Uma Black Friday especial: compensação de carbono em todas as entregas

Fundo Shopify para a Sustentabilidade compensando as emissões de carbono dos envios realizados na BFCM

Sem dúvida, uma das partes mais empolgantes do fim de semana da Black Friday Cyber Monday é ver empresas independentes fazerem vendas no mundo todo. Nosso mapa ao vivo da BFCM acompanha os pedidos em tempo real e mostra como o e-commerce une pessoas de todos os cantos do planeta.

O que talvez você não saiba é que o envio de cada pacote equivale, em média, a uma emissão de um quilo de carbono na atmosfera. Em um período de compras agitado como a BFCM, as emissões relacionadas ao transporte aumentam consideravelmente.

Sabemos que há um vínculo entre comércio e sustentabilidade e queremos tornar esse vínculo positivo. Estamos trabalhando para conciliar nossa missão de fomentar o comércio global, mas sem esquecer do compromisso de reverter as mudanças climáticas.

A Shopify compensará 100% do carbono emitido nas entregas de todos os pedidos feitos na plataforma durante o fim de semana da BFCM.

Mais de um milhão de lojistas usam a Shopify. Onde quer que essas pessoas estejam e qualquer que seja a distância percorrida pelos pedidos de suas lojas, a Shopify se compromete a compensar as emissões de carbono de cada entrega feita.

Esse compromisso é parte do Fundo Shopify para a Sustentabilidade, que investe pelo menos cinco milhões de dólares por ano nas tecnologias e soluções mais promissoras de combate às mudanças climáticas. Após uma avaliação atenta da relevância da BFCM para o planeta, decidimos usar alguns de nossos investimentos de 2020 para neutralizar os efeitos negativos das emissões de carbono relacionadas ao transporte na temporada de compras mais movimentada do ano.

Por que investir na Black Friday?

Para você ter uma noção melhor da dimensão da BFCM, veja alguns números de 2019:

  • Ao todo, lojistas da Shopify faturaram 2,9 bilhões de dólares em vendas no fim de semana da BFCM, em 175 países. 
  • Mais de 25,5 milhões de clientes fizeram alguma compra em uma loja da Shopify, e o índice de vendas chegou a mais de 1,5 milhão de dólares por minuto. 
  • 19% dos pedidos foram internacionais, isto é, envolveram entregas em outros países.

Não é possível prever exatamente como será a BFCM este ano, mas é provável que haja um aumento do número total de pedidos e das distâncias percorridas para fazer as entregas. Ou seja, estamos falando de uma grande quantidade de emissões de carbono.

Por que investir em compensação?

O transporte é a fonte de emissões que mais cresce no mundo, sendo responsável por cerca de 25% das emissões de carbono provenientes da queima de combustíveis fósseis. Seja para fazer entregas de navio, avião, caminhão ou trem, a maioria dos veículos ainda funciona com esses combustíveis.

Para descarbonizar a indústria de transportes, as empresas de entregas devem usar combustíveis limpos e melhorar a eficiência não apenas dos veículos, mas de outros aspectos do trabalho. Porém, não temos tempo de fazer isso antes da BFCM.

A boa notícia é que temos uma alternativa disponível para uso imediato: a compensação de carbono. Ainda que não seja uma solução perfeita, a compensação de carbono é uma ferramenta necessária enquanto dimensionamos o uso de tecnologias de redução das emissões de carbono.

Compensar todas as emissões de carbono relacionadas ao transporte da BFCM requer um grande esforço. Com base no que aprendemos ao longo do primeiro ano do Fundo Shopify para a Sustentabilidade, não existem muitas opções de remoção de carbono, e as soluções atuais são caras e ainda não funcionam em larga escala.

No momento, o que temos disponível e relativamente em abundância são as soluções de restauração natural, como projetos de proteção florestal, reflorestamento e práticas agrícolas regenerativas. Investimos em várias soluções baseadas na natureza e compramos uma tecnologia desenvolvida para neutralizar 100% das emissões de carbono das entregas da BFCM. O cálculo será feito com base no peso da embalagem, na distância percorrida e no meio de transporte usado. 

A Shopify acredita que o comércio e a sustentabilidade podem caminhar juntos.

Quando lançarmos o mapa ao vivo da BFCM este ano, você verá que incluímos um recurso para monitorar a quantidade de carbono compensado no fim de semana. Mal podemos esperar para ver os resultados!

Tipos de compensação de carbono

Veja algumas fontes das nossas compensações de carbono para o fim de semana da BFCM:

  • Pachama: marketplace confiável que conecta empresas preocupadas com o meio ambiente a projetos de restauração e proteção florestal. A Pachama usa inteligência artificial e imagens de satélite para validar e monitorar todos os projetos de sua plataforma. Para a BFCM, compramos compensações de projetos no Alasca, na Uganda e na Colômbia.
  • Nori: marketplace com foco exclusivamente em créditos de remoção de carbono de fontes confiáveis. A Nori trabalha com projetos de agricultura regenerativa, conectando agricultores a compradores que buscam neutralizar suas emissões com sequestro de carbono baseado em solo.
  • Soil Value Exchange: empresa dedicada a mudar os métodos de pastagem em fazendas para aumentar exponencialmente a capacidade de armazenamento de dióxido de carbono no solo. A Shopify foi a primeira cliente da SVX. Desde o anúncio de nossa parceria em setembro, a SVX conquistou outro comprador e está avaliando a possibilidade de colaboração com várias organizações de pecuária.
  • CarbonCure: empresa cuja tecnologia injeta gás carbônico em misturas de concreto. O CO₂ mineraliza e melhora a resistência e o desempenho do concreto, além de remover permanentemente o carbono. Há pouco tempo, a empresa fechou uma grande rodada de investimentos para continuar seu projeto de expansão internacional. Sua tecnologia está em cerca de trezentas fábricas de concreto em vários cantos do mundo e já armazenou permanentemente mais de 90.000 toneladas de emissões de gás carbônico.

Fizemos todas as investigações necessárias para garantir investimentos em compensações de alta qualidade, em soluções científica e tecnologicamente consolidadas e que realmente podem fazer a diferença no combate às mudanças climáticas.

O transporte é a fonte de emissões de carbono que mais cresce no mundo.

No entanto, fazemos mais do que investir em iniciativas de compensação. Estamos oferecendo financiamento antecipado a empresas que não tinham clientes. Estamos ajudando essas empresas a dimensionar soluções, a melhorar suas técnicas de verificação e a comprovar (ou refutar) suas tecnologias. Estamos ajudando a dar o pontapé que esse mercado precisa.

E quando a Black Friday acabar?

A temporada de compras deste ano vai acabar, mas nosso compromisso com o meio ambiente seguirá firme e forte. Por exemplo, a Shopify tem duas ferramentas que podem ser usadas todos os dias para minimizar o impacto das emissões de carbono das entregas:

  • Offset: app da Shopify que permite aos lojistas compensar as remessas de todas as entregas.
  • Shop: a Shopify compensará todas as emissões de entrega de todos os pedidos feitos via Shop Pay.

O comércio global é imprescindível, e o empreendedorismo impulsiona a prosperidade econômica no mundo todo. Desde os primórdios das rotas comerciais, as pessoas compram e vendem todo tipo de mercadoria de todos os lugares, e a Shopify sempre buscará incentivar essas mentes desbravadoras.

Porém, não faz sentido empreender sem cuidar do planeta. Empreendimento é sinônimo de futuro, e as gerações futuras precisam de um lugar saudável para continuar comprando, vendendo e desbravando novos destinos.

A Shopify acredita que o comércio e a sustentabilidade podem caminhar juntos, e a BFCM de 2020 é a concretização desse objetivo. Nesta temporada especial, queremos desejar boas vendas aos nossos lojistas e boas compras a todos!

Illustrações: Borja Bonaque


Which method is right for you?Sobre a autora

Carolina Walliter é escritora, tradutora, intérprete de conferências e editora-chefe do blog da Shopify em português do Brasil.

Post original em inglês: Stacy Kauk

Tradução e localização: Mitsue Siqueira

Você tem dúvidas sobre a Shopify?

Entre em contato a nossa Central de ajuda

Tópicos: