você trabalha.
  • Relevância para o público: média a alta (quanto mais específico for o nicho e o produto, maior a relevância).
  • Custo estimado por clique: médio a alto (entre US$ 1,00 e US$ 20, dependendo da taxa de concorrência e do valor dos clientes para a concorrência).
  • ROAS estimado: médio (entre 0:1 e 5:1).
  • KPIs: aquisição de novos clientes, receita, tráfego e número de pedidos.
  • Dimensão e potencial de expansão: vai depender da quantidade de usuários e clientes em potencial que realizam buscas com os termos de pesquisa escolhidos.
  • Recomendado para: marcas especializadas em um nicho ou lojas que estão usando uma categoria específica de produtos para entrar num mercado de nicho (como “desodorante vegano” ou “videogame retrô”).

É importante destacar que as campanhas de busca por nicho costumam envolver uma concorrência bem menor do que as campanhas de busca genérica. O motivo por trás disso é simples: os anúncios do Google criados para uma campanha de nicho são mais específicos e, por isso mesmo, mais relevantes para o usuário.

Este tipo de campanha também pode ser usado por lojistas que vendem produtos de terceiros (como, por exemplo, uma loja de dropshipping): basta investir em termos que contenham o nome da marca e, na hora de criar as páginas de redirecionamento, se certificar de que o conteúdo esteja exibindo os produtos em um espaço de destaque.

Facilidade de implementação: assim como acontece com outros tipos de campanha, a busca por nicho não é de fácil implementação e costuma necessitar dos recursos corretos para ser devidamente utilizada.

4. Como anunciar no Google com a busca por concorrentes

  • Objetivo: conquistar novos clientes que possivelmente não conhecem a sua marca enquanto buscam pelos concorrentes diretos da loja.
  • Relevância para o público: baixa (os usuários estão buscando por uma outra loja que não a sua).
  • Custo estimado por clique: médio e alto (entre US$ 1,00 e US$ 20,00).
  • ROAS estimado: médio (entre 0:1 e 3:1).
  • KPIs: tráfego, novos clientes, número de pedidos, ROI.
  • Dimensão e potencial de expansão: vai depender do tamanho do concorrente, do número de usuários que estão buscando aquela marca e, claro, se existem ou não outros esforços de publicidade e divulgação de anúncio já em ação. 
  • Recomendado para: lojistas que já implementaram campanhas de sucesso e agora querem investir na aquisição de novos clientes.

A busca por concorrentes nada mais é do que uma campanha de busca pelo nome da marca às avessas: no lugar de investir em termos que incluam o nome da sua marca ou dos produtos, você investe em termos que possuem o nome dos seus concorrentes.

Ainda que captar o tráfego da concorrência seja uma estratégia inteligente, é bom lembrar que ela também pode ser particularmente cara: afinal, você está gastando dinheiro para que pessoas que não estão interessadas na sua marca vejam o seu anúncio.

Ou seja: talvez não seja a estratégia mais recomendada para quem está começando a anunciar no Google e ainda não tem um bom orçamento.

Facilidade de implementação: a busca por concorrentes não é uma campanha de fácil implementação e costuma gerar custos relativamente elevados. Se você optar por criar uma campanha desse tipo, procure profissionais que possam gerenciá-la de maneira dedicada e avaliar o desenvolvimento da mesma na rede de pesquisa.

5. Como anunciar no Google com o Google Shopping (usando o nome da marca)

busca tênis adidas Google Shopping

  • Objetivo: capturar usuários que estão usando termos com o nome da marca para encontrar produtos ou categorias de produto.
  • Relevância para o público: alta.
  • Custo estimado por clique: baixo (entre US$ 0,25 e US$ 3,00).
  • ROAS estimado: alto (entre 3:1 e 30:1).
  • KPIs: ROAS, número de pedidos.
  • Dimensão e potencial de expansão: vai depender de quantos usuários procuram pela sua marca e pelos seus produtos na rede de pesquisa.
  • Recomendado para: lojas que já investiram em estratégias e campanhas para ampliar o alcance da marca ou já apresentam maior familiaridade com o Google Ads.

