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deBetti: mais que um açougue virtual, o pioneiro no Brasil

churrasqueira deBetti

Desde agosto de 2018, o Quintal deBetti acumula recordes de público, agitando a cena gastronômica de São Paulo.

Todo esse sucesso faz parte de uma trajetória antiga, que remonta quatro gerações da família de Rogério Betti, açougueiro idealizador da marca que deixa milhares de clientes com água na boca.

O que pouca gente sabe é que antes de existir no varejo físico, a deBetti nasceu de uma paixão que floresceu primeiro no universo do e-commerce e expandiu com a tecnologia Shopify.

Venha conferir os detalhes dessa história de sucesso.

Origens na paixão e tradição familiar

Tudo começou com um hobby, em churrascos descompromissados entre amigos. Embora tenha feito carreira no mercado financeiro, Rogério chegou a trabalhar no açougue do pai e nunca deixou de ser o churrasqueiro oficial dos eventos da família.

Desde que conheceu o restaurante-açougue do norte-americano Peter Luger, Rogério quis aprender a fazer carne dry aged por diversão.

Começou a se aventurar maturando as carnes em casa e cozinhando para amigos e familiares. De quebra, registrava esses “experimentos” em uma conta no Instagram feita especialmente para compartilhar a brincadeira.

Todo mundo que provava a carne preparada por Rogério adorava a ponto de querer encomendar as peças. Outros, não satisfeitos apenas com as encomendas que demoram em torno de um mês para serem entregues por conta de todo o processo de maturação , começaram a pedir que ele ensinasse os segredos do dry aged.

O que é dry aged?

É um processo de conservação da carne que manipula dois elementos (juntos ou separados): temperatura e umidade.

Quanto mais baixa a temperatura e a umidade, menor a incidência de bactérias indesejadas, ou seja, aquelas que contribuem para o apodrecimento da carne.

Ao controlar temperatura e umidade, juntas ou separadas, o açougueiro é capaz de produzir uma carne com sabor concentrado, mais amanteigada e macia.

Essa demanda por cursos e por encomendas (feitas por e-mail e WhatsApp) cresceu conforme o perfil deBetti no Instagram ganhava mais seguidores-fãs, e Rogério logo entendeu que era preciso pôr de pé uma infraestrutura para dar conta do interesse galopante por seu produto.

Ideia pioneira: e-commerce de carnes

Em um dos cursos de dry aged oferecidos para quem já comprava carne com ele, Rogério conheceu Danilo Toledo que, além de fã do seu trabalho, tinha ampla experiência na área de tecnologia. Juntos, eles decidiram dar o pontapé para abrir um e-commerce de carnes.

“Arrisco a dizer que, lá em 2015, não existia nenhum açougue vendendo carne on-line com uma operação relevante. Rogério fazia tudo de forma bem artesanal, vendendo as peças por WhatsApp”, relembra Danilo.

Em 2016, a dupla decidiu lançar uma pesquisa com os “pré-consumidores” da marca, uma base de 600 a 700 pessoas que já tinham sido alunas do Rogério ou que já haviam comprado carne com ele.


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Eles aproveitaram uma experiência pop-up na Eataly para entender se essa galera estaria disposta a comprar os produtos on-line, quanto tempo esperaria para receber e quais cortes comprariam. O resultado da pesquisa foi muito encorajador e serviu de empurrão para os sócios investirem de fato no projeto.

Desafio em dois atos

Testar a compra on-line

"O e-commerce veio primeiro, em uma plataforma menor para testar a operação do início ao fim, do pedido à entrega. No primeiro final de semana de pré-venda, vendemos uma tonelada de carne, comprovando a viabilidade da compra pela internet", explica Danilo.

Testar a entrega

“Trinta dias depois, era hora de fatiar a carne e entregar os pedidos. Até a minha esposa entrou na jogada, pois a equipe toda ainda estava sendo montada, dos açougueiros aos entregadores. Porém, com muito trabalho e esforço, deu certo”, relembra Danilo.

Com todas as etapas da operação validadas, a deBetti foi se ajustando ao e-commerce, disponibilizando mais produtos em sua loja virtual e crescendo a clientela. Seis meses depois da primeira operação online, o açougue físico foi inaugurado; um ano depois, eles abriram o Quintal deBetti.

Quintal deBetti

deBetti na Shopify

A grandeza da deBetti começou a pedir uma plataforma de e-commerce mais robusta e escalável.

Por trabalhar na área de tecnologia, Toledo conta que “namorava” a Shopify há um tempo, mas só conseguiu realizar o sonho de migrar a deBetti para a nossa plataforma em 2017, por meio de uma integração nativa do Stripe que garantia checkouts transparentes.

“Em outubro de 2017, tirei duas noites para adaptar nosso catálogo de produtos e nossa lista de clientes e finalizei a migração da nossa loja virtual para a Shopify.”

Os frutos dessa mudança foram imediatos:

“Passamos a observar um crescimento em torno de 30% ao mês no e-commerce, e foi com esse gás da loja virtual que conseguimos abrir o açougue e, posteriormente, o Quintal”, explica Danilo.

Toledo não poupa elogios quando reflete sobre as vantagens da Shopify para a deBetti:

A solidez da plataforma Shopify é sensacional.

Danilo Toledo, sócio da deBetti Dry Aged

“As automações e APIs da Shopify são um grande diferencial: com elas, conseguimos personalizar a experiência do cliente sem precisar investir pesado em desenvolvimento – algo que pode ser muito custoso para um negócio que está começando", comenta Danilo.

E acrescenta:

Já trabalhei com várias soluções de e-commerce, mas sou fã da Shopify: a solidez do produto de vocês é sensacional”.

E a pandemia?

É fato incontestável que a pandemia do coronavírus impactou todos os setores da economia com diferentes intensidades.

Por ter começado sua história no meio virtual, a deBetti pode se adaptar mais rapidamente à necessidade de distanciamento social, mas não deixou de ser desafiada:

“A pandemia trouxe uma demanda reprimida de pessoas que frequentavam nossos pontos físicos e nunca compraram nossos produtos on-line”, explica Danilo.

tábua de carnes deBetti

Com isso, em um mês, o número de acessos ao e-commerce da deBetti quadruplicou, assim como seu faturamento:

“Contar com a Shopify em um momento crítico como este foi excelente. Não precisamos fazer nada, escalamos sem nenhuma dor de cabeça graças à robustez da plataforma”, revela Danilo.

Não precisamos fazer nada, escalamos sem nenhuma dor de cabeça graças à robustez da Shopify.”

Rumo ao futuro

Assim como Rogério Betti, Danilo vislumbra um futuro híbrido para a marca, com operações digitais e presenciais que se complementam e atendem à particularidade de cada cliente.

“Nos últimos anos, aprendemos a proporcionar uma experiência impecável on-line e a conhecer o nosso consumidor, entendendo como ele se comporta em cada espaço de compra, seja ele físico ou virtual.”

A deBetti conta com múltiplos canais de vendas (Rappi, por telefone, por WhatsApp) e quer usar a Shopify para ampliar esse alcance:

“Acreditamos que a Shopify é capaz de nos ajudar a oferecer uma experiência cada vez mais rica, personalizada e transparente para o cliente, não apenas no e-commerce, mas também em outros canais digitais.”

Enquanto aguardamos as novidades que a deBetti Dry Aged vem planejando para os próximos meses, seguimos trabalhando em novas soluções que deixem os lojistas brasileiros despreocupados e prontos para encabeçar a vanguarda do futuro do comércio.

 

Fotos da gerência e disponíveis no Trip Advisor


Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

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