Estamos vivendo um momento histórico no qual um número cada vez maior de lojas está comercializando seus produtos online — e um número ainda maior de clientes está comprando itens vindos de outros países.
Se você é um empreendedor ou um lojista, precisa não só estar a par das inovações e tendências do mercado, mas também estar atento à realidade cada vez mais competitiva do mundo virtual — e uma das principais áreas a se observar é a do envio de produtos.
A novidade do momento, por exemplo, é o ePacket: um método para o envio de produtos que facilitou a vida de quem compra diretamente da China. Se você, enquanto lojista, está tentando competir com os e-commerces chineses, é essencial saber um pouquinho mais sobre o ePacket.
Se você já usa o Oberlo ou o AliExpress para comercializar produtos por meio do dropshipping, este artigo é leitura obrigatória. Vamos descobrir um pouco mais sobre o funcionamento e os processos internos do ePacket?
Afinal, o que é o ePacket?
O ePacket é uma opção de envio de produtos disponível para e-commerces e lojistas situados na China e em Hong Kong, que possibilita prazos de envio mais curtos para pacotes e encomendas.
Utilizado em conjunto com o Serviço Postal dos Estados Unidos desde 2011, o ePacket foi projetado exclusivamente para o e-commerce, uma vez que tinha por objetivo reduzir os longos prazos de entrega dos produtos fabricados na China e em Hong Kong.
Antes do ePacket, o único método de envio disponível era o China EMS — aquele velho conhecido de muitos compradores e clientes, que dava o inesquecível prazo de dois meses para a entrega de um produto. Isso quer dizer que não existia outra opção de envio? Bom, é claro que sempre temos outras opções, mas todas eram extremamente caras (especialmente em se tratando de itens muito leves ou pequenos).
O que começou como uma solução rápida e econômica para o envio de produtos da China e de Hong Kong para os Estados Unidos se transformou em um verdadeiro fenômeno — e hoje já está disponível em 35 países.
Como funciona o rastreamento de pacotes ePacket
Um dos maiores pontos positivos do ePacket é o rastreamento total de encomendas sem custo adicional para os clientes. Além disso, qualquer encomenda não entregue ao destino final será devolvida para o lojista ou empreendedor (também sem nenhum custo adicional), o que simplifica e agiliza o processo de reembolso.
Em sites como o eBay, o AliExpress e o Oberlo, o ePacket já consta como uma opção de envio para os produtos fabricados na China — no entanto, vale lembrar que qualquer loja ou e-commerce chinês pode usar essa opção de envio, basta que o pacote cumpra os requisitos estipulados.
Quais são os requisitos de tamanho e peso para encomendas enviadas como ePackets?
Com o objetivo de garantir a agilidade e a facilidade de entrega, o Serviço Postal dos Estados Unidos estipulou alguns requisitos de tamanho e peso para o ePacket. Isso quer dizer, portanto, que os pacotes podem ter no máximo 60 cm de comprimento — enquanto que o comprimento, peso e espessura do pacote inteiro não podem exceder os 90 cm.
É importante lembrar que o pacote também não pode pesar mais do que 2kg, e que o valor total do produto que está sendo enviado não deve ultrapassar a marca de 400 dólares.
Por último, é claro, o pacote em questão deve obrigatoriamente ser enviado da China ou de Hong Kong para um dos 35 países que aceitam esse tipo de envio.
Quais são os países que utilizam e aceitam o ePacket?
A lista abaixo foi atualizada pela última vez em fevereiro de 2018, e conta com os seguintes países:
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Austrália
- Áustria
- Bélgica
- Brasil
- Canadá
- Coreia do Sul
- Croácia
- Dinamarca
- Espanha
- Estados Unidos
- Estônia
- Finlândia
- França
- Gibraltar
- Grã-Bretanha
- Grécia
- Holanda
- Hong Kong
- Hungria
- Irlanda
- Israel
- Itália
- Japão
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malásia
- Malta
- México
- Nova Zelândia
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Reino Unido
- Rússia
- Singapura
- Suécia
- Suíça
- Tailândia
- Turquia
- Ucrânia
- Vietnã
Qual é o prazo de entrega de um ePacket nesses países?
É claro que o prazo de entrega dependerá do tamanho do pacote em questão, dos processos alfandegários do país, de feriados nacionais e outras situações que podem acabar atrasando a entrega. No entanto, mesmo com tantas variáveis em jogo, o ePacket ainda é uma opção de entrega muito mais segura e com prazos significativamente menores — especialmente quando comparada aos envios tradicionais com os quais já estamos acostumados.