As campanhas do Google Shopping costumam oferecer uma excelente experiência de compra para usuários – afinal, basta digitar um termo específico para receber como resultado itens prontos para compra, avaliações de outros clientes e imagens de alta definição. Se o usuário clicar no anúncio exibido como resultado da busca, ele será automaticamente redirecionado para a página do produto.

Em termos de estratégias para adquirir e conquistar novos clientes, este é um dos melhores tipos de campanha disponíveis para a rede de pesquisa, especialmente para quem pretende criar um anúncio no Google com o objetivo de aumentar o número de vendas.

Como os usuários que buscam ativamente pela sua marca apresentam um alto potencial de conversão, pode ser uma boa ideia configurar uma campanha do Google Shopping como complemento à estratégia de marketing da loja: dessa forma, você não só consegue maximizar o tráfego da loja como também garante uma utilização mais inteligente dos seus recursos.

Facilidade de implementação: as campanhas do Shopping costumam apresentar um processo de implementação mais simples e descomplicado do que as outras campanhas que estamos discutindo. Para criar um feed de produtos compatível com o Google, você pode instalar o app do Google Shopping para a Shopify ou então fazer a configuração manual no Google Merchant Center.

6. Google Shopping (genérico)

busca genérica no Google Shopping exemplo tênis feminino

  • Objetivo: capturar usuários que estão buscando os produtos que você vende, mas que não estão usando nomes de lojas em suas pesquisas.
  • Relevância para o público: baixa e média.
  • Custo estimado por clique: médio (entre US$ 0,25 e US$ 20,00).
  • ROAS estimado: médio (entre 0:1 e 5:1).
  • KPIs: aquisição de novos clientes, receita, tráfego.
  • Dimensão e potencial de expansão: costuma ser alto, mas depende do número de usuários que procuram pelos produtos da sua loja e pelas categorias de produto com as quais você trabalha.
  • Recomendado para: marcas e lojas que vendem produtos físicos. É importante lembrar, no entanto, que este tipo de campanha não deve ser priorizado se você estiver trabalhando com outros tipos mais lucrativos de campanha (a menos que você tenha objetivos bem específicos, como aquisição de clientes, expansão da loja ou aumento de receita).

No Google Shopping, as campanhas sem termos com o nome da marca funcionam quase da mesma forma que as campanhas com termos genéricos; além disso, se você estiver com um orçamento mais folgado, pode ser uma boa ideia tentar investir nessa modalidade.

Facilidade de implementação: separar o tráfego proveniente dos termos genéricos daquele gerado por termos com o nome da marca é um processo que requer configuração e customização. Passada essa etapa, você terá não só duas campanhas exclusivas do Shopping como também diferentes orçamentos para cada uma delas.

7. Como anunciar no Google: Retargeting (texto, banner ou vídeo)

retargeting banner Sobrebarba

  • Objetivo: anunciar especificamente para clientes em potencial que já visitaram o seu site, navegaram pelas categorias de produto, adicionaram itens ao carrinho de compra ou até realizaram uma compra.
  • Relevância para o público: alta.
  • Custo estimado por clique: baixo (entre US$ 0,25 e US$ 3,00).
  • ROAS estimado: alto (entre 3:1 e 30:1).
  • KPIs: ROAS, pedidos.
  • Dimensão e potencial de expansão: vai depender do tráfego do site e do tamanho do público que apresenta o comportamento acima delimitado.
  • Recomendado para: lojas e empresas que não estão trabalhando com estratégias de retargeting.

O retargeting é uma estratégia que se concentra especificamente em clientes com o perfil citado ali no campo “objetivo”. 

