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Estatísticas e-mail marketing: 7 números para você repaginar a sua estratégia

Banner em cor preta, com o título "Estatísticas de e-mail marketing" no centro, em branco

O e-mail marketing é uma ferramenta imprescindível para o sucesso de qualquer e-commerce ou loja virtual, mas criar uma estratégia de sucesso nem sempre é tão simples quanto parece. Para ajudar você a começar 2022 com o pé direito, separamos 7 estatísticas e-mail marketing.

O e-mail existe desde os primórdios da internet, quando a gente ainda escutava aquela pequena sinfonia da internet discada e precisava rezar para ninguém tirar o telefone do gancho e fazer uma ligação. De lá para cá, muita coisa mudou — mas o e-mail permanece, firme e forte, e ainda hoje é um dos principais canais de comunicação para a troca de mensagens pessoais e profissionais.

Além disso, o e-mail é especialmente importante para e-commerces e empresas que querem fidelizar clientes, compartilhar novidades da loja, compartilhar avisos sobre o andamento de pedidos e converter visitas ao site em compras.


Mas… será que a taxa de abertura de e-mails da sua loja anda num patamar saudável? Será que seus e-mails estão realmente ajudando as suas estratégias de marketing, ou será que estão só atrapalhando? E o que fazer para melhorar esse cenário?

Para ajudar, separamos 10 estatísticas e-mail marketing perfeitas para turbinar o seu marketing digital e a sua relação com os clientes. Vem conferir!

👓 Já que você quer saber mais sobre estatísticas e-mail marketing… que tal conferir o nosso guia de e-mail marketing?

O que é e-mail marketing?

Antes de mergulharmos nos dados sobre taxa de abertura de e-mails e nas estatísticas e-mail marketing, vale a pena relembrar o que é, exatamente, o e-mail marketing.

Mais do que um e-mail personalizado, o e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que acontece via mensagens de e-mail. Essas mensagens têm objetivos diversos, como: otimizar o funil de conversão e transformar leads em clientes; anunciar produtos e aumentar o número de vendas online; compilar uma poderosa lista de e-mails dos clientes; expandir o storytelling da marca e muito mais.

A grande vantagem do e-mail marketing é que ele funciona como um abrangente canal de comunicação com os clientes; e, como as mensagens são personalizadas para cada grupo de leads, você pode transformar a jornada de compra e o próprio relacionamento entre cliente e marca em interações totalmente exclusivas.

👓 Já que você quer saber mais sobre estatísticas e-mail marketing e taxa de abertura de e-mails… que tal dar uma olhada em como agradecer clientes com mensagens de e-mail?

Estatísticas e-mail marketing: o que você precisa ter em mente para 2022

1. Quantos e-mails são enviados no Brasil?

Infográfico com fundo branco. No canto esquerdo, há um ícone do globo terrestre em cinza e ao lado direito, as informações (em preto e verde) de que 8,32 bilhões de e-mails são enviados no Brasil todos os dias.

Para abrir nossa lista de estatísticas e-mail marketing, trouxemos um número impressionante: segundo um levantamento da Statisa realizado em outubro de 2021, o Brasil ocupa a oitava posição no ranking de países que mais enviam e-mails.

Todos os dias, são enviados cerca de 8,32 bilhões de e-mails aqui em terras brasileiras. É, você não leu errado: bilhões.

E tem mais: uma outra pesquisa da Statisa mostrou que, para 41% das empresas B2B, o e-mail marketing é o melhor canal para vender e anunciar produtos. E há motivos de sobra para acreditar que esse sucesso deve se replicar também no modelo D2C.

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2. Taxa de abertura de e-mails no Brasil

Infográfico com fundo preto sobre estatísticas e-mail marketing. Em primeiro plano, nas cores verde e branco, há a informação de que a taxa média de aberturas de e-mails no Brasil é de 20,39%. Ao lado direito, há um ícone em cinza claro representando a forma do Brasil como está ilustrada no mapa

A segunda estatística que separamos diz respeito a uma métrica essencial para o sucesso e para o equilíbrio financeiro de qualquer e-commerce: a taxa de abertura de e-mails.

Essa métrica é valiosa justamente porque ajuda você a entender se o público-alvo das suas campanhas de e-mail está realmente interessado nas suas mensagens. Além disso, você também pode aproveitar os insights gerados por essa métrica para realizar testes A/B e determinar qual formato de e-mail incentiva mais aberturas, e até mesmo descobrir se vale a pena vincular um outro conteúdo de mídias sociais ou interativas às mensagens, como modelos 3D e vídeos.

