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Dropshipping no Brasil: o guia definitivo

Drop Shipping Empresa

Se você está pensando em abrir um negócio online, precisa conhecer o modelo dropshipping.

Já imaginou não ter que se preocupar com a compra de produtos do fornecedor, estoque e logística de entrega? Com o dropshipping, você só precisa vender e conquistar clientes, deixando todo o resto com o fornecedor.

É isso mesmo: do preparo do produto à entrega na casa do cliente, todo o processo fica por conta do seu parceiro, enquanto você cuida das vendas e do atendimento.

Quer saber como funciona e como abrir um e-commerce nesse modelo? É só acompanhar nosso passo a passo para começar a vender em tempo recorde. É o dropshipping sem segredos.

Dropshipping, o que é e como funciona?

Dropshipping é um modelo de gestão de e-commerce em que o lojista não mantém estoque nem se responsabiliza pelo envio dos produtos, atuando apenas como intermediário entre o consumidor e o fornecedor. Nesse modelo, o empreendedor realiza as vendas pela sua loja virtual, mas deixa toda a parte logística de embalagem, despacho e acompanhamento do pedido a cargo do fornecedor do produto.

A mecânica é simples: assim que o consumidor finaliza a compra, o lojista transfere o pedido diretamente para o fornecedor, que se responsabiliza pelo preparo, envio e entrega do produto para o cliente.

O modelo se popularizou no comércio eletrônico e é utilizado por varejistas de todos os portes, desde gigantes como a Amazon e o eBay até os pequenos empreendedores digitais.

De acordo com uma pesquisa do site AmeriCommerce realizada em 2017, 33% dos lojistas online já adotaram o dropshipping como seu principal método comercial e logístico.

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Benefícios do dropshipping

A ascensão do dropshipping se deve às inúmeras vantagens que o método proporciona aos varejistas online. Confira alguns dos motivos para usar dropshipping.

Precisa de muito dinheiro?

Uma das principais vantagens do dropshipping é a possibilidade de abrir seu negócio online com o mínimo de capital, sem se preocupar com questões de estoque e logística.

Basicamente, você só precisa investir na criação de uma loja virtual atrativa e selecionar os melhores produtos e fornecedores para seu público-alvo. Com o avanço das plataformas de e-commerce, é cada vez mais fácil, rápido e barato colocar sua loja personalizada no ar e começar a vender em poucos dias.

Redução de riscos

No dropshipping, o lojista só paga pelo produto depois que o consumidor realiza a compra, obtendo seus lucros a partir da diferença entre o preço de venda e o preço negociado com o fornecedor. Logo, você não corre o risco de acabar com mercadorias paradas e levar prejuízo, já que não é preciso manter um estoque.

Facilidade de gestão

A gestão de estoque e logística envolve uma série de processos burocráticos e custosos, desde o aluguel de espaços até o monitoramento das entregas. No modelo de dropshipping, você só se preocupa com a venda e deixa o resto com o fornecedor, gerenciando o e-commerce com muito mais facilidade (e baixíssimos custos operacionais).

DICA DE LEITURA: Checklist para abrir uma loja da Shopify

Como trabalhar com dropshipping

Para aproveitar todas as vantagens do dropshipping, você precisa aplicar esse modelo do jeito certo. Siga nossas sugestões para um dropshipping passo a passo e comece seu negócio o quanto antes.

1. Elabore os seus diferenciais

Como vimos, o dropshipping está em alta e a concorrência é intensa em todas as categorias de e-commerce. Logo, se você quiser prosperar com esse modelo, precisa se diferenciar dos outros lojistas.

Comece entendendo profundamente quem é seu público-alvo e em qual mercado você vai mirar, escolhendo os produtos certeiros para atrair mais clientes. Depois, decida quais serão seus diferenciais. Preço? Mix de produtos exclusivo? Atendimento? Entrega rápida? Sabendo quais são suas vantagens vai colocar sua loja à frente da concorrência.

2. Defina os produtos

No mundo do dropshipping, vários lojistas podem trabalhar com os mesmos fornecedores. Por isso, você precisa escolher seus produtos com inteligência, buscando criar um catálogo sob medida para o seu público-alvo.

Você pode, por exemplo, abrir uma loja mais variada ou apostar em um nicho mais específico. Considerando que a concorrência já é acirrada entre os grandes varejistas, um pequeno empreendedor pode se sair melhor se tiver produtos exclusivos e um conceito próprio.

Afinal, é mais fácil ter sucesso vendendo produtos artesanais e sustentáveis para um público jovem minimalista do que concorrendo com a Americanas na venda de celulares, por exemplo.

DICA DE LEITURA: Como fazer dropshipping com o AliExpress

3. Imagine seu cliente ideal

Para ter certeza de que você está mirando no público certo, a melhor estratégia é criar buyer personas: personagens imaginárias que representam seu comprador ideal.

Ao invés de usar um público-alvo genérico como “mulheres de 25 a 35 anos das classes A e B”, você deve se basear em dados reais para criar um perfil mais completo.