Além de ter um custo relativamente baixo e acontecer fora do site da loja, o retargeting é um recurso poderoso para lojistas e empreendedores interessados em transformar visitantes em clientes fidelizados ou, de preferência, em clientes que realizem ao menos uma compra dentro da loja.

Facilidade de implementação: se você já sabe o básico de como criar públicos-alvo, fazer o upload de anúncios e definir as etapas de segmentação do Google Ads, a implementação das campanhas de retargeting vai ser um processo relativamente simples.

Ainda temos mais algumas estratégias para quem quer saber como anunciar no Google. Vamos continuar?

8. Anunciar no Google com anúncios na Rede de Display

anúncio tópicos e interesses Rede de Display do Google

  • Objetivo: aumentar o alcance da marca e divulgar informações sobre um produto ou serviço por meio de anúncios específicos.
  • Relevância para o público: vai depender não só dos interesses e dos tópicos abordados na campanha, mas também da relevância desses conteúdos para a marca.
  • Custo estimado por clique: baixo e médio (entre US$ 0,25 e US$ 3,00).
  • ROAS estimado: baixo (entre 0:1 e 2:1).
  • KPIs: impressões, cliques, reconhecimento e alcance da marca, micro conversas (visualizações de página, tempo gasto no site, visita à loja física e outras), número de pedidos.
  • Dimensão e potencial de expansão: costuma ser alto, mas vai depender das categorias escolhidas e do número de sites compatíveis na rede.
  • Recomendado para: marcas que querem anunciar no Google com o objetivo de divulgar seus produtos para um segmento específico de clientes ou então encontraram um tópico em especial, compatível com um grupo demográfico do público.

Campanhas da Rede de Display têm potencial para colocar a sua marca em contato com clientes que não estão fazendo buscas no Google ou em outros sites de pesquisa: os anúncios são exibidos em forma de banners de texto, imagem ou vídeo nos mais diversos sites independentes. Além disso, eles também ficam visíveis em computadores, apps e outras plataformas virtuais.

Por mais que as opções de segmentação sejam bastante amplas dentro desta modalidade de campanha, vale destacar que as mais recomendadas são aquelas baseadas em tópicos e interesses – que podem variar desde carros e viagens até casa, decoração e animais domésticos.

Facilidade de implementação: simples, mas você vai precisar fazer uso das palavras-chave negativas para excluir alguns termos em especial. Não se esqueça de analisar com cuidado o espaço onde o anúncio será exibido, pois isso pode ter um forte impacto nos resultados da campanha.

9. Anúncios contextuais na Rede de Display

anúncios contextuais Rede de Display do Google

  • Objetivo: expandir a popularidade do seu produto ou serviço e gerar mais vendas, exibindo anúncios em sites com temas similares ao da sua marca.
  • Relevância para o público: vai depender das palavras-chave escolhidas e da relevância dos sites para a sua marca.
  • Custo estimado por clique: baixo (entre US$ 0,25 e US$ 3,00).
  • ROAS estimado: baixo (entre 0:1 e 2:1).
  • KPIs: impressões, cliques, alcance da marca, micro conversas (visualizações de página, tempo gasto no site, visita à loja física e outras), número de pedidos.
  • Dimensão e potencial de expansão: normalmente alto, mas depende dos termos de busca escolhidos e da quantidade de conteúdo que pode ser criada com esses termos.
  • Recomendado para: este tipo de campanha não deve ser implementado por marcas que ainda não obtiveram bons resultados com outras campanhas similares, não conseguiram capturar novos clientes ou então apresentam baixas taxas de engajamento com clientes.

A grande vantagem dos anúncios contextuais é a possibilidade de anunciar em sites e espaços que já utilizam os termos de busca com os quais você está trabalhando. Se você está querendo utilizar termos que incluam o nome da marca ou que sejam muito específicos para o seu nicho, este tipo de campanha é ideal.