Prazos de entrega para os Estados Unidos costumam variar entre 10 e 20 dias, mas é possível que esse prazo seja um pouco maior para outros países — especialmente para o Brasil. Vale lembrar que quase metade desse período envolve apenas o transporte da encomenda de um país para o outro; por isso, é importante ter calma e assinalar esses prazos para os seus clientes.
Se os seus clientes precisarem de uma garantia extra com o ePacket, pode respirar tranquilo: o código integral de rastreamento de cada pacote é uma garantia para pessoas inseguras ou que ainda estão em cima do muro.
Como monitorar um pacote enviado como ePacket?
Bom, há algumas maneiras de fazer isso.
A primeira delas é checar em sites oficiais, como os Correios, considerando onde o seu pacto está. Se ele ainda está na China, consulte o EMS; se está nos Estados Unidos, dê uma olhada no USPS.
Outra opção é consultar sites criados unicamente para o rastreamento de produtos, como por exemplo:
Vale lembrar ainda que, se você comprou em sites como o AliExpress, basta acessar a sua conta e rastrear o pedido em “Meus Pedidos”.
💡 Atenção: o China EMS é um serviço postal; o ePacket é um método de envio.
Como posso verificar se a minha encomenda foi enviada como um ePacket?
Se o produto em questão foi comprado no AliExpress, basta acessar a aba “Meus Pedidos” e conferir os Detalhes da Compra. Você verá, na aba “Sobre o Pedido”, o método de envio que foi utilizado. Se o produto foi, de fato, enviado como um ePacket, haverá uma sinalização ao lado do número de rastreio.
Também vale lembrar que você pode verificar o método de envio já na página de compra do produto, como na imagem abaixo:
Não comprou pelo AliExpress e quer saber se o produto foi enviado como ePacket? Não tem problema: é só olhar o código de rastreamento recebido no e-mail de confirmação de compra. Encomendas enviadas como ePackets geralmente apresentam a letra “L” logo no início. Não recebeu o código de rastreamento? Então provavelmente a encomenda não foi enviada como um ePacket.
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Os meus clientes precisarão pagar taxas adicionais por conta do ePacket?
É verdade que os ePackets precisam passar por etapas adicionais dentro dos processos alfandegários de alguns países — o que significa, possivelmente, o pagamento de algumas taxas extras. Por isso mesmo, recomendamos entrar em contato com a Polícia Federal ou com outras entidades envolvidas no processo alfandegário e verificar em quais situações você, enquanto lojista e empreendedor, precisará arcar com esses custos.
Outra opção é entrar em contato com o lojista chinês com quem você comprou e perguntar se há alguma taxa ou tarifa que precisa ser quitada assim que o produto chegar no país de destino. Como muitos lojistas já estão habituados a enviar produtos para outros países, eles provavelmente poderão tirar todas as suas dúvidas.
O que o meu e-commerce de dropshipping ganha com isso?
A verdade é que o ePacket, enquanto método de envio, precisa ser um dos fatores principais — ou até mesmo o mais importante — na hora de escolher os produtos que você quer vender. Uma vez que o ePacket reduz os prazos de entrega e otimiza a experiência de compra do cliente, ele pode ser um fator decisivo para o sucesso do seu e-commerce.
Além disso, esse método de envio é também a opção mais segura para lojistas e também para clientes. Todos nós sabemos que os métodos de envio mais tradicionais (e especialmente aqueles que são extremamente caros) ainda são muito deficientes.
Por último, vale lembrar que o ePacket é uma opção de envio que costuma ser totalmente gratuita ou então muito barata, o que faz dele um grande aliado para empreendedores e lojistas como você, que estão abrindo seus e-commerces e adotando o dropshipping no Oberlo.
E o que eu, um empreendedor de pequeno porte, ganho com isso?
Se a sua base de clientes está situada perto de você (seja na mesma cidade, no mesmo estado ou no mesmo país), a sua grande vantagem é a agilidade na entrega — afinal, não é raro encontrar clientes que simplesmente não estão dispostos a esperar duas ou mais semanas até que o produto seja entregue.
No entanto, é sempre bom lembrar que o mercado do e-commerce (e especialmente o do dropshipping) é um que passa por reformulações constantes. Por isso mesmo, é importante estar sempre atento aos seus clientes e tentar prever não só as próximas tendências, mas também os produtos que sem dúvida agradarão a sua base de clientes.
Atenção: se você quer saber mais sobre como fazer o dropshipping de produtos com o Oberlo ou com o AliExpress, dê uma olhadinha no nosso guia completo. Boas leituras!
Sobre a autora
Carolina Walliter é escritora, tradutora e intérprete de conferências e, em parceria com a Shopify, faz a curadoria e a localização de conteúdo para o blog da Shopify em português do Brasil.
Post original em inglês: Corey Ferreira
Tradução e localização: Marcela Lanius
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