Vamos supor que você decidisse vender alimentos saudáveis, esta seria uma persona:

“Luísa tem 30 anos, é nutricionista, casada e tem dois filhos. Divide sua rotina entre o trabalho, academia e família, mas sonha em abrir seu próprio negócio de suplementos e quer produtos saudáveis que agilizem sua rotina para ir atrás de seus objetivos.”

4. Encontre fornecedores

Como encontrar fornecedores de dropshipping é uma missão crítica, pois a satisfação dos seus clientes depende dessa escolha.

Na hora de fazer sua seleção, considere os seguintes critérios:

  • Qualidade e adequação dos produtos à sua loja virtual;
  • Agilidade nas entregas e cumprimento de prazos;
  • Reputação do fornecedor;
  • Eficiência do SAC;
  • Segurança e rapidez para trocas ou devoluções;
  • Abertura do fornecedor para negociar parcerias.

Para localizar seus fornecedores nacionais e internacionais, você pode usar ferramentas como o Oberlo, que simplificam a busca por produtos e parceiros.

Quer saber como encontrar um produto campeão no Oberlo? Basta assistir ao vídeo abaixo:

5. Crie sua loja virtual

A parte mais divertida do dropshipping será criar sua loja virtual do zero. Aqui na Shopify, por exemplo, você consegue criar uma marca, personalizar o site e adquirir um domínio exclusivo rapidamente, por meio de ferramentas intuitivas.

Além disso, a plataforma conta com recursos exclusivos para dropshipping, que conectam sua loja virtual aos fornecedores de dropshipping e automatizam o envio de pedidos.


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6. Organize sua gestão financeira

A logística fica por conta do fornecedor, mas cabe a você gerenciar suas finanças de perto para garantir o sucesso da loja virtual.

Felizmente, há ferramentas como a Conta Azul, que simplifica sua gestão financeira e integra todas as funções que você precisa no mesmo lugar: relatório de fluxo de caixa, emissão de boletos, integração com o banco, controle de vendas e muito mais.

Tudo isso em uma plataforma 100% online que você pode acessar a qualquer hora e lugar, enquanto cuida da sua loja em outra aba do navegador.

7. Cuide da logística

Seu fornecedor é o responsável pela logística, mas você também precisa ficar de olho nas movimentações dos pedidos dos seus clientes. Afinal, é você que responde por e soluciona qualquer problema que eles possam ter depois da compra.

Com as soluções de integração da Shopify, por exemplo, você pode acompanhar as atualizações do estoque do fornecedor e monitorar cada pedido em tempo real. Mas lembre-se que o atendimento ao cliente nas redes sociais também é o novo desafio do e-commerce.

8. Preste atenção na contabilidade

Por fim, conforme seu negócio estiver crescendo, vale a pena ter o apoio de um contador para impulsionar seus resultados.

Mais do que organizar seus impostos e documentos contábeis, esse profissional pode ajudar com informações valiosas para melhorar sua gestão e direcionar a loja para o caminho certo. Assim, você fica livre para investir nas estratégias de marketing digital e focar no que interessa: atrair mais clientes e alavancar as vendas online.

Entendeu como o dropshipping pode ser sua porta de entrada para o empreendedorismo digital?

Então, aproveite para testar suas ideias de negócio com o mínimo de risco — e grandes chances de sucesso.

Perguntas frequentes sobre dropshipping

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de gestão de e-commerce em que o lojista não mantém estoque nem se responsabiliza pelo envio dos produtos. O empreendedor realiza as vendas pela loja virtual, mas deixa toda a parte logística de embalagem, despacho e acompanhamento do pedido a cargo do fornecedor do produto.

Como funciona o dropshipping?

O lojista atua como intermediário entre o consumidor e o fornecedor. Assim que o consumidor finaliza a compra, o lojista transfere o pedido diretamente para o fornecedor, que se responsabiliza pelo preparo, envio e entrega do produto ao cliente.

Quais são as vantagens do dropshipping?

Baixo investimento inicial: o lojista precisa apenas criar uma loja virtual. Menos riscos: o lojista só paga pelo produto após a compra do consumidor. Facilidade de gestão: o lojista só se preocupa com a venda e deixa o resto com o fornecedor.

    Como fazer dropshipping?

    Defina seu nicho e o diferencial de sua loja. Escolha os produtos e defina a sua buyer persona. Encontre fornecedores, crie sua loja virtual e organize sua gestão financeira. Monitore a logística e atente para a contabilidade.

      Como escolher fornecedores de dropshipping?

      Preste atenção nos seguintes quesitos: qualidade e adequação dos produtos à loja, agilidade nas entregas e cumprimento de prazos, reputação do fornecedor, eficiência no atendimento ao cliente, segurança e rapidez na troca ou devolução e abertura para negociação da parceria.

        Which method is right for you?Sobre o autor

        Marcio Roberto Andrade é controller na Conta Azul. Tem formação nas áreas de Computação, Gerenciamento de Projetos e Gestão Financeira, além das certificações PMP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIN e Microsoft Certified Professional.

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