Também é importante lembrar que passamos a maior parte do nosso tempo online interagindo com conteúdos dos mais diversos, e não realizando pesquisas no Google; por isso mesmo, é importante que os seus anúncios sejam exibidos em espaços frequentados pelo seu público-alvo.

Embora não deva ser encarado como um recurso prioritário dentro da sua estratégia de publicidade (especialmente se você estiver trabalhando com outras campanhas de alto engajamento), o anúncio contextual é um elemento de grande importância para qualquer marca – especialmente porque ele só precisa ser pago depois que o cliente de fato clicar no anúncio.

Facilidade de implementação: se você sabe localizar e implementar palavras-chave e também já aprendeu a criar anúncios no Google, implementar uma campanha contextual vai ser moleza.

10. Anúncios com posicionamento pré-determinado na Rede de Display

anúncios posicionamento pré-determinado Rede de Display do Google

  • Objetivo: transformar o espaço que muitos sites reservam para publicidade em um recurso de captação de clientes em potencial.
  • Relevância para o público: vai depender do espaço escolhido, da abrangência do site, da relevância do tópico escolhido e da compatibilidade entre marca e visitante.
  • Custo estimado por clique: médio (entre US$ 1,00 e US$ 10,00).
  • ROAS estimado: baixo (entre 0:1 e 2:1).
  • KPIs: impressões, tráfego (com base no alcance e na popularidade da marca), pedidos e micro conversas (visualizações de página, tempo gasto no site, visita à loja física e mais).
  • Dimensão e potencial de expansão: costuma ser baixo, mas depende do tráfego do site (cuidado – não é todo site que tem potencial para esta campanha!).
  • Recomendado para: marcas que identificaram um segmento ou setor demográfico relevante e querem anunciar um produto ou serviço num site que é popular entre esse grupo.

Esta modalidade de anúncios no Google oferece um controle de segmentação ainda mais específico do que as campanhas contextuais, uma vez que permite selecionar os sites ou mesmo as páginas da Rede de Display nas quais você deseja anunciar. Se você optar por levar esta campanha para fora do Google e dos parceiros do Google, lembre-se de que as taxas de CPM serão mais altas.

Idealmente, as campanhas de posicionamento pré-determinado só são implementadas depois que o site e o espaço do anúncio são especificados e testados.

Facilidade de implementação: simples, se você já possuir certa familiaridade com a plataforma do Google Ads e já souber como anunciar no Google.

11. Como anunciar no Google: Google Smart Shopping

homem digitando na barra de pesquisa do Google

  • Objetivo: usar a aprendizagem automática para gerar compras por meio do Google Shopping, das estratégias de remarketing e dos anúncios de posicionamento pré-determinado.
  • Relevância para o público: pode variar, pois unifica diversos tipos de campanha em um só.
  • Custo estimado por clique: baixo e médio (entre US$ 0,25 e US$ 5,00).
  • ROAS estimado: médio e alto (entre 0:1 e 12:1).
  • KPIs: ROAS, pedidos, aquisição de novos clientes.
  • Dimensão e potencial de expansão: costuma ser alto.
  • Recomendado para: lojistas da Shopify que buscam soluções de fácil gerenciamento e não estão utilizando nenhuma estratégia de retargeting e/ou campanhas do Google Shopping.

As campanhas do Google Smart Shopping usam o recurso de aprendizagem automática para otimizar as estratégias e anúncios de retargeting e a exibição dos conteúdos de publicidade.

Este tipo de campanha também permite escolher quais produtos anunciar, o valor dos lances nos leilões e qual canal de conteúdo adotar (vídeo, foto e por aí vai). A integração da Shopify com o Google Shopping, vale lembrar, também ajuda a importar produtos da loja diretamente para as campanhas.

Facilidade de implementação: o Smart Shopping representa uma maneira simples e prática de trabalhar com campanhas de publicidade no Google. Se os seus esforços forem bem-sucedidos, é possível mudar para uma estratégia de caráter mais segmentado no futuro.