De acordo com um estudo da GetResponse de 2021, o Brasil tem:

  • Uma taxa de abertura de e-mails de 20,39%
  • Uma taxa de cliques (CTR) de 2,58%
  • Uma taxa de cliques por abertura (CTOR) de 12,63%
  • Uma taxa de descadastro de 0,12%.

Esses números podem até parecer baixos, mas vale lembrar que 20% é considerado um percentual excelente dentro do nicho das estatísticas e-mail marketing.

3. Estatísticas e-mail marketing: o e-mail ainda oferece bom engajamento?

Infográfico de fundo branco. No primeiro plano, em verde e preto, há a informação de que 77% das empresas entrevistadas afirmaram que viram um aumento nos níveis de engajamento de seus clientes via e-mail durante a pandemia

Existe muita gente que trabalha com marketing e gosta de dizer que o e-mail ficou no passado, e que a grande promessa do marketing B2B e D2C está apenas nas redes sociais e no comércio conversacional.

No entanto, uma pesquisa feita pela HubSpot parece indicar que o e-mail marketing ainda tem um potencial considerável de engajamento: 77% das empresas entrevistadas afirmaram que viram um aumento nos níveis de engajamento de seus clientes via e-mail durante a pandemia. 

A maioria das empresas também disse que envia no máximo dois e-mails por semana para seus clientes — um número importante para ter em mente na hora de organizar o calendário de envios do seu e-commerce.

🚀 Dica exclusiva das estatísticas e-mail marketing da Shopify: como saber se seu e-mail foi lido?

Não adianta nada transformar o e-mail da sua empresa em um canal de comunicação se a comunicação simplesmente não acontecer, né?

Ainda que não seja viável ficar monitorando manualmente todos os e-mails que você enviar, você pode contar com a ajuda de algumas soluções integradas de e-mail — que oferecem não só recursos para criar, editar e enviar mensagens personalizadas para os seus clientes, mas também coletam dados e insights poderosos, como a taxa de abertura de e-mails e outras métricas para e-commerce.

Se você já tem uma loja virtual na Shopify, pode contar com apps que oferecem serviços de ponta e que ajudam a descobrir se seus e-mails estão sendo lidos, como:

A App Store da Shopify tem vários outros apps grátis que foram projetados para simplificar a sua vida e otimizar suas estratégias nas redes sociais e no e-mail. Vale a pena conferir!

E não se esqueça de testar a compatibilidade das suas páginas e dos seus e-mails com dispositivos móveis, viu? Afinal, para garantir boas taxas de abertura, é essencial que os e-mails possam ser abertos rapidamente em qualquer tipo de dispositivo.

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Um outro fator que desempenha um papel importante na hora de garantir se um e-mail vai ser lido ou não é o tipo de divulgação que essa mensagem recebe. Se você está pensando em trabalhar com formatos como newsletter ou mensagens que giram em torno de um tema específico, vale a pena:

  • Lembrar, nas redes sociais, o dia da semana em que a newsletter vai ser enviada (para garantir um número maior de assinantes, lembre-se de incluir o link de cadastro na sua bio Instagram);
  • Criar stories no Instagram que tenham botões de contagem regressiva para o horário e a data de envio da newsletter. O Instagram Stories, afinal, é um excelente canal para gerar engajamento;
  • Aproveitar outros formatos de conteúdo para redes sociais, como posts escritos e vídeos no Instagram, para falar um pouco mais sobre a newsletter e anunciar alguma vantagem para os clientes — como um código de desconto exclusivo ou o download de um ou mais produtos digitais da marca.

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4. E-mails de boas-vindas funcionam mesmo?

Infográfico de fundo branco sobre estatísticas e-mail marketing. No primeiro plano, aparece a informação, em preto e verde, de que 8 em cada 10 consumidores abrem e-mails de boas-vindas.

É sempre bom trazer algumas estatísticas e-mail marketing mais específicas, né? Então vamos mergulhar um pouquinho no mundo dos e-mails de boas-vindas.

Embora seja possível criar uma campanha de marketing com vários tipos de mensagem, o e-mail de boas-vindas é especialmente importante, porque vai abrir o canal de comunicação entre a sua marca e o cliente. É nele que você vai oferecer ofertas e descontos para a primeira compra, falar um pouco mais sobre a proposta de valor da marca e começar a engajar seus clientes e visitantes.

Não à toa, 8 em cada 10 consumidores abrem e-mails de boas-vindas: uma taxa de abertura de e-mails que, segundo a pesquisa da GetResponse, é quatro vezes maior do que a taxa de abertura de outros e-mails transacionais.