12. CRM (buscas, YouTube, Gmail)

CRM anúncios Gmail

  • Objetivo: gerar novas vendas ou converter em clientes os visitantes que assinaram a newsletter da loja.
  • Relevância para o público: extremamente alta.
  • Custo estimado por clique: baixo (entre US$ 0,25 e US$ 5).
  • ROAS estimado: extremamente alto (entre 5:1 e 60:1).
  • KPIs: ROAS, compras, tráfego.
  • Dimensão e potencial de expansão: baixa, pois depende sobretudo do tamanho da base de clientes ou lista de e-mail.
  • Recomendado para: qualquer marca com mais de mil usuários cadastrados na lista de e-mail e/ou base de clientes.

As campanhas de CRM (customer relationship management, ou, em português, gerenciamento de relações com o cliente) estão baseadas sobretudo em estratégias de remarketing voltadas para clientes ou assinantes que já possuem ao menos um engajamento mínimo com a loja.

Como o público é altamente segmentado e qualificado, o ROI proveniente dessa campanha pode ser bastante elevado. O único problema, claro, é que você precisa ter uma base consolidada de clientes (ou seja, centenas de e-mails cadastrados), o que faz desta campanha um recurso válido apenas para lojistas que já estão há algum tempo no mercado.

Facilidade de implementação: para implementar uma campanha de CRM, você precisa não só contar com uma base de clientes já estabelecida, mas também saber como segmentar a lista de e-mails de modo a potencializar a eficácia dos anúncios.

13. Públicos-alvo semelhantes no Google Ads

  • Objetivo: gerar novos clientes e aumentar o alcance da marca com anúncios segmentados para usuários que apresentam interesses e comportamentos semelhantes ao público-alvo da loja.
  • Relevância para o público: depende do quão semelhantes são o público almejado e o público da sua loja, e da relevância do produto/serviço para tal grupo.
  • Custo estimado por clique: baixo (entre US$ 0,25 e US$ 3,00).
  • ROAS estimado: baixo (entre 0:1 e 2:1).
  • KPIs: cliques, impressões, tráfego, pedidos, ROAS.
  • Dimensão e potencial de expansão: costuma ser alto, mas vai depender do número de usuários com interesses similares aos do seu público-alvo.
  • Recomendado para: lojistas que já possuem outras campanhas implementadas e querem testar novas campanhas de aquisição de clientes.

Outras campanhas que trabalham com públicos semelhantes, como a do Facebook, usam como base as listas de remarketing. Com as campanhas do Google, o processo vai ser um pouco diferente: no lugar de anunciar diretamente para os seus clientes, você vai poder ampliar o alcance dos anúncios para usuários semelhantes – tomando como base os dados que o Google já possui.

Facilidade de implementação: apesar de recomendarmos primeiro a implementação de outras campanhas com objetivos de compra mais claros, as campanhas de público-alvo semelhantes podem ser úteis sobretudo se você já estiver trabalhando com uma estratégia desse tipo no Facebook.

14. Anúncios dinâmicos

  • Objetivo: gerar compras a partir de termos de busca criados automaticamente pelo Google.
  • Relevância para o público: baixa ou alta, dependendo dos termos criados.
  • Custo estimado por clique: baixo e médio (entre US$ 0,25 e US$ 5,00).
  • ROAS estimado: médio (entre 0:1 e 12:1).
  • KPIs: pedidos, ROAS, tráfego.
  • Dimensão e potencial de expansão: alto, uma vez que os anúncios dinâmicos conseguem atrair tanto o tráfego genérico como aquele proveniente de pesquisas por termos de busca com o nome da marca.
  • Recomendado para: lojistas que não possuem experiência com a criação e o gerenciamento de campanhas de busca (e nem o orçamento necessário para isso) e querem saber mais sobre como anunciar usando esse formato dinâmico.

As campanhas de anúncio dinâmico criam diferentes estratégias de busca de acordo com os termos de pesquisa criados: termos com o nome da marca, categorias genéricas, termos que contenham um produto anunciado na loja, termos relevantes para descrever a marca e outros.

Diferente do que acontece com outros tipos de campanha do Google Ads que discutimos neste post, a campanha de anúncios dinâmicos não trabalha com processos de segmentação. Por isso mesmo, ela não deve ser vista como uma estratégia duradoura, mas sim como um ponto de partida para futuras campanhas.

Facilidade de implementação: é uma das melhores estratégias para quem quer criar e implementar uma campanha em pouco tempo.

Bônus: como anunciar no Google usando o Google Meu Negócio

Antes de encerrarmos o nosso guia, não dava para deixar de falar do Google Meu Negócio, um recurso poderoso e gratuito do Google que ajuda a sua empresa a ser exibida em buscas no Google e também no Google Maps.

Gostou? Então clica aqui embaixo para dar uma olhadinha no nosso post exclusivo sobre o tema:

Rumo ao topo: como o Google Meu Negócio ajuda a se destacar nos resultados de busca

Considerações finais sobre como anunciar no Google

Considerações finais sobre como anunciar no Google

Sim, ter sucesso no Google Ads é possível; o problema é que o caminho está cheio de nuances, obstáculos e pequenos detalhes que podem determinar o futuro das suas estratégias de publicidade.

Esperamos que este post tenha ajudado você a compreender melhor como anunciar no Google, quais são as possibilidades presentes na plataforma do Google Ads, o que você pode esperar de cada um dos quatorze tipos de campanha discutidos e, claro, de que forma essas estratégias podem ser integradas ao seu plano de marketing.

Lembre-se: o que importa é dar o primeiro passo na direção certa. E, se você ficou com alguma dúvida sobre como anunciar no Google, não se esqueça de dar uma olhadinha nos outros posts do nosso blog!

Ilustrações de Eugenia Mello

Perguntas frequentes sobre como anunciar no Google

Por que usar o Google Ads para anunciar?

Com o Google Ads, você pode atingir clientes em potencial de três formas distintas: com resultados patrocinados nas páginas de resultado do Google, na Rede de Display do Google e no YouTube.

Quais são os tipos de anúncio que posso criar no Google?

Você pode criar diversos anúncios com o Google Ads. Se você optar por concentrar seus esforços em anúncios que sejam exibidos nos resultados de pesquisa, pode criar campanhas que envolvam buscas pelo nome da marca, buscas por nicho e busca por concorrentes da loja. Também é possível criar anúncios no Google Shopping, campanhas de retargeting, anúncios na Rede de Display, campanhas de CRM, campanhas com público-alvo semelhante, anúncios dinâmicos e muito mais.

Como encontrar profissionais especializados para gerenciar campanhas do Google Ads?

Na hora de buscar um profissional capacitado para gerenciar as campanhas do Google Ads no seu lugar, lembre-se das seguintes dicas:
• Não trabalhe com contratos de longa duração: se os resultados não forem satisfatórios, você estará livre para cancelar a parceria quando quiser.
• As campanhas, as contas utilizadas e o trabalho realizado são sua propriedade: deixe tudo delimitado em termos bem transparentes. As contas utilizadas no gerenciamento da campanha devem ser de sua propriedade, mesmo que você não seja o responsável por utilizá-las.
• Conheça o profissional responsável pelo gerenciamento da campanha.
• Determine objetivos e expectativas: estabeleça os tipos de campanhas que você quer executar, o orçamento a ser gasto, o ROAS estimado e o tempo de implementação.
• Analise a estrutura de pagamento: dentro do mundo da publicidade virtual, é normal pagar um valor único pelo serviço ou então um número fixo de parcelas, cujo valor é calculado de acordo com um percentual do gasto gerado pelo anúncio.
• Considere profissionais especializados.

Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Marc Weisinger

Tradução e localização: Marcela Lanius

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