🚀 Estatísticas e-mail Shopify: um dado a mais para a sua empresa!

Segundo a Omnisend, a taxa média de conversão de e-mails de boas-vindas é de 51,94%.

Na hora de criar o e-mail de boas-vindas da sua loja, não se esqueça de:

  1. Inserir um código promocional para incentivar a primeira compra (no caso de visitantes que se cadastraram no site, mas ainda não compraram) ou a segunda compra (no caso de clientes já fidelizados);
  2. Criar ferramentas para engajar usuários (como uma breve pesquisa de satisfação ou um convite para deixar um depoimento no site da loja);
  3. Definir as expectativas: para não assustar os clientes com o envio de mensagens, pode ser uma boa ideia aproveitar esse primeiro contato para deixar bem claro qual é a frequência de envio das mensagens, o tipo de conteúdo que será enviado e quaisquer outras informações relevantes sobre a marca. Dessa forma, você consegue engajar o cliente e ainda trabalhar com uma taxa de abertura de e-mails mais alta.

E-mail de boas-vindas da Sallve.

5. E-mail marketing abandono de carrinho: qual a relação?

Infográfico com fundo preto sobre estatísticas e-mail marketing. No primeiro plano, em branco e verde, há a informação de que e-mails de carrinho abandonado apresentam uma taxa de conversão de 39,7%.

Esta talvez seja uma das estatísticas e-mail marketing mais importantes para quem está pensando em montar uma estratégia de vendas, até porque o carrinho abandonado é um dos maiores problemas para a saúde financeira de um negócio e pode até afetar negativamente o fluxo de caixa de uma empresa.

De acordo com a Omnisend, os e-mails de carrinho abandonado apresentam uma taxa de conversão de 39,7% — ficando atrás apenas da marca de 52,9% dos e-mails de boas-vindas, sobre os quais conversamos no tópico anterior da nossa lista com estatísticas e-mail marketing.

6. ROI e-mail marketing: vale a pena?

Infográfico com plano de fundo branco. No primeiro plano, em preto e verde, há a indicação de que conteúdos em GIF podem aumentar o ROI em 105%.

Ainda falando sobre saúde financeira e estatísticas e-mail marketing, vale a pena a gente abordar o ROI de uma estratégia de e-mail.

Por mais que o valor do retorno sobre investimento de uma campanha de e-mail marketing vá depender do nicho com o qual você trabalha e do tipo de empresa que você gerencia, há um consenso entre os especialistas de que o ROI do e-mail marketing é um dos maiores em termos de geração e captação de leads.

Não à toa, um levantamento recente da Litmus indicou que o e-mail gera cerca de US$ 36,00 para cada US$ 1 gasto na estratégia.

🚀 Dica exclusiva das estatísticas e-mail marketing da Shopify: como melhorar o ROI da minha estratégia?

A palavra-chave para melhorar o ROI de uma campanha de e-mails é: customização. Assim como é cada vez mais urgente oferecer uma experiência de compra customizada para os clientes, também é cada vez mais necessário que a sua loja se comunique com o público-alvo de forma customizada.

E isso deve acontecer tanto nas redes sociais como nos outros canais de conversa, como o e-mail. Além de trabalhar com modificações mais pontuais no corpo da mensagem (você pode, por exemplo, incluir o primeiro nome da pessoa no lugar de uma saudação mais genérica), também vale a pena levar em conta os seguintes insights da Litmus:

  • Testes A/B nos conteúdos de e-mail podem aumentar o ROI em 82%;
  • Conteúdos dinâmicos (como vídeos e memes) podem aumentar o ROI das campanhas de e-mail marketing em 100%;
  • Conteúdos em GIF podem aumentar o ROI em 105%.

Representação sincera dos seus dedos buscando o melhor GIF para os e-mails da loja.

    7. Emoji no assunto do e-mail: sim ou não?

    Infográfico com fundo preto sobre estatísticas e-mail marketing. No primeiro plano, em branco e verde, há a informação de que a taxa de abertura de e-mails com emojis no assunto é 56% maior do que e-mails sem emojis.

    Os emojis são um tópico polêmico dentro das estatísticas e-mail marketing: para muita gente, eles são positivos porque geram um impacto visual, o que pode levar a uma boa taxa de abertura de e-mails. No entanto, também há quem diga que os emojis não são uma boa pedida, já que podem passar a ideia de uma empresa pouco profissional.

    Para tirar a dúvida, o CRM Lab saiu em busca de pesquisas recentes de grandes nomes do marketing digital, como Adobe e Experian — e descobriu que a taxa de abertura de e-mails com emojis no assunto é 56% maior do que e-mails sem emojis.

    Além disso, 44% dos clientes prefere comprar produtos que são anunciados com emojis em e-mails e posts.

    Essas duas estatísticas e-mail marketing são especialmente importantes para quem está pensando em turbinar a publicidade no Instagram e otimizar a taxa de abertura de e-mails em uma campanha específica. Só não vai exagerar nos emojis, ok? O ideal é usar apenas um, ou no máximo dois:

    Captura de tela de e-mail da B.O.B

    🚀 Dica exclusiva das estatísticas e-mail marketing Shopify: o que fazer sobre a nova atualização do iOS 15? 

    Se você está pensando em como montar estratégias de e-mail para dispositivos móveis, certamente já deve estar sabendo da nova atualização do iOS 15 da Apple, que impôs algumas restrições ao rastreamento de dados dos usuários.

    Essa mudança, embora necessária, vem afetando a taxa de abertura de e-mails — pois, agora, os usuários do Apple Mail podem simplesmente optar pela opção “Proteção de privacidade do e-mail”. Isso significa que as taxas de abertura desses usuários não serão mais contabilizadas nas métricas e nos insights coletados durante as campanhas de e-mail marketing.

    Isso não quer dizer que todas essas estatísticas e-mail marketing serão em vão: na verdade, o que vai mudar é que a taxa de abertura de e-mails possivelmente vai deixar de ser uma métrica tão valiosa e vai começar a ser substituída por outras métricas, mais relacionadas aos conteúdos dos e-mails.

    Conclusão: 7 estatísticas e-mail marketing para não esquecer em 2022

      1. Todos os dias, são enviados cerca de 8,32 bilhões de e-mails só no Brasil.
      2.   O Brasil tem uma taxa de abertura de e-mails de 20,39%.
      3.   77% das empresas viram um aumento nos níveis de engajamento de seus clientes via e-mail durante a pandemia. 
      4.   8 em cada 10 consumidores abrem e-mails de boas-vindas.
      5.   E-mails de carrinho abandonado apresentam uma taxa de conversão de 39,7% — a segunda maior do mercado.
      6.   Conteúdos em GIF podem aumentar o ROI do e-mail marketing em 105%.
      7.   A taxa de abertura de e-mails com emojis no assunto é 56% maior do que e-mails sem emojis.

    Perguntas frequentes sobre estatísticas de e-mail marketing

    Software de e-mail marketing ou provedor de serviços de e-mail: qual é melhor?

    Um software de e-mail marketing nada mais é do que uma ferramenta que empreendedores e lojistas usam para criar, enviar, otimizar e avaliar campanhas de marketing. Por mais que sejam excelentes aliados para o funcionamento de qualquer loja, vale a pena considerar um provedor de serviços de e-mail como o Shopify Email, que oferece recursos de ponta para criar e enviar e-mails de marketing, vendas e atendimento ao cliente.

    Por que enviar um e-mail de boas-vindas?

    Um e-mail de boas-vindas serve para estabelecer aquele primeiro contato mais imediato e sincero com seus clientes e leads. Se eles demonstraram confiança na sua marca a ponto de compartilhar um endereço de e-mail com você, nada melhor do que retribuir esse gesto com um e-mail de boas-vindas, não é?
    Para garantir que essa relação de confiança se transforme em algo duradouro, vale a pena construir uma mensagem personalizada e que destaque todas as vantagens e benefícios que a sua marca pode oferecer aos clientes. Também vale a pena usar esse momento para estabelecer algumas expectativas e falar sobre a frequência de envio (afinal, você não quer virar spam, certo?).

    Vale a pena criar uma newsletter para a minha empresa?

    A newsletter é um canal de comunicação direto entre a sua marca e grupos variados de pessoas, como clientes já fidelizados, visitantes do site ou seguidores do seu perfil nas redes sociais. Uma boa newsletter é mais do que um canal promocional: é um espaço onde você vai construir uma relação sincera e duradoura com pessoas que se interessam pela sua empresa. Idealmente, a newsletter deve ser o espaço para compartilhar informações úteis, conteúdos de qualidade, atualizações sobre as iniciativas da marca e eventuais descontos sobre algum produto.

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    Marcela Lanius Redatora ShopifySobre a autora

    Marcela Lanius é tradutora, revisora e às vezes também veste a roupa de pesquisadora. Se pudesse, largava tudo para passar os dias só com gatos e livros.

    Texto original de Giulia Castagna